quarta-feira, novembro 24, 2010

Autor do Blog "Cinema Secreto" apresenta pesquisa no VI Encontro Científico da Universidade Anhembi Morumbi

Mutações do filme gnóstico no século XXI apontam para um tema recorrente em um conjunto de filmes dessa primeira década: a busca de uma cartografia e topografia da mente. Mente e consciência compostas por regiões dentro dos quais o protagonista encontra-se preso, necessitando de um mapa para poder orientar-se e encontrar uma saída. Esse é o tema da minha apresentação dentro da programação do VI Encontro Científico e de Iniciação Científica da Universidade Anhembi-Morumbi.

Nesta sexta-feira (26/11/2010) apresentarei no VI Encontro Científico e de Iniciação Científica da Universidade Anhembi Morumbi o resultado das minhas recentes pesquisas sobre as conexões entre as novas tecnologias computacionais e o filme gnóstico, pesquisas originadas a partir de discussões e reflexões a partir de postagens desse blog.

O tema é “Cartografias e Topografias da Mente: as mutações do filme gnóstico no século XXI”. Esse tema é o que estamos discutindo nas últimas postagens nas análises de um conjunto de filmes gnósticos nesse início de século como Vanilla Sky (2001), Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2003), A Passagem (Stay, 2005), Sonhando Acordado (The Good Night, 2007), Ciência dos Sonhos (La Science Des Reves, 2006), A Origem (Inception, 2010), Almas à Venda (Cold Souls, 2009) e Alice no País das Maravilhas de Tim Burton (2010).

Nesse conjunto de filmes identificamos a recorrência de argumentos, ideias e narrativas que refletem o que chamamos de agenda tecnognóstica: projeto tecnocientífico atual que envolve as ciências cognitivas e as neurociências. Seu maior propósito seria o mapeamento, cartografia e topografia da mente para finalidades ao mesmo tempo instrumentais e místicas. De um lado, a criação de um modelo virtual da mente e da consciência, aspiração última das pesquisas em Inteligência Artificial; e, do outro, a concretização da última interface da história da tecnologia (biológico/eletrônico, redes neuronais/redes digitais) para a concretização máxima do tecnognosticismo: a transcendência da matéria através da migração do Eu para ambientes virtuais.

A Apresentação ocorrerá dentro da programação da Escola de Comunicação no Encontro. O coordenador da mesa será o Prof. Dr. Luiz Antônio Vadico. Abaixo a programação completa da Escola de Comunicação do dia 26:

Escola de Comunicação

Horário e Local: às 14horas - Sala 768 – Unidade 7 – 6º andar – Vila Olímpia

Palestrante: Profa. Ms. Celina Maria Silva Paiva Professora da UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - Mestre em Comunicação ( com ênfase em Comunicação Contemporânea ): Universidade Anhembi Morumbi - Especialista em Currículos e Práticas Educativas : Pontifícia Universidade Católica / RJ - Graduação em Pedagogia : Universidade Estadual Paulista - Marília - SP
Título da Palestra: Cinema, ética e pós-modernidade: um desafio

Coordenador da Mesa: Prof. Dr. Luiz Antônio Vadico Docente do Mestrado em Comunicação – Universidade Anhembi Morumbi


  • Cartografias e Topografias da Mente: as mutações do filme gnóstico no século XXI Autor: Wilson Roberto Vieira Ferreira (Docente de Graduação – Universidade Anhembi Morumbi)
  • Fingindo do Real: os falsos documentários de Sacha Baron Cohen Autor: Francisco José Marcondes LIstó (Discente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi)
  • Efeitos da comunicação ficcional da relação cinema e medicina Autor: Anelise Jábali Barretto (Discente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi)
  • O remix no vídeo filme on line Autor: Edson Andrade Silva (Discente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi)
  • Vampiro no cinema – uma comparação entre o Drácula de Francis Ford Coppola e A saga Crespúsculo Autor: Mara Edith Pó Mac Dubugras Machado (Discente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi)
  • O cinema de Hollywood e o herói do business world – desde 1980 a 2010 Autor: Arilson Pereira Vilas Boas (Discente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi)
  • Um estudo discrusivo sobre as formas de organização e circulação das informações na web Autor: Vivian Lemes Moreira (Discente de Pós-Graduação Stricto Sensu – Universidade São Paulo) Lucília Maria Sousa Romão (Docente de Pós-Graduação Stricto Sensu - Universidade São Paulo)
  • Hierofanias cinematográficas e seus mundos virtuais Autor: Geraldo de Lima (Docente de Graduação – Universidade Anhembi Morumbi)
  • O conflito discursivo da/sobre a mulher nos filmes Repulsa ao Sexo e A Bela da Tarde Autores: Jonathan Raphael Bertassi da Silva (Discente de Pós-Graduação Stricto Sensu – Universidade São Paulo) Lucília Maria Sousa Romão (Docente de Pós-Graduação Stricto Sensu - Universidade São Paulo)
  • Silêncio e heterogeneidade de dizeres da/sobre a ditadura militar nas manchetes do jornal Última Hora Autores: Francis Lampoglia (Discente de Pós-Graduação Stricto Sensu - Universidade Federal de São Carlos) Valdemir Miotello (Docente de Pós-Graduação Stricto Sensu - Universidade Federal de São Carlos) Lucília Maria Sousa Romão (Docente de Pós-Graduação Stricto Sensu - Universidade São Paulo)
  • A influência da embalagem no comportamento do consumidor na cidade de São Paulo Autor: Margareth de Almeida Reboledo (Discente de Pós-Graduação Lato Sensu - Universidade Presbiteriana Mackenzie)
  • Três Paixões: Pathè, Gaumont e Kalem (1902-1912). Um estudo comparado entre as três produções mais importantes sobre a Vida de Cristo no Primeiro Cinema Autor: Paula de Souza Impellizzieri Schmidt Orientador: Luiz Antonio Vadico Curso: Jornalismo Programa de Bolsa de Iniciação Científica CNPq - PIBIC/CNPq
  • Reflexão sobre a Pós-Modernidade e o fenômeno da adultecência Autor: Andreia Perroni Escudero (Docente de Graduação - Universidade Anhembi Morumbi)
  • Configurações míticas de territórios corporativos nas mídias contemporâneas Autor: Maria Helena Sato (Discente de Pós-Graduação Stricto Sensu – Universidade Anhembi Morumbi)
  • Emocão na comunicação das marcas Autora: Rafaella de Souza Ferreira (Discente do Curso Publicidade e Propaganda - Universidade Anhembi Morumbi)
  • Columbia & Globo Filmes: estudo de caso sobre a produção e a distribuição no mercado cinematográfico brasileiro Autor: Roberta Santos Assef (Discente do Mestrado em Imagem e Som - Universidade Federal de São Carlos – UFSCar)
  • A tradição brasileira do doce em tempo de espetáculo midiático Autor: Lucia Helena Soares de Lima (Docente de Graduação - Universidade Anhembi Morumbi)
  • Produção Transmídia – Híbrido de Produto e Ferramenta de Marketing Autor: Claudio Ferraraz Junior (Discente do Mestrado em Imagem e Som - Universidade Federal de São Carlos – UFSCar)
  • O gênero pefil - algumas interfaces entre comunicação e linguagem Autora: Elizabeth Del Nero Sobrinha (Docente de Graduação - Universidade Anhembi Morumbi)
  • Criação musical e midiática na Amazônia: Da Tradição Cultural Popular à Indústria de Massas Autora: Marlize Borges de Lima (Docente de Pós-Graduação stricto sensu - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP)
  • A distribuição e a exibição digitais no Brasil Autor: André Piero Gatti (Docente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi-Morumbi)
  • Fronteiras inexistentes. A diferença entre Documentário e Grande reportagem Autor: Wilson Gomes (Discente - Iniciação Científica - Universidade Bandeirante - Uniban)
  • Narrativa Transmídia: legados do cinema e audiovisual Autor: Vicente Gosciola (Docente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi-Morumbi)
  • As diferentes abordagens da imagem da mulher em revistas femininas a partir do recorte de classes sociais Autora: Ana Rosa da S. Carrara (Discente de Graduação - Jornalismo - Universidade Anhembi Morumbi)
  • Trocas de capital como estratégia de manutenção da imagem organizacional: o caso da Casa do Saber Autora: Tatiana Regina Gomes de Amorim (Discente do Doutorado em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP)
  • Uma análise do filme “Os Trapalhões e o mágico de Oroz” (1984) Autor: Rogério Ferraraz (Docente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi-Morumbi)
  • Mangue Negro – Um filme na cultura Remix Autora: Bernadette Lyra (Docente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi-Morumbi)
  • Jesus! Ele está mesmo tocando? Apontamentos sobre questões de gosto, autenticidade, distinção e capital subcultural na cena da música eletrônica Autora: Beatriz Brandão Polivanov (Discente de Doutorado em Comunicação - Universidade Federal Fluminense)
  • A prensa, os tipos romanos e os itálicos no mundo textual renascentista Autores: Júlio Altieri Monteiro (Discente - Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ) Renan Lúcio Saldanha da Rocha (Discente de Graduação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
  • A Representação do Baiano no filme Ó Paí, ó Autora: Bárbara de Lira Bezerra (Discente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi)
  • O telejornalismo local da Rede Globo (SP) e a invisibilidadre dos movimentos sociais feministas Autora: Elizabeth Russo N. de Andrade (Discente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi)
  • Hipertrofia do global no local: os processos de sociabilidade dos gêneros no cinema de bordas Autor: Gelson Santana (Docente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi-Morumbi)
  • O Filme doméstico - Como era naquele tempo? Autor: Carlos Alberto Antonio Caruso (Discente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi)
  • O nazismo e o holocausto vistos do Brasil Autora: Sheila Schvarzman (Docente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi-Morumbi)
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