terça-feira, maio 02, 2023

Obsessão pela felicidade e positividade deixa mundo vulnerável a Drácula no filme 'Renfield'


Há muito tempo Conde Drácula tornou-se um imortal. Tempo suficiente para o mestre das trevas merecer várias versões no cinema: gótica, romântica, satânica, exótica, sensual etc. Quando pensavam que não restava mais nenhum suco sangrento para extrair dele, eis que ele ressuscita outra vez. Dessa vez através de Nicolas Cage, numa encarnação de Bela Lugosi mixado com Coringa e o camp sombrio da “Dança dos Vampiros” de Roman Polanski.“Renfield” (2023) é uma versão trash e slasher do clássico de Bram Stocker, mas dessa vez a história é contada pelo ponto de vista do servo de Drácula – como decide se libertar de tirania de Drácula ao descobrir, através de um grupo de autoajuda, que seu mestre na verdade é um narcisista e ele é vítima de uma relação tóxica e abusiva. Drácula ressuscita num mundo imerso no discurso da felicidade, positividade e sucesso. Porém, Drácula é o mais feliz nesse novo mundo: descobre como ironicamente as pessoas tornam-se vulneráveis ao Mal quanto mais são obcecadas pela positividade.

sábado, abril 29, 2023

Construção semiótica de Madonna; a etnografia do golpe que foi e que está por vir; por que Globo apoia PL das fake news?


Essa será a ÚLTIMA Live Cinegnose 360... antes da edição do segundo aniversário! Nesse domingo (30/04) a edição #105, às 18 h, no YouTube. Na sessão dos vinis desse humilde blogueiro vamos analisar o paradigma Madonna na cultura pop: como se faz a construção sígnica de uma pin-up pós-moderna. Depois dos Comentários Aleatórios, vamos discutir a série sul-coreana Netflix “A Lição”: porque vingança e luta de classes são temas recorrentes no cinema da Coreia do Sul; e o filme “Sonho Tcheco”: a República Tcheca pós-comunista descobre que publicitários podem mentir. Em seguida, vamos discutir o jornalismo de guerra 2.0: como foi a estratégia de prospecção etnográfica do golpe de 2016 que grande mídia ensaia repetir. Na Crítica Midiática da Semana: a bomba semiótica transmídia em ação da CPMI dos atos antidemocráticos; PL das Fake News: porque a Globo quer que seja aprovada a toque de caixa; a embaixadora dos EUA e a fake news da CNN da Antonov; o caso do estupro do Cuca na grande mídia: indignação com timing? Como a TV OTAN produz as coletivas de Biden; jornalismo corporativo põe Moro na fritura para salvar modus operandi Lava Jato; extrema-direita alucinógena e inimputável: como o jornalismo corporativo normaliza álibis químico-psiquiátricos ao estilo máfia. 

sexta-feira, abril 28, 2023

Jornalismo de guerra 2.0: etnografia do golpe, a embaixadora e a CNN

Depois da guerra na Ucrânia criar a expressão “Guerra Fria 2.0”, será que o terceiro governo Lula está fazendo a grande mídia entrar no modo “jornalismo de guerra 2.0”, reeditando auge da guerra híbrida 2013-16? Entre o retorno das velhas bombas semióticas, Folha parece repetir uma estratégia bem-sucedida em passado recente, a etnográfica: mapear desiludidos, revoltados e ressentidos – novos tipos-ideais urbanos. Aqueles cuja insatisfação existencial ou profissional é ainda difusa. Apenas precisando de um significante político que aponte para o culpado. É o que aponta a matéria “Millenials chegam frustrados à meia-idade”. Mapeamento etnográfico para encontrar novos descontentes, como no passado: “simples descolados”, “coxinhas 2.0”, “novos tradicionalistas” etc. que engrossaram as massas verde-amarelas nas ruas. Enquanto isso, a visita da embaixadora dos EUA aos estúdios da CNN parece ter sido a mensageira de algum tipo gatilho: imediatamente o canal de notícias "vazou" vídeo que provocou crise política e publicou fake news da Antonov. Será que voltamos ao velho jornalismo de guerra?

quinta-feira, abril 27, 2023

Série 'A Lição': só há glória na vingança indo além do bem e do mal


Sabemos que o cinema e o audiovisual são sismógrafos do zeitgeist dominante de cada momento histórico. Vingança e luta de classes são temas recorrentes na cinematografia sul-coreana. Produções como “Parasita” e “Round 6” revelaram isso. Além do ressentimento estar embutido na cultura pop daquele país, desde o sucesso internacional do videoclipe “Gangnam Style”. Espremida entre as potências China e Japão e com o crescimento econômico que gera um crescente abismo social, a produção cultural coreana reflete este mal-estar. A série Netflix “A Lição” (The Glory, 2022- ) é mais um sintoma disso: é sobre uma mulher que constrói uma vida em torno de um plano de punir e se vingar das pessoas que fizeram bullying contra ela no ensino médio. Inspirado em outro problema crescente no país, decorrente da desigualdade: a violência escolar. Nos 16 episódios acompanhamos planejamento e execução de um plano frio e lento seguindo uma inspiração nietzschiana: porque só existe a glória para além do bem e do mal.

sábado, abril 22, 2023

Iggy Pop & The Stooges; o bizarro ritual do Bohemian Grove e elite global; o 08/01 foi uma bomba semiótica transmídia



Nesse domingo, a PENÚLTIMA Live antes do segundo aniversário – a edição #104, domingo (23/04), às 18h, no YouTube. Começando com os vinis do protopunk Iggy Pop e The Stooges: a cena com The Doors, MC5, David Bowie e o flerte com o nazismo. Depois, os filmes “Pontypool” (Burroughs, Norman Mailer e zumbis semióticos) e a série “Devs”: uma Big Tech busca o seu “Rosebud” quântico. E depois, um raio x da elite global e como se conecta com o evento anual no Bohemian Grove, Califórnia: o que significa o suposto ritual ocultista “Cremation of Care”? E na Crítica Semiótica da Semana: grande mídia quer esquentar crise geopolítica de Lula com os EUA; o vazamento fake da CNN dá xeque mate no Governo; vazamento da CNN revela que o 8/01 foi uma bomba semiótica transmídia; Explosão do foguete Starship mostra que a empresa de Musk SpaceX é uma seita; cobertura esquizoide do feriado prolongado revela desejo da grande mídia que o país vire de vez uma neocolônia. Também comentários aleatórios e outras bombinhas semióticas. 

sexta-feira, abril 21, 2023

Vazamento da CNN revela que ataques de Brasília foram uma bomba semiótica transmídia


O “vazamento” da CNN do vídeo que fez cair o ministro-chefe do GSI foi a evidência de que os ataques de 08/01 em Brasília foram muito mais uma calculada bomba semiótica transmídia, do que uma tentativa real de um clássico golpe de Estado. O suposto vazamento tornou inevitável para o Governo a CPI, prometendo expandir o universo narrativo dos ataques de janeiro em múltiplas mídias e plataformas – cada vez mais o circo midiático das CPIs é transmídia. Bomba semiótica completa: polissemia, novidade, efemeridade, movimento e imprevisibilidade. E, principalmente, os sincronismos em torno do “vazamento” nesta semana. A invasão de Brasília foi um golpe virtual para a TV. O início de um universo em expansão que ameaça virar um golpe real.

quinta-feira, abril 20, 2023

Série 'Devs': uma Big Tech em busca de um "Rosebud" quântico


Causalidade versus acaso; determinismo versus livre-arbítrio. O velho dilema da Filosofia resolvido deterministicamente por um supercomputador quântico que consiga processar todas as variáveis possíveis do Universo até se transformarem em informações quânticas computáveis, prevendo todas as causas e efeitos. Até o momento em que o mapa se confunda com o próprio território, lembrando o clássico conto de Jorge Luís Borges. É a série de Alex Garland “Devs” (2020), na qual o gênio dono de uma Big Tech está em busca de seu “Rosebud”: secretamente reencontrar a pequena filha falecida manipulando o mapa da linha do tempo de todas as causas e efeitos. E em torno de tudo isso, espionagem industrial, assassinatos e a Inteligência do governo.

quarta-feira, abril 19, 2023

Do chilique à excitação midiática: o "ruído" geopolítico e as entrelinhas do vídeo "vazado"


Uma semana bipolar para o jornalismo corporativo: do chilique à feliz excitação com o bom e velho “vazamento”. Como sempre, com timing, oportunismo e sincronismo - após aceno geopolítico de Lula aos BRICS e semana com generais depondo e coronéis indiciados. O chilique começou quando viu Lula sair da “zona de conforto” da agenda de consenso ambiental para impor uma agenda geopolítica (para a mídia, "ruído") na visita à China: ao contrário da mídia, não se alinhou automaticamente com os EUA. E depois, o “vazamento” que dá um xeque-mate em Lula: terá que aceitar o “Circus Maximus” de uma CPI dos atos antidemocráticos. Exultantes, “colonistas” transformam em má notícia a “queda do primeiro ministro de Lula”, o ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, a partir de vídeo “vazado” supostamente mostrando ajudando invasores no Palácio do Planalto. Nas entrelinhas, o suposto “outro lado” do 08/01: Lula também incentivou e faturou com as invasões. Silogismo implícito dos “colonistas”: Por isso Lula não queria uma CPI.

sábado, abril 15, 2023

'Cansei de Ser Sexy'; Cidadão Kane e os marcianos; meganhando escolas; Lula tirou a tornozeleira eletrônica geopolítica?


Venda seus dólares! Compre Yuan! O humilde blogueiro não é coaching financeiro, mas há algo diferente no ar, muito além das mudanças climáticas. Vamos discutir também esse cenário na Live Cinegnose 360 #103, nesse domingo (16/04), às 18h, no YouTube. Vamos começar com a banda brasileira “Cansei de Ser Sexy”: como era a cultura Hype pré-redes sociais. O J-Horror do filme “Audition” (sexismo e a patológica solidão na sociedade japonesa); revisitando o clássico “Cidadão Kane”: como o pânico da transmissão radiofônica “Guerra dos Mundos” inspirou Cidadão Kane – um mergulho no áudio original de 1938; Crítica Midiática da Semana: o projeto extrema-direita/grande mídia para meganhar escolas: moldar a próxima geração de eleitores; Mídia tenta blindar a bomba semiótica anti-China Dalai Lama; o hoax Aliexpress para arregimentar classe média contra Lula; Grande mídia dos EUA acusa impacto da ameaça do BRICS ao dólar: será que Lula se livrou da coleira eletrônica geopolítica? O modus operandi dos “vazamentos”: o roteiro canastrão do vazamento do Pentágono. Um flagrante de apropriação semiótica alt-right: “Blackrock é comunista!”. É aqui no Cinegnose, nesse domingo.

sexta-feira, abril 14, 2023

Sexismo e solidão exorcizados pela violência no J-Horror 'Audition'


Muito tempo antes da onda atual do teror de gênero, o diretor japonês Takashi Miike lançava as bases do J-Horror com um filme de vingança contra a arrogância masculina. “Audition” (Ôdishon, 1999) é um rico estudo em ironias psicológicas, retratando homens e mulheres como irreconciliavelmente separados por fronteiras sociais e traumas pessoais que devem eventualmente ser exorcizados pela violência. Tendo como fundo a patológica solidão da sociedade japonesa. Organizado por um amigo, um viúvo chamado Aoyama participa da audição de seleção de atrizes para um filme inexistente – um ardil para ele encontrar a mulher ideal. Uma audição baseada num pressuposto tão absurdo (a mulher perfeita se decepcionaria com a mentira, mas seria submissa o suficiente para aceitar o assédio) não poderia terminar bem. E Aoyama vai aprender da pior maneira possível.

quinta-feira, abril 13, 2023

Filme 'Cidadão Kane', marcianos e pânico


“Cidadão Kane” (Citizen Kane, 1941) foi um milagre no cinema: um diretor estreante; um escritor cínico e alcoólatra; um diretor de fotografia inovador e um grupo de atores de teatro e rádio de Nova York receberam carta branca e controle total, e fizeram uma obra-prima. Da transmissão de rádio sobre uma invasão marciana que levou os EUA ao pânico em 1938, a um filme sobre um magnata da mídia, Orson Welles estimulou a reflexão sobre duas formas de poder: o da influência midiática e da propriedade das mídias. Na primeira, a descoberta de que o século XX estava preparado para o pânico; e na segunda, uma exploração freudiana do desejo pelo poder – basicamente poderia ser a busca para recuperar algo perdido na infância. O Poder como fantasia adulta regressiva a uma forma neurótica e compulsiva.

quarta-feira, abril 12, 2023

Caos como método: "meganhar" a escola para formar futuros eleitores da extrema-direita


Há algo que a extrema-direita tem de sobra que falta à esquerda: o élan conspiratório. Nos treze anos de governo, o PT jamais viu a educação como espaço para a conquista do imaginário que cimentaria o apoio ideológico das massas. Com o economicismo acreditou que bastaria a entrada dos excluídos no mercado de consumo para se sentirem cidadãos. Ao contrário, a extrema-direita (principalmente sua versão alt-right) sabe que o ambiente escolar é o locus decisivo para vencer a “guerra cultural”. Por isso, sob a complacência da grande mídia e Big Techs, enceta o caos como método: “meganhar” (militarização + policialização) a escola através da disseminação do medo pelas redes, com o apoio de subgrupos extremistas que deixaram a Deep Web com a ajuda dos algoritmos interesseiros. Quer conquistar o imaginário das futuras gerações de eleitores.

sábado, abril 08, 2023

O low rock de Morphine; por que Big Tech está com 'medo' da IA; Globo está morrendo gorda; mídia quer meganhar escolas


Venha fazer conexões, ligações e ligar lé com cré em vários assuntos dentro do espírito “visão 360”. É a Live Cinegnose 360, #102, nesse domingo (09/04), às 18h, no YouTube. Para abrir, vamos discutir o trio “low rock” Morphine: rock e jazz bebop no som estrangeiro e gnóstico de Mark Sandman. Depois, vamos discutir o filme “Luther – O Cair da Noite” (o impulso confessional nas mídias e redes sociais) e a série “Enxame” (cada movimento da cultura pop cria seu próprio tipo de assassino). Por que o mainstream da Big Tech está com medo da Inteligência Artificial? A mitologia da IA criada pelo marketing e ideologia. E na Crítica Midiática da Semana: Como o Jornalismo Corporativo protege seus ativos na cobertura dos ataques a escolas e creches; Globo está implodindo o seu jornalismo porque ela está morrendo gorda; A narrativa canastrona do “espião russo”: déjà vu do caso Snowden. Como o impacto midiático da privatização dos Correios ocultava o cerco geopolítico dos EUA. Primeiros 100 dias de Lula: jornalismo corporativo propositalmente mistura causa e efeito. E mais estranhíssimos Comentários Aleatórios! É nesse domingo!

sexta-feira, abril 07, 2023

Mídia não liga lé com cré no ataque de SC e protege seu ativo: o Exército Psíquico de Reserva


Com um delay de mais de 30 anos, grande mídia agora dá ouvidos a estudiosos e muda política de cobertura a ataques como a da escola em São Paulo e a creche em Blumenau (SC): evitar o chamado “efeito copycat” de imitação de criminosos a partir da repercussão que a mídia oferece a esse tipo de notícia. Mas sabemos que o jornalismo corporativo não dá ponto sem nó. Destaca apenas as medidas do governo (estadual ou federal) para o aumento do patrulhamento e a criação de “protocolos” nas escolas contra esse tipo de crime. Com o seu notório empirismo grosseiro, sob o álibi de não querer dar visibilidade a criminosos, não quer ligar lé com cré: o sincronismo entre o crescimento de células nazistas e neonazistas nas redes sociais e a escalada de ataques a creches e escolas. Por quê? Para manter em stand by um dos seus principais ativos: o Exército Psíquico de Reserva. Uma espécie de exército de zumbis, útil num passado recente, e sempre a postos para entrar em ação a cada “apito de cachorro”.

quinta-feira, abril 06, 2023

Cada movimento da cultura pop cria seu próprio assassino na série 'Enxame'


“Esta NÃO é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com pessoas reais, vivas ou mortas, NÃO é mera coincidência”. Com esse alerta abrasivo começa cada episódio da série da Prime Video “Enxame” (Swarm, 2023), inspirado na cultura da base de fãs da celebridade pop Beyoncé. A “Abelha Rainha” da comunidade de fãs chamada “Colmeia”. No século XX fãs se limitavam a rasgar roupas dos ídolos ou, eventualmente, assassiná-los. Agora vemos a ascensão da chamada “cultura stan” das redes sociais cujas comunidades de fãs geram haters. Que decidem fazer justiça rápida, agindo como um enxame contra qualquer um que sequer sugira ofender a “rainha”. Cada movimento na cultura pop cria seu próprio assassino. Esse é o tema da série de humor negro “Enxame”.

quarta-feira, abril 05, 2023

'Luther - O Cair da Noite': somos hackeados pelo impulso confessional


“Luther – O Cair da Noite” (2023, disponível na Netflix) é a continuação nas telonas da série para TV sobre o detetive brilhante, mas com uma questionável bússola moral. O resultado foi um pastiche de “Black Mirror”, o pior de James Bond (da era Craig) e a versão negra do detetive John McClane de “Duro de Matar”. Porém, o argumento central do filme é atual e urgente:  usuários são capazes de compartilhar ou guardar seus maiores segredos, vícios, confissões e toda sorte de detalhes pessoais em plataformas que sabidamente não são públicas - negócio privados e vulneráveis às ingerências políticas e mercadológicas. Como explicar esse “impulso confessional” que torna as pessoas vulneráveis ao hackeamento e chantagem?

sábado, abril 01, 2023

Triumvirat, a perigosa desmontagem de uma bomba semiótica ao vivo e o tempo midiático contra arcabouço fiscal


A primeira Live das próximas 100+. É a edição #101 da Live Cinegnose 360, nesse domingo (02/04), às 18h, no YouTube. Na sessão dos vinis do humilde blogueiro, o rock progressivo alemão do Triumvirat: morte, exploração e poder contados sob arranjos progressivos. Depois vamos discutir os filmes “The Outwaters” (sangue, areia, deserto e HP Lovecraft) e “Pi” de Aronofsky (a escatologia cabalística do Capitalismo Financeiro). E depois, esse humilde blogueiro mais uma vez desafiará a morte (pelo menos mental): ao vivo, fará a engenharia reversa de um artefato semiótico explosivo – uma bomba capturada diretamente do campo de batalha do “Novo Ensino Médio”. E na Crítica Midiática da Semana: Arcabouço fiscal e a guerra do controle da agenda midiática e da opinião pública: como o tempo está a favor da grande mídia; A sincrônica pneumonia de Lula; dois flagrantes de manipulação do jornalismo corporativo: censura e factóide; Duvivier e a indicação de Zanin ao STF: como funciona a cismogênese na guerra híbrida; dos coletes amarelos aos protestos contra a reforma da previdência na França: uma revolução popular híbrida? E outras bombinhas antes de terminar... Participe da Live e veja o humilde blogueiro desafiar a morte!

Guerra do controle da agenda e arcabouço fiscal: grande mídia tem o tempo a seu favor


Depois dos anos de governos do PT prisioneiros do chamado “efeito fliperama” (sempre reativo à agenda midiática – como bolinhas que batem num fliperama – sem conseguir impor agenda própria), nessas últimas semana o Governo parece ter aprendido: conseguiu reagir à agenda de judicialização e meganhagem que iniciava e conseguiu impor a agenda econômica com anúncio do arcabouço fiscal (no dia da volta de Bolsonaro ao país, evento que “flopou”). Com a ajuda do contra-ataque do depoimento do advogado Tacla Duran incriminando Sérgio Moro. Porém, o tempo está do lado da grande mídia – a âncora fiscal de Haddad precisará combinar com os russos: queda dos juros para o crescimento econômico e da receita; e a colaboração do Congresso para medidas de saneamento fiscal. Rentista, grande mídia avisa que o arcabouço fiscal será uma “longa jornada” e nada será “da noite para o dia”. Isto é, mídia aposta na crise econômica e no “terceiro turno” no Congresso.

“A longo prazo, estaremos todos mortos” (John Maynard Keynes)


O que já estava em germe na obra de Walter Lippmannn “Opinião Pública” (1922), os pesquisadores Maxwell McCombs e Donald Shaw, na década de 1970, tornaram explícita com a teoria Agenda Setting ou “Agendamento”: consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos que são mais pautados e destacados na cobertura jornalística.

Lippmann falava como “nossas imagens mentais” (a “opinião pública”) eram formadas por um “pseudoambiente” a partir do embate de diferentes agendas de grupos de interesses, líderes de opinião e meios de comunicação. A teoria da Agenda Setting comprovou empiricamente essa tese de Lippmann no estudo em uma cidade da Carolina do Norte para verificar a correlação entre a agenda midiática, a agenda da opinião pública e a agenda dos candidatos nas eleições presidenciais.

De Lippmann à teoria do agendamento de Shaw/McCombs, o que resultou foi a sofisticação da engenharia da opinião pública e a percepção de que a “opinião pública” nada mais seria do que o resultado da uma luta entre os grupos de interesses pela hegemonia da agenda midiática – uma batalha na qual conceitos como timing, acumulação, consonância e onipresença são fundamentais na guerra da modelagem do “pseudoambiente”.

Nos treze anos os governos do PT nunca conseguiram impor uma agenda própria, para fazer um movimento anticíclico contra a grande mídia. Acabou caindo na armadilha daquilo que chamamos “efeito fliperama” (ou “pinball”) – limitou-se compulsivamente ou à reatividade ou a pura e simples estratégia de controle dos danos sucessivos provocados pelas agendas criadas pela mídia e replicada pela oposição parlamentar.

O que criava efeito análogo ao fliperama: com a mesma dinâmica da diversão eletrônica, a grande mídia disparava a bolinha que começava a rebater em pinos e flips, somando pontos - mensalão; caos aéreo; a descontrolada inflação do tomate; as manifestações de rua do “gigante que acordou”; o “terceiro turno”; o “petrolão” etc. – clique aqui.

Elas rebatiam aleatoriamente nos pinos e flips criando ressonância, recursividade, loopings: numa estratégia reativa de controle de danos o governo era obrigado a dar respostas em notas aqui e ali. Dando legitimidade e pertinência ao jogo... e as bolas batiam e rebatiam... tlim!... tlim!... tlim!.... E pontos eram somados num ciclo vicioso infernal.


Controle da agenda

Depois de todos esses anos de guerra híbrida, pelo menos o PT aprendeu uma lição: a guerra da comunicação começa pelo controle da agenda.

Estratégia que a direita alternativa (alt right) conhece desde sempre: controlar a agenda através do caos como método. Basta ver a máquina de promoção semanal de “caneladas” do governo Bolsonaro com o vice Mourão como a “tecla SAP” para traduzir os coices do presidente nos jornalistas no “cercadinho”, a crise do “golden shower” no Carnaval de 2019 que ganhou capa na revista Veja, esporros nas lives semanais, participação em atos golpistas, motociatas, o “manifesto do apocalipse” compartilhado por Bolsonaro nas redes sociais (clique aqui), Xvideos compartilhados pelo Carluxo no perfil do presidente etc.

 Aquilo que o linguista Chomsky falou sobre a estratégia de Trump, facilmente aplica-se a Bolsonaro:

Olhe a televisão e as primeiras páginas dos jornais. Não há nada mais que Trump, Trump, Trump. A mídia caiu na estratégia traçada por Trump. Todo dia ele lhes dá um estímulo ou uma mentira para se manter sob os holofotes e ser o centro da atenção. Enquanto isso, o flanco selvagem dos republicanos vai desenvolvendo sua política de extrema direita, cortando direitos dos trabalhadores e abandonando a luta contra a mudança climática, que é precisamente aquilo que pode acabar com todos nós – clique aqui.

Mesmo fora do Governo (auto exilou-se na Flórida para não passar a faixa presidencial a Lula), Bolsonaro não sai das escaladas dos telejornais e capas de jornais: vídeo fazendo compras num mercado e supostamente sinalizando um “apito de cachorro”; o ex-presidente teria estimulado a invasão de Brasília no 08/01? A denúncia do senador Marcos “Swat” do Val sugerindo a participação do ex-presidente numa “tentativa de golpe de Estado”; o episódio da “minuta do golpe”; Bolsonaro discursa em eventos de extrema direita nos EUA; e finalmente o escândalo das joias das arábias – Bolsonaro será preso quando voltar para o Brasil? Não percam os próximos episódios!


Ilustração: Roberto Negreiros, 2019

Agenda de Governo, Agenda de Estado

Desde o Gabinete do Governo de Transição, a grande mídia dava sinais de que não iria respeitar o tal handicap dos “cem dias”: já partiu para o ataque com lobby de jornalistas em frente ao CCBB montando a chantagem da “responsabilidade fiscal”.

O divisor de águas certamente foram os episódios do 08/01: a princípio, os ataques aos prédios dos três poderes deveria ser o evento que complementaria o emparedamento do governo, forçando-o a cair mais uma vez no efeito fliperama: sempre reagir ao invés de pro-agir. 

Lula contra-ataca com mais um evento de forte poder simbólico: cruzar a Praça dos Três Poderes caminhando lado a lado com governadores e políticos de todo espectro político, ao vivo nos canais de notícia, todos indo na direção do prédio do STF destruído. Lula ao lado da presidenta do STF Rosa Weber.

Tudo num dia em que presidentes de vários países, além de um telefonema de Biden a Lula, deram apoio irrestrito ao governo eleito.

Resultado: por algumas semanas, Lula passou a ter uma agenda não só de Governo, mas principalmente de Estado.

As duas últimas semanas o timing dos plot twists para reverter a agenda da grande mídia foram perfeitos. 

Seguindo o modus operandi de outros episódios (p.ex., o dia da aprovação da Reforma da previdência no Congresso), a Juíza lava-jatista Gabriela Hardt e a PF do Paraná desfecharam a “Operação Sequaz” para desarticular um plano do PCC para sequestrar e matar autoridades, supostamente envolvendo também o senador ex-juiz Sérgio Moro. Foi o contra-ataque lavajatista para responder à hegemonia da pauta econômica que dominava a agenda midiática: primeiro, pelos ataques de Lula ao Banco Central e os juros altos; e depois, o aprofundamento da discussão econômica com evento no BNDES que promoveu o retorno da pauta econômica em alto nível na grande mídia, com debates em torno das críticas à racionalidade da taxa Selic em 13.75% feitas pelo prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz e pelo economista de renome mundial Jeffrey Sachs.

Voltava para a ribalta midiática a judicialização e a meganhagem com o bordão “policiais nas ruas!” exortado por apresentadores na TV.

Apesar do “bate cabeças” entre Flávio Dino e Lula (Lula sugeriu armação na operação da PF... mas Dino tinha conhecimento da ação meses antes), o ministro da Justiça respondeu com a impecável performance na sabatina na CCJ da Câmara. 

E Lula saindo sincronicamente de cena acometido por uma “pneumonia leve”, após uma semana de “caneladas” contra o governo. 

“Colonistas” da grande mídia festejaram o destempero de Lula e o ex-juiz Moro, até então condenado ao esquecimento pela sua intrínseca mediocridade como “marreco de Maringá”, foi revivido como o cruzado anticrime. 



O contra-ataque da agenda econômica

Mas o contra-ataque governista veio já na segunda-feira (27) quando o advogado Tacla Duran prestou depoimento ao juiz Eduardo Appio no âmbito do processo em que é réu por lavagem de dinheiro para a empreiteira Odebrecht. O advogado apresentou provas incriminando Sérgio Moro em práticas criminosas de extorsão na Lava Jato.    

Embora escondido nas prime time da grande mídia, o depoimento foi o suficiente para a grande mídia esquecer Moro e retornar à agenda econômica do chamado “arcabouço fiscal” – a demora do anúncio da âncora fiscal parece que foi até proposital: só alimentou a ansiedade dos “colonistas” que quiseram ver nisso uma “crise” interna no governo. A isca foi jogada e a pauta da economia permaneceu na semana.

E, por último e não menos importante, o Dia D do anúncio do “arcabouço fiscal” pelo ministro Haddad (quinta-feira, 30) propositalmente colocado no mesmo dia da chegada de Bolsonaro ao Brasil, esvaziou a estratégia de comunicação do PL. Bolsonaro apostava em mais um momento de caos: ser recebido por milhares de bolsonaristas enlouquecidos, dominando as manchetes e as redes sociais. Alguns até apostavam que algum juiz de primeira instância decretaria a prisão do ex-presidente, propositalmente para criar um fato político explosivo. 

Mas a agenda econômica, prioridade para Lula, dominou - estudo realizado pela consultoria Genial Quaest revelou que as novas regras fiscais do país foram mais comentadas nas redes sociais do que o retorno do ex-presidente.

De acordo com o levantamento, a chegada de Bolsonaro ao Brasil foi o assunto mais comentado das redes até as 10h. Porém, foi superado pelo arcabouço fiscal, que foi anunciado em coletiva de Fernando Haddad por volta das 12h – clique aqui.



Projeções

A luta do controle da agenda das últimas semanas entre o Governo e bolsonarismo/lavajatismo leva a algumas projeções:

(a) Grande mídia tem uma predileção pelo lavajatismo. Tanto pela retórica da judicialização e meganhagem (a despolitização é uma das ideologias midiáticas) mas, principalmente, porque seus “colonistas” jamais farão a mea culpa (quem sabe, só daqui a 60 anos – p. ex., Globo News só AGORA está apresentando documentário sobre o Golpe de 1964 sob a perspectiva da intervenção da CIA) sob pena de perderem definitivamente a credibilidade. Moro poderá ser um fusível a ser queimado para salvar a Lava Jato – esse movimento já começa a ser feito por alguns analistas;

(b) Mas também a grande mídia é rentista e os grupos midiáticos cada vez mais se tornam holding financeiras – a Globo, p. ex., apresentou em 2022 receita financeira de R$ 2,1 bi e lucro líquido inferior de R$1,2 bi – clique aqui. Por isso é sensível à agenda econômica como arena de combate em defesa do hiperliberalismo, da independência do Banco Central e da estratégia dos juros elevados como única forma de combater a inflação.

Essa é a isca para o Governo manter a agenda econômica na pauta do dia, acentuando a contradição do jornalismo corporativo: de um lado, forçosamente admite que juros altos prejudicam o desenvolvimento; por outro, aceitam a ortodoxia do BC como fatalidade e tecnicalidade.

Mas a mídia corporativa joga com o tempo a seu favor: o discurso é que a âncora fiscal não terá efeito a curto prazo, que será o início de uma "longa jornada", apostando que o atual viés ortodoxo do BC só mudará no ano que vem. Como dizia o economista John Maynard Keynes, “a longo prazo, estaremos todos mortos” – o jornalismo corporativo aposta na crise econômica com os juros elevados para desgastar do governo Lula, principalmente junto àqueles que o elegeram: a faixa de até dois salários-mínimos, mais sensível às crises.

Anteve-se até o futuro mote dos "colonistas": "Lula não entrega promessas de campanha"...

(c) Os “colonistas” da grande mídia sabem que o arcabouço fiscal costurado por Haddad é frágil porque depende da combinação com os “russos”: primeiro, que os juros caiam para possibilitar crescimento econômico e aumento da receita; segundo, que o Congresso apoie as medidas de saneamento fiscal (fazer aqueles que não pagam impostos começarem a pagar). 

O Governo parte do wishifull thinking de que o Congresso não poderá ficar contra as medidas que beneficiam a Nação (medidas que até volátil mercado financeiro deu, pelo menos nesse início, sinalização positiva). Mas pode! A ex-presidenta Dilma Rousseff sentiu na pele como a grande mídia pode transformar a batalha no Congresso em uma espécie de terceiro turno eleitoral. 

 

 

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quinta-feira, março 30, 2023

Sangue, areia e Lovecraft no filme 'The Outwaters'



Quatro jovens vão ao deserto no Oeste americano para gravar um videoclipe. E lá encontrarão o horror cósmico lovecraftiano. A produção independente "The Outwaters" (2022) mergulha no universo simbólico de um dos arquétipos mais recorrentes na produção cultural: O Deserto, ambíguo na tradição religiosa e esotérica, mas unívoco na mitologia contemporânea: a condição humana gnóstica de exílio, alienação e estranhamento. Além do filme fazer uma metalinguagem de um gênero que já é em si metalinguístico: o “found footage”. “The Outwaters” acompanha o terror minimalista ao estilo do filme “Skinamarink” ao oferecer poucas explicações para o espectador. Um filme para cinéfilos amantes dos filmes estranhos: sangue, areia e Lovecraft.

sábado, março 25, 2023

Live #100: Banda Metrô; Capitalismo financeiro acelera reset global; Lula sem plano de comunicação


A histórica CENTÉSIMA Live Cinegnose 360, neste domingo (26/03), às 18h, no YouTube. E, como sempre, o motivo da longevidade da Live: esse mundo não deixa o humilde blogueiro em paz! Na pior semana para o Governo Lula. Mas calma... Vamos começar com assuntos mais leves, com a sessão dos Vinis e CDs: a banda brasileira “Metrô” - o que esta banda dos anos 80 tem a ver com Woody Allen? Depois vamos discutir os filmes “Glorious” (HP Lovecraft se encontra com a simbologia oculta do buraco) e “Excluídos” (o terror social e de gênero no século XXI). Em seguida, vamos cair de cabeça na Economia Política: agora e a crise no Deutsche Bank – Capitalismo Financeiro em crise? E na Crítica Midiática da Semana, a pior de Lula: o timing da Operação da PF e o que o deslize na entrevista de Lula teve a ver com isso; a canastrice da sentença da juíza; a guerra do controle da pauta midiática; Por que grande mídia acha que Dilma Roussef não é uma mulher? Efeito Heisenberg midiático na greve do metrô em SP; Grande Mídia faz vistas grossas para a censura ocidental na Guerra Fria 2.0. E outras bombinhas semióticas na Live #100. Venha também participar e comemorar!

Sem estratégia de comunicação Lula tem Governo, mas não o Estado


O que deveria ser uma operação psicológica de retomada do controle da agenda política, transformou-se numa crise tanto de comunicação como política, que poderá render efeitos exponenciais – a não ser que o Governo transforme a visita à China numa oportunidade para retomada de pauta. O modus operandi é previsível e recorrente: diante do debate econômico (juros, independência do BC, desenvolvimento etc.) PF e lavajatismo preparavam-se para desfechar uma operação para retomada de agenda: a volta da República de Curitiba, dessa vez não mais para combater a corrupção, mas o crime organizado – fabricar conexões entre PT e PCC, tese criada pelo Partido Militar, pelo menos desde 2017: o suposto projeto da facção tornar-se um partido político ao estilo das FARC. Mas a fala infeliz de Lula numa exclusiva a um site progressista e as cabeças batendo na estratégia de comunicação do Governo criam uma grave suspeita: Lula tem o governo, mas não o Estado.

quinta-feira, março 23, 2023

O terror social e racial no filme 'Excluídos'


Em “Excluídos” (The Strays, 2023) o terror racial de Jordan Peele (Corra, Nós) se encontra com o terror social de Joon-ho Bong (Parasita). Uma mulher vive uma vida aparentemente perfeita em um subúrbio de classe média alta, trabalhando como vice-diretora em uma prestigiosa escola privada e vivendo ao lado de seu marido e dois filhos. Negra, ela vive perpetuamente tensa e paranoica, querendo a todo custo tornar-se “branca” para ser definitivamente aceita pela comunidade. Quando começa a desconfiar que está sendo seguida por dois estranhos que poderão colocar em xeque sua desesperada escalada social. “Excluídos” é mais um exemplo de um novo campo aberto para o gênero: como as desigualdades sociais e de gênero podem ser propulsoras para uma nova dimensão do terror. Filme disponível no Netflix.

quarta-feira, março 22, 2023

H.P. Lovecraft em um buraco no filme 'Glorious'


“Glorious” (2022) é para os cinéfilos amantes dos filmes estranhos: ao mesmo tempo pomposo e sujo. Um protagonista que amarga o fim de uma crise conjugal da maneira mais alucinante e nojenta possível: em um banheiro público dentro de um local de descanso em uma estrada remota, conversando através do buraco de uma cabine adjacente com uma voz que parece vir de um ser híbrido lovecraftiano. “Glorious” merece a atenção pela originalidade de uma narrativa ambientada em um espaço claustrofóbico que parece encerrar algum tipo de batalha cósmica que definirá o futuro da própria Existência. Um filme que faz um curioso mix de arquétipos muito antigos, associados à simbologia fantástica dos buracos e... do fígado.

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