quinta-feira, junho 23, 2022
Do Vale do Javari ao cárcere da PF: as estratégias semióticas de ocultamento e blefe do PMiG
sábado, junho 18, 2022
Domingo com Iron Maiden, a IA do Google que ganhou autoconsciência e sobe temperatura da guerra semiótica eleitoral
Mais um domingo (19/06) com música, participação e discussão na Live Cinegnose 360, na edição #60, às 18h, no Youtube. Depois da sessão dos comentários aleatórios (nesse domingo, aleatoríssimo!) vamos fazer uma jornada headbanger com os vinis do Iron Maiden: História, religião e transcendência no Heavy Metal. Em seguida, vamos discutir os filmes “Mad God” (Jung e Gnosticismo com o mestre da animação Phil Tippett) e o terror brasileiro “O Cemitério das Almas Perdidas”: o fetichismo católico pela morte é a matriz de todo terror. E depois: por que o Google afastou o engenheiro que denunciou que a Inteligência Artificial da empresa ganhou autoconsciência? E mais! Crítica midiática de uma semana em que subiu a temperatura da guerra semiótica: Por que a grande mídia está tão chocada com os assassinatos de Dom e Bruno? A encenação semiótica da PF nas fotos e vídeos no Vale do Javari. Dando pernas à não-notícia: o “contador ligado a Lula”. O telecatch da alta dos combustíveis. O que está por trás do drone de Uberlândia? O aumento da taxa Selic e a “Inteligência Financeira” hipster do Itaú. E mais Conversas Aleatórias com os cinegnósticos.
sexta-feira, junho 17, 2022
'O Cemitério das Almas Perdidas': matriz do terror está no fetichismo católico pela morte
quarta-feira, junho 15, 2022
'Mad God': de Star Wars e Jung ao Gnosticismo
Entrevista com Fábio Shiva, autor de 'Favela Gótica' e ópera-rock 'Anunnaki', por Claudio Siqueira
Ex- baixista da banda doom metal Imago Mortis e autor do romance Favela Gótica, Fábio Shiva desenvolveu, junto com seu irmão Fabrício Barretto, a ópera-rock Anunnaki, da banda Mensageiros do Vento. A história mais antiga da humanidade é contada na forma de um desenho animado, onde as músicas narram a epopeia dos Anunnaki e o consequente surgimento mítico(?) da humanidade. O Cinegnose teve o prazer de entrevistar o autor e compositor de uma das bandas mais importantes para o cenário underground nacional e autor de uma das melhores obras cinematográficas de nossa filmografia. Cinegnósticos, Fábio Shiva.
sábado, junho 11, 2022
Pizzicato Five, um sci-fi da Etiópia, ardil PMiG no caso Dom e Bruno e abafa midiático pós-privatização na Live de domingo
Como o Brasil e o mundo não deixam esse humilde blogueiro em paz, a Live Cinegnose 360 continua nesse domingo com a edição #59, 12/06, às 18h, no YouTube. Vamos começar com uma sessão híbrida CD/vinil: trio “Pizzicato Five”: da mitologia do “Japão Inc.” ao gênio japonês do “Shibuya-Key”. Na sessão dos filmes, começamos com “Círculo” (por que o século XXI é fascinado por jogos mortais no cinema e TV?). No filme “Sentidos do Amor”, um ponto fora da curva das pandemias no cinema. E a primeira ficção científica da Etiópia: “Crumbs”: como a África vê o apocalipse ocidental. Política e transtornos mentais: por que sempre surtos psicóticos são aderentes aos signos da extrema-direita? E no radar da crítica midiática da semana: o recorrente fenômenos dos atos falhos na mídia, o ardil do PMiG no desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips na Amazônia, a operação abafa midiática e privatização da Eletrobrás e mais outras bombinhas semióticas.
sexta-feira, junho 10, 2022
Por que transtornos mentais são aderentes à extrema-direita?
quinta-feira, junho 09, 2022
A pandemia da incomunicabilidade e do esquecimento em 'Sentidos do Amor'
“Sentidos do Amor” (Perfect Sense, 2011) é um ponto fora da curva dentro do batido tema do” fim-do-mundo-como-o-conhecemos”. Uma pandemia rapidamente toma conta do planeta. Mas não vemos serem humanos decrépitos, exércitos contendo massas humanas desesperadas ou pessoas lutando ou matando para sobreviver. Apenas a luta das pessoas tentando levar a vida em frente, enquanto um a um dos sentidos vão sendo anulados por algo que nenhum cientista sabe a origem: primeiro o olfato. Depois o paladar, e assim por diante. “Sentidos do Amor” é uma reflexão literário-filosófica sobre como o desaparecimento progressivo dos nossos sentidos faz “um oceano de imagens do passado desaparecer”, remetendo às reflexões de Marcel Proust sobre a memória involuntária e identidade. E uma poderosa metáfora da incomunicabilidade, a verdadeira pandemia tecnológica dos nossos tempos.
Filme "Círculo": da Bíblia aos jogos mortais midiáticos Deus quer ver o pior de nós
No cânone religioso judaico-cristão a Criação é divina e perfeita. Mas o homem estragou tudo com a sua natureza pecadora. Expulso do Paraíso terrestre, o Criador passou a testar o homem em provas arbitrárias para testar a sua fé para ver se, finalmente, a humanidade conseguia expiar a natureza pecadora. A Bíblia fez esses relatos. Hoje, temos no seu lugar filmes e gêneros audiovisuais (reality shows, vídeos de “pegadinhas” etc.) cujo entretenimento é assistir incautos prisioneiros em jogos mortais que arrancam o pior de nós mesmos. O filme “Círculo” (Circle, 2015 – disponível no Netflix) é mais um filme de uma longa lista desse subgênero, dessa vez cruzando abdução alien com um jogo mortal: 50 estranhos despertam em um quarto escuro, dispostos em círculo. Qual o objetivo do experimento? Existe alguma saída? Eles devem tentar cooperar ou competir com os homens e mulheres ao seu redor? Ou é apenas um entretenimento alienígena voyeur e sádico, divertindo-se com o pior da nossa natureza?
sábado, junho 04, 2022
Live Cinegnose 360: Tchaikovsky na cultura do cancelamento, fantasias apocalípticas da Big Tech e crítica midiática
Passado, presente e futuro na Live Cinegnose 360 #58 deste domingo (05/06), às 18h, no YouTube. Com uma novidade! A sessão “Conversas Aletórias”: no final, um bate papo do humilde blogueiro no chat respondendo a perguntas dos cinegnósticos. Nos vinis teremos música clássica: Tchaikovsky, em dois tempos - do Romantismo na música à cultura do cancelamento atual. Depois, vamos discutir dois filmes: o documentário “I Think We’re Alone Now” (a origem da matéria-prima psíquica da guerra híbrida) e “IO – O Último na Terra” (o filme mais anti-Elon Musk do Netflix). E falando em Elon Musk...como os bilionários estão se preparando para o Apocalipse: uma resenha do Livro “Survival of the Richest – Escape Fantasies of the Tech Billionaires” de Douglas Rushkoff. A crítica midiática da semana e a nova sessão “Conversas Aleatórias” com os cinegnósticos. Venha participar da Live Cinegnose 360: a melhor chance de fugir do tédio do final de domingo...
sexta-feira, junho 03, 2022
Bilionários do Vale do Silício se preparam para o apocalipse do Grande Reset do Capitalismo
Era uma vez uma época em que empreendedores tecnológicos Musk, Bezos, Thiel, Zuckerberg tinham planos de negócios otimistas sobre como a tecnologia poderia beneficiar a humanidade. Agora, eles reduziram as expectativas ao verem todo o progresso tecnológico como uma espécie de macabro videogame em que somente aquele que encontrar a escotilha de escape será o vencedor. Será Musk ou Bezo migrando para o espaço? Thiel escondendo-se num complexo na Nova Zelândia? Ou Zuckerberg imortal no Metaverso? Nesse momento, Big Tech e Big Money estão se preparando para “O Evento”: algum tipo de catástrofe que se aproxima (climática, nuclear, hackers, desmoronamento da sociedade por conflitos etc.). O livro “Survival of the Richest - Escape Fantasies of the Tech Billionaires”, de Douglas Rushkoff detalha o que ele chama “The Mindset”: a mentalidade que vê a humanidade não como um recurso, mas um bug no sistema, no qual somente uma elite sobreviverá de um colapso que que eles próprios criaram. E como os fundos de hedge mundiais investem em filmes sobre zumbis e sci-fis que normalizam essa agenda.
quinta-feira, junho 02, 2022
O filme anti-Elon Musk 'Io - O Último na Terra'
O que há em comum entre Musk, Bezos, Thiel e Zuckerberg? Além da fortuna e dos fundos de investimentos turbinando seus projetos, está o niilismo apocalíptico e a urgência de fugir desse planeta, seja para colônias em Marte ou para Multiversos. Nove em cada dez produções sci-fi atuais está alinhada com a agenda desses super-ricos. E a exceção confirma a regra. Uma das poucas exceções é o filme “Io – O Último na Terra” (Io - Last on Earth, 2019), o filme mais anti-Musk dos últimos tempos. Uma cientista vive solitária na Terra pós-apocalíptica, dominada por uma nuvem tóxica que matou grande parte da humanidade – os sobreviventes migraram para uma estação espacial na lua de Júpiter Io. Seu namorado em Io (ironicamente chamado Elon) tenta convencê-la a embarcar na última nave que partirá da Terra. Porém, entre colmeias de abelhas e obras de arte que pega dos escombros de um museu de Arte Moderna, tenta provar que a vida no planeta é mais resiliente do que imaginamos. E somos os guardiões do renascimento.
quarta-feira, junho 01, 2022
A produção social da loucura híbrida no documentário 'I Think We're Alone Now'
Não é por menos que a guerra híbrida tornou-se a tática de intervenção política mais bem-sucedida do século XXI, impulsionando “revoluções coloridas” por todo o planeta. A cultura pop, centrada no culto das celebridades, gerou a matéria-prima psíquica necessária para a criação das cismogêneses que evenenam as sociedades. O documentário “I Think We’re Alone Now” (2008) retrata dois fãs da cantora pop adolescente dos anos 1980, Tiffany, que passaram a acreditar que estavam envolvidos em um relacionamento intenso e pessoal com a celebridade. Fãs limítrofes prisioneiros na cilada imaginária do “duplo vínculo” (Gregory Bateson), condição esquizo criada por relações familiares danificadas e ampliada pela relação paradoxal dos espectadores com as mídias que diluem as fronteiras entre relação exclusiva/anonimato, intimidade/massificação, público/privado. Oferecendo a vulnerabilidade necessária para sociedades-alvo serem corroídas por dentro.
sábado, maio 28, 2022
No domingo: Björk, especulações quânticas, psicanálise da cismogênese brasileira e pranksters russos ganham a guerra
Se você procura um domingo com especulações quânticas, conexões da psicanálise com a guerra híbrida e análises político-semióticas, então venha participar da Live Cinegnose 360 #57, 29/05, às 18h no YouTube. Nos vinis do humilde blogueiro, encontramos Björk e os Sugarcubes: a dialética negativa no pós-rock. Depois, vamos discutir os filmes “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”: multiverso, viagens no tempo e os impactos da física quântica na cultura pop. E o filme “Psicopata Americano”: a psicopatologia foi normalizada no mundo corporativo. Como a psicanálise de Gregory Bateson tornou-se ferramenta da guerra híbrida: cismogênese e surto semiótico-esquizofrênico no Brasil. Conheça os dois “pranksters" russos que estão ganhando a guerra na Ucrânia... e a mídia ocidental ignora. Como a grande mídia assimilou os números da última pesquisa DataFolha. E a crítica midiática da semana e mais Comentários Aleatórios.
quarta-feira, maio 25, 2022
Em "Psicopata Americano" a psicopatologia foi normalizada no mundo corporativo
sábado, maio 21, 2022
No domingo: Bauhaus, falhas na Matrix, woke exploitation da Globo e... o que Musk veio fazer no Brasil?
Se você é um sobrevivente desta distopia chamada Brasil, então tem encontro marcado com a Live Cinegnose 360 desse domingo, 22/05, às 18h, no YouTube. Já que falamos em distopia, vamos começar com a banda Bauhaus, na sessão dos vinis do humilde blogueiro: por que a cada década a indústria do entretenimento explora tendências depressivas dos jovens? Depois, vamos discutir os filmes “Spree” (a uberização da busca da fama e do ego) e o novo clássico “A Fita Branca” (quando não percebemos que o Mal cresce sob nossos pés). Houve uma falha na Matrix em 1965? - O caso da matéria “Computers for Everyone” da revista “Eagle”. O que Elon Musk veio fazer no Brasil? – a suspeita lista de empresários do encontro. Por que a Woke Exploitation da TV Globo não passa da página dois? E mais: comentários aleatórios e crítica midiática da semana.
sexta-feira, maio 20, 2022
Bandeira "woke exploitation" da TV Globo não passa da página dois
quinta-feira, maio 19, 2022
O Mal silencioso que cresce sob nossos pés em "A Fita Branca"
quarta-feira, maio 18, 2022
A uberização do ego no filme 'Spree'
sábado, maio 14, 2022
Live de domingo: vinis do U2, lawfare no doc e filme 'The Staircase', terror, psicanálise e realidades paralelas econômicas
Neste domingo (15/05), mais vinis, análise de filmes e séries e bombas semióticas que alopram a política brasileira. A Live Cinegnose 360 de domingo, 16h, no YouTube começa com os vinis da banda U2: do messianismo cristão à bomba semiótica do “Sim!”. Depois a série “Bem-Vindos ao Éden” (Publicidade, Marketing, seitas e a releitura gnóstica do Genesis bíblico) e o filme estranho “Boa Noite, Mamãe!” (a matriz edipiana do gênero terror). No quê o lawfare de guerra híbrida do Deep State dos EUA se inspirou? Então vamos discutir o doc e filme “The Staircase”. Extra! Grande mídia cria realidades paralelas econômicas que superam a própria física quântica! E a crítica midiática da semana em mais um tijolaço de domingo!
Grande mídia cria realidade paralela econômica
quinta-feira, maio 12, 2022
A freudiana fantasia da vingança contra a "mãe má" no filme 'Boa Noite, Mamãe!'
quarta-feira, maio 11, 2022
A releitura gnóstica do Paraíso bíblico na era das mídias sociais na série 'Bem-vindos ao Éden'
Publicidade cada vez mais se aproxima das seitas e religiões. Assim como essas, a Publicidade não oferece mais produtos, mas agora “experiências” que prometem autoconhecimento e uma nova vida, tentando “espiritualizar” o consumo. Na série Netflix espanhola Netflix “Bem-Vindos ao Éden” (2022- ), uma festa em uma ilha que aparenta ser uma ação de marketing de uma nova bebida energética para jovens selecionados nas redes sociais, revela que por trás está uma seita baseada na nova religiosidade ecumênica global: espiritualismo New Age combinado com ambientalismo que promete a “salvação” do apocalipse climático. Prisioneiros em uma ilha paradisíaca numa série que faz releitura CosmoGnóstica do Paraíso bíblico para a geração das mídias sociais.