quarta-feira, maio 01, 2019

O Mal jamais conjurado pela civilização em "Suspiria: A Dança do Medo"


Em um cenário aparentemente acolhedor escondem-se terríveis segredos do passado que estão vivos e ameaçadores até hoje. Desde “O Bebê de Rosemary” (1968), de Roman Polanski, o gênero terror repetidas vezes aborda esse tema. Mas em “Suspiria: A Dança do Medo” (2018), remake do clássico de terror de 1977 de Dario Argento, o tema é elevado a uma jornada pelo inconsciente coletivo: em plena modernidade urbana, o ancestral, o mítico e o arquetípico retornam de forma explosiva e perversa. O Mal, ignorado e jamais conjurado ou expiado pelo mundo contemporâneo. Apenas esquecido.  Uma bailarina se torna aluna de uma prestigiosa escola de dança em Berlim, que esconde um milenar propósito ocultista assassino num país que tenta se recuperar dos traumas do nazismo em plena Guerra Fria.  Mas os problemas é que as pessoas teimam sempre em acreditar que o pior já passou. 

O dia 29 de maio de 1913 ficou marcado pela subversão estética musical do século XX com “A Sagração da Primavera” de Ygor Stravinsky – sua noite de estreia em Paris, marcada pelo escândalo, vaias, caos e protestos, narrava a trajetória de uma garota para ser entregue em sacrifício à divindade primaveril, no auge de um ritual pagão. Modernidade, dissonância e um estranho balé com corpos retorcidos e movimentos frenéticos se juntavam a um conteúdo arquetípico primitivo, um resgate ancestral da arte rupestre.
A conexão Modernidade e primitivismo retorna mais uma vez nos simbolismos dos sonhos dos pacientes de Carl G. Jung, em 1936 – sonhos de crueldade e brutalidade que antecederam a atmosfera da ascensão do nazismo, personificando o deus da mitologia nórdica Wotan – a divindade das tempestades, caos e destruição.
O atávico, o ancestral, o arquetípico e o mítico sempre retornam. As Novas roupagens tecnológicas da modernidade urbana apenas embalam e canalizam velhos conteúdos míticos, muitas vezes resultando em efeitos descontrolados e trágicos como o nazi-fascismo e o holocausto.
Esse é o tema explicitamente colocado pelo filme Suspiria: A Dança do Medo (2018), refilmagem do clássico de terror cult de 1977 que foi o primeiro de uma trilogia de Dario Argento e Daria Nicolodi. O filme acompanha a precoce bailarina norte-americana Susie Bannion (Dakota Johnson) que se torna aluna da prestigiosa escola de dança Markos Dance Co., em Berlim.


Matriarcado sangrento

Ao contrário do filme original em que só no final é revelada uma secreta congregação de bruxas por trás daquela companhia, nesse remake tudo é revelado desde o início – um sangrento matriarcado que perpetua seu reinado hermético e misterioso.
Também diferente do clássico em que Argento investia muito mais na atmosfera (claustrofóbica urbana com um colorido exagerado, grafismo e non sense) do que no roteiro problemático e inverossímil, na versão atual o diretor Luca Guadagnino privilegia o conteúdo arquetípico presente na obra clássica – uma jornada junguiana através do cenário de efervescência política da Alemanha dos anos 1970: referências as marcas do holocausto, guerra fria, o célebre sequestro do avião da Lufthansa pela Frente de Libertação da Palestina e os atentados do grupo armado de esquerda Baader-Meinhof, “Fração do Exército Vermelho”.
Mais uma vez, vemos a Modernidade política e urbana, marcadas pelo balé contemporâneo da companhia, funcionado como a superfície que tenta conter o magma de mitologias herméticas ancestrais que não encontram resolução ou paz – ainda pulsam e sobe mortalmente à superfície, reivindicando atenção.


A linha de diálogo chave da compreensão do drama arquetípico de Suspiria está na fala de Susie, diante da balbúrdia dos conflitos com a polícia nas ruas e os conflitos internos da companhia de dança: “Tudo uma bagunça, não é? A lá de fora e a bagunça daqui. E a que está por vir. Por que todos acreditam que o pior passou?”. Críptica fala de fundo freudiano: o reprimido sempre retorna. Mas dessa vez, o que retorna de forma explosiva são os conteúdos arquetípicos ancestrais que ainda não foram redimidos pela civilização.

O Filme

Para entender esse drama central do filme (e principalmente a carnificina final) é crucial saber quem são as três “mães” míticas, curiosamente subestimado por Dario Argento em 1977. O conceito das três mães foi formulado pela poesia e prosa do ensaísta inglês Thomas de Quincey em 1845 no livro “Suspiria de Profundis”, uma coleção fragmentada de reflexões. Entre essas fantasias estão as três companheiras que serviram a deusa romana do parto, Levana: Mater Tenebrarum (Mãe das Trevas), Mater Lachymarium (Mãe das Lágrimas) e Mater Suspiriorum (Mãe dos Suspiros, a mais antiga e poderosa das três).
Dario Argento e Daria Nicolodi partiram dessas reflexões para criar uma mitologia em torno de três bruxas que já vagaram pela Terra espalhando morte e pestilência desde o século XI. Cada uma construiu sua casa e influência em três partes do mundo: Tenebrarum em Nova York, Lachymarum em Roma e Suspiriorum na Alemanha. Essa é a base da “Trilogia das Mães” de Argento que começou em 1977 com Suspiria, seguida de Inferno (1980) e A Mãe das Lágrimas (2007).


Tanto no clássico como no remake, Suspiria ganha contornos do O Bebê de Rosemary (1968) de Roman Polanski, no qual em um cenário aparentemente acolhedor escondem-se terríveis segredos do passado que estão vivos e ameaçadores até hoje.
O filme começa com a bailarina Patrícia (Chloë Grace Moretz) assustada e paranoica visitando o psicanalista Dr. Klemperer (Tilda Swinton, sob pesada maquiagem). Ela tenta denunciar ao doutor que aquela prestigiosa escola de dança esconde, por detrás das paredes, uma assustadora confraria de bruxas. Nas páginas do diário de Patrícia estão complexas anotações de simbologia ocultista que copila dos rituais secretos daquele lugar.
Como um psicanalista, Klemperer interpreta os relatos de patrícia como sintomas de “transferência”, “identificação” e “projeções. Ele será o polo que vai tensionar o conflito entre racionalidade versus mitologia.
Enquanto isso, chega à companhia Helena Markos uma nova aluna tímida, mas ambiciosa: Susie, realizando o sonho de estudar em Berlim. Vindo de uma família religiosa conservadora de uma fazenda de Ohio, Susie deixou para trás uma mãe contrariada e que jaz deprimida na cama, em estado quase comatoso.
Susie tem uma ascensão meteórica, com a ajuda da lendária coreógrafa da escola, Madame Blanc (de novo, Tilda Swinton). Susie fará o papel principal de uma peça criada em 1944 ainda durante o reich nazista pela coreógrafa, chamada “Volk” – temos aqui a primeira alusão entre a conexão nazismo e mitologia.
Fica claro desde o início que a peça “Volk” e sua intrincada coreografia com corpos se contorcendo, estremecendo e saltando sem a graça do balé clássico, sobre linhas geométricas desenhadas no chão que lembram pentagramas, é algum tipo de ritual elaborado para um sacrifício final.
ethos da peça é de vanguarda moderna, como exalta Madame Blanc: “Há duas coisas que a dança não pode ser nunca mais: bonita e alegre. Hoje, precisamos quebrar o nariz de cada coisa bonita”. Mas sob essa aparência vanguardista, se esconde um ritual ancestral de perpetuação de um matriarcado hermético. 


Freud versus Jung

  Sob a música hipnótica do gênio da banda Radiohead, Thom Yorke (e com um estilo de filmagem emulando os anos 1970 com zooms e ângulos de câmera desequilibrados para criar sensações de mal-estar e desequilíbrio), Suspiria constantemente faz um paralelo entre a inquietação política na Alemanha tentando se reequilibrar pós-nazismo e a divisão do país, e os conflitos interno da companhia de dança: Madame Blanc perdeu a disputa pelo poder para Helena Markos (outra vez, Tilda Swinton, com mais quilos de maquiagem), que se considera a reencarnação de Mater Suspiriorum e pretende estender sua existência terrena através de um intrincado ritual que envolve a coreografia de “Volk” – estaria ela à procura de um novo corpo e Susie seria a candidata perfeita?
Há um inconsciente coletivo junguiano que hipnotiza a todos, as matriarcas e os súditos. Alguma força cíclica que jamais foi conjurada, expiada ou pacificada, e que sempre retorna tanto na história daquela prestigiosa escola de dança, como também no próprio país. Ou será também na própria civilização?
Suspiria é curioso pois parece confrontar a leitura freudiana do Dr. Klemperer em torno de racionalizações e a força explosiva do magma do inconsciente coletivo jungiano que a psicanálise de Freud tanto desdenhou como misticismo religioso.
Em outras palavras, Dr. Klemperer tenta negar a existência do Mal, e descobrirá seu erro da pior forma possível. Assim como todo o edifício da Ciência e da Técnica construído pela Modernidade. O alicerce e élan desse prédio e seus moradores estão fundados num inconsciente coletivo de mito, magia, religião, ocultismo e hermetismo. Que sempre retorna na História de forma explosiva e pervertida, como no nazi-fascismo. 



Ficha Técnica 


Título: Suspiria: A Dança do Medo
DiretorLuca Guadagnino
Roteiro:  David Kajganich
Elenco:  Chlöe Grace Moretz, Tilda Swinton, Dakota Johnson, Malgorzata Bela
Produção: Frenesy Film Company, Videa, Amazon Studios
Distribuição: Amazon Studios
Ano: 2018
País: Itália, EUA

Postagens Relacionadas











Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review