sábado, abril 11, 2020

Curta da Semana: "The Bumbry Encounter" - Ufologia e tensão racial


O Caso Hill é um marco na Ufologia e um paradigma para todas as narrativas de abduções: um casal inter-racial em 1961 teria sido abduzido por aliens em uma estrada noturna. Num contexto da paranoia da Guerra Fria e o crescimento dos conflitos raciais nos EUA, o caso teve diversas interpretações sócio-psicológicas, lembrando a abordagem de Carl G. Jung sobre o fenômeno UFO: num mundo à beira do apocalipse, sempre buscamos a salvação no céu. O curta “The Bumbry Encounter” (2019) usa o elemento da ficção científica como veículo para discutir o tema – na verdade, somos todos abduzidos. Mas não por Ets, mas pelos próprios conflitos e tensões produzidos pela sociedade.

Certa vez o psicanalista Carl G. Jung interpretou a onda de avistamentos de discos voadores a partir do final da Segunda Guerra Mundial como uma tentativa da psique do inconsciente coletivo em encontrar nos céus uma salvação para a época apocalíptica em que vivemos. Para Jung as pessoas sempre olharam para o céu em busca da salvação do perigo. Em tais momentos no passado as pessoas tinham visões de deuses, santos, anjos, etc., que supostamente iriam resgatá-los do desastre. (veja JUNG, Carl G. Discos Voadores: Mito Moderno Sobre Coisas Vistas no Céu, Petrópolis: Vozes)
Mas Jung diz que a ciência moderna tornou as pessoas muito céticas para crer em seres sobrenaturais ou imagens mitológicas tradicionais. Como vivemos em uma era de ciência e tecnologia, nós interpretamos os novos sinais no céu como máquinas de alienígenas proveniente de um mundo com tecnologia mais avançada que a nossa.
Portanto, a psicologia profunda de Jung apontava para origens bem terrenas para o fenômeno UFO e suas variações: de simples avistamentos a encontros imediatos envolvendo abduções e formas de comunicações telepáticas, por palavras ou gestos.
O curta The Bumbry Encounter (2019) apresenta uma interessante narrativa baseada em suposto caso real de contato imediato de quinto grau (estreito contato com extreterrestres mediante abdução) que teria acontecido em 1961. Um clássico dos estudos ufológicos, conhecido como Caso Hill.



O casal Barney e Beth Hill estavam voltando de uma viagem de férias ao Canadá, com Barney ao volante, no anoitecer de 19 de setembro. Quando algo incrível teria acontecido: perceberam uma “estrela” que estava ficando cada vez maior. Logo perceberam que era algum tipo de aeronave que se deslocava silenciosamente na direção deles. Saíram do carro até uma luz intensa foi jogada sobre eles. Tentaram retornar correndo para o carro, sentiram um formigamento em todo o corpo e começaram a experimentar alteração do estado de consciência, deixando-os entorpecidos.
Depois dessa intensa experiência, retornaram à viagem para casa. Chegando lá, perceberam que a viagem durou duas horas e meia além do tempo normal. O que teria acontecido nesse lapso de tempo? Suas memórias pareciam incompletas e fragmentadas. Não conseguiam mais estabelecer a cadeia de eventos.
O casal deu depoimentos à base da força aérea local e à NICAP, grupo civil de pesquisas de OVNIs. Após recorrentes pesadelos em que ambos se viam em situações idênticas, foram submetidos à regressões de memórias através da hipnose, reconstituindo todos os contatos e diálogos no interior da nave alienígena.
O caso Hill se tornou o paradigma de todos os relatos de abduções subsequentes. Porém, o detalhe principal é que os Hills era um casal inter-racial – Barney era negro e, junto com Betty, eram líderes comunitários da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor – NAACP. O que só ampliou a controvérsia do caso: decididamente, não era fácil um casal inter-racial viver nos EUA no início da década de 60. E ainda mais, afirmando terem sido abduzidos por alienígenas.
O problema é que naquele momento nos EUA, era considerados “alienígenas” negros e comunistas...


O Curta

Esse é o mote do curta The Bumbry Encounter.  Embora baseado nos relatos reais do caso Hill, o curta toma uma direção completamente diferente, porém rica em simbolismos que podem tanto apontar para a psicologia profunda de Jung sobre a febre UFO do pós-guerra, quanto para os intensos conflitos raciais vividos nos EUA naquele momento.
O filme tem uma estética visual impressionante, conseguindo capturar a atmosfera da década de 1960 através do carro, roupas, trilha musical. Tudo está lá para estabelecer o estado de felicidade daquele casal, Jackie Bumbry (Lauren McFall) e Terry Bumbry (Skipper Elekwachi).
Porém, tudo muda abruptamente, criando uma atmosfera sombria. O curta estabelece bem o momento do lapso temporal, cortando depois para a residência dos Brumbys, que estão dando o depoimento para a polícia local e também para um cínico e sinistro Doutor Bancroft (Ross Turner).
Assim como no Caso Hill, policiais percebem anomalias no comportamento e objetos do casal. Mas o Dr. Bancroft tem a atenção chamada para o vestido que Jackie usava naquela noite: rasgado debaixo para cima, como se tivesse sido atacada e estuprada em uma estrada vazia à noite.
Não demora para a suspeita cair no próprio marido, negro. Suspeita de um doutor branco que se diz “não racista”, mas acredita que os negros têm uma “cultura diferente” dos “cristãos brancos”...


Somos todos abduzidos – Alerta de spoilers à frente

Ficção científica, tensão racial e o fenômeno UFO começam a convergir em The Bumbry Encounter
Na verdade, ironicamente, os aliens parecem ser a autoridade policial local e o doutor, que abduz o casal para não só apagar a memória deles, mas também fazer uma lavagem cerebral em Terry Bumbry. Para assumir a culpa criminal do caso mediante a aceitação de que todo negro é culpado.
Tensão raciais, desobediência civil, o crescimento dos filmes sci-fi nos quais os aliens são a representação da paranoia anti-comunista num contexto de Guerra Fria e ameaça nuclear, formariam o imaginário social que impulsionaria a multiplicação de relatos de casos de avistamentos de UFOs e abduções por inteligências extraterrestres.
Mas será que todos os fenômenos estudados pela ufologia poderiam ser reduzidos à psicologia profunda descrita por Jung? Ou à tensão racial que certamente o caso Hill vivenciava naquela época?
The Bumbry Encounter concentra-se no psicológico do casal, usando o elemento da ficção científica como catalisador e não como foco principal. Certamente, leitores que partilham das teses ufológicas não gostarão do curta: na verdade, o diretor e escritor Jay K. Raja desconstrói sócio-psicologicamente o famoso Caso Hill.
O caso foi fruto do seu tempo, que rendeu depois muitas reportagens e livros. Para começar, acrescentou ainda mais dados ao famoso Projeto Blue Book da Força Aérea dos EUA, que buscava a veracidade na onda de avistamentos de OVNIs.
Todos os posteriores casos de abduções ao longo das décadas passaram a seguir a mesma narrativa e detalhes do Caso Hill. Serão mais exemplos dos chamados “efeitos copycats” (imitação) gerados pela onipresença midiática na sociedade? 



Ficha Técnica 

Título: The Bumbry Encounter (curta)
Diretor: Jay K. Raja
Roteiro: Jay K. Raja
Elenco: Lauren McFall, Skipper Elekwachi, Ross Turner
Produção: Roth Rind
Distribuição:  Vimeo
Ano: 2019
País: EUA

Postagens Relacionadas


Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review