terça-feira, dezembro 12, 2023

Lula vai cair no buraco da Braskem? Janja hackeada: é a "misoginia"; Porta dos Fundos cancela Natal: é o timing da guerra semiótica


Como vai acabar o mar de buracos da Braskem? Em mais uma CPI feita por encomenda para frear a pauta econômica no Congresso... e, quem sabe, desgastar Lula. É a velha guerra semiótica que, mais uma vez, discutiremos, na Live Extra Cinegnose 360 #31, nessa quarta-feira (13/12), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois dos Comentários Aleatórios que andará no fio da navalha entre a Ciência e o Oculto, teremos a Crítica Midiática do meio da semana: ironias do neoliberalismo progressista: o caso da reitora negra de Harvard que criticou Israel; Semiótica: a roupa de Zelensky na posse de Milei; a “Liga da Justiça” contra Flavio Dino na sabatina do Congresso; Jornalismo de Guerra: Mauro Vieira denunciado por injúria racial em hotel; sem timing na guerra semiótica, Porta dos Fundos cancela especial de Natal; CPI da Braskem: o tempo é a arma do Centrão; Perfil de Janja hackeado: a culpa é da “misoginia”. E outras bombinhas semióticas!

sábado, dezembro 09, 2023

'Durutti Column'; Mídia fatura com ausência de Lula na posse de Milei; Globo incentiva justiceiros de Copacabana; a saborosa água da Sabesp


Quer comprar minha estatal?... Eu te dou o dinheiro! Não existe pecado abaixo do equador! Essa é a delícia de capitalismo dos trópicos. Vamos discutir esse e outros temas na Live Cinegnose 360 #137, nesse domingo (10/12), às 18h, no YouTube e Facebook. Vamos abrir os trabalhos com o rock impressionista da dupla “Durutti Column”: o pós-punk com timbre e texturas. E depois de mais controversos Comentários Aleatórios, vamos discutir o novo filme de Ridley Scott “Napoleão” (o demiurgo e o zeitgeist da guerra) e, com seis indicações ao Oscar, “Jojo Rabbit” (a psicologia de massas do Nazismo). Na sessão dos livros, teses sobre a mídia brasileira e a “saúde perfeita”. E na Crítica Midiática da Semana: Venezuela e Israel: dois pesos e duas medidas; EUA cortam ajuda militar à Ucrânia, diz a “Military Watch Magazine”; Privatização da Sabesp: o capitalismo dos trópicos; como a Globo incentiva os justiceiros de Copacabana; Identitarismo midiático comemora a primeira mulher general brasileira; agora grande mídia fatura com ausência de Lula na posse de Milei. E outras bombas semióticas... Venha conspirar nesse domingo!  

Na segunda-feira, Minutagem, Bibliografia e Discografia da Live Cinegnose 360 #137 na Descrição do vídeo no Youtube.


A psicologia de massas do nazismo no filme "Jojo Rabbit"


Nazistas são maus, frios e assassinos. É a própria encarnação do Mal no cinema, criando dramas pessoais e tragédias humanas. Tão poderosos que, através da propaganda política, teriam poderes totais sobre as massas hipnotizadas. Mas o filme “Jojo Rabbit” (seis indicações ao Oscar em 2020 e disponível no Star +) é uma visão alternativa nesse senso comum. Equilibrando-se corajosamente no fio da navalha entre tragédia e humor, o diretor Taika Waititi mergulha na guerra interior do pequeno protagonista: entre o superego do seu amigo imaginário (nada menos que o próprio Hitler) e o inconsciente secreto que se esconde no sótão da sua casa. Jojo finge ser uma nazista cruel da juventude hitlerista. Mas tudo o que quer é fazer parte de um clube. “Jojo Rabbit” cria uma representação fílmica da psicologia freudiana no nazismo: no fundo, as pessoas sentem-se solitárias e mal-amadas – sós, procuram a sensação de pertencimento. Nem que seja entre nazistas.

sexta-feira, dezembro 08, 2023

'Napoleão' de Ridley Scott: o demiurgo, o outsider e o zeitgeist da guerra


Ridley Scott desdenha as críticas feitas ao seu último filme “Napoleão” (2023), de historiadores e, principalmente, dos franceses: “eles nem gostam de si mesmos...”, respondeu. A precisão histórica não é o objetivo do diretor, mas principalmente fazer um “estudo do personagem” e transformar em protagonistas as cartas trocadas entre Napoleão e a amante Josephine, que se tornaram a espinha dorsal do filme. Além de Scott voltar a dois temas que são recorrentes na sua carreira: o Demiurgo e o “outsider” que desafia a tudo e a todos ao seu redor, para tentar resgatar algo de precioso dentro de si. Se a natureza da guerra revela o zeitgeist de uma civilização, então para Scott Napoleão foi o divisor de águas: o último herói da guerra clássica na qual o objetivo final é o domínio do território. Derrotado pelo futuro – a tecno-indústria inglesa com a logística do controle da velocidade e do tempo. A avant-première do que seria a guerra do século XX, das blitzkrieg nazistas e da velocidade dos mísseis. 

terça-feira, dezembro 05, 2023

Mídia brasileira também quer uma guerra; Lula TEM que ir à posse de Milei; o capitalismo sem risco no Brasil do Grande Reset Global


Às armas cinegnósticos! Vamos defender nossas fronteiras do ditador sanguinário da Venezuela... tudo por causa da “maldição do petróleo”. Para entender essa narrativa da grande mídia, venha participar da Live Extra Cinegnose 360 #30, nessa quarta-feira, às 18h, no YouTube e Facebook. Após os costumeiros e controversos Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: Grande mídia diz que Lula não deve ir à posse de Milei... então, Lula TEM que ir; sinais do Grande Reset Global: o Cybertruck de Musk, bilionários acumularam mais riqueza pela herança e o fim do Hotel Transamérica em SP; Para grande mídia Brasil vai à guerra na Guiana; OMS e a pandemia climática; Delícia de Capitalismo sem risco em SP: Via Mobilidade, Pacaembu, Sabesp etc.; Palmeiras campeão, com Crefisa, INSS e com tudo...

sábado, dezembro 02, 2023

Final Countdown do 'Europe'; as delícias do capitalismo no Brasil sem risco; o elogio de uma esquerda louca


Uma Live entre a loucura, a sanidade e o método... Quais as fronteiras entre racionalidade e o delírio na comunicação política? Venha discutir esse e outros temas na Live Cinegnose 360 #136, nesse domingo, às 18h, no YouTube e Facebook. Para começar, os vinis da banda ‘Europe”: não há “Final Countdown” na indústria musical sueca. Depois, vamos discutir a série “A Queda da Casa de Usher” (Justiça cármica e a elite predatória) e “Matando Deus” (Nitzsche, Gnosticismo e Teocídio). Na sessão dos Livros do Humilde Blogueiro, a osmose entre guerra e cinema. E na Crítica Midiática da semana: a delícia do capitalismo sem risco no Brasil - Via Mobilidade e Braskem; Alerta: caso Braskem se voltará contra Lula; A amnésia da esquerda; Um elogio para a loucura na esquerda; Bolsonaro, crime organizado e futebol: relações promíscuas; mais de 200 revistas médicas querem que OMS declare estado de emergência... o que está por trás?

'A Queda da Casa de Usher': Allan Poe e o acerto de contas cármico com a elite predatória


Com a proximidade das festas de final de ano, a área do cinema e audiovisual é tomada por contos morais otimistas sobre mudanças pessoais e reavaliações do significado da vida. Então, vá contra a corrente e encare uma série sobre execuções da justiça cármica dentro do universo do escritor gótico norte-americano Edgar Allan Poe. É a produção Netflix “A Queda da Casa de Usher” (2023), uma adaptação da obra escritor trazida para a era da Big Farma sobre a ascensão e o declínio de uma família americana bilionária cuja origem do império está num analgésico opiáceo que vicia e destrói a vida de milhões – obviamente inspirado no escândalo atual da Purdue Farma da família Sackler, responsável pela epidemia de opioides nos EUA com o analgésico OxyCotin. Os herdeiros Usher começam a morrer misteriosamente. Apontando para um tipo de escrutínio para além da Justiça terrestre: o horror metafísico dos fantasmas do consciência e do passado que vêm fazer o acerto de contas com a elite predatória.

sexta-feira, dezembro 01, 2023

A esquerda também precisa de loucos


A esquerda precisa de loucos! Este humilde blogueiro não está se referindo à opção existencial de ser esquerdista ou mesmo professor – que, sabemos, exige uma grande dose de loucura. O que este “Cinegnose” se refere é a recorrência de personagens caricaturais e canastrões promovidos pelas estratégias semióticas alt-right: Trump, Milei, Bolsonaro, Zelensky et caterva. São loucos, mas com método: o marketing político storytelling. Eles performam personagens arquetípicos (para ocultar suas verdadeiras agendas) que viram bombas semióticas – a única coisa que fura as bolhas digitais que flutuam no mar do “contínuo midiático atmosférico”, a transmutação atual da velha esfera pública. Não vivemos mais na “sociedade do espetáculo”, mas na “media life”: o que chamamos de “realidade” é aquilo que mais se assemelha às imagens e narrativas ficcionais. Por que a esquerda não faz o mesmo? Por que não fazer a extrema direita sentir o gosto do próprio veneno? Criar seus próprios Mileis, Bolsonaros e Zelenskys? Criar seus próprios loucos, mas com sinais trocados.

terça-feira, novembro 28, 2023

Nessa quarta: Golpe militar híbrido ainda não acabou; Milei goes to Washington; Fantástico joga isca do Hamas... e esquerda morde



Como sabemos que o golpe militar híbrido ainda não acabou? Quando quem vai ser nomeado para o STF ou PGR vira uma questão midiática e o Judiciário não sai dos holofotes do show diário. Venha discutir essas e outras questões na Live Extra Cinegnose 360 #29, nessa quarta-feira (29/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois dos viajantes e polêmicos Comentários Aleatórios tem a Crítica Midiática do meio da semana: Golpe militar híbrido continua com STF, PGR e com tudo; crise de Energia na Europa por trás da chacina de Gaza: por que mídia não fala disso? Milei Goes to Washington: a estratégia alt-right de comunicação; “Fantástico” entrevista co-fundador do Hamas... e a esquerda morde a isca; Bolsonaristas vão às ruas: por que a esquerda as abandonou? Flamengo na mira do escândalo dos sites de apostas: por que Palmeiras e Flamengo se tornaram mais fortes na era Bolsonaro? 

sábado, novembro 25, 2023

'Frankie Goes To Hollywood'; Caso Milei: esquerda precisa de storytelling; Gaza é um estúdio de TV? O timing da PEC do STF: é a economia, estúpido!


Será que, como ocorreu na guerra da Ucrânia, a Faixa de Gaza se tornou um gigantesco estúdio de TV? Mas, com imagens borradas pelos satélites. Esse modus operandi cênico daquilo que chamamos de “realidade” é um dos temas da Live Cinegnose 360 #135, nesse domingo (26/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Começando com os vinis do humilde blogueiro: “Frankie Goes To Hollywood”: hedonismo, ambush marketing e a cena gay dos anos 1980. E depois de mais trepidantes Comentários Aleatórios, vamos analisar a série Netflix “Corpos” (determinação quântica e existencialismo gnóstico) e a animação Kung Fu Panda (a “paz interior” para pais e filhos). Na sessão dos livros: storytelling e a cultura dos aplicativos. E na Crítica Midiática da semana: fotos da semana e análise crítica e semiótica das primeiras páginas dos jornais; o que a Guerra da Ucrânia tem a ver com o genocídio de Gaza? Gaza: um estúdio de TV... mas com a contra-prova do real; O chocante vídeo de Israel com crianças pedindo o massacre de Gaza; O timing da PEC que limita STF: é a economia, estúpido! O sinal amarelo da pesquisa sobre aprovação do governo Lula; Por que Mauro Cid e Queiroz reaparecem na grande mídia?

sexta-feira, novembro 24, 2023

Determinismo quântico e existencialismo gnóstico na série 'Corpos'


Liberdade versus Determinismo foi um tema que sempre assombrou a Filosofia. Com a morte de Deus e da causalidade newtoniana por meio da Relatividade e da mecânica quântica, parecia que o livre-arbítrio tinha ganhado a discussão. Até surgir o paradoxo quântico do “Closed Timelike Curve” (CTC), linha do tempo fechada na qual se inspirou o clássico “Em Algum Lugar no Passado” (1980) - situações paradoxais nas quais partículas parecem ter surgidas do nada, revivendo o determinismo em um outro nível. A série Netflix “Corpos” (Bodies, 2023- ) eleva o paradoxo da CTC ao nível do existencialismo gnóstico da “Teodiceia”: é possível existir livre-arbítrio num mundo criado por um ser que tudo sabe? Quatro detetives em quatro períodos diferentes no tempo investigam um mesmo crime – um corpo que aparece numa mesma viela em Londres. Todos unidos em um loop tempo/espaço envolvido em uma conspiração em um ciclo fechado de 150 anos. 

quarta-feira, novembro 22, 2023

"Ele não é um líder, é um sintoma"... ironias e lições na vitória de Javier 'El Loco' Milei


O ex-ministro da Economia Argentina Domingo Cavallo foi direto referindo-se a Javier Milei: “Ele não é um líder, é um sintoma da sociedade argentina”. Uma observação repleta de ironias, a começar por quem cometeu esse sincericídio. Se Milei é um sintoma social, tudo começa com Cavallo, passando pelo grupo de comunicação que ele beneficiou e que construiu o personagem “El Loco”: a Corporación América. Um personagem que, como sempre na estratégia alt-right de comunicação, borrou as fronteiras entre ficção e realidade (canastrice política). Paradoxalmente, ocultou a agenda neoliberal com um anarcocapitalismo com uma embalagem rock n’roll, antissistema e revolucionária. Como sintoma, reflete o psiquismo coletivo da cismogênese - o nacionalismo mesclado de prepotência e melancolia de um país que se sente como um pedaço da Europa perdida na América do Sul.

terça-feira, novembro 21, 2023

Dossiê 'El Loco': ironias e lições de comunicação política; Netanyahu põe crianças pedindo o 'sangue' de Gaza; cismogênese e redes sociais


Javier “El Loco” Milei teve votos e já ganhou até um livro com sua bibliografia... Mas não passará incólume ao dossiê sobre sua vitória na Argentina que faremos na Live Extra Cinegnose 360 #28, nessa quarta-feira (22/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois de mais uma trepidante sessão dos Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: a cobertura “fofa” da grande mídia sobre o perfil de Javier Milei; Ironias da vitória de “El Loco” na Argentina; lições da comunicação política de Milei para a esquerda; Mônica Vs. Mafalda: o ardil da cismogênese; Netanyahu coloca crianças em vídeo pedindo o “sangue” de Gaza; cresce na mídia a pauta da violência doméstica: extrema direita está por trás disso? E outras bombas semióticas que eventualmente explodam até as 18h.

sábado, novembro 18, 2023

Van Halen; o revelador ato falho de Greta Thunberg; Globo News incita ódio contra repatriados; micromilitância na Argentina


Ainda esperando que Israel nos mostre o “metrô” de Gaza e as armas de destruição em massa do Hamas (e, quem sabem, o seu líder: o terrorista “Mandarim” do filme “Homem de Ferro 3”), acontece a Live Cinegnose 360 #134, nesse domingo (19/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Começando com Van Halen: a banda predileta da Era Reagan. Depois, mais uma querela nos Comentários Aleatórios. Também discutiremos dois filmes: “Na Ponta dos Dedos” (amor no mercado da escassez da felicidade) e “After Life” (um clássico japonês sobre vida após a morte). E após a sessão dos Livros do Humilde Blogueiro, a Crítica Midiática da semana: o ato falho de Greta Thunberg revela que massacre de Gaza e fenômenos extremos climáticos são dois lados de uma mesma moeda; Depois do caso “dama do tráfico”, Globo News insinua que Lula repatriou terrorista do Hamas; Extrema direita intensifica redes sociais: por que devemos nos preocupar? Ministério dos povos indígenas é internacional: porque também devemos nos preocupar; dois flagrantes de controle de dois Aparelhos Ideológicos de Estado: Escola e Família – o que o filme O Clube da Luta tem a ver com isso. Venha conspirar também nesse domingo!

Na segunda-feira, Minutagem, Bibliografia e Discografia da Live Cinegnose 360 #134 na Descrição do vídeo no YouTube.


sexta-feira, novembro 17, 2023

Dois lados de uma mesma moeda: Guerra Israel/Hamas e fenômenos extremos climáticos


Dois lados de uma mesma moeda: Guerra Israel/Hamas e a onda de calor dos fenômenos extremos climáticos. Quem nos dá esse insight? A improvável jovem ativista Greta Thunberg. “Não há justiça climática para terras ocupadas”, puxou um coro tentando sobrepor as duas agendas. Atirou no que viu e acertou no que não viu: são eventos sincrônicos. Tanto a guerra quanto a urgência climática se deslocaram para um único campo: o retórico e propagandístico. E, mais profundamente, para o campo da simulação dos não-acontecimentos. Na guerra, o meta-terrorismo transpolitico de simulação israelenses de inimigos imaginários criados por "inside job" e "false flag". E a urgência climática: quando o debate científico sobre a discussão de múltiplas causalidades se torna retórica unidimensional no campo da propaganda, marcado por recorrências, figuras aristotélicas de retórica, contaminações metonímicas e inversões entre causas e efeitos. 

quinta-feira, novembro 16, 2023

'Na Ponta dos Dedos': amor e dor no mercado da escassez afetiva


Um mundo alternativo no qual o dedo com um curativo é uma marca pública ambígua: de um lado pode ser a marca de um sucesso – o certificado de uma vida amorosa feliz. Ou a cicatriz de um fracasso. “A produção Apple TV + "Na Ponta dos Dedos” (Fingernails, 2023), do diretor grego Christos Nikou, é uma comédia dramática com toque sci-fi em que divórcios e frustrações amorosas foram resolvidos com um bizarro teste que envolve amor e dor: arrancar uma unha de cada parceiro para um dispositivo atestar a compatibilidade. Afinal, o primeiro sinal de problemas cardíacos é frequentemente notado nas unhas... Nesse mundo, a taxa de divórcios despencou. Mas paradoxalmente a felicidade parece ter despencado junto. Um filme que ecoa criticamente a atual cultura dos aplicativos de relacionamentos. E também, como a felicidade virou um nicho de mercado mediante a produção da escassez afetiva.

terça-feira, novembro 14, 2023

Repatriados brasileiros: a luta no contínuo midiático atmosférico; Ana Hickmann arrasta esquerda ao pântano da extrema direita


Enquanto a Faixa de Gaza está sendo arrasada por tratores e bombas israelenses, aqui o contínuo midiático atmosférico virou a Gaza das bombas semióticas: da inacreditável história da pejotização da “célula brasileira” do Hezbollah à agrojornalística notícia do Comando Vermelho recebido no Ministério da Justiça. Vamos entender isso na Live Extra Cinegnose 360 #27, nessa quarta-feira (15/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois de um trepidante e holístico Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: em 72 horas, a guerra semiótica pela conquista do contínuo midiático atmosférico – ataques, contra-ataques e munição de dossiês; Caso Ana Hickmann: como mídia progressista cai no pântano da extrema direita; brasileiros repatriados: como grande mídia transforma fato geopolítico em novela das oito; retórica da urgência climática esconde o “Sr. Crise” do setor elétrico privatizado... mas pode voltar-se contra si mesma; mais detalhes do “inside job” Israel/Hamas.

sábado, novembro 11, 2023

Cinegnose entrevista Edinho Silva; triangulação para um novo golpe; mais uma vez mídia aquece a retórica das mudanças climáticas


Enquanto o Hesbollah coloca anúncios para recrutar terroristas brasileiros, e a grande mídia acredita em qualquer coisa que mantenha o show da guerra no ar, acontece a Live Cinegnose 360 #133, nesse domingo (12/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Com entrevista imperdível com Edinho Silva, prefeito de Araraquara e chefe de comunicação da campanha vitoriosa de Lula. Vamos conversar sobre o livro que Edinho está lançando (“Uma Cidade na Luta pela Vida: da pandemia ao 8 de janeiro”) e questões que envolvem a comunicação institucional do governo. Na sessão dos vinis, o rock prog alemão de “Eloy”: o sci-fi no rock e a Guerra Fria. Depois, vamos discutir os filmes “Asteroid City” e os 50 anos de “O Exorcista”, a Crítica Midiática da Semana: Folha mira contaminações semióticas em Lula; Mossad, Bolsonaro e embaixada de Israel no Brasil: a triangulação para um golpe; como proteger uma privatização: a não-notícia do enterramento dos fios; mais uma vez se aquece a retórica das mudanças climáticas;Israel mata mais civis em um mês do que morreu em um ano e meio de conflito na Ucrânia... e muito mais que não cabe aqui na Descrição... venha conspirar também nesse domingo!

sexta-feira, novembro 10, 2023

'O Exorcista' faz 50 anos: CIA, desconfiança gnóstica e possessão midiática


Considerado o filme mais assustador já feito, “O Exorcista” (1973) completou 50 anos. E está envelhecendo muito bem, principalmente pela sua atemporalidade. Embora baseado em um caso real estudado pelo laboratório de parapsicologia da Universidade Duke financiado pela CIA e Fundação Rockefeller (o oculto e a parapsicologia como ferramentas de espionagem na Guerra Fria), sua atemporalidade vem do horror metafísico que ele desperta: como Deus pode permitir uma legião de demônios soltos entre os homens e possuir o corpo de uma jovem inocente? Apesar de ter inspirado todos os clichês dos filmes de terror repetidos ad nauseam ao longo das décadas, suas cenas são assustadoras porque inspiram uma desconfiança gnóstica: será que Deus não nos ama? Além do filme ter um subtexto secreto: será que a mídia estaria criando a forma contemporânea de possessão demoníaca?

quinta-feira, novembro 09, 2023

'Asteroid City': a mitologia americana é artifício e simulação


Wes Anderson sempre foi um admirador do fascínio do diretor alemão Win Wenders pelo imaginário norte-americano dos desertos do oeste americano, freeways, lanchonetes e motéis de beira de estradas perdidos em paisagens áridas e selvagens. Mas, diferente do olhar europeu de Wenders em busca de uma ontologia ou essência por trás desse imaginário, Wes Anderson quer encontrar apenas a superfície, o artifício, a simulação e a hiper-realidade. “Asteroid City” (2023) é um vertiginoso desfile de uma constelação de personagens da mitologia americana em torno de três eventos fundadores no deserto de Nevada: a bomba atômica, o Caso Roswell e Las Vegas. Uma narrativa em abismo metalinguístico sobre o “Dia do Asteroide”, evento comemorativo de um evento astronômico em um vilarejo em 1955 (ano da morte de James Dean) num deserto em cores hiper-reais de um estúdio de TV.

terça-feira, novembro 07, 2023

O apagão midiático da não-notícia na privatização em SP; povo na rua protestando contra apagão: cadê a esquerda? GLO de Lula: tiro no pé


No meio do Apagão da Enel, sob a luz de românticas velas e fingindo acreditar na não-notícia do enterramento da fiação dos postes, acontece a Live Extra Cinegnose 360 #26, nessa quarta-feira (08/11), às 18h no YouTube e Facebook. Começamos com as discussões em 360o dos Comentários Aleatórios. E depois a Crítica Midiática do meio da semana: para evitar a notícia da falência da privatização em SP, grande mídia cria a não-notícia do enterramento da fiação; outra não-notícia: a operação da PF para apurar o rastreamento ilegal de celulares de Bolsonaro; a polêmica das questões do Enem: é a Educação, estúpido! Por que o bolsonarismo cresceu? Olha para as manifestações pró-Palestina na Av. Paulista; Mídia vibra com a meganhagem da GLO de Lula; jornalista britânico mostra evidências de inside job na guerra Israel/Hamas; o storytelling parapolítico de Javier Milei. E outras bombas semióticas que eventualmente explodam até as 18h.

sábado, novembro 04, 2023

'Men at Work'; fura tetos e as pragas do Egito; retórica das mudanças climáticas e biopolítica; Globo tira coleira dos cães sabujos


Fujam! O Lula Fura Teto ataca outra vez, ameaçando o Brasil sofrer as pragas bíblicas do Egito se não cumprir o mandamento do “Déficit Zero”. Enquanto isso, a Globo mantém seus cães sabujos veteranos, agora justificando bombas atiradas em cima de ambulâncias em Gaza. Estes são alguns temas da Live Cinegnose 360 #132, desse domingo (05/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Vamos começar com a banda Men at Work: o início do “One-Way World” da “World Music”. Depois vamos discutir dois filmes: “Tetris” (será que o vídeo game destruiu a União Soviética?) e vamos revisitar “Beleza Americana” (os paradoxos de um filme gnóstico alquímico). Na sessão dos Livros do Humilde Blogueiro, reflexões em torno da infância e tecnologia. E na Crítica Midiática da Semana: Déficit Zero: Mídia e Faria Lima impõem ciclo vicioso na economia; as mil e uma utilidades da retórica das mudanças climáticas: sabotar Sul Global; normalizar capitalismo cassino e criar Nova Ordem Biopolítica Mundial; como Globo premia seus cães sabujos pelos seus serviços prestados; Tarcisão gostou a GLO de Lula: porque devemos nos preocupar; os vídeos do Hamas e os oportunistas do Oriente Médio; Game Over: EUA e EU querem que Zelensky negocie com Putin. 

sexta-feira, novembro 03, 2023

'Tetris': o vídeo game destruiu a União Soviética


Será que o vídeo game destruiu a União Soviética? Enquanto o Capitalismo estava dando um novo salto mortal para se reinventar, a URSS era o último subproduto vintage do racionalismo cartesiano: a economia planificada socialista. Se a URSS via a cibernética como a ferramenta decisiva para a planificação, o Ocidente estava iniciando a sensibilidade neobarroca dos vídeos games: o declínio da racionalidade pela celebração do fragmentário, da instabilidade, do lúdico e do jogo – o que seria o futuro capitalismo cassino da globalização. O paradoxo é que o game mais viciante do mercado surgiu no Centro de Computação da URSS. Esse é o debate que suscita o filme “Tetris” (2023) no qual acompanhamos a história daquele joguinho dos game boys. Mas, principalmente, a guerra política pelos direitos de comercialização do jogo em plena Guerra Fria. “Tetris” também é uma peça de propaganda: como os malvados comunistas vilões russos tentaram impedir a liberdade de iniciativa e diversão no Ocidente.

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