Mutações do filme gnóstico no século XXI apontam para um tema recorrente em um conjunto de filmes dessa primeira década: a busca de uma cartografia e topografia da mente. Mente e consciência compostas por regiões dentro dos quais o protagonista encontra-se preso, necessitando de um mapa para poder orientar-se e encontrar uma saída. Esse é o tema da minha apresentação dentro da programação do VI Encontro Científico e de Iniciação Científica da Universidade Anhembi-Morumbi.
Nesta sexta-feira (26/11/2010) apresentarei no VI Encontro Científico e de Iniciação Científica da Universidade Anhembi Morumbi o resultado das minhas recentes pesquisas sobre as conexões entre as novas tecnologias computacionais e o filme gnóstico, pesquisas originadas a partir de discussões e reflexões a partir de postagens desse blog.
O tema é “Cartografias e Topografias da Mente: as mutações do filme gnóstico no século XXI”. Esse tema é o que estamos discutindo nas últimas postagens nas análises de um conjunto de filmes gnósticos nesse início de século como Vanilla Sky (2001), Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2003), A Passagem (Stay, 2005), Sonhando Acordado (The Good Night, 2007), Ciência dos Sonhos (La Science Des Reves, 2006), A Origem (Inception, 2010), Almas à Venda (Cold Souls, 2009) e Alice no País das Maravilhas de Tim Burton (2010).
Nesse conjunto de filmes identificamos a recorrência de argumentos, ideias e narrativas que refletem o que chamamos de agenda tecnognóstica: projeto tecnocientífico atual que envolve as ciências cognitivas e as neurociências. Seu maior propósito seria o mapeamento, cartografia e topografia da mente para finalidades ao mesmo tempo instrumentais e místicas. De um lado, a criação de um modelo virtual da mente e da consciência, aspiração última das pesquisas em Inteligência Artificial; e, do outro, a concretização da última interface da história da tecnologia (biológico/eletrônico, redes neuronais/redes digitais) para a concretização máxima do tecnognosticismo: a transcendência da matéria através da migração do Eu para ambientes virtuais.
A Apresentação ocorrerá dentro da programação da Escola de Comunicação no Encontro. O coordenador da mesa será o Prof. Dr. Luiz Antônio Vadico. Abaixo a programação completa da Escola de Comunicação do dia 26:
Horário e Local: às 14horas - Sala 768 – Unidade 7 – 6º andar – Vila Olímpia
Palestrante: Profa. Ms. Celina Maria Silva Paiva Professora da UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - Mestre em Comunicação ( com ênfase em Comunicação Contemporânea ): Universidade Anhembi Morumbi - Especialista em Currículos e Práticas Educativas : Pontifícia Universidade Católica / RJ - Graduação em Pedagogia : Universidade Estadual Paulista - Marília - SP
Título da Palestra: Cinema, ética e pós-modernidade: um desafio
Coordenador da Mesa: Prof. Dr. Luiz Antônio Vadico Docente do Mestrado em Comunicação – Universidade Anhembi Morumbi
- Cartografias e Topografias da Mente: as mutações do filme gnóstico no século XXI Autor: Wilson Roberto Vieira Ferreira (Docente de Graduação – Universidade Anhembi Morumbi)
- Fingindo do Real: os falsos documentários de Sacha Baron Cohen Autor: Francisco José Marcondes LIstó (Discente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi)
- Efeitos da comunicação ficcional da relação cinema e medicina Autor: Anelise Jábali Barretto (Discente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi)
- O remix no vídeo filme on line Autor: Edson Andrade Silva (Discente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi)
- Vampiro no cinema – uma comparação entre o Drácula de Francis Ford Coppola e A saga Crespúsculo Autor: Mara Edith Pó Mac Dubugras Machado (Discente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi)
- O cinema de Hollywood e o herói do business world – desde 1980 a 2010 Autor: Arilson Pereira Vilas Boas (Discente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi)
- Um estudo discrusivo sobre as formas de organização e circulação das informações na web Autor: Vivian Lemes Moreira (Discente de Pós-Graduação Stricto Sensu – Universidade São Paulo) Lucília Maria Sousa Romão (Docente de Pós-Graduação Stricto Sensu - Universidade São Paulo)
- Hierofanias cinematográficas e seus mundos virtuais Autor: Geraldo de Lima (Docente de Graduação – Universidade Anhembi Morumbi)
- O conflito discursivo da/sobre a mulher nos filmes Repulsa ao Sexo e A Bela da Tarde Autores: Jonathan Raphael Bertassi da Silva (Discente de Pós-Graduação Stricto Sensu – Universidade São Paulo) Lucília Maria Sousa Romão (Docente de Pós-Graduação Stricto Sensu - Universidade São Paulo)
- Silêncio e heterogeneidade de dizeres da/sobre a ditadura militar nas manchetes do jornal Última Hora Autores: Francis Lampoglia (Discente de Pós-Graduação Stricto Sensu - Universidade Federal de São Carlos) Valdemir Miotello (Docente de Pós-Graduação Stricto Sensu - Universidade Federal de São Carlos) Lucília Maria Sousa Romão (Docente de Pós-Graduação Stricto Sensu - Universidade São Paulo)
- A influência da embalagem no comportamento do consumidor na cidade de São Paulo Autor: Margareth de Almeida Reboledo (Discente de Pós-Graduação Lato Sensu - Universidade Presbiteriana Mackenzie)
- Três Paixões: Pathè, Gaumont e Kalem (1902-1912). Um estudo comparado entre as três produções mais importantes sobre a Vida de Cristo no Primeiro Cinema Autor: Paula de Souza Impellizzieri Schmidt Orientador: Luiz Antonio Vadico Curso: Jornalismo Programa de Bolsa de Iniciação Científica CNPq - PIBIC/CNPq
- Reflexão sobre a Pós-Modernidade e o fenômeno da adultecência Autor: Andreia Perroni Escudero (Docente de Graduação - Universidade Anhembi Morumbi)
- Configurações míticas de territórios corporativos nas mídias contemporâneas Autor: Maria Helena Sato (Discente de Pós-Graduação Stricto Sensu – Universidade Anhembi Morumbi)
- Emocão na comunicação das marcas Autora: Rafaella de Souza Ferreira (Discente do Curso Publicidade e Propaganda - Universidade Anhembi Morumbi)
- Columbia & Globo Filmes: estudo de caso sobre a produção e a distribuição no mercado cinematográfico brasileiro Autor: Roberta Santos Assef (Discente do Mestrado em Imagem e Som - Universidade Federal de São Carlos – UFSCar)
- A tradição brasileira do doce em tempo de espetáculo midiático Autor: Lucia Helena Soares de Lima (Docente de Graduação - Universidade Anhembi Morumbi)
- Produção Transmídia – Híbrido de Produto e Ferramenta de Marketing Autor: Claudio Ferraraz Junior (Discente do Mestrado em Imagem e Som - Universidade Federal de São Carlos – UFSCar)
- O gênero pefil - algumas interfaces entre comunicação e linguagem Autora: Elizabeth Del Nero Sobrinha (Docente de Graduação - Universidade Anhembi Morumbi)
- Criação musical e midiática na Amazônia: Da Tradição Cultural Popular à Indústria de Massas Autora: Marlize Borges de Lima (Docente de Pós-Graduação stricto sensu - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP)
- A distribuição e a exibição digitais no Brasil Autor: André Piero Gatti (Docente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi-Morumbi)
- Fronteiras inexistentes. A diferença entre Documentário e Grande reportagem Autor: Wilson Gomes (Discente - Iniciação Científica - Universidade Bandeirante - Uniban)
- Narrativa Transmídia: legados do cinema e audiovisual Autor: Vicente Gosciola (Docente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi-Morumbi)
- As diferentes abordagens da imagem da mulher em revistas femininas a partir do recorte de classes sociais Autora: Ana Rosa da S. Carrara (Discente de Graduação - Jornalismo - Universidade Anhembi Morumbi)
- Trocas de capital como estratégia de manutenção da imagem organizacional: o caso da Casa do Saber Autora: Tatiana Regina Gomes de Amorim (Discente do Doutorado em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP)
- Uma análise do filme “Os Trapalhões e o mágico de Oroz” (1984) Autor: Rogério Ferraraz (Docente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi-Morumbi)
- Mangue Negro – Um filme na cultura Remix Autora: Bernadette Lyra (Docente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi-Morumbi)
- Jesus! Ele está mesmo tocando? Apontamentos sobre questões de gosto, autenticidade, distinção e capital subcultural na cena da música eletrônica Autora: Beatriz Brandão Polivanov (Discente de Doutorado em Comunicação - Universidade Federal Fluminense)
- A prensa, os tipos romanos e os itálicos no mundo textual renascentista Autores: Júlio Altieri Monteiro (Discente - Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ) Renan Lúcio Saldanha da Rocha (Discente de Graduação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
- A Representação do Baiano no filme Ó Paí, ó Autora: Bárbara de Lira Bezerra (Discente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi)
- O telejornalismo local da Rede Globo (SP) e a invisibilidadre dos movimentos sociais feministas Autora: Elizabeth Russo N. de Andrade (Discente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi)
- Hipertrofia do global no local: os processos de sociabilidade dos gêneros no cinema de bordas Autor: Gelson Santana (Docente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi-Morumbi)
- O Filme doméstico - Como era naquele tempo? Autor: Carlos Alberto Antonio Caruso (Discente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi)
- O nazismo e o holocausto vistos do Brasil Autora: Sheila Schvarzman (Docente do Mestrado em Comunicação - Universidade Anhembi-Morumbi)