sexta-feira, janeiro 09, 2015
O atentado ao "Charlie Hebdo" foi um filme mal produzido?
sexta-feira, janeiro 09, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Como em todos
eventos agudos que envolvem a interminável “guerra contra o terrorismo”, muitos
analistas apontam inconsistências, ambiguidades e lacunas na cobertura
midiática ao atentado contra o jornal "Charlie Hebdo" em Paris. São tantas que parece que estamos diante de
um roteiro de um filme mal produzido: uma ação militar profissionalmente
cirúrgica feita por jovens que esquecem um cartão de identidade no carro da
fuga. Coincidências e conveniências para muitos lados (e até para a grande
mídia brasileira) envolvem a chacina dos jornalistas e cartunistas franceses, gerando
uma espiral de especulações e conspirações. Será que alcançamos o estágio mais
avançado do terrorismo, o “meta-terrorismo”? O
relato midiaticamente ambíguo de um atentado pode se tornar tão letal quanto o
próprio atentado.
Como diria a
personagem Church Lady (feita pelo comediante Dana Carvey no programa Saturday
Night Live, sempre preocupada com as conspirações satânicas por trás das
coincidências): “How Con-VEEN-ient!” (“Tão conVEEEniente!”).
Numa primeira
análise, o ataque terrorista (alguns afirmam que foi na verdade uma ação
militar pela precisão) ao jornal satírico francês Charlie Hebdo em Paris, que
vitimou 12 pessoas entre eles cartunistas, editores e colunistas do veículo
francês, tem se revelado bem conveniente para três personagens do atual cenário
internacional e, de quebra, para o senso de oportunismo da grande mídia
brasileira:
quarta-feira, janeiro 07, 2015
Sociopatas produzem as notícias da grande mídia no filme "O Abutre"
quarta-feira, janeiro 07, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O cinema tem mais
de 50 anos de uma sólida tradição de filmes críticos à TV e à produção midiática
das notícias. Mas o filme “O Abutre” (Nightcrawler, 2014) de Dan Gilroy vai
mais além: não só faz uma didática apresentação de como os fatos são
semioticamente turbinados para se tornarem “noticiáveis”, mas principalmente
como parasitas midiáticos voam como aves de rapina em torno da carcaça daquilo
que um dia foi chamado de “notícia”. Para o diretor, o protagonista Lou Bloom (cinegrafista freelance
que vive de vender vídeos de acidentes e homicídios para a TV) é o protótipo do
homem do futuro – os sociopatas limítrofes que, através dos slogans do
empreendedorismo e autoajuda, tornam-se
os mais bem sucedidos manipuladores dos sentimentos humanos. E cada vez mais bem sucedidos na grande mídia.
Desde o filme A Montanha dos Sete Abutres (Ace in The Hole, 1951), o cinema criou
uma longa tradição de críticas impiedosas à dinâmica de produção de notícias,
principalmente pelas redes de TV. Network
– Rede de Intrigas de 1976 (a sádica exploração do desespero de um
evangelista televisivo), a ambição assassina da moça do tempo de um telejornal
feita por Nicole Kidman em Um Sonho Sem
Limites (To Die For, 1995), a
manipulação de um episódio com reféns em um museu feita por um repórter de TV
em baixa no filme O
Quarto Poder (Mad City,
1997), sem falar na exploração humana por reality e quiz shows como Show de Truman, The
Hunger Games ou Death Race 2000.
O mais recente
exemplar dessa tradição é O Abutre, estreia
do roteirista Dan Gilroy na direção e contando com a melhor performance até
aqui na carreira de Jake Gyllenhall no papel do protagonista Lou Bloom: armado com uma câmera de vídeo, um rádio
da polícia e uma cabeça cheia de dicas de negócios de segunda mão aprendidas na
internet repletos de slogans do empreendedorismo e autoajuda, Lou cruza as noites de Los Angeles como um vampiro. Alimenta-se do sangue
de vítimas de homicídios e acidentes de carros. Tanto melhor para rejuvenescer
a carreira da produtora de TV Nina Romina (Rene Russo). O vídeo dos sonhos de
Romina para turbinar a audiência é “uma mulher gritando e correndo rua abaixo
com a garganta cortada”. E Lou fará de tudo para corresponder e expandir o seu
negócio promissor.
segunda-feira, janeiro 05, 2015
Os olhos dos mortos retornam nos recém-nascidos no filme "I Origins"
segunda-feira, janeiro 05, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Aos 21 anos o diretor Mike Cahill teve um estranho sonho e quando acordou sentiu a necessidade de escrever a seguinte frase: “Os olhos dos mortos retornam nos recém-nascidos”. Catorze anos depois tornou-se interessado no tema da biometria através íris. Junto com a lembrança da misteriosa frase do passado, Cahill escreveu o argumento do roteiro do filme “I Origins” (2014) – um biólogo molecular obcecado pelo design complexo do olho humano quer terminar de vez o debate entre criacionistas e evolucionistas, conseguindo preencher definitivamente a lacuna do mapeamento evolutivo do órgão humano, provando a inexistência de Deus. Sem ser um filme New Age disfarçado, Cahill opõe os argumentos dos dois lados, mostrando que Ciência e Espiritualidade podem andar juntas, embora em planos separados da existência. E o que as uniria seria o acaso, representado por uma misteriosa garota com a íris multicolorida, a "Sophia" da mitologia gnóstica. Filme sugerido pelo nosso leitor Felipe Resende.
sexta-feira, janeiro 02, 2015
Em Observação a lista dos 10 filmes mais estranhos de 2014
sexta-feira, janeiro 02, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Uma das fontes de informações cinematográficas
alternativas para o Cinegnose é o
site 366
Weird Movies, uma espécie de radar de filmes cinematicamente estranhos,
bizarros e surreais. O seu interessante conceito de “filme estranho” muitas
vezes coincide com a noção de “filme gnóstico” explorada por esse blog.
A espinha dorsal do site é a construção
sempre mutante de uma lista de 366 filmes estranhos. Por que 366? Essa é uma
explicação também estranha: um filme para cada dia do ano (um a mais para os
anos bissextos). Como cada dia do ano está associado a um santo católico, os
autores do site acreditam que todos os dias deveriam ter seu próprio filme
estranho...
quarta-feira, dezembro 31, 2014
No quinto aniversário o blog deseja ao leitor um feliz 2015
quarta-feira, dezembro 31, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Em
dezembro o blog “Cinema Secreto: Cinegnose” completou o seu quinto ano de
atividades. Agradecemos aos nossos leitores pelos comentários, críticas e
constantes sugestões de filmes para serem analisados e pautas para serem
abordadas. Graças ao estímulo dos nosso leitores o blog alcançou várias
conquistas como ampliar parcerias com outros blogs e portais de notícias e desenvolver
pesquisas científicas que resultaram em descobertas como: as cartografias e
topografias da mente, adgnose, o fenômeno das bombas semióticas,
sincromisticismo, parapolítica entre outras. Essa expansão física e de
resultados do blog, impõe o desafio mais importante para o próximo ano – a busca
da sustentabilidade financeira para manter o “Cinegnose” em atividade. O que
nesse final de ano resultou no conflito com o Google AdSense por supostas “violações”
e a tentativa de censura em nossos conteúdos. Um Feliz 2015 para nossos leitores, repleto de iluminações gnósticas!
(Na foto algumas personalidades e filmes que fazem a cabeça do "Cinegnose": Freud, Theodor Adorno, Jean Baudrillard, o diretor Stanley Kubrick e os filmes Matrix, Show de Truman, Lucy e The Machine)
Há 5 anos, no encerramento de uma disciplina
da pós-graduação na ECA/USP, a professora Glória Kreinz indagou para mim: por
que não faz um blog? Era o início da ideia do “Cinema Secreto: Cinegnose”.
Muito material de análise fílmica tinha
ficado de fora da dissertação de Mestrado chamada Cinegnose – a recorrência de elementos gnósticos na atual produção
cinematográfica norte-americana, pela própria limitação de espaço de uma
pesquisa dessa natureza. Um blog seria o espaço perfeito para publicar as
análise fílmicas de 20 filmes que fizeram parte do universo de pesquisa da
dissertação. Mais tarde, a dissertação se transformaria no livro Cinegnose, publicado pela editora
Livrus.
segunda-feira, dezembro 29, 2014
Blog censurado pelo delírio digital do Google AdSense
segunda-feira, dezembro 29, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Para minha surpresa, o blog “Cinema
Secreto: Cinegnose” foi acusado, julgado e executado às vésperas do Natal.
Acusação: disseminação de conteúdos “chocantes” de “violência”, “pornografia”,
“sangue” e “atitudes repulsivas”. Pelo menos é o que disseram os robôs e
scripts do Google AdSense, lembrando a elite de juízes de rua do filme “Judge
Dredd” que julgava e executava instantaneamente os violadores – “veiculação de
anúncio do Google AdSense foi desativada no seu site por violação do
regulamento do programa”, informava o e-mail executor!. Esse será o admirável
mundo novo do Google: o delírio digital dos códigos binários que, sem
compreender contextos, reduzirá a realidade ao denominador comum do 0/1. Como
um blog que analisa filmes e a mídia como sintomas do imaginário social de uma
determinada época, poderá tratar dessa temática sem cair na “malha fina” dos
onipresentes e oniscientes robôs digitais? Bem vindo à futura blogosfera
“disneyficada” e pacificada em tons pastéis semelhantes à cidade cenográfica de
Seaheaven do filme “Show de Truman”.
Entre
um e-mail e outro na caixa de entrada na véspera de Natal, com os tradicionais
desejos de boas festas, surge um com título ameaçador: “A veiculação do anúncio
do Google Adsense foi desativada para o seu site”. Um estranho e-mail cujo
conteúdo narra algum tipo de julgamento feita à minha revelia no qual fui acusado,
condenado e executado! Isso depois de seis meses de anúncios adsense no blog.
sábado, dezembro 27, 2014
Em Observação: "Êxodo: Deuses e Reis" (2014) - Deus é o vilão?
sábado, dezembro 27, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
“Êxodo: Deuses e Reis” é mais um filme da tendência atual de
produções hollywoodianas de temas bíblicos. Os produtores escolheram o diretor certo: Ridley Scott, cujos filmes parecem ter um tema recorrente – a morte dos
deuses. Assim como no filme “Noé” de Aronofsky, o Deus do Velho Testamento bíblico é
apresentado de forma gnóstica como um Demiurgo – ciumento, rancoroso e
vingativo. O filme desperta protestos de teólogos e cristãos sobre essa visão
tão sombria de Deus: “Como um Moisés horrorizado pode acompanhar o Senhor?”.
quinta-feira, dezembro 25, 2014
Walt Disney mexicano treina crianças para o mundo corporativo
quinta-feira, dezembro 25, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Apontado como o Walt Disney mexicano, com um toque de Willy Wonka e sua fantástica fábrica de chocolate, o empresário Xavier López Ancona desde 1999 comanda a KidZania. É uma rede de parque temático para crianças presente em 16 países, e agora também em São Paulo. “Crianças necessitam de histórias de êxito”, diz o empresário cujo parque simula em escala infantil uma cidade onde, através de jogos de role playing, os pequenos performam atividades adultas remuneradas pela moeda local. Expostas ao bombardeio de marcas globais e acompanhadas por pais orgulhosos, os pequenos tornam-se médicos, bombeiros, jornalistas ou chef de cozinha. É a “edu-diversão”: crianças tornam-se espelhos dos adultos – subliminarmente são treinadas em jogos e simulações para o mundo dos processos seletivos corporativos dos administradores, call centers e funcionários – é a “gameficação” e a simulação como ferramentas de administração. Esqueça o jogo lúdico e infantil. Agora o jogo deve ser focado no futuro e nos negócios.
quarta-feira, dezembro 24, 2014
Cristo já está dentro de nós nesse Natal?
quarta-feira, dezembro 24, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
“Aquele que beber da minha boca se tornará como eu e eu
serei ele”. Essa frase atribuída a Jesus no evangelho gnóstico de São
Tomas encontrado no Egito há quase 70 anos é fonte de controvérsia por inspirar
uma visão herética de Cristo e da sua missão aqui na Terra: Ele não veio nos “salvar”,
mas nos “curar”, isto é, despertar Ele dentro de nós mesmos.
O historiador e mitólogo Joseph Campbell no livro O
Poder do Mito nos oferece uma didática interpretação dessa passagem do Evangelho
de São Tomas. “Que blasfêmia”, teria observado um padre na plateia em uma
conferência de Campbell. Claro, "somente um deus pode se equiparar a outro deus."
Para além da sua figura histórica, como Mito, Jesus Cristo reflete
nossas potencialidades espirituais, evocando poderes em nossas próprias vidas.
Para Campbell é uma ideia potencialmente revolucionária: além da fé em Cristo
suplantar a própria religião institucionalizada, significa, também, superar o
nosso próprio ego ao voltarmos à raiz da palavra “religião”: religio, religar,
onde a nossa vida isolada é ligada a uma vida una.
domingo, dezembro 21, 2014
Nossa consciência é uma ilusão no filme "Em Transe"
domingo, dezembro 21, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Uma gangue de ladrões que ao invés de assaltar um banco,
tenta invadir a mente de alguém para reaver um valioso quadro de Goya perdido
em uma frustrada tentativa de roubo a uma casa de leilões de artes. Com esse
argumento que mistura os filmes de Nolan “A Origem” com “Amnésia”, o diretor Danny Boyle
faz um interessante thriller psicológico noir no filme “Em Transe” (Trance,
2013). Boyle explora os principais ingredientes de um filme noir: homens
durões, uma mulher fatal e um mundo de ilusões onde nada é o que parece ser.
Nessa clássica receita de um thriller noir, Boyle acrescentou um ingrediente
bem contemporâneo: a psicologia gnóstica – “Em Transe” faz uma espécie de
engenharia reversa do processo de perda da nossa consciência na ilusão que
conhecemos como “realidade”: quanto mais acreditamos que temos livre-arbítrio,
menos percebemos que somos escravos de um estado hipnótico. Filme sugerido pelo
nosso leitor Felipe Resende.
Quatro
figuras semi-nuas estão se contorcendo no ar. Três delas usam chapéus pontudos,
e estão segurando a quarta contra a sua vontade. Seu rosto está contorcido em
uma careta agonizante e seus captores parecem chupar sua carne e sangue. Abaixo
dessa imagem horrível está uma quinta figura que se esconde sob um cobertor com
os punhos estendidos numa vã tentativa de afastar o tormento que paira acima
dele – ou talvez no interior da sua própria cabeça.
Esta
não é uma cena do thriller psicológico de Danny Boyle Em Transe (Trance, 2013):
é na verdade uma descrição do quadro chamado Bruxas no Ar do pintor espanhol Goya, pivô de toda a trama do filme
que gira em torno do seu roubo. Mas lá pela metade do filme, provavelmente o
espectador vai se identificar com o personagem do quadro que tem o cobertor
sobre a cabeça e compreender o porquê dessa obra ser o centro de tudo: o que
entendemos como realidade pode ser nada mais do que a soma de todas as
impressões, sugestões ou sentimentos criados por nós ou simplesmente inseridas
em nossa cabeça – acreditamos no livre-arbítrio de nossas ações e, baseado
nisso, construímos nossas vidas. Mas até que ponto isso é verdade?
sexta-feira, dezembro 19, 2014
Papai Noel: modo seguro de usar
sexta-feira, dezembro 19, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
De onde vêm os papais noéis de
todos os shoppings centers do mundo? São velhinhos aposentados que fazem bico
no final de ano para aumentar um pouco a renda? Não, segundo o diretor
finlandês Jalmari Helander: eles são raros produtos de exportação do seu país,
caçados por corajosos homens na Lapônia para serem vendidos para todo o mundo
“Antes de cair a primeira neve do inverno, caçadores profissionais começam o seu trabalho. O longo processo de rastreamento, caça e transformação desse rei da floresta em um produto acabado é um longo processo, mas o resultado final é motivo de comemoração."
quarta-feira, dezembro 17, 2014
Pequeno manual de guerrilha semiótica antimídia
quarta-feira, dezembro 17, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
É inacreditável que depois de quase um século de legado em
instrumentos, estratégias e pesquisas na Ciência da Comunicação, a única
reposta possível do PT à agenda imposta pela grande mídia seja a articulação de
um “gabinete de crise”. Administrar os estragos provocados pelas explosões das
bombas semióticas apenas legitima e dá pertinência à pauta diuturnamente
elaborada pelas redações dos grandes veículos. O PT repete o mesmo erro
estratégico das esquerdas em todos os tempos: pensar a comunicação ainda de forma
tradicional (iluminista) como uma questão de Fonte de transmissão dentro da
cadeia de comunicação. As bombas semióticas demonstraram que a grande mídia já
está à frente com o chamado “softpower” – não mais tentar convencer ou
persuadir, mas agora criar pânico e moldar percepções. Guerrilhas semióticas são a única estratégia
possível frente ao cerco das grande mídias: criar uma contra-agenda atuando na
recepção e nos códigos. Nessa postagem, um esboço inicial de uma guerrilha no interior
dos processos de comunicação.
A
notícia de que o ex-presidente Lula articula a criação de um “gabinete de
crise” para enfrentar o impacto das denúncias da Operação Lava Jato é tudo
aquilo que a grande mídia esperava ouvir: um “gabinete de crise” apenas vai retroalimentar
a agenda criada diariamente pelos colunistas e editoriais, legitimando a pauta
pré-estabelecida, como se o PT fosse um bom adversário que aceita as regras do
jogo.
Foi
também noticiado que o gabinete será formado por um “grupo de notáveis” (sempre
os “notáveis”... Marina Silva também pretendia montar um ministério com
“notáveis”...).
segunda-feira, dezembro 15, 2014
"Som do Ruído" dispara bombas musicais contra indústria do entretenimento
segunda-feira, dezembro 15, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Apesar de ter nascido em uma família de longa
tradição de músicos famosos, Amadeus é um investigador de polícia que odeia música. Mas ironicamente destinam a ele o caso mais difícil da
sua vida: seis bateristas excêntricos, liderados por um gênio musical
anarquista, decidem lançar uma ataque em escala sonora transformando torres de
alta tensão, salas de cirurgia e agências bancarias em inesperados instrumentos
de música e ritmos. Bandidos de uma nova
geração: terroristas que explodem bombas musicais. Esse é a produção sueca “O
Som do Ruído” (Sound of Noise, 2010), claramente inspirado no manifesto musical futurista de 1913
“Arte dos Ruídos”. O filme é uma comédia e, ao mesmo tempo, um manifesto
estético-político que mostra como a música pode produzir
conformismo. Mas também no diz como é possível reagir através de guerrilhas
sonoras-musicais que nos libertem da música produzida pela indústria do
entretenimento.
Quando
falamos em filmes gnósticos imaginamos dramas ou thrillers de ficção científica
cheios de ação como Matrix ou A Origem, ironia social como em Show de Truman ou intrincadas narrativas
que confundem a ilusão com a realidade como em Ilha do Medo. Os simbolismos gnósticos são pesados e épicos ao
denunciarem que a realidade é ao mesmo tempo ilusão e prisão.
Um
filme que combina comédia, música e romance pode também lidar com temas
gnósticos profundos? Assistindo ao filme sueco O Som do Ruído (Sound of
Noise, 2010) podemos chegar a uma surpreendente conclusão positiva. Sim, a música e o som que nos rodeiam podem
também modelar a nossa experiência, criar o senso comum e nos faz aderir a
valores sociais, produzindo conformismo ao status quo.
sábado, dezembro 13, 2014
Rio de Janeiro leva crianças para o Capitalismo Cognitivo
sábado, dezembro 13, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Prefeitos,
governadores e presidentes vivem a pressão política e mercadológica de tornar visíveis para a
mídia e opinião pública suas obras e realizações. Mas às vezes essa corrida
contra o tempo cria verdadeiros atos falhos onde a peça publicitária se trai e
a verdade sobe à tona em meio a camadas de discursos e eufemismos. O exemplo
mais recente é a da inacreditável publicidade veiculada no jornal “O Globo” do
programa “Fábrica de Escolas do Amanhã” da Prefeitura da cidade do Rio de
Janeiro: crianças em carteiras sobre uma esteira de linha de produção ao melhor
estilo do vídeo clip “Another Brick in The Wall” do Pink Floyd. Qual concepção
de educação pública é passada pelo ato falho visual? Para onde aquela esteira
está levando as crianças da foto? Uma análise iconográfica e semiótica da peça
publicitária pode revelar: a esteira leva para o futuro, para o Capitalismo
Cognitivo.
Como
diz aquele provérbio, uma imagem vale mil palavras. Publicidade veiculada no
último domingo no jornal O Globo do programa “Fábrica de Escolas do Amanhã”, da
Secretaria Municipal da Educação do Rio de Janeiro, mostra uma fotografia onde
explicitamente faz uma aproximação de uma escola com uma linha de produção
industrial.
Acima
da foto em que vemos crianças nas carteiras escolares sobre uma esteira de
linha de produção há um texto que diz: “Nossa linha de produção é simples.
Construímos escolas, formamos cidadãos e criamos futuros”. A peça publicitária
divulga o programa da prefeitura que constrói estruturas pré-moldadas para a
construção e escolas, além de armazenar e distribuir material para as unidades
da rede de ensino.
quarta-feira, dezembro 10, 2014
Efeito Pinball potencializa bombas semióticas na mídia
quarta-feira, dezembro 10, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Quem
não conhece o jogo de arcade chamado Pinball? Um lançador dispara uma bolinha
de metal que bate e rebate em pinos somando pontos a cada tilintar barulhento.
Numa tragicômica analogia, a grande mídia parece ter transformado o País numa
gigantesca arcade ao chegar no estado da arte de impor sucessivas agendas que
se assemelham a bolinhas metálicas disparadas em um Pinball: “mensalão”, “caos
aéreo”, “o gigante acordou”, “petrolão” etc. O Governo responde aqui e ali com
notas, criando um círculo infernal de bate-rebate que só legitima a agenda
anteriormente criada. O Efeito Pinball se transforma no meio condutor das
bombas semióticas que são detonadas diariamente nas mídias. Por si só elas não
têm força: necessitam do meio condutor da agenda, assim como as ondas de
choque produzidas por uma bomba química necessitam do ar.
Nas últimas edições do
telejornal SPTV da Globo, o apresentador Cesar Tralli tem se mostrado
particularmente indignado, não se sabe porque orientado pelo ponto para que ele eleve
o tom das críticas ou se está contaminado pelo clima do chamado “terceiro
turno” que se seguiu após as eleições.
Em sucessivas matérias
Tralli tem demonstrado uma indignação tão cívica quanto seletiva. Na
inauguração de mais uma ciclo-faixa, na Zona Norte da cidade de São Paulo,
dispara inconformado: “assim é fácil fazer 400 quilômetros de ciclo-faixas,
passar a tinta sobre buracos”, diz mostrando um close up de um buraco no meio da
faixa recém-inaugurada. Pelo tipo de lente e esmero da teleobjetiva parecia
mais uma cratera lunar!
Série "Além da Imaginação" e a sensibilidade gnóstica atual
quarta-feira, dezembro 10, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
A comparação do episódio “Special Service”
da terceira temporada da série de TV “Além da Imaginação” (1988-89) com o filme “Show
de Truman” (1998) revela didaticamente com a sensibilidade gnóstica atual está por trás de adaptações dos clássicos da TV e do
cinema. O episódio de 1988 inspirou
Andrew Niccol a escrever o roteiro de “Show de Truman”: enquanto no
episódio original vemos uma típica ficção científica orwelliana onde a paranoia
e conspirações dominam o protagonista, na adaptação de Niccol vemos esses
mesmos elementos transmutados em drama e sátira social. Mas Niccol colocou algo
mais: a suspeita de que o reality show não seja apenas televisivo, mas cósmico.
A
postagem anterior sobre o filme brasileiro O
Efeito Ilha (1994) e a possibilidade sugerida pelo diretor Luís Alberto
Pereira de que Peter Weir teria “chupado” a ideia do filme para construir o
roteiro de Show de Truman (Truman Show, 1998), provocou polêmica
aqui no blog – clique
aqui.
Como vimos, essa suspeita não procede, já que
o tema do controle da privacidade que é transformado em show pela mídia são
tratados de forma invertida: em O Efeito
Ilha, a transmissão televisiva involuntária da vida do protagonista é
tratada como “dissonância cognitiva, isto é, elemento dissonante que faz os
espectadores tomarem consciência da TV como instrumento de alienação; enquanto
em Show de Truman, a vida do
protagonista é transformada em um autêntico reality show, como instrumento de
alienação para as massas.
domingo, dezembro 07, 2014
Filme "O Efeito Ilha": "Show de Truman" plagiou filme brasileiro?
domingo, dezembro 07, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Em um tom quase profético, o filme brasileiro “O Efeito Ilha”
(1994) de Luís Alberto Pereira antecipou toda a onda posterior dos reality
shows na TV. Quatro anos depois o filme “Show de Truman” retomaria o tema da
invasão de privacidade como show, levando Pereira a declarar que Peter Weil
teria “chupado” sua ideia. Posteriormente o filme “O Efeito Ilha” seria lançado
em VHS como “The Man In The Box” – um técnico de TV é vítima de um estranho
fenômeno eletromagnético através do qual sua vida passa a ser transmitida ao vivo em todos os
canais de TV. “O Efeito Ilha” captou o espírito do seu tempo (naquele momento o Projeto científico Biosfera 2 e o “Real World” da MTV eram os embriões de um novo gênero televisivo). Por que, ao contrário dos EUA, o cinema
brasileiro não continuou explorando esse tema, relegando o filme “O Efeito
Ilha” ao esquecimento?
quarta-feira, dezembro 03, 2014
O Inferno alquímico de Dante no filme "O Reflexo do Medo"
quarta-feira, dezembro 03, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Conhecida como "Cidade Luz", Paris também é escura e misteriosa: sob a cidade se estende uma vastíssima rede de mais de 300 quilômetros de túneis e labirintos. São as chamadas “catacumbas de Paris” ou “cidade dos mortos” onde jaz os restos de seis milhões de pessoas, além de vestígios de cultos celtas, franco-maçons, gravuras e sinais ritualísticos sagrados. Nessa atmosfera claustrofóbica e sombria se movem os arqueólogos urbanos do filme “O Reflexo do Medo” (As Above, So Below, 2014), misturando terror com thriller psicológico no estilo falso documentário ou “found footage”. Como informa o título original, a narrativa explora o princípio alquímico da Correspondência, repleto de referencias ao chamado esoterismo cristão presente na obra de Dante Alighieri “A Divina Comédia”, na qual o diretor John Erick Dowdle se inspirou para escrever o roteiro.
sábado, novembro 29, 2014
"Veja São Paulo" detona bomba semiótica na Cracolândia
sábado, novembro 29, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Feios, sujos, malvados e viciados retornam à Cracolândia,
levantando uma mini favela em plena rua do Centro. A grande mídia esfrega as
mãos para denunciar uma suposto fracasso do programa da Prefeitura de São Paulo
“De Braços Abertos”. Assim como os black blocs (úteis na oportuna criação de imagens
midiáticas de caos no País em ano eleitoral) foram glamurizados através de Dani
Pantera e Emma,
agora o “fracasso” na Cracolândia é midiatizado pela personagem da “Cinderela às avessas”, a
ex-modelo Loemy que se tornou viciada em crack e vaga pelas ruas do Centro. Matéria da "Veja
São Paulo" a transforma em mais uma bomba semiótica, assim como foi a “musa”
black bloc Dani Pantera: a bomba da “good-bad girl”. A matéria se mostra menos uma reportagem e
muito mais um sintoma do DNA dos cursos internos de jornalismo da Editora
Abril: a frenética busca por personagens que confirmem narrativas que o próprio
Jornalismo já tem de si mesmo.
- Olá, querida - gritou Joe Louis a sua mulher ao vê-la o esperando no aeroporto de Los Angeles. Ela sorriu enquanto aproximava-se e quando estava a ponto de ficar na ponta dos pés para lhe dar um beijo, deteve-se de pronto.
- Joe, onde está sua gravata? - perguntou.
- Ai, querida - ele desculpou-se encolhendo os ombros - estive fora toda a noite em Nova York e não tive tempo... (...)
Houve uma
época em que jornalistas buscavam personagens (como o protagonista desse
diálogo, o boxeador Joe Louis) para mostrar o lado humano de figuras que o
tradicional texto jornalístico não permitia. Nesse texto da revista Esquire em 1962, Gay Talese (um dos
precursores do chamado Novo Jornalismo –
gênero jornalístico do início dos anos 60 nos EUA que misturava narrativa
jornalística com estilo literário) procurava mostrar o lado humano de um
campeão de boxe capaz de expressar fragilidade ao encolher os ombros em uma
pequena discussão com sua mulher no aeroporto.
domingo, novembro 23, 2014
Amor e entrelaçamento quântico no filme "Interestelar"
domingo, novembro 23, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Depois de desafiar os espectadores com desconstruções
narrativas como “Amnésia” e articular sucessivas camadas de mundos oníricos em
“A Origem”, agora Christopher Nolan em “Interestelar” (Interstellar, 2014) nos
desafia com os paradoxos da mecânica quântica e relatividade. Aqui não há mais heróis tentando salvar a
Terra, mas pessoas que se sacrificam na procura de um caminho para a humanidade
abandonar um planeta agonizante. E a única saída será através de buracos negros
e “buracos de minhoca” cósmicos. Porém, as equações falham em tentar conciliar
a dimensão quântica e a relatividade. Qual a solução proposta por Nolan? Amor e
Comunicação, os únicos elementos que atravessam os diferentes espaços-tempos e
que resolveriam o enigma do chamado “entrelaçamento quântico”. Tudo com muitas
alusões gnósticas e religiosas, criando uma poderosa atmosfera mística.
John Smith
trabalha como projetista em um cinema nos EUA. John fez um curioso relato no
início desse mês: ao receber a cópia do filme Interestelar percebeu que ela veio embrulhada e rotulada como
“Flora’s Letter” – The Hollywood Reporter,
22/10/2014.
Já é bem
conhecida essa estratégia onde os filmes são distribuídos ou mesmo produzidos
com títulos falsos a fim de dificultar a pirataria ou roubo.
Mas também é
conhecido que muitos produtores não resistem à tentação de deixar nesses falsos
rótulos pistas inteligentes e sugestões. É o exemplo de filmes anteriores de
Nolan que foram distribuídos dessa maneira, com intrigantes pistas:
“Backbreaker” para o filme Batman - O
Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight,
2008) e “Be Kind, Rewind” para Amnésia
(Memento, 2000).
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