Grupo de Pesquisas da Universidade Anhembi Morumbi objetiva ampliar, incentivar e divulgar a pesquisa na área.
O grupo dedica-se ao estudo das diferentes manifestações da Religião e do Sagrado no cinema e no audiovisual. O objetivo é compreender a forma como as diversas práticas religiosas lidaram e se apropriaram dos meios de comunicação, bem como buscar entender a experiência que permite a sobrevivência de fragmentos do discurso religioso, e do sagrado, na contemporaneidade. Essa compreensão passa pela busca de novos métodos de análise que permitam disponibilizar maneiras adequadas a todos os pesquisadores para lidarem e reconhecerem as várias facetas dos veios religiosos. Formam o grupo os seguintes pesquisadores:
Linha 1:
- Celina Paiva: Busca compreender as múltiplas facetas da violência contemporânea e o sagrado.
- Ilca Moya: Pretende aprofundas os estudos nas relações entre Sexo e Sagrado.
- Geraldo de Lima: aprofunda suas pesquisas no campo dos mundos paralelos e examina os mundos propostos pelo sagrado.
- Karyna Berenguer: aprofunda as relações do sagrado e da religião na obra de Andrei Tarkovsk.
- Wilson Ferreira: Aborda a questão do Gnosticismo no cinema Contemporâneo.
Linha 2:
- Angelúcia Habert: seu último trabalho analisava os gestos das benzedeiras no documentário de Andréia Tonacci. Situando-se nas relações antropológicas do tema.
- Luiz Vadico: Estuda estética, narratividade e formação dos Filmes de Cristo, e desenvolve trabalho com o Campo do Filme Religioso.
- Daniel Paes: Verifica a influência Católica no Cinema através das Revistas de Crítica cinematográfica mantida pelas instituições religiosas.
- Marcos Brandão: aprofunda o tema da redenção e do sacrifício e as suas influências estéticas e narrativas nos musicais.
- Miguel Serpa Pereira: Aprofunda as discussões relativas ao Cinema praticado por cineastas cristãos.