quarta-feira, junho 15, 2022

'Mad God': de Star Wars e Jung ao Gnosticismo


Um projeto de animação que levou 30 anos para ser realizado sobre um mundo distópico que mistura visões infernais sobre a Natureza de William Blake e as composições fantásticas e diabólicas de Hieronymus Bosch. Com criaturas que, muitas delas, não foram aproveitadas na trilogia “Star Wars”. Esse é “Mad God” (2021), uma animação em stop-motion da lenda dos efeitos especiais dos anos 1970 a 1990 Phil Tippett (de Star Wars a Starship Troopers), uma viagem interior ao psiquismo do autor nos mesmos moldes do célebre “Livro Vermelho” do psicanalista suíço Carl Jung. “Mad God” é um pesadelo abstrato em que se misturam temas pós-apocalípticos em steampunk, citações bíblicas, alusões anarco-punk em um mundo subterrâneo com todos os tipos de criaturas grotescas. E que encontra o inconsciente coletivo gnóstico da suspeita de que vivemos sob o jugo de um Deus que não nos ama.

Com trinta e poucos anos, o psicanalista Carl G. Jung se propôs a confrontar a sua psiquê mais profunda, e descrevendo esse processo em um enorme livro de couro vermelho com relatos abstratos, muitas vezes frenéticos, de alucinações visuais autoinduzidas na esperança de acessar o inconsciente coletivo que ele acreditava que todas as pessoas compartilham. Parte jornada psiquiátrica, parte relatos de visões psicodélicas, o “Livro Vermelho” oferecia um portal para as fantasias mais profundas de Jung em um estado limítrofe entre a vigília e a psicose. 

O livro do então jovem psiquiatra suíço levou 16 anos para ser concluído. A lenda e guru dos efeitos especiais no cinema dos anos 1970 aos 1990, Phil Tippett, também criou um portal parecido para acessar os recessos mais sombrios da sua mente. Mas levou um pouco mais de tempo: 30 anos.

O seu “Livro Vermelho” foi o projeto de animação (parte em stop-motion e live actionMad God (2021): uma peregrinação pelas entranhas do inferno íntimo que passou as últimas três décadas desenvolvendo – um pesadelo abstrato em que se misturam temas pós-apocalípticos em steampunk, citações bíblicas, alusões anarco-punk em um mundo subterrâneo com todos os tipos de criaturas grotescas.

“Odiei trabalhar em Mad God”, admitiu Tippett que recentemente completou 70 anos. “Tive algum tipo de surto psicótico no final, e isso me mandou para a ala psiquiátrica por um tempo”, explicou ele. “Foi simplesmente demais... cheguei próximo e me queimei”, completou. Explicitamente, Tippett compara o seu projeto criativo ao “Livro Vermelho” de Jung.



Mas chegou próximo do quê? Para entender temos que contextualizar o trabalho de Phil Tippett. Ele é uma lenda na indústria cinematográfica nos gêneros ficção científica, fantasia ou mesmo filmes de ação. Começou com destaque em Star Wars com seu trabalho em stop-motion e a filmagem do xadrez holográfico de Chewbacca até animar os Tauntauns e AT-ATs em O Império Contra-ataca. Além do seu trabalho inovador em Robocop e nos efeitos práticos e digitais dos dinossauros em Jurassic Park. Digno de lembrança estão também os monstruosos insetos aliens em Starship Troopers.

Paralelo a tudo isso, Tippett roteirizava e filmava o seu projeto de longa data Mad God. Por fim, ele conseguiu financiamento para conclui-lo através do Kickstarter, liberando capítulos do filme para assinantes, à medida em que o trabalho era concluído. O resultado foi um filme de 82 minutos sem diálogos, em que o peso está na alucinante narrativa que parece um mix das visões infernais sobre a Natureza de William Blake e as composições fantásticas e diabólicas de Hieronymus Bosch, além de um assustador design de áudio que faz o espectador imergir nos labirintos da mente de Tippett.

O trabalho de animador parece ser uma metalinguagem dos próprios mundos ficcionais nos quais Tippett trabalhou: de Star Wars a Starship Troppers, mundos demiúrgicos com sistemas totalitários, universos tecnologicamente criados aplicados para a exploração, controle e a perpetuação da desigualdade e da morte.


Phil Teppett em seu estúdio em Bekerley, Califórnia

Nas mãos do animador, robôs, monstros, animais e humanos parecem reproduzir o próprio mundo em que estão inseridos: o animador como um demiurgo que manipula e controla suas criações. Se, por um ponto de vista gnóstico, o cinema e os mundos simulados em realidade virtual e games seriam a metalinguagem do próprio universo simulado em que viveríamos (repetiríamos de forma fractal o padrão de simulação do todo), então imergir no psiquismo profundo de um mestre da animação nos levaria ao inconsciente coletivo junguiano: as simbologias gnósticas de mundos criados por demiurgos. Deuses enlouquecidos que não amam as suas próprias criações. Ou um Deus que pensa unicamente em manipulações e vingança.

O Filme

Se me desobedecerem e forem hostis a mim... agirei contra vocês com ira e hostilidade. Eu, de minha parte, os disciplinarei sete vezes por seus pecados. Comerão a carne de seus filhos e filhas. Destruirei seus altares de adoração e derrubarei seus locais de incenso (...) e amontoarei seus corpos sobre seus ídolos mortos. Eu vou desprezá-los, deixarei suas cidades em ruínas (...) e desolarei seus santuários (...) e não saborearei seu cheiro agradável. Farei que a terra fique desolada para que seus inimigos que a habitam fiquem espantados... e eu os dispersarei entre as nações (...) e desembainharei minha espada contra vocês. Suas terras serão em desoladas e as vossas cidades serão desertas (Levítico 26: 27-33)

Mad God abre com essa citação da faceta de mais ira e vingança de Deus do Antigo Testamento.



O filme segue uma figura vestida (“O Assassino”, segundo release explicativo do filme) com uma roupa steampunk – completa com uma máscara de gás e um casaco – enquanto ele desce em um sino de mergulho modificado dos céus para um poço, passando pelos crânios de titãs e em um mundo distópico de pesadelo. Sem nunca especificar qual é o objetivo da figura mascarada, Tippett introduz uma existência cruel e infernal cheia de monstros e crueldade.

Os trabalhadores que sustentam este mundo são mortos de todas as formas horríveis que fariam os Cenobitas do filme Hellraiser, de Clive Barker, explodirem de alegria. Eles são esmagados por tratores de rolo de estrada, comidos por monstros gigantes, fritos em cadeiras elétricas ou chifrados por um minotauro que estavam se masturbando. Somando-se à sensação de pesadelo surrealista estão os designs de criaturas propositadamente desconcertantes e feias, misturando carne, metal enferrujado e vários fluidos para criar a contrapartida sombria de criaturas descartadas da produção de Star Wars.

Mad God segue uma estrutura narrativa não-verbal que realmente não segue uma história muito clara. Em vez disso, traça uma série de vinhetas que pintam uma imagem de um mundo macabro. Enquanto a figura silenciosa carregando uma mala cheia de dinamite continua caminhando para seu objetivo não especificado, paisagens deslumbrantes de destruição nuclear dão lugar a intrincados labirintos de metal e ossos. O filme claramente se baseia em uma ampla variedade de influências, com o cenário e os designs de produção parecendo se Fritz Lang dirigiu um desenho animado de Fleischer.



A história do Assassino logo dá lugar a uma subtrama concorrente envolvendo o Cirurgião, a Enfermeira (Niceta Roman) e um monstro em forma de tentáculo que se parece com o bebê de Eraserhead, de David Lynch, depois de ter atingido a puberdade. 

Depois, há outra história envolvendo o “Último Humano” (mais uma vez, o release explicativo de Phil Tippett) interpretado pelo diretor punk Alex Cox, que envia um Assassino diferente para outra viagem, guiado por um mapa novo e viscoso que é costurado por um trio de bruxas que o “Último Humano mantém sob sua mesa. Todo mundo está procurando por algo, mas muitas vezes é difícil dizer o quê até encontrar ou simplesmente colocar a próxima peça em movimento.



Um final anarco-punk – Alerta de Spoilers à frente

Logicamente, a chave de compreensão de Mad God (e da viagem interior de Tippett em busca do seu inconsciente coletivo) está na irada fala de Deus do livro bíblico de Levíticos que abre o filme.

Para o Gnosticismo, o Deus do Velho Testamento é a própria figura do Demiurgo, um deus incapaz de amar a sua própria criação – arquétipo repetido em obras como “Frankenstein”, de Mary Shelley, no qual o irado criador Victor tenta destruir sua própria criação. Enlouquecido e inebriado de poder por se considerar o único criador e Deus em um multiverso, subjuga sua própria criação (supostamente feita a sua imagem e semelhança) para mantê-la na ignorância sob a idolatria sustentada pelo terror.

Aí entra a figura do diretor anarco-punk Alex Cox. Ele é o “Último Homem” que envia sucessivos “Assassinos” para destruir aquele mundo subterrâneo distópico que um dia foi a Terra – o que parece chegar ao objetivo final com a figura do “Alquimista” (como denomina Phil Tippett). E a explosão final daquele inferno sob o símbolo do Anarquismo.

A viagem interior do guru das animações chega a sua viagem final: encontra a desconfiança gnóstica presente em cada um de nós de que há algo de terrivelmente errado nesse mundo. E começa por Deus e as religiões que falam em Seu nome. 


 

 

Ficha Técnica

 

Título: Mad Dog

Diretor: Phil Tippett

Roteiro: Phil Tippett

Elenco:  Alex Cox, Niketa Roman, Satish Ratakonda

Produção: Tippett Studio

Distribuição: Shuder

Ano: 2021

País: EUA

 

Postagens Relacionadas

 

O espectro do Gnosticismo ronda a cultura na animação “The Painting”

 

 

O Gnosticismo politicamente incorreto em “Festa da Salsicha”

 

 

 

A distopia AstroGnóstica da animação “Planeta Fantástico”

 

 

Na série “Midnight Gospel” zen-budismo é a filosofia perfeita para nosso universo simulado

 

 

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review