quarta-feira, março 30, 2022

Os zumbis são espelhos dos vivos em 'Os Mortos Não Morrem'

O planeta sai do eixo devido a uma exploração geológica predatória no Polo Norte. O dia e noite começam a mudar instantaneamente. Os animais fogem ou enlouquecem. Mas na pequena cidade de Centerville todos ignoram, imersos em que estão na sua pacata rotina. Até que os mortos ressuscitam, transformados em zumbis. Mas eles não querem apenas comer os vivos: querem voltar a consumir produtos e objetos de que gostavam quando eram vivos. Essa é a comédia de humor negro de Jim Jarmusch “Os Mortos Não Morrem” (The Dead Don’t Die, 2019), um filme político e espiritualmente amargo: retoma o simbolismo político original de George Romero em “A Noite dos Mortos-Vivos” (1968) para dar uma complementação existencial gnóstica: e se nos formos como os mortos-vivos,...

domingo, março 27, 2022

Live de domingo com Wagner, Nietzsche, Philip K. Dick, Gnosticismo e guerra semiótica na Ucrânia e no Brasil

Quer fazer o final de domingo valer à pena? Então participe da Live Cinegnose 360 #48, nesse domingo (27/03), às 18h, no YouTube. Na sessão dos vinis desse humilde blogueiro, vamos falar de música clássica: por que Nietzsche cancelou Richard Wagner? – e o que isso tem a ver com o Top 10 das músicas mais executadas nas rádios brasileiras. Depois, Gnosticismo e o escritor Philip K. Dick em duas séries: “Feria: Segredos Obscuros” e “Philip K. Dick’s Eletric Dreams”. E um balanço sobre um mês de cobertura midiática na guerra da Ucrânia: recorrências, clichês e contradições. Pesquisas eleitorais apontam que a grande mídia vai de Bolsonaro mesmo! PMiG e a guerra semiótica criptografada: o “escândalo” do Ministério da Educação e Val do Açaí. Junte-se...

sexta-feira, março 25, 2022

Um mês de cobertura da guerra na Ucrânia revela clichês e mascara "video news releases"

A cobertura midiática da guerra na Ucrânia completou um mês e já demonstra as mazelas de todas as coberturas extensivas, de Olimpíadas a conflitos como esse no Leste europeu: a obrigação de cumprir o mesmo script por um tempo tão longo expõe a recorrência de clichês e contradições retóricas e das condições em que os fatos são reportados: a retórica da “guerra de narrativas”; civis mortos vs. apologia à resistência civil; o silencioso mascaramento da utilização de vídeo news releases nos telejornais; hipernormalização da tragédia com o pianista ou violinista mais próximo; a avaliação “sobrenatural” do poderio militar russo vs. fracasso militar russo; a retórica metonímica da “guerra nuclear” etc. Porém, o maniqueísmo midiático não faz a pergunta...

quarta-feira, março 23, 2022

Gnosticismo e o zeitgeist de final de milênio na série "Feria: Segredos Obscuros"

O final do milênio criou um zeitgeist que parecia despertar crenças milenaristas medievais: seitas esotéricas ou ocultistas, envolvendo suicídios coletivos, começaram a pipocar em várias partes do mundo. E na cultura pop, Nostradamus e profecias sobre o fim do mundo (inclusive o Y2K, o “bug do milênio”) estavam em alta. Não foi por acaso que as mitologias gnósticas chegaram ao mainstream hollywoodiano, consolidando o gnosticismo pop em filmes como “Show de Truman” e “Matrix”. É neste espírito de final do século XX que se inspira a série Netflix espanhola “Feria: Segredos Obscuros” (2022). Em 1995, uma pequena cidade é atingida por um evento inexplicável: 23 pessoas aparecem mortas junto a uma antiga mina, envolvendo algum tipo de seita ocultista....

sábado, março 19, 2022

Live Cinegnose é nesse sábado! New Order, Acid House, Ucrânia, geopolítica e guerra híbrida

Nessa semana a Live Cinegnose 360 estará nos embalos de sábado à noite. Excepcionalmente, a Live #47 será nesse sábado, 19/03, às 18h, no YouTube. Na sessão dos vinis desse humilde blogueiro vamos com New Order e a história da subcultura Acid House: música, esoterismo e a ascensão das “smartdrugs”. Vamos também discutir dois filmes estranhos: “The Seed” (HP Lovecraft invade mundo dos influenciadores digitais) e “Ultrasound” (o quebra-cabeça da manipulação tecnocientífica da memória). De São Paulo à Ucrânia, o Efeito Heisenberg midiático: quando a realidade vira estúdio de TV a céu aberto. Será que Biden e Putin simulam crise geopolítica para subjugar a Europa? Guerra semiótica criptografada: a escaramuça da Petrobras e diversionismo no quarto...

sexta-feira, março 18, 2022

Efeito Heisenberg midiático torna São Paulo e Ucrânia estúdios de TV a céu aberto

O que há em comum entre uma cratera que quase parou a Linha 11 da companhia de trens de São Paulo e mercenários brasileiros que ingenuamente facilitam a localização da ciberinteligência russa por postarem, nas redes sociais, fotos e clipes ao som de “Tropa de Elite”? Um efeito midiático que praticamente transforma acontecimentos em estúdios de TV a céu aberto: o “Efeito Heisenberg” – a mídia já não consegue transmitir os fatos, mas o impacto que a cobertura produz nos próprios fatos. Na verdade, o tempo todo ela cobre a si mesma. Enquanto a “alternativa técnica” da Prefeitura para tapar a cratera provocou cenas catastróficas de enchentes na região da Zona Leste de São Paulo, a vaidade das poses heroicas em busca de likes atrai os mísseis russos....

quarta-feira, março 16, 2022

O quebra-cabeça da manipulação tecnocientífica da memória no filme "Ultrasound"

Apesar da identidade ser estável e perene, ela é baseada em sensações frágeis e lábeis que constituem interpretações muito pessoais da nossa verdade: as memórias. É esse paradoxo do psiquismo que se torna o ponto fraco de qualquer manipulação mental. Principalmente por ferramentas tecnocientíficas. Pior ainda se tiver por trás corporações ou governos. “Ultrasound” (2021) é um quebra-cabeça ao estilo de Christopher Nolan em “Amnésia” ou “Inception” que ecoa as conspirações do Deep State da Guerra Fria (e parece que estamos de volta!) de projetos como MK-Ultra e Blue Bird de manipulação mental. O início do labirinto começa com um homem que, numa noite chuvosa, é obrigado a abandonar o carro com pneus furados e pedir ajuda numa casa. Lá encontra...

terça-feira, março 15, 2022

Em 'The Seed' o horror cósmico invade a bolha virtual dos influenciadores digitais

Se em “Não Olhe Para Cima” a humanidade, fechada nas bolhas virtuais das mídias sociais, ficava indiferente a um asteroide em rota de colisão com a Terra, no terror sci-fi “The Seed” (2021) influenciadoras digitais veem num alien que cai do céu apenas um conteúdo para aumentar engajamento e monetização nas redes sociais. Três amigas vão passar o final de semana regado a bebidas e drogas em um rancho no meio do deserto do Mojave para assistir a uma rara chuva de meteoros. Mas o que até então era uma comédia de terror leve sobre adolescentes ricas e insípidas em férias de verão, de repente se transforma em uma mistura de alucinação alienígena erótica e horror corporal ao melhor estilo do horror cósmico do escritor gótico norte-americano HP L...

domingo, março 13, 2022

Nesse domingo: O rock prog do Yes, como a Ucrânia virou um estúdio de TV e guerra real e semiótica no ano eleitoral

E a invasão de domingo continua! Live Cinegnose 360 #46, 13/03, às 18h no YouTube. Diretamente dos vinis do humilde blogueiro, nos labirintos esotéricos da mais emblemática banda de rock progressivo: “Yes”. Você quer deixar de ficar depressivo no domingo, com medo da segunda-feira? Então conheça a série “Ruptura”: as tiranias tecnológicas das empresas modernas. E depois, o filme “Ele Está de Volta”: o século XXI recebe Hitler de braços abertos. Filme que nos introduzirá ao próximo assunto: como a guerra na Ucrânia se transformou no espelho do Ocidente. Uma pergunta: o que está fazendo o símbolo ocultista do “Sol Negro” nos uniformes dos soldados ucranianos? E mais: Ucrânia está se transformando num estúdio de TV a céu aberto – guerra e “eventos-encenação”....

sexta-feira, março 11, 2022

Seria a guerra na Ucrânia um filme mal produzido?

Na cobertura jornalística da Guerra na Ucrânia, a grande mídia vem falando muito em “guerra de narrativas” e “propaganda de guerra”, além da “verdade como a primeira vítima”. Claro, que tudo isso só se aplica aos russos. Porém, na utilização dessas expressões de “desconstrução” existe um ardil: oculta uma coisa mais grave do que “narrativas” – o fato de que na guerra atual não há mais dissimulações, mas simulações: “eventos-encenação”. Não importam as narrativas de dissimulações, sejam da OTAN ou de Putin. O ponto de partida já é simulado. Dois exemplos: o vídeo-diário do “Illusion Warfare Report” e o site “Anti-Spigel” que denunciam como a Ucrânia está se tornando um estúdio de TV a céu aberto para a produção de vídeo especialmente roteirizados...

quinta-feira, março 10, 2022

As tiranias tecnológicas da empresa moderna na série "Ruptura"

Chega de tentar equilibrar as exigências do trabalho com a vida pessoal. Chega de estresse e burnout. Chega de levar problemas para casa. Chega de ficar depressivo no domingo com medo da segunda-feira. Na série Apple TV+ “Ruptura” (“Severance”, 2022- ) esses problemas terminaram. Ou aparentemente. Afinal, como o bom e velho Freud dizia, o reprimido sempre retorna. Em um futuro próximo uma revolucionária técnica neurocirúrgica chamada “Ruptura” cria dois selfs totalmente incomunicáveis em funcionários de uma misteriosa corporação: o eu da vida pessoal não lembra do eu que trabalha na empresa. É como vender parte de si à corporação. A série “Ruptura” é uma espécie de “The Office” hipo-utópico: revela desde as suaves tiranias dos escritórios modernos...

quarta-feira, março 09, 2022

Guerra na Ucrânia: o Império vê Hitler no próprio espelho

"Parecem com a gente!”, exclamou o repórter da CBS News ao ver imagens de refugiados ucranianos. Ato falho sintomático: foi a deixa para aumentar a escalada retórica midiática da iminência de uma “guerra mundial” – afinal, guerra mundiais só acontecem quando brancos estão morrendo. No mundo real, a Segunda Guerra Mundial jamais terminou. Os Impérios nunca pararam de lutar em inúmeras guerras quentes e golpes a sangue frio por décadas. Historicamente, as guerras mundiais sempre liberam o Império Branco (América-Europa) da culpa da própria violência colonial e racismo, ao escolherem o Hitler da vez e dizer “esse era o cara mau” e “nós o pegamos”. Agora, é Putin, com todo o “physique du rôle” para o papel. O Império sempre precisa de um Hitler....

domingo, março 06, 2022

Live invade domingo: vinis do Gentle Giant, hipernormalização na Ucrânia e Deep State manda conta pra nós

Live Cinegnose 360 vai invadir esse domingo. Com data, hora e lugar marcados para começar a invasão: 06/03, às 18h, no YouTube. Vamos começar com o vinil do rock progressivo do Gentle Giant: uma banda inspirada na sátira do escritor Rabelais e na anti-psiquiatria de RD Laing. E continuar com análise de duas séries nórdicas: “Equinox” (por que milhares de pessoas desaparecem no mundo?) e “Post Mortem: Ninguém Morre em Skarnes” (o vampiro, muito além dos clichês hollywoodianos). Depois vamos discutir a real da guerra na Ucrânia: a estratégia semiótica de hipernormalização midiática e os grandes vencedores: o Deep State e o Grande Reset Global do Capitalismo – como a conta de todo esse “infotenimento” midiático vai chegar para nós. Guerra...

sexta-feira, março 04, 2022

Deep State e Grande Reset Global fazem hipernormalização da guerra na Ucrânia

Através das telas, o mundo se entretém com a cobertura corporativa da Guerra na Ucrânia com todos os elementos semióticos de hipernormalização: discurso infantilizado (maniqueísmo, alívio cômico, contos de fadas com finais felizes etc.), sentimentalismo (busca de boas histórias “motivacionais”) e temor (o Mal onipresente, indeterminado, exponencial etc.). Enquanto isso, as três oligarquias que compõem o Deep State dos EUA estão estourando suas garrafas de champanhe. A alegria dessas oligarquias, que bancam todo esse espetáculo de entretenimento jornalístico que combina canastrice ficcional com fatalismo, logo mandará a conta para os distintos espectadores. Porque não há almoço grátis. Para entendermos o montante dessa conta, precisamos...

quarta-feira, março 02, 2022

Série 'Post Mortem: Ninguém Morre em Skarnes': o mito do vampiro muito além do Mal

Desde “Deixe Ela Entrar” (2008) as produções audiovisuais escandinavas têm como característica inovações inusitadas em gêneros que sempre foram marcados pelos clichês hollywoodianos. Um deles é a da mitologia do vampiro. Na série “Post Mortem: Ninguém Morre em Skarnes” (2021- ) não há vampiros que fogem de cruzes ou réstias de alho, e andam normalmente à luz do dia. E muito menos, pescoços mordidos em série – para desespero de uma agência funerária local em crise financeira. Na série os vampiros não seduzem adolescentes como em “Crepúsculo”, e não são nem encarnações ou representações do Mal. É apenas uma incômoda herança (assim como as dívidas da agência funerária) com a qual deve-se conviver através de medidas práticas. É a marca da...

segunda-feira, fevereiro 28, 2022

HQs e o Nazismo: e se a Alemanha tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial?, por Claudio Siqueira

Como se não bastasse tudo o que vem acontecendo nos últimos anos, desde uma eleição nefasta até a disseminação do agente patogênico mais contagioso da história, tivemos a declaração bombástica do antigo Youtuber Bruno Aiub, o Monark do podcast Flow. Durante o bate-papo com a deputada Tabata Amaral do PSB e o deputado Kim Kataguiri do DEM, Bruno Aiub defendeu a criação oficial de um partido nazista alegando que: “A esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião (...) Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei”. Pra piorar, Monark deu uma de Phil Anselmo, antigo vocalista do Pantera, em seu episódio onde fez...

domingo, fevereiro 27, 2022

Blitzkrieg da Live de domingo: vamos invadir com Pink Floyd, a midiatização da guerra na Ucrânia e guinada geopolítica

Enquanto a Rússia invade a Ucrânia, a Live Cinegnose 360 #44 faz a blitzkrieg de domingo! Venha participar dessa invasão, às 18h, 27/02, no YouTube. Chegaremos à fronteira com Pink Floyd: do rock espacial ao lado sombrio do psicodelismo. Depois, começaremos a invasão discutindo os filmes “Strawberry Maison” (Neuromarketing e a Interpretação dos Sonhos de Freud) e “Moonfall: Ameaça Lunar” (por que Hollywood aumenta a produção de filmes-catástrofe nos momentos de crise global?). Para finalmente ocuparmos a capital: Grande mídia e a guerra na Ucrânia: guinada geopolítica do Império, guerra orbital e guerra territorial – por que o ator Sean Penn foi entrevistar o ator-presidente Zelensky? Qual o rendimento semiótico para a mídia hegemônica brasileira...

sexta-feira, fevereiro 25, 2022

Hollywood ao resgate da Ucrânia: guinada geopolítica dos EUA e primeiro dominó multipolar

The Last Minute Rescue! Hollywood vem ao resgate da Ucrânia! Em meio à destruição das suas forças armadas sob a blitzkrieg russa, o presidente-ator-comediante Vlodimir Zelensky arrumou tempo para a canastrice diante da câmera de outro ator: Sean Penn, que faz um documentário sobre a crise ucraniana. Aparentemente nenhuma novidade: Hollywood é o braço imaginário armado dos EUA. Apenas aparentemente: por trás há uma guinada geopolítica dos EUA, iniciada com a saída do Afeganistão. E agora, abandonando a Ucrânia à própria sorte, como isca para atrair a guerra territorial russa. Mas não sem antes render uma boa mais-valia semiótica: a construção da narrativa da Guerra Fria 2.0 – Putin como um nostálgico da velha União Soviética. Uma guinada...

quinta-feira, fevereiro 24, 2022

'Moonfall': um filme-catástrofe para a nova era da Guerra Fria 2.0 e da pandemia global

“Moonfall: Ameaça Lunar” (2022), do mestre dos filmes-catástrofe Roland Emmerich (“Independence Day”, 2012), é um exemplo do mais recente pico de produções do gênero, sincrônico à crise pandêmica global e à Guerra Fria 2.0 consolidada com a invasão da Ucrânia pela Rússia. Dessa vez, acompanhamos o que aconteceria se a Lua saísse de órbita e entrasse em rota de colisão com a Terra. Esse novo pico de produções de filmes-catástrofe (basta pesquisar o banco de dados do Internet Movie Data Base – IMDB) confirma a tese do sociólogo Ignácio Ramonet: os filmes catástrofes são uma operação psicológica de deslocamento, ao criar um objeto fóbico que fixa a angústia coletiva suscitado em situações de crise. Fixar o vetor da crise como uma calamidade...

quarta-feira, fevereiro 23, 2022

No futuro impostos e anúncios invadirão nossos sonhos no filme 'Strawberry Mansion'

Michel Gondry se encontra com Freud. E “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” descobre a “Interpretação dos Sonhos”. Esse é o filme indie “Strawberry Mansion” (2021). Em um futuro próximo o Neuromarketing alcança o estado da arte: sem permissão, poderosos algoritmos dirigidos ao consumidor se infiltram nos sonhos das pessoas, construindo anúncios com o próprio material onírico. Além disso, todos os objetos dos sonhos são tributáveis e auditados através de um “stickair”. Um auditor fiscal vai investigar o caso de uma contribuinte que há anos vem sonhando, sem pagar impostos. Auditar seus sonhos será a chave para uma terrível descoberta sobre a natureza gnóstica da própria realida...

terça-feira, fevereiro 22, 2022

Resposta anticíclica de Putin é auge da guerra semiótica entre Rússia e o modelo de Deep State

Algo saiu do script! De repente, pareceu que algum release que viria diretamente da OTAN para o ponto eletrônico dos repórteres cessou. Deixando-os gaguejantes, consternados, sem ter o que dizer ao vivo após um irritado e impaciente Putin ter reconhecido a independência e soberania das regiões separatistas da Ucrânia. Para depois, enviar “tropas de paz” para as regiões. Biden aproveitou o feriado e se fechou na Casa Branca, e, no vácuo, aliados prometeram “uma reposta rápida a Putin”. A resposta anticíclica de Putin, rompendo a “política do megafone” de Biden é a culminância aos primeiros sinais das diferenças semióticas EUA/Rússia: o salão oval versus a gigante mesa oval de reuniões do Putin, p. ex.. As diferenças não são meramente estéticas:...

domingo, fevereiro 20, 2022

Live desse domingo: The Cure: melancolia e revolta na cultura pop; Bigbug e IA; a canastríssima crise OTAN-Rússia

E continua a crônica desses tempos distópicos. Mais uma Live Cinegnose 360 nesse domingo, edição #43, às 18h, no YouTube. Diretamente do sótão desse humilde blogueiro, os vinis da banda The Cure: Charles Baudelaire de calças de couro – a recorrente revolta e melancolia na cultura pop. Em seguida, precisamos falar do filme brasileiro “A Nuvem Rosa”: profecia ou espírito do tempo? Para depois, discutirmos o filme francês “BigBug”: Inteligência Artificial e o rebaixamento do conceito de “inteligência”. Essa discussão se conectará com o documentário de Adam Curtis “HyperNormalisation” – como a ficção contaminou a política ou como as IAs nos fizeram viver em bolhas virtuais. Midiacentrismo e tautismo na cobertura midiática do encontro Bolsonaro-Putin...

sexta-feira, fevereiro 18, 2022

Midiacentrismo da cobertura Bolsonaro-Putin oculta digitais do hackeamento eleitoral do PMiG

O jornalismo corporativo é midiacêntrico e tautista: os fatos só acontecem para serem transmitidos e noticiados, numa espécie de auto lisonja do jornalismo corporativo. Disso decorre uma perigosa ingenuidade: acreditam que a verdade só pode estar no próprio fato que noticiam. Ignoram que muitas vezes os acontecimentos são diversionistas (simulações, não-acontecimentos, factoides etc.) para desviar a atenção de todos da verdadeira cena. A escalada da crise Rússia-OTAN-EUA e a visita de Bolsonaro ao líder russo Putin revelou tudo isso: como jornalistas e “colonistas” são capazes de acreditar em qualquer coisa. Até em canastrices. Dia da invasão na Ucrânia com data marcada? Uma operação de hackeamento russo das eleições brasileiras feito às vistas...

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