quinta-feira, setembro 07, 2023

Em 'CEO em Fuga: A História de Carlos Ghosn' o mundo corporativo parece uma seita


Gênios e gurus do mundo corporativo vão e vem a cada estação, sempre com um sistema messiânico que promete novos “valores” e “visões” para o sucesso. E o início desse século teve o seu: o libanês-brasileiro Carlos Ghosn, que salvou Renault e Nissan da falência. Muito bem pago e intocável teve ascensão meteórica na escada corporativa, baseada em abordagem de gestão multiculturalista. Mas, no chão de fábrica, a receita é a de sempre: corte de custo e demissões em massa. O documentário Netflix “CEO em Fuga: A História de Carlos Ghosn” (2022) descreve como essa ascensão terminou numa fuga cinematográfica do Japão após ser preso em um escândalo financeiro: dentro de uma caixa de instrumentos musicais, direto para o aeroporto. “CEO em Fuga” revela como o mundo corporativo está cada vez mais parecido com uma seita.

Muitos ainda devem se lembrar daquele que foi definido pela imprensa como uma “fuga cinematográfica”: o ex CEO da Renault e Nissan, o engenheiro libanês-brasileiro Carlos Ghosn, solto sob fiança após prisão preventiva no Japão, conseguiu em dezembro de 2019 fugir do país dentro de uma caixa de instrumentos musicais, passando pela segurança do aeroporto e embarcando em um jatinho particular. Para desembarcar na Turquia e rumar para o Líbano. 

Sem acordo de extradição com o Japão, e com o sinal vermelho da Interpol, permanece até hoje no Líbano em uma espécie de doce exílio.

No auge do estrelato corporativo, era chamado pela imprensa como o “assassino de custos”, o homem que virou um guru entre os executivos do setor automotivo. Ghosn conseguiu salvar a Renault no começo dos anos 2.000 praticamente da bancarrota com uma combinação mágica de demissões em massa e muito investimento em comunicação e marketing.

Uma estratégia tão bem-sucedida que levou a empresa a fazer aliança com outra empresa que andava mal das pernas: a Nissan no Japão. Lá ele vai aplicar a velha mágica: 21 mil demissões, fábricas fechadas, muita comunicação e marketing e mais uma aliança – dessa vez com a Mitsubishi.

Bem pago e intocável, Carlos Ghosn tornou-se até super-herói em mangá no Japão. Ele tornou-se o guru da administração do século XXI. Assim como no século XX tivemos Peter Drucker, Lee Iacoca, Tom Peters etc., sempre com ideias e sistemas revolucionários da temporada: kanban board, marketing de guerra, reengenharia, downsizing, franchising, learning organization e assim por diante.



Não importa qual o modismo, o ponto de partida é sempre o mesmo: corte de custos (eufemismo para demissões) para agradar acionistas – afinal, cortar da própria carne inspira confiança e comprometimento nos acionistas. E muita, muita gestão de imagem, tanto para consumidores como para o mundo corporativo.

Mas muitas vezes o preço de uma ascensão meteórica nas escadas corporativas pode ser alto: ciúmes, inveja, traição e... a queda.

O documentário Netflix CEO em Fuga: a História de Carlos Ghosn (Fugitive: The Curious Case of Carlos Ghosn, 2022) descreve essa saga de ascensão e queda do salvador da Renault (com participação acionária do governo, diz-se que “se a Renault espirra, a França pega gripe”) e que mais tarde se tornaria um super-herói de mangá no Japão ao também salvar a Nissan.

O documentário quer responder à seguinte pergunta: o que levou o brilhante engenheiro libanês-brasileiro de Beirute à Polytechnique de Paris, da Michelin à Renault, de ser o chefe da principal fabricante de automóveis do mundo, a se tornar de repente um pária?

Na sua uma hora e meia de duração, o documentário demora para chegar na parte mais eletrizante da história: a fuga cinematográfica do Japão, auxiliado por um ex-agente de forças especiais norte-americanas.

Grande parte do documentário descreve a ascensão de Ghosn: de como sob a aparência corporativa de uma administração com toque multicultural e de diversidade (afinal, Ghosn era um espécime exótico – brasileiro e libanês, tão focado no trabalho que não se imiscuía nos hábitos franceses de lazer) deixou um rastro de demissões em massa, a pressão abusiva por resultados e suicídios de diretores e funcionários na Technocentre.



A primeira leitura mais imediata ao documentário é que a ganância e ambição derrubaram Ghosn: ele deu um verdadeiro golpe na empresa francesa, mantendo o cargo de CEO simultaneamente na França e Japão.

Mas CEO em Fuga vai mais além: revela as evidências de que, cada vez mais, o mundo corporativo se torna análogo a uma seita.


O documentário


O então presidente da Renault, Louis Schweitzer, o homem que selou a entrada da Renault na capital da Nissan em 1999, viu pela primeira vez o Sr. Ghosn, que trabalhava na Michelin. 

Na época, o Schweitzer à procura de alguém capaz de ir ao Japão para salvar uma companhia em grande dificuldade sem falar a língua do país e, se bem-sucedido, assumir sua posição como chefe da Renault. 

Na câmera, ele explica sua escolha. Ele também se lembra da primeira traição: para se tornar CEO do grupo francês, Ghosn se comprometeu a abandonar as rédeas da Nissan. Ele nunca o fez, conseguindo manter os dois cargos trabalhando no limite, tornando-se desproporcionalmente bem pago e intocável. Ninguém o impediu, e ele acabou pagando caro por isso.



Para a diretora Lucy Blakstad, é difícil entender um homem sem se aprofundar em sua infância, em sua cultura familiar. Lá, novamente, Blakstad encontrou duas testemunhas que fornecem informações sobre a juventude do Ghosn. Sua irmã e o jornalista Clément Lacombe, agora vice-editor da revista francesa L'Obs, que explica como ele encontrou o trauma original da infância de Ghosn na imprensa libanesa: o misterioso assassinato de um padre, que colocou seu pai na prisão, envolvendo negócios ilegais com diamantes.

Dois dos colaboradores mais próximos do ex-chefe da Aliança, França-Japão, Patrick Pélata, do lado da Renault, e Hiroto Saikawa na Nissan, falam sobre seu estilo de gerenciamento, não escondendo nada sobre "a maneira como ele tratou a equipe: ele usou o mais talentoso, ele se livrou dos outros". 

Vários episódios dolorosos na vida da Renault - os suicídios no Technocentre, o caso dos falsos espiões franceses na folha de pagamento da China - sublinham o fato de que, mesmo antes do caso vir à tona, as dúvidas sobre a administração eram mais do que justificadas.


A queda


As coisas se complicaram para Ghosn quando uma lei no Japão tornou obrigatório a divulgação de grandes salários. Tornou-se público que o icônico salvador da Nissan ganhava sete vezes mais do que o chefe da Toyota! "Lá, ele começou a perder seus superpoderes", disse uma testemunha.

Enquanto isso, o homem, divorciado e casado novamente, também mudou muito. O documentário mostra sua transformação física: o "assassino de custos" com óculos à moda antiga corrigiu sua miopia com laser, reverteu sua calvície com implantes de cabelo e se tratou com ternos bem adaptados e solas de sapato altas para driblar a sua baixa estatura – e seu rosto parecido com o de Mister Bean.



Assim como o Baile da Ilha Fiscal marcou a queda do Imperador e a Proclamação da República no Brasil, um luxuoso e ostentatório na comemoração do seu aniversário no Palácio de Versailles antecedeu a sua queda: procuradores no Japão denunciaram Ghosn por evasão fiscal, subnotificar o seu salário ao Fisco japonês e desvio de fundos da Nissan para despesas pessoais.

Na verdade, Ghosn estava fazendo aquilo que faz parte dos manuais de super capitalistas como Jorge Paulo Lemann ou Marcel Telles no Brasil: turbinar balanços aplicando fundos da empresa no mercado financeiro – quando os ventos são desfavoráveis, essa engenharia financeira quebra empresas, como as Lojas Americanas.

O jogo judicial japonês já estava com cartas marcadas desde o ínicio, com o tempo andando de trás para frente: primeiro foi preso, para depois as provas serem procuradas para, no final, ser julgado. 

Ghosn fugiu antes disso, mas com um curioso ardil: ele aprendeu o quanto a cultura japonesa é rotineira e disciplinadas. Após ser libertado sob fiança, sabia que era seguido através de câmeras das ruas no entorno da sua residência. Ghosn entendeu que a disciplina é justamente o ponto fraco dos japoneses: criou uma rotina diária indo diariamente a um hotel sem motivo especial. 

Quando quebrou a rotina, no seu ponto de fuga, não foi percebido: saiu do hotel dentro de uma caixa de instrumentos musicais, direto para o aeroporto.

A grande constatação de CEO em Fuga é como cada vez mais o mundo corporativo adota uma dinâmica análoga a de uma seita: centrada em “valores, missão e visão”, procura engajar cegamente seus liderados sob uma aparência idealista, messiânica e até altruísta.

Mas em última instância, no “chão da fábrica”, não importa qual a “visão” da moda, o roteiro real é sempre o mesmo: corte de custos e demissões em massa para impressionar os acionistas e criar uma imagem de “arrojo” e “modernidade” para o mercado corporativo.  


  

Ficha Técnica

 

Título: CEO em Fuga: A História de Carlos Ghosn

Diretor: Lucy Blakstad

Roteiro:  Lucy Blakstad e Cameron Mitchell

Elenco:   Carlos Ghosn, Louis Schweitzer, Clément Lacombe

Produção: ARTE, BBC Studios, Netflix

Distribuição: Netflix

Ano: 2021

País: EUA

   

 

Postagens Relacionadas

 

Amor, família e luta de classes no filme 'Um Outro Mundo'

 

 

Em "Psicopata Americano" a psicopatologia foi normalizada no mundo corporativo

 

 

Última temporada de 'Succession': o quão super ricos podem ser tão tristemente ridículos

 

 

 

Em "Almas à Venda" a chave do sucesso é a perda da alma

 

 

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review