sábado, agosto 30, 2014

Em Observação: "9 - A Salvação" (2009) - A vida gnóstica dos bonecos

Ao lado animações sombriamente lindas como “Coraline” (2009) e “A Noiva Cadáver” (2005), “9 – A salvação” de Shane Acker, baseado em um curta indicado ao Oscar de animação em 2005, é outro exemplar que nos oferece uma alternativa ao estilo do estúdio Pixar da Walt Disney. O seu estilo obsessivamente detalhista que os fãs chamam de “stitchpunk” dá um sentido visual à clássica mitologia gnóstica onde máquinas auto-replicantes tornam-se Demiurgos que dominam um planeta arrasado, auxiliados por bestas metálicas que perseguem pequenos bonecos de pano que ganham vida e se descobrem prisioneiros naqueles cosmos hostil. A animação também é mais um exemplo de como o cinema explora os antigos simbolismo que envolvem fantoches, bonecos e autômatos.


Título: 9 – A Salvação (2009)

Diretor: Shane Acker

Plot: Um boneco de pano que acorda em um futuro pós-apocalíptico detém a chave para a salvação da humanidade.

Por que está “Em Observação”? – A animação 9 – A Salvação se originou de um curta indicado ao Oscar em 2005. Os 10 minutos daquele curta abriram as portas para o jovem realizador Shane Acker, estudante recém-formado da Universidade da Califórnia: os olhos do cultuado diretor Tim Burton se voltaram para o curta, que então decidiu produzir uma versão longa metragem da história original de Acker.

Em 9 – A Salvação acompanhamos a história de um boneco inexplicavelmente inteligente que acorda no chão no chão de um laboratório aparentemente abandonado. Percebemos que alguém pintou nas suas costas o número “9”. Do tamanho de um pequeno roedor, ele não sabe quem, o quê ou por que está naquela situação. Ele tropeça para fora e conhece um mundo sob escombros, pós-apocalíptico, onde conhecerá outros bonecos com números nas costas. Todos serão perseguidos por estranhas e cruéis máquinas semelhantes a transformers que parecem ter sido as responsáveis pela destruição do planeta. Juntos, empreenderão uma jornada épica na direção de uma misteriosa fábrica, com as implacáveis máquinas atrás deles.

O blog Cinema Secreto: Cinegnose se interessa por toda produção que envolva bonecos, robôs, autômatos ou fantoches; das marionetes do Muppet Show (Caco, o Sapo, Miss Pig etc.) à franquia Transformers. Isso porque essas criaturas são investidas na cultura ocidental com um significado esotérico: as marionetes descendem dos antigos ídolos divinos, adorados e animados por seus sacerdotes, além de representarem a própria condição humana como nossos duplos – neles vemos a nós mesmo como prisioneiros em um universo hostil. Pelo ponto de vista gnóstico, todo o nosso fascínio por bonecos, miniaturas, brinquedos etc. , seriam projeções de uma secreta consciência da nossa condição humana: reencenamos dramas e estórias que simbolizariam a nossa própria jornada nesse cosmos (sobre isso, clique aqui).

E com 9 – A Salvação não seria diferente, principalmente porque esses elementos gnósticos parecem ainda estar mais explícitos.

Chama a atenção o despertar inicial de 9 (em um laboratório abandonado), dando o aspecto de “manufaturado” do protagonista – assim como o homem, criado por um ser superior. Máquinas que pretendem roubar a alma do grupo de bonecos – também como nas narrativas gnósticas onde o Demiurgo nos mantém prisioneiros nesse cosmos para extrair de nós a luz espiritual interior (alegria, boa-fé, disposição, brilho, vitalidade, confiança etc.) para que suas partículas animem um mundo defeituoso – em 9 representado pelo cenário distópico.

No filme, a única esperança para humanidade está nesses bonecos, após uma calamidade apocalíptico que arrasou o planeta. Após a ciência conseguir encontrar a Inteligência Artificial com pretensões humanitárias, a velha narrativa do mito de Frankenstein se repetiu: as máquinas auto-replicantes deram uma olhada ao redor e decidiram assumir seus mestres e controlar todo o planeta.

Tal qual a mitologia gnóstica, o Demiurgo cria uma série de “arcontes” ou “pequenos regentes” que ajudam a manter o homem prisioneiro no interior da sua criação. Em 9 – A Salvação a B.R.A.I.N. (Binary Reactive Artificially Inteligent Neurocircuit) e o demiurgo criador dos suas diversas máquinas-arcontes: The Cat Beast, The Winged Beast, Spiderbots etc.


O que esperar? – 9 - A Salvação é uma ótima oportunidade de ver uma animação bem diferente das produções do padrão da Pixar: é o chamado estilo “stitchpunk” que combina futurismo com estética retrô - uma profusão de porcas, parafusos e lixo de metal. O que torna a animação “lindamente sombria”, bem diferente da Terra arrasada do filme WALL-E da Pixar. O elenco que faz as vozes dos personagens é de primeira: Elijah Wood, Christopher Plummer, Martin Landau, Jennifer Connelly, Crispin Glover e John C. Reilley.


Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review