quarta-feira, dezembro 24, 2014
Cristo já está dentro de nós nesse Natal?
quarta-feira, dezembro 24, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
“Aquele que beber da minha boca se tornará como eu e eu
serei ele”. Essa frase atribuída a Jesus no evangelho gnóstico de São
Tomas encontrado no Egito há quase 70 anos é fonte de controvérsia por inspirar
uma visão herética de Cristo e da sua missão aqui na Terra: Ele não veio nos “salvar”,
mas nos “curar”, isto é, despertar Ele dentro de nós mesmos.
O historiador e mitólogo Joseph Campbell no livro O
Poder do Mito nos oferece uma didática interpretação dessa passagem do Evangelho
de São Tomas. “Que blasfêmia”, teria observado um padre na plateia em uma
conferência de Campbell. Claro, "somente um deus pode se equiparar a outro deus."
Para além da sua figura histórica, como Mito, Jesus Cristo reflete
nossas potencialidades espirituais, evocando poderes em nossas próprias vidas.
Para Campbell é uma ideia potencialmente revolucionária: além da fé em Cristo
suplantar a própria religião institucionalizada, significa, também, superar o
nosso próprio ego ao voltarmos à raiz da palavra “religião”: religio, religar,
onde a nossa vida isolada é ligada a uma vida una.
domingo, dezembro 21, 2014
Nossa consciência é uma ilusão no filme "Em Transe"
domingo, dezembro 21, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Uma gangue de ladrões que ao invés de assaltar um banco,
tenta invadir a mente de alguém para reaver um valioso quadro de Goya perdido
em uma frustrada tentativa de roubo a uma casa de leilões de artes. Com esse
argumento que mistura os filmes de Nolan “A Origem” com “Amnésia”, o diretor Danny Boyle
faz um interessante thriller psicológico noir no filme “Em Transe” (Trance,
2013). Boyle explora os principais ingredientes de um filme noir: homens
durões, uma mulher fatal e um mundo de ilusões onde nada é o que parece ser.
Nessa clássica receita de um thriller noir, Boyle acrescentou um ingrediente
bem contemporâneo: a psicologia gnóstica – “Em Transe” faz uma espécie de
engenharia reversa do processo de perda da nossa consciência na ilusão que
conhecemos como “realidade”: quanto mais acreditamos que temos livre-arbítrio,
menos percebemos que somos escravos de um estado hipnótico. Filme sugerido pelo
nosso leitor Felipe Resende.
Quatro
figuras semi-nuas estão se contorcendo no ar. Três delas usam chapéus pontudos,
e estão segurando a quarta contra a sua vontade. Seu rosto está contorcido em
uma careta agonizante e seus captores parecem chupar sua carne e sangue. Abaixo
dessa imagem horrível está uma quinta figura que se esconde sob um cobertor com
os punhos estendidos numa vã tentativa de afastar o tormento que paira acima
dele – ou talvez no interior da sua própria cabeça.
Esta
não é uma cena do thriller psicológico de Danny Boyle Em Transe (Trance, 2013):
é na verdade uma descrição do quadro chamado Bruxas no Ar do pintor espanhol Goya, pivô de toda a trama do filme
que gira em torno do seu roubo. Mas lá pela metade do filme, provavelmente o
espectador vai se identificar com o personagem do quadro que tem o cobertor
sobre a cabeça e compreender o porquê dessa obra ser o centro de tudo: o que
entendemos como realidade pode ser nada mais do que a soma de todas as
impressões, sugestões ou sentimentos criados por nós ou simplesmente inseridas
em nossa cabeça – acreditamos no livre-arbítrio de nossas ações e, baseado
nisso, construímos nossas vidas. Mas até que ponto isso é verdade?
sexta-feira, dezembro 19, 2014
Papai Noel: modo seguro de usar
sexta-feira, dezembro 19, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
De onde vêm os papais noéis de
todos os shoppings centers do mundo? São velhinhos aposentados que fazem bico
no final de ano para aumentar um pouco a renda? Não, segundo o diretor
finlandês Jalmari Helander: eles são raros produtos de exportação do seu país,
caçados por corajosos homens na Lapônia para serem vendidos para todo o mundo
“Antes de cair a primeira neve do inverno, caçadores profissionais começam o seu trabalho. O longo processo de rastreamento, caça e transformação desse rei da floresta em um produto acabado é um longo processo, mas o resultado final é motivo de comemoração."
quarta-feira, dezembro 17, 2014
Pequeno manual de guerrilha semiótica antimídia
quarta-feira, dezembro 17, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
É inacreditável que depois de quase um século de legado em
instrumentos, estratégias e pesquisas na Ciência da Comunicação, a única
reposta possível do PT à agenda imposta pela grande mídia seja a articulação de
um “gabinete de crise”. Administrar os estragos provocados pelas explosões das
bombas semióticas apenas legitima e dá pertinência à pauta diuturnamente
elaborada pelas redações dos grandes veículos. O PT repete o mesmo erro
estratégico das esquerdas em todos os tempos: pensar a comunicação ainda de forma
tradicional (iluminista) como uma questão de Fonte de transmissão dentro da
cadeia de comunicação. As bombas semióticas demonstraram que a grande mídia já
está à frente com o chamado “softpower” – não mais tentar convencer ou
persuadir, mas agora criar pânico e moldar percepções. Guerrilhas semióticas são a única estratégia
possível frente ao cerco das grande mídias: criar uma contra-agenda atuando na
recepção e nos códigos. Nessa postagem, um esboço inicial de uma guerrilha no interior
dos processos de comunicação.
A
notícia de que o ex-presidente Lula articula a criação de um “gabinete de
crise” para enfrentar o impacto das denúncias da Operação Lava Jato é tudo
aquilo que a grande mídia esperava ouvir: um “gabinete de crise” apenas vai retroalimentar
a agenda criada diariamente pelos colunistas e editoriais, legitimando a pauta
pré-estabelecida, como se o PT fosse um bom adversário que aceita as regras do
jogo.
Foi
também noticiado que o gabinete será formado por um “grupo de notáveis” (sempre
os “notáveis”... Marina Silva também pretendia montar um ministério com
“notáveis”...).
segunda-feira, dezembro 15, 2014
"Som do Ruído" dispara bombas musicais contra indústria do entretenimento
segunda-feira, dezembro 15, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Apesar de ter nascido em uma família de longa
tradição de músicos famosos, Amadeus é um investigador de polícia que odeia música. Mas ironicamente destinam a ele o caso mais difícil da
sua vida: seis bateristas excêntricos, liderados por um gênio musical
anarquista, decidem lançar uma ataque em escala sonora transformando torres de
alta tensão, salas de cirurgia e agências bancarias em inesperados instrumentos
de música e ritmos. Bandidos de uma nova
geração: terroristas que explodem bombas musicais. Esse é a produção sueca “O
Som do Ruído” (Sound of Noise, 2010), claramente inspirado no manifesto musical futurista de 1913
“Arte dos Ruídos”. O filme é uma comédia e, ao mesmo tempo, um manifesto
estético-político que mostra como a música pode produzir
conformismo. Mas também no diz como é possível reagir através de guerrilhas
sonoras-musicais que nos libertem da música produzida pela indústria do
entretenimento.
Quando
falamos em filmes gnósticos imaginamos dramas ou thrillers de ficção científica
cheios de ação como Matrix ou A Origem, ironia social como em Show de Truman ou intrincadas narrativas
que confundem a ilusão com a realidade como em Ilha do Medo. Os simbolismos gnósticos são pesados e épicos ao
denunciarem que a realidade é ao mesmo tempo ilusão e prisão.
Um
filme que combina comédia, música e romance pode também lidar com temas
gnósticos profundos? Assistindo ao filme sueco O Som do Ruído (Sound of
Noise, 2010) podemos chegar a uma surpreendente conclusão positiva. Sim, a música e o som que nos rodeiam podem
também modelar a nossa experiência, criar o senso comum e nos faz aderir a
valores sociais, produzindo conformismo ao status quo.
sábado, dezembro 13, 2014
Rio de Janeiro leva crianças para o Capitalismo Cognitivo
sábado, dezembro 13, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Prefeitos,
governadores e presidentes vivem a pressão política e mercadológica de tornar visíveis para a
mídia e opinião pública suas obras e realizações. Mas às vezes essa corrida
contra o tempo cria verdadeiros atos falhos onde a peça publicitária se trai e
a verdade sobe à tona em meio a camadas de discursos e eufemismos. O exemplo
mais recente é a da inacreditável publicidade veiculada no jornal “O Globo” do
programa “Fábrica de Escolas do Amanhã” da Prefeitura da cidade do Rio de
Janeiro: crianças em carteiras sobre uma esteira de linha de produção ao melhor
estilo do vídeo clip “Another Brick in The Wall” do Pink Floyd. Qual concepção
de educação pública é passada pelo ato falho visual? Para onde aquela esteira
está levando as crianças da foto? Uma análise iconográfica e semiótica da peça
publicitária pode revelar: a esteira leva para o futuro, para o Capitalismo
Cognitivo.
Como
diz aquele provérbio, uma imagem vale mil palavras. Publicidade veiculada no
último domingo no jornal O Globo do programa “Fábrica de Escolas do Amanhã”, da
Secretaria Municipal da Educação do Rio de Janeiro, mostra uma fotografia onde
explicitamente faz uma aproximação de uma escola com uma linha de produção
industrial.
Acima
da foto em que vemos crianças nas carteiras escolares sobre uma esteira de
linha de produção há um texto que diz: “Nossa linha de produção é simples.
Construímos escolas, formamos cidadãos e criamos futuros”. A peça publicitária
divulga o programa da prefeitura que constrói estruturas pré-moldadas para a
construção e escolas, além de armazenar e distribuir material para as unidades
da rede de ensino.
quarta-feira, dezembro 10, 2014
Efeito Pinball potencializa bombas semióticas na mídia
quarta-feira, dezembro 10, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Quem
não conhece o jogo de arcade chamado Pinball? Um lançador dispara uma bolinha
de metal que bate e rebate em pinos somando pontos a cada tilintar barulhento.
Numa tragicômica analogia, a grande mídia parece ter transformado o País numa
gigantesca arcade ao chegar no estado da arte de impor sucessivas agendas que
se assemelham a bolinhas metálicas disparadas em um Pinball: “mensalão”, “caos
aéreo”, “o gigante acordou”, “petrolão” etc. O Governo responde aqui e ali com
notas, criando um círculo infernal de bate-rebate que só legitima a agenda
anteriormente criada. O Efeito Pinball se transforma no meio condutor das
bombas semióticas que são detonadas diariamente nas mídias. Por si só elas não
têm força: necessitam do meio condutor da agenda, assim como as ondas de
choque produzidas por uma bomba química necessitam do ar.
Nas últimas edições do
telejornal SPTV da Globo, o apresentador Cesar Tralli tem se mostrado
particularmente indignado, não se sabe porque orientado pelo ponto para que ele eleve
o tom das críticas ou se está contaminado pelo clima do chamado “terceiro
turno” que se seguiu após as eleições.
Em sucessivas matérias
Tralli tem demonstrado uma indignação tão cívica quanto seletiva. Na
inauguração de mais uma ciclo-faixa, na Zona Norte da cidade de São Paulo,
dispara inconformado: “assim é fácil fazer 400 quilômetros de ciclo-faixas,
passar a tinta sobre buracos”, diz mostrando um close up de um buraco no meio da
faixa recém-inaugurada. Pelo tipo de lente e esmero da teleobjetiva parecia
mais uma cratera lunar!
Série "Além da Imaginação" e a sensibilidade gnóstica atual
quarta-feira, dezembro 10, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
A comparação do episódio “Special Service”
da terceira temporada da série de TV “Além da Imaginação” (1988-89) com o filme “Show
de Truman” (1998) revela didaticamente com a sensibilidade gnóstica atual está por trás de adaptações dos clássicos da TV e do
cinema. O episódio de 1988 inspirou
Andrew Niccol a escrever o roteiro de “Show de Truman”: enquanto no
episódio original vemos uma típica ficção científica orwelliana onde a paranoia
e conspirações dominam o protagonista, na adaptação de Niccol vemos esses
mesmos elementos transmutados em drama e sátira social. Mas Niccol colocou algo
mais: a suspeita de que o reality show não seja apenas televisivo, mas cósmico.
A
postagem anterior sobre o filme brasileiro O
Efeito Ilha (1994) e a possibilidade sugerida pelo diretor Luís Alberto
Pereira de que Peter Weir teria “chupado” a ideia do filme para construir o
roteiro de Show de Truman (Truman Show, 1998), provocou polêmica
aqui no blog – clique
aqui.
Como vimos, essa suspeita não procede, já que
o tema do controle da privacidade que é transformado em show pela mídia são
tratados de forma invertida: em O Efeito
Ilha, a transmissão televisiva involuntária da vida do protagonista é
tratada como “dissonância cognitiva, isto é, elemento dissonante que faz os
espectadores tomarem consciência da TV como instrumento de alienação; enquanto
em Show de Truman, a vida do
protagonista é transformada em um autêntico reality show, como instrumento de
alienação para as massas.
domingo, dezembro 07, 2014
Filme "O Efeito Ilha": "Show de Truman" plagiou filme brasileiro?
domingo, dezembro 07, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Em um tom quase profético, o filme brasileiro “O Efeito Ilha”
(1994) de Luís Alberto Pereira antecipou toda a onda posterior dos reality
shows na TV. Quatro anos depois o filme “Show de Truman” retomaria o tema da
invasão de privacidade como show, levando Pereira a declarar que Peter Weil
teria “chupado” sua ideia. Posteriormente o filme “O Efeito Ilha” seria lançado
em VHS como “The Man In The Box” – um técnico de TV é vítima de um estranho
fenômeno eletromagnético através do qual sua vida passa a ser transmitida ao vivo em todos os
canais de TV. “O Efeito Ilha” captou o espírito do seu tempo (naquele momento o Projeto científico Biosfera 2 e o “Real World” da MTV eram os embriões de um novo gênero televisivo). Por que, ao contrário dos EUA, o cinema
brasileiro não continuou explorando esse tema, relegando o filme “O Efeito
Ilha” ao esquecimento?
quarta-feira, dezembro 03, 2014
O Inferno alquímico de Dante no filme "O Reflexo do Medo"
quarta-feira, dezembro 03, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Conhecida como "Cidade Luz", Paris também é escura e misteriosa: sob a cidade se estende uma vastíssima rede de mais de 300 quilômetros de túneis e labirintos. São as chamadas “catacumbas de Paris” ou “cidade dos mortos” onde jaz os restos de seis milhões de pessoas, além de vestígios de cultos celtas, franco-maçons, gravuras e sinais ritualísticos sagrados. Nessa atmosfera claustrofóbica e sombria se movem os arqueólogos urbanos do filme “O Reflexo do Medo” (As Above, So Below, 2014), misturando terror com thriller psicológico no estilo falso documentário ou “found footage”. Como informa o título original, a narrativa explora o princípio alquímico da Correspondência, repleto de referencias ao chamado esoterismo cristão presente na obra de Dante Alighieri “A Divina Comédia”, na qual o diretor John Erick Dowdle se inspirou para escrever o roteiro.
sábado, novembro 29, 2014
"Veja São Paulo" detona bomba semiótica na Cracolândia
sábado, novembro 29, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Feios, sujos, malvados e viciados retornam à Cracolândia,
levantando uma mini favela em plena rua do Centro. A grande mídia esfrega as
mãos para denunciar uma suposto fracasso do programa da Prefeitura de São Paulo
“De Braços Abertos”. Assim como os black blocs (úteis na oportuna criação de imagens
midiáticas de caos no País em ano eleitoral) foram glamurizados através de Dani
Pantera e Emma,
agora o “fracasso” na Cracolândia é midiatizado pela personagem da “Cinderela às avessas”, a
ex-modelo Loemy que se tornou viciada em crack e vaga pelas ruas do Centro. Matéria da "Veja
São Paulo" a transforma em mais uma bomba semiótica, assim como foi a “musa”
black bloc Dani Pantera: a bomba da “good-bad girl”. A matéria se mostra menos uma reportagem e
muito mais um sintoma do DNA dos cursos internos de jornalismo da Editora
Abril: a frenética busca por personagens que confirmem narrativas que o próprio
Jornalismo já tem de si mesmo.
- Olá, querida - gritou Joe Louis a sua mulher ao vê-la o esperando no aeroporto de Los Angeles. Ela sorriu enquanto aproximava-se e quando estava a ponto de ficar na ponta dos pés para lhe dar um beijo, deteve-se de pronto.
- Joe, onde está sua gravata? - perguntou.
- Ai, querida - ele desculpou-se encolhendo os ombros - estive fora toda a noite em Nova York e não tive tempo... (...)
Houve uma
época em que jornalistas buscavam personagens (como o protagonista desse
diálogo, o boxeador Joe Louis) para mostrar o lado humano de figuras que o
tradicional texto jornalístico não permitia. Nesse texto da revista Esquire em 1962, Gay Talese (um dos
precursores do chamado Novo Jornalismo –
gênero jornalístico do início dos anos 60 nos EUA que misturava narrativa
jornalística com estilo literário) procurava mostrar o lado humano de um
campeão de boxe capaz de expressar fragilidade ao encolher os ombros em uma
pequena discussão com sua mulher no aeroporto.
domingo, novembro 23, 2014
Amor e entrelaçamento quântico no filme "Interestelar"
domingo, novembro 23, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Depois de desafiar os espectadores com desconstruções
narrativas como “Amnésia” e articular sucessivas camadas de mundos oníricos em
“A Origem”, agora Christopher Nolan em “Interestelar” (Interstellar, 2014) nos
desafia com os paradoxos da mecânica quântica e relatividade. Aqui não há mais heróis tentando salvar a
Terra, mas pessoas que se sacrificam na procura de um caminho para a humanidade
abandonar um planeta agonizante. E a única saída será através de buracos negros
e “buracos de minhoca” cósmicos. Porém, as equações falham em tentar conciliar
a dimensão quântica e a relatividade. Qual a solução proposta por Nolan? Amor e
Comunicação, os únicos elementos que atravessam os diferentes espaços-tempos e
que resolveriam o enigma do chamado “entrelaçamento quântico”. Tudo com muitas
alusões gnósticas e religiosas, criando uma poderosa atmosfera mística.
John Smith
trabalha como projetista em um cinema nos EUA. John fez um curioso relato no
início desse mês: ao receber a cópia do filme Interestelar percebeu que ela veio embrulhada e rotulada como
“Flora’s Letter” – The Hollywood Reporter,
22/10/2014.
Já é bem
conhecida essa estratégia onde os filmes são distribuídos ou mesmo produzidos
com títulos falsos a fim de dificultar a pirataria ou roubo.
Mas também é
conhecido que muitos produtores não resistem à tentação de deixar nesses falsos
rótulos pistas inteligentes e sugestões. É o exemplo de filmes anteriores de
Nolan que foram distribuídos dessa maneira, com intrigantes pistas:
“Backbreaker” para o filme Batman - O
Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight,
2008) e “Be Kind, Rewind” para Amnésia
(Memento, 2000).
sábado, novembro 22, 2014
Da caridade ao cinismo do marketing social em "Quanto Vale ou é por Quilo?"
sábado, novembro 22, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Desde a ideia do amor ao próximo transmitida por Jesus, a
tragédia transformou-se em farsa: a caridade transformou-se em filantropia
para, nos tempos cínicos atuais, finalmente se converter em marketing social.
Esse é o tema do filme de Sérgio Bianchi “Quanto Vale ou é por Quilo?” (2005).
Inspirando-se num conto de Machado de Assis e em processos judiciais do século
XVIII disponíveis no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, Bianchi faz de uma
narrativa que mistura sarcasmo e drama um flagrante de como a “escravidão
moderna” perpetua as formas coloniais de dominação através do chamado Terceiro
Setor com suas ONGs. Partindo do mito da exclusão e marginalidade, o marketing
social esquece de que a miséria já está há muito tempo integrada: como oportunidade
de lucro, lavagem de dinheiro e formas irregulares de captação de dinheiro público.
Misericórdia,
compaixão, amor ao próximo e o perdão foram os valores civilizatórios trazidos
pela ética e moralidade cristã. As epístolas do Novo Testamento descrevem como
Jesus queria que o ódio e a indiferença fossem substituídos pelos “amar o
próximo como a si mesmo”, forma de Deus permanecer em nós.
Depois disso, a caridade
passou a ser considerada obra piedosa onde o autor abdicaria de toda a sua
vaidade. O anonimato é o valor máximo por ser o ato da caridade uma descoberta
íntima de Deus. As hospedarias para peregrinos de Santo Agostinho e o hospital
para vítimas da fome e epidemia em Constantinopla de São João Crisóstomo na
Idade Média foram exemplos do ascetismo como impulso voltado para o interior de
si mesmo.
Tudo muda em meados do
século XVIII quando a caridade se transforma em filantropia, entendida como a
caridade cristã laicizada: “fazer o bem” deixa de ser uma virtude cristã para
ser uma virtude social.
quinta-feira, novembro 20, 2014
A fotografia pode roubar nossa alma no filme "Skew"
quinta-feira, novembro 20, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Aclamado em diversos festivais de filme de terror, o filme independente “Skew” (2011) parte de uma curiosa teoria da fotografia formulada pelo escritor francês Balzac no século XIX: toda fotografia é um “crime espectral” – cada exposição à câmera nos rouba uma das camadas espectrais que compõem o nosso ser. A cada fotografia morremos um pouco. Com essa premissa, o diretor Sevé Schelenz constrói uma narrativa com câmera na mão que no início parece se filiar a estilo de filmes como “Bruxa de Blair” ou “Rec”. Apenas parece. Ao se inspirar no temor de Balzac, Schelenz não só leva a premissa às últimas consequências como também a atualiza: na verdade, as imagens estariam roubando não as nossas camadas espectrais, mas as camadas de memórias que compõem quem nós somos. Filme sugerido pelo nosso leitor Felipe Resende.
segunda-feira, novembro 17, 2014
A escassez de água é uma bomba semiótica?
segunda-feira, novembro 17, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Enquanto a Grande São Paulo vive a contagem regressiva para o
fim do volume morto na crise de abastecimento de água do sistema Cantareira, sincronicamente
estreia nos cinemas “Interestelar” cujo plot se inicia com o planeta Terra
devastado por tempestades de areia e escassez de recursos naturais. Hollywood e
os telejornais da grande mídia se tornaram uma verdadeira caixa de ressonância:
enquanto o jornalismo diariamente apresenta sua natural presunção pela
catástrofe ao querer “globalizar” a crise de água da Grande São Paulo como
exemplo de uma suposta crise climática mundial, nos últimos 20 anos Hollywood
aumenta o número de produções cujo tema da escassez e luta pelo controle da
água é a chave central do roteiro. Depois de catorze anos da chamada “Guerra da
Água” na Bolívia, São Paulo seria o “Beta Test” de uma agenda mundial de
mercantilização da água? Esse sincronismo faria parte de uma engenharia de
opinião pública cujo mito da escassez de água seria a principal bomba
semiótica?
Em meio à
verdadeira contagem regressiva diária para o fim do chamado volume morto do
sistema Cantareira de abastecimento de água da Grande São Paulo, o apresentador
do SPTV da Globo, César Tralli, fala em tom dramático: “temos que economizar
água, gente. Está acabando a água em todo o planeta!”.
Sincronicamente,
estreia nos cinemas o filme Interestelar
de Christopher Nolan, cuja narrativa se situa em um futuro próximo onde as
fontes naturais do planeta Terra se tornam escassas e os ecossistemas são
varridos por tempestades de areia, ameaçando a sobrevivência da espécie humana.
quinta-feira, novembro 13, 2014
Lenin inventou o Marketing?
quinta-feira, novembro 13, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
“Lenin com o Comunismo prometeu felicidade. Isso é o
Marketing!”. Essa linha de diálogo do filme “Branded” (2012), sobre um
protagonista que se transforma em expert em Marketing na Rússia pós-comunismo, seria mais do que uma piada irônica? O líder da Revolução Bolchevique que
abalou o mundo em 1917 teria sido o precursor da invasão da sociedade pelas
marcas? Enquanto o capitalismo vivia a era da Publicidade como “a arte de
vender a qualquer preço”, Lenin estaria na vanguarda da política como a “venda”
da marca – o Marketing não trata mais de vender produtos ou serviços, mas da
valorização do imaterial, do intangível. Da marca da foice e do martelo ao “M”
do McDonald’s o Capitalismo levou algum tempo para entender isso. Se isso for
verdade, teria existido uma linha de continuidade entre União Soviética e
Sociedade de Consumo? A Guerra Fria teria sido na verdade um “Teaser” para
aquecer o mercado de marcas?
Na coprodução
Rússia/EUA chamada Branded (2012), filme
sobre a trajetória do jovem russo Misha que se transforma em expert em
Marketing e espião corporativo na Rússia pós-comunismo, a certa altura o
protagonista formula uma polêmica tese: Lenin foi o inventor do marketing em
1918 ao criar uma forma absolutamente única de divulgar o Comunismo – ele teria
feito o produto prometer algo: terra para os camponeses, fábricas para os
trabalhadores e paz para os soldados.
“Lenin com o
Comunismo prometeu felicidade. E isso é o Marketing! Os melhores designers...
as marcas oficiais de cor... o vermelho, o logotipo com a estrela de cinco
pontas. A super-marca. A KGB veio depois, como uma espécie de polícia da
marca”, defende Misha ao contemplar os cartazes da estética realista socialista
nas cores dominantes preto, branco e vermelho – sobre o filme Branded clique
aqui.
terça-feira, novembro 11, 2014
"Quando Eu Era Vivo" mergulha na matriz edipiana do terror
terça-feira, novembro 11, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O gênero
terror é um ótimo objeto para as análises de psicanálise no cinema.
Principalmente porque a sua matriz é essencialmente edipiana: dramas envolvendo
culpa, incesto, a sedução da inocência, sexo culpado (sadomasoquista), a
percepção corpo fragmentada do corpo pelo infante pré-formação do ego (daí o porquê
do fascínio pelos corpos despedaçados, vísceras e sangue no cinema de terror)
etc.
E,
principalmente, o Mal e o Estranho como os nossos próprios impulsos aos quais
deveremos renunciar na resolução do Édipo e na entrada ao mundo da Cultura. Os
filmes de terror dramatizariam a nossa própria luta interna em ter que
renunciar a Natureza (prazer, impulso, gratificação imediata) em nome da
Cultura (renúncia e sublimação).
sábado, novembro 08, 2014
Física e Metafísica se encontram no filme "O Enigma do Horizonte"
sábado, novembro 08, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
“O
Enigma do Horizonte” (Event Horizon, 1997) é uma ficção científica curiosa. Mal
recebida pela crítica, a produção de Paul Anderson, que segue a linha de terror
sci fi iniciada por “Alien” em 1979, junta alusões a clássicos como “Solaris”
de Tarkovsky e “2001” de Kubrick. Mas por trás de camadas de explosões e
clichês de terror espacial, há uma interessante combinação de física e
metafísica, Cosmologia e Teosofia: um portal dimensional que curva o
tempo-espaço não nos levará para novos mundos ou dimensões. Apenas revelará os
nossos infernos íntimos, capazes de criar mundos etéricos que podem nos
aprisionar. Filme sugerido pelo nosso leitor Felipe Resende.
No livro Uma Breve História do Tempo, o físico
Stephen Hawking define o “horizonte de eventos” como a região fronteiriça de um
buraco negro, a fronteira da região do espaço-tempo a partir da qual não é
possível escapar. E Hawking comenta: “Pode-se dizer sobre o horizonte de
eventos a mesma coisa que o poeta Dante disse da entrada no Inferno: Vós que
entrais aqui, abandone todas as esperanças”.
Esta frase
foi o ponto de partida do roteiro do filme O
Enigma do Horizonte do diretor Paul Anderson (Resident Evil, Alien versus
Predador). Numa audaciosa combinação do filme Solaris (1972) de Andrei Tarkovsky com o terror de Clive Barker de Hellraiser (1987) e com muitas alusões
visuais ao clássico 2001: Uma Odisséia no
Espaço de Kubrick. Paul Anderson tentou se enveredar por um subgênero da
ficção científica iniciado por Alien de Ridley Scott em 1979: o terror sci fi,
típico subgênero pós-moderno que abandona o otimismo futurista da ficção
científica para sugerir um destino sombrio do progresso tecnológico – lá no futuro o homem
encontrará monstros, predadores e o horror.
quarta-feira, novembro 05, 2014
O ovo da serpente do PT e a concepção fascista de vida
quarta-feira, novembro 05, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
A
política econômica neodesenvolvimentista do PT resgatou o povo não das misérias
do capitalismo moderno, mas das misérias herdadas do passado
colonial-escravista da Casa Grande e Senzala. Por isso, a sociedade do consumo,
a precarização do trabalho e a ideologia meritocrática chocaram o ovo da
serpente cujos filhotes surgem agora, polarizando o cenário político. Esses
filhotes vão reeditar a mesma psicogênese da chamada “personalidade
autoritária” encontrada em pesquisas empíricas feitas pela Universidade de
Bekerley, Califórnia, coordenadas pelo pesquisador alemão Theodor Adorno há 64
anos. Naquela oportunidade a pesquisa descobriu uma conexão entre o
conservadorismo político e o “caráter neurótico” marcado por nove traços de
personalidade como “convencionalismo”, “submissão acrítica”, “destruição” e
“cinismo”. Em um contexto diferente, o Brasil estaria repetindo o mesmo cenário
psicossocial daquela época, a concepção fascista de vida?
O que há em
comum nessas três cenas abaixo?
(a) Um jovem
profissional, imerso e confinado numa dessas baias dos modernos ambiente corporativos,
alterna páginas do Facebook, pesquisas profissionais e consulta ao calendário
buscando as datas dos próximos feriados e os dias que poderão ser “enforcados”.
Um pequeno devaneio em meio à estressante ordem meritocrática em busca de
desempenho, resultados e promoções;
(b) Manifestação
pelo impeachment da presidenta Dilma na avenida Paulista em São Paulo na semana
passada. “Não queremos o vermelho na nossa bandeira!”, bradam enfurecidos
manifestantes trajando amarelo, muitos deles com a bandeira brasileira sobre os
ombros. Pouco depois na mesma manifestação, agora gritam “São Paulo é o meu
país!”… porem, há a cor vermelha na bandeira desse Estado…;
domingo, novembro 02, 2014
Em Observação: "Interstellar" (2014) - uma astrofísica gnóstica?
domingo, novembro 02, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Com
lançamento previsto para o dia 6 de novembro, em “Interstellar” o diretor
Christopher Nolan retorna às complexidades narrativas que o tornaram famoso em
filmes como “Amnésia” e “A Origem”. Viagem espacial se mistura com viagem no
tempo e astrofísica com relatividade geral: astronautas viajam através de um “buraco
de minhoca” (wormhole) para chegarem a um universo alternativo em busca de novos
planetas habitáveis, conseguindo fugir da catástrofe climática terrestre. A
construção da realidade como camadas de eventos que se influenciam mutuamente,
apesar de ocorrerem em tempo-espaços diferentes, se conecta a princípios
gnósticos da astronomia e alquimia da antiguidade – o Princípio da
Correspondência.
sexta-feira, outubro 31, 2014
Em "Amantes Eternos" a melancolia dos vampiros denuncia a decadência dos vivos
sexta-feira, outubro 31, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Conhecido pelos seus protagonistas que vivem sempre à margem da
sociedade, arrebatados pelo vazio existencial e, por isso, capazes de um olhar mais
crítico e verdadeiro, o diretor Jim Jarmusch (“Estranhos no Paraíso”, “Down By
Law”, “Dead Man”, “Flores Partidas”) agora acrescenta os vampiros a sua
galeria de anti-heróis. Em “Amantes Eternos” (Only Lovers Left Alive, 2013) Jarmusch questiona
como seria viver eternamente em um mundo de seres mortais. Como seres que atravessaram séculos por todas as cenas culturais, científicas e artísticas
poderiam viver num mundo que parece ter esquecido de tudo que de mais
importante a História ofereceu (como, por exemplo, o trágico destino das ideias do
cientista Nikola Tesla), e vê no You Tube a sua única fonte de cultura e
entretenimento. Ironicamente, para os
vampiros os mortais não passariam de “zumbis” – seres condenados
pela morte a recomeçarem sempre do zero do esquecimento.
Parecia que
o cinema já tinha mostrado tudo sobre os vampiros: seres da noite, mortos
vivos, encarnação do próprio Mal, seres dotados de perigoso poder de sedução,
amores platônicos entre vampiros e mortais, amaldiçoados com a imortalidade,
doentes contagiosos etc. Mas faltava um diretor como Jim Jarmusch para trazer
esse personagem para a sua galeria de anti-heróis underground, aqueles que
vivem à margem da sociedade e que, por isso, são capazes de um olhar crítico
para uma sociedade de resignados.
terça-feira, outubro 28, 2014
O humano, demasiado humano no filme "Relatos Selvagens"
terça-feira, outubro 28, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O homem atual seria um Sísifo moderno? Assim como o personagem da mitologia grega, condenado a carregar eternamente uma enorme pedra ao topo da montanha, o homem estaria condenado a não encontrar Deus, sentido ou propósito na existência, a não ser encontrar a si próprio – o humano, demasiado humano. Esse é a desconcertante co-produção Argentina/Espanha “Relatos Selvagens”, seis curtos relatos de pessoas comuns diante de circunstância incomuns: situações extremas com muito humor negro (e bota negro nisso) onde acabam sendo despertados em cada um os instintos mais básicos de vingança e violência. Em falso tom de comédia, o diretor Damián Szifrón parece querer brincar com o espectador: afinal, estamos rindo do quê?
domingo, outubro 26, 2014
A grande mídia ameaça: meu ódio será a sua herança
domingo, outubro 26, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Tal qual uma serpente, um muro cinza escuro serpenteia o
Brasil dividindo o País do Acre ao litoral. É com essa sinistra animação que o
infográfico do site da “Folha de São Paulo” chamado “Folhacóptero” explica o
cenário eleitoral brasileiro, em um previsível silogismo cuja conclusão é a de
que somente os pobres e ignorantes mantêm a candidata Dilma Rousseff na frente
das pesquisas eleitorais. Divisão e Muro são as metáforas que a grande mídia
sistematicamente vem utilizando para explicar o cenário político. Enquanto
publicações estrangeiras como a “The Economist” usam infográficos mais neutros
e elegantes para explicar as desigualdades históricas do Brasil, nossa grande
mídia usa a imagem do muro, simbolicamente carregada de ódio e separatismo. A
grande mídia sabe que vive o fim do seu poder político-financeiro e parece
querer deixar para a História o ódio como a sua única herança.
Quem não se
lembra do filme clássico do mestre da violência, Sam Peckimpah, Meu Ódio Será Sua Herança (The Wild Bunch, 1969)? Considerado o
sexto melhor western de todos os tempos pela American Film Institute (AFI). O
filme é um hino ao crepúsculo da era do Velho Oeste e da figura mítica do
cowboy, com um general mexicano aparecendo em um carro vermelho no lugar do
cavalo e metralhadoras e pistolas automáticas substituindo o tradicional
revólver de seis tiros.
O mau
presságio para os protagonistas do filme começa com a célebre cena quando
entram em uma cidade e avistam um grupo de crianças que empurram dois
escorpiões para um formigueiro para se divertirem com a imagem da violência no
meio natural.
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