quinta-feira, junho 10, 2021
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O filme brasileiro “Insolação” (2009), de Felipe Hirsch e Daniela Thomas, é um trabalho autoral e experimental sobre um tema aparentemente clichê de tão explorado que já foi pelos diversos
gêneros cinematográficos: frustrações e desencontros nas relações amorosas.
Porém aqui a sensação da paixão confunde-se com a sensação fisiológica da
insolação. É o elemento de ligação entre o amor e a condição humana de exílio e
prisão em um cenário quase extraterrestre de ruínas e enormes formas
geométricas de concreto. Dessa maneira, “Insolação” liberta-se do tradicional
foco do “humano, demasiado humano” para o problema da frustração amorosa para
se voltar para atmosfera gnóstica que parece sufocar e aprisionar os
personagens. Em outras palavras, o Mal não estaria no ser humano, mas na
própria realidade que o aprisionaria.
Para além de todas diferentes
narrativas míticas, simbolismos, correntes e escolas, o Gnosticismo poderia ser
sintetizado em uma fórmula básica: “Eu estou no mundo, mas não sou desse mundo”.
Essa frase resume perfeitamente o sentimento de estar relegado às mais baixas
profundezas do cosmos, vivendo em um planeta, num corpo carnal feito de um
aglomerado de moléculas nas mais insuspeitas combinações, em um complexo
amálgama que, de alguma maneira, constitui a base material da nossa reclusão
espiritual.
Essa sensação de exílio,
estranhamento, de inadaptabilidade, de estar em um mundo que nos expulsa é o
que torna o Gnosticismo muito mais do que uma doutrina ou filosofia. Antes
disso, uma “atitude mental”, uma “predisposição” que antecede qualquer
sistematização filosófica.
Pois o filme brasileiro Insolação (2009), estreia no cinema do diretor teatral Felipe Hirsch ao lado de
Daniela Thomas, parece confirmar essa ideia: não podemos categorizá-lo como um
“filme gnóstico” ao lado de Show de Truman, Matrix ou Dark City, mas ele
expõe essa atmosfera de exílio e prisão que definiriam a própria condição
humana nesse planeta. Nessa condição, só nos restaria uma coisa: o amor, não
como promessa de felicidade, mas como uma experiência que nos proporciona a
sensação de estarmos vivos.
Insolação partiu de um projeto
de adaptação de um serie de contos russos que falavam sobre o amor. O resultado
foi linhas de diálogos fragmentados com personagens diversos em situação muitas
vezes surrealistas perambulando sob o sol e o calor de uma cidade em ruínas,
desértica, feita de formas geométricas modernistas gigantescas em concreto. Nos
interiores das casas, apartamentos e escritórios tudo parece estar desarrumado,
em mudança. O enquadramento da câmera salienta ainda mais a sensação de
desconforto dos personagens, em ângulos descentralizados, em plano geral ou
panorâmica para ressaltar a insignificância do indivíduo frente ao espetáculo
de desolação.
Com um elenco de primeira (Paulo
José, Antônio Medeiros, Leandra leal, André Frateschi, Maria Luisa Mendonça,
Simone Spoladore), “Insolação” nos apresenta muitas vezes esquetes fragmentados
onde os textos são mais declamados do que representados, personagens em busca
de alguém para amar, sempre tendo como fundo as ambientações áridas de uma
Brasília que não aquela a que estamos acostumados em cartões postais.
Amor, ruínas e insolação
O filme foi rodado em
ambientações abandonadas da cidade, em uma região que parece representar o fim
da utopia modernista não só de Brasília, mas do próprio movimento arquitetônico
do modernismo: como a profusão das grandes áreas de concreto e a
monumentalidade aprisionou o indivíduo em um cenário quase extraterrestre pela
frieza e aridez.
Paulo José faz uma espécie de
mestre de cerimônias que se encontra com os personagens em uma lanchonete
abandonada onde tenta fazê-los refletir sobre suas vidas. O público acompanha a
rotinas dessas pessoas, onde todos parecem estar presos em um dia sem fim,
desconectado de qualquer noção de tempo e espaço. E todos parecem sofrer de um mesmo
mal: a insolação, sensação que se confunde com a paixão amorosa que
eventualmente um terá pelo outro, mas que constantemente é frustrada.
Acompanhamos narrativas
alternadas como a do garoto apaixonado por
uma mulher mais velha enquanto a
relação dos pais se desmorona, a mulher insaciável por sexo que procura o amor
na promiscuidade, uma jornalista que chega a um escritório de arquitetura e
desestabiliza as relações pessoais etc.
Aqui e ali nas sequências
fragmentadas, os personagens expressam a necessidade de sair dali. De passagem
conta-se a história dos fundadores daquele lugar como pessoas que caminharam em
um deserto por muito tempo até perderem o caminho. Assim como esses fundadores
míticos, todos parecem prisioneiros em um ambiente de calor sufocante.
Insolação trata de amores
frustrados e fracassos na busca da felicidade, porém o filme enfoca esse tema tão
comum em diversos gêneros cinematográficos sob um prisma bem diferente.
Poderíamos dizer que o tema das frustrações amorosas quase sempre é narrado sob
o ponto de vista do “humano, demasiado humano”, isto é, a interdição do amor e
da felicidade criada pelas fraquezas humanas como culpa, irresponsabilidade,
imediatismo, hipocrisia, traição etc.
O que torna o filme de Felipe
Hirsch e Daniela Thomas diferenciado é a atmosfera gnóstica que parece sufocar
e aprisionar os personagens que, esta sim, parece interditar todas as
tentativas de realização ou de fuga. A infelicidade humana não é uma questão
ética ou moral, mas acima de tudo ontológica: o Mal não está no ser humano, mas
na própria realidade que o prende.
Para ressaltar esse Mal inscrito
na própria realidade, o filme nos oferece uma verdadeira experiência sensorial
que, pelo ponto de vista da semiótica, chama-se percepção de “primeiridade”: a fotografia
do filme é rica em texturas, rugosidade, aridez, jogos de alto contraste
claro/escuro; o áudio capta expressa o som do atrito de pessoas e objetos – o lápis
no papel ressecado, o arrastar dos pés nos pisos de rugosidade do concreto,
pedras, areia etc. O que sublinha a sensação de inadaptabilidade de todos
naquela cidade, um cosmos que parece, paradoxalmente, ao mesmo tempo prender e
expulsar o ser humano.
Arquétipos
contemporâneos
Essa experiência gnóstica de
exílio e aprisionamento em um universo que parece ter sido feito por alguém que
não nos ama é matizada em três tipos de personagens que podem ser considerados
verdadeiros arquétipos contemporâneos: o viajante, o detetive e o estrangeiro. Em
postagem anterior, veja links abaixo, vimos como esses personagens expressam
esse mal estar contemporâneo e que tem o simbolismo do “deserto” (urbano ou
geológico) como estruturante.
Seriam três modos de
constituição da subjetividade atual, três histórias de personagens míticos que
aparecem, em traços gerais, como prisioneiros em um universo hostil,
estrangeiros dentro do seu próprio país, passam uma estranha sensação de
deslocamento, de não fazer parte de um mundo decadente e corrompido.
Em Insolação o mestre de
cerimônias e escritor Andrei (Paulo José) é o Detetive: ele pontua sempre a narrativa, reúne os personagens em
uma lanchonete abandonada para tentar fazê-los participar da sua investigação
sobre tudo aquilo que o espectador acompanha. Não há julgamento moral. Andrei
apenas quer entender o porquê do destino fatal de todos, jovens e velhos. Como
todo sempre, a investigação desse personagem, no final, volta-se contra ele
mesmo: Andrei descobre que “os mais novos têm a pele jovem, e não sabem nada; ao
contrário dos idosos que têm a pele envelhecida... e não sabem nada”.
O personagem do Viajante é o menino apaixonado pela
garota mais velha feito por Antonio Medeiros. Ele parece ser o único personagem
bem “estabelecido” naquele Universo com seus videogames, seu quarto, seu
headphone e sua bicicleta – seus passeios de bike pela cidade são sempre
simbólicos ao contrapor a sua figura infantil às imensas estruturas de concreto
da cidade. Seu amor frustrado pela garota mais velha (Leandra Leal) será a “viagem”
de iniciação através da qual descobrirá a natureza do universo em que vive.
E a condição de Estrangeiro que todos os personagens
parecem viver. Os planos de câmera sempre abertos para demonstrar a
insignificância dos personagens diante do Todo que parece os esmagar. A utilização
de campo e contracampo frenético da montagem passa esse incômodo ao espectador:
todos estão ali, mas parecem não pertencer àquele cenário natural de lugares em
ruínas de Brasília.
Por isso, a verdadeira chave de
compreensão de um filme tão autoral e experimental como Insolação não está na
“história” (na verdade tão fragmentada quanto a própria existência), mas no
cenário em ruínas de uma estranha beleza quase extraterrestre que está onipresente em todas as
histórias. As histórias de amor contadas não terminam em belos por do sol,
personagens em contraluz ou confissões pessoais e declarações de amor, mesmo
frustradas. A virtude do filme é fugir de todos esses clichês e mergulhar de
cabeça na reflexão sobre um mundo que parece que nos expulsa.
Ficha Técnica
Título: Insolação
Diretor: Filipe Hirsch e Daniela Thomas
Roteiro: Will Eno e Sam Lipsyte
Elenco: Paulo José, Simone Spoladore, Leandra Leal, André
Frateschi, Maria Luisa Mendonça, Leonardo Medeiros, Jorge Emil
Produção: Nós Outros Produções, Dezenove Som e Imagens
Produções
Cinegnose participa do programa Poros da Comunicação na FAPCOM
Este humilde blogueiro participou da edição de número seis do programa “Poros da Comunicação” no canal do YouTube TV FAPCOM, cujo tema foi “Tecnologia e o Sagrado: um novo obscurantismo?
Esse humilde blogueiro participou da 9a. Fatecnologia na Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul (SP) em 11/05 onde discutiu os seguintes temas: cinema gnóstico; Gnosticismo nas ciências e nos jogos digitais; As mito-narrativas gnósticas e as transformações da Jornada do Herói nas HQs e no Cinema; As semióticas das narrativas como ferramentas de produção de roteiros.
Publicidade
Coleção Curtas da Semana
Lista semanalmente atualizada com curtas que celebram o Gnóstico, o Estranho e o Surreal
Após cinco temporadas, a premiada série televisiva de dramas, crimes e thriller “Breaking Bad” (2008-2013) ingressou na lista de filmes d...
Terça - Feira, 8 de Abril
Bem Vindo
"Cinema Secreto: Cinegnose" é um Blog dedicado à divulgação e discussões sobre pesquisas e insights em torno das relações entre Gnosticismo, Sincromisticismo, Semiótica e Psicanálise com Cinema e cultura pop.
A lista atualizada dos filmes gnósticos do Blog
No Oitavo Aniversário o Cinegnose atualiza lista com 101 filmes: CosmoGnósticos, PsicoGnósticos, TecnoGnósticos, AstroGnósticos e CronoGnósticos.
Esse humilde blogueiro participou do Hangout Gnóstico da Sociedade Gnóstica Internacional de Curitiba (PR) em 03/03 desse ano onde pude descrever a trajetória do blog "Cinema Secreto: Cinegnose" e a sua contribuição no campo da pesquisa das conexões entre Cinema e Gnosticismo.
Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, organizado pelo Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.
Neste trabalho analiso a produção cinematográfica norte-americana (1995 a 2005) onde é marcante a recorrência de elementos temáticos inspirados nas narrativas míticas do Gnosticismo.>>> Leia mais>>>
"O Caos Semiótico"
Composto por seis capítulos, o livro é estruturado em duas partes distintas: a primeira parte a “Psicanálise da Comunicação” e, a segunda, “Da Semiótica ao Pós-Moderno >>>>> Leia mais>>>