terça-feira, agosto 13, 2024
O avião caiu e o gato quer subir no telhado; tributar super-ricos: populismo que os bilionários adoram; nova Operação Barbarossa na Rússia?
sábado, agosto 10, 2024
Peter Gabriel; Lula vai para o Ocidente; traquejo lavajatista na cobertura da tragédia aérea em SP; "pachequismo" e cimogênese nas Olimpíadas
GO WEST! VÁ PARA O OCIDENTE! Guinada na geopolítica de Lula? Lula desistiu dos BRICS? “Cadê as atas?”, indaga Lula seguindo o mantra dos EUA e think tanks ocidentais que lutam pela “democracia e direitos humanos”... claro, tudo com muita empatia e solidariedade... Esse é um dos temas da Live Cinegnose 360 #168, nesse domingo (11/08), às 18h, no YouTube e Facebook. LIVE ESPECIAL: não é todo dia que o humilde blogueiro comemora seu aniversário numa Live! Começando com Peter Gabriel: do Genesis à World Music, um gênio do zeitgeist. Depois, vamos discutir os filmes “Como Vender a Lua” (como a força da ficção nos levou à Lua) e “MaXXXine” (Sincromisticismo, religião e pornografia). Na sessão dos livros, como superar a religião do trabalho. E na Crítica Midiática: “pachequismo” e cismogênese na cobertura brasileira dos Jogos Olímpicos; o traquejo lavajatista da grande mídia na cobertura de queda de avião em Valinhos/SP; Guinada geopolítica de Lula?... sob aplauso dos “progressistas”; Domínio da Energia gera guerras e revoluções coloridas: agora é a vez da Sérvia; Pablo Marçal: por que toda eleição precisa de um Padre Kelmon? A bomba semiótica do prejuízo da Petrobrás... É tudo no tijolaço de domingo!
sexta-feira, agosto 09, 2024
Sincromisticismo, religião e pornografia no filme 'MaXXXine'
Para os pesquisadores em Sincromisticismo, Hollywood é uma gigantesca corporação que recruta médiuns para, sob as bênçãos do Método da Actor’s Studio, incorporarem formas-pensamento retirada do inconsciente coletivo da humanidade. Para, a partir dessa tese, surgirem caricaturas de teorias conspiratórias que denunciam um suposto satanismo para destruir o Ocidente, é um passo. Esse é o pano de fundo do fechamento da trilogia de Tie West, “MaXXXine” (2024), uma homenagem ao terror slash dos anos 1970, agora ambientado em meados dos anos 1980. Agora, Maxine tenta sair dos filmes pornôs e virar estrela no mainstrem hollywoodiano – como sempre, deixando um rastro de sangue. “MaXXXine” revela como pornografia e religião estão estranhamente muito próximas. Afinal, foram os primeiros gêneros bem-sucedidos na história do cinema.
terça-feira, agosto 06, 2024
A reverência ideológica dos EUA a Rebeca; segunda sangrenta e guerra total no Oriente Médio: mercado precifica o Apocalipse
Axé, Kamala, a imarcrescível! Alviçaras Boric, o probo! Lula se une aos “democratas” que exigem transparência nas eleições venezuelanas, sob os aplausos da grande mídia e da mídia progressista que, estranhamente, deram match! Continuamos essa discussão na Live Extra Cinegnose 360 #61, nessa quarta-feira (07/08), às 18h, no YouTube e Facebook. Como sempre, com os trepidantes Comentários Aleatórios. Para, em seguida, entrarmos na Crítica Midiática: depois do ouro polissêmico da judoca Bia Souza, as reverências ideológicas dos EUA ao ouro de Rebeca Andrade; o mundo à espera do Apocalipse: a “segunda feira sangrenta” das bolsas e guerra total no Oriente Médio... só que não; grande mídia enaltece ao vivo bala, bomba e porrada de Tarcisão na Cracolândia; os “bombas semióticas amigas” olímpicas contra o governo; Agências de checagem ajudam desinformação com efeito Firehose. Bob Fields Neto ameaça aumentar juros... e Itaú comemora lucro de 10 bi, só no segundo trimestre.
Jamais chegaríamos na Lua sem a força da ficção em 'Como Vender a Lua'
Do quê é preciso para pousar na Lua? Certamente uma equipe de brilhantes cientistas de foguetes, obstinados geeks programadores de computadores e um experiente chefe do controle da missão que foi piloto da Força Aérea. Mas, de que adianta tudo isso se a NASA não conseguir vender o pouso na Lua para financiadores e opinião pública? De que adianta um pouso real na Lua se o evento não render imagens inspiradoras e com suspense hollywoodiano? Então, mais do que cientistas e geeks, é preciso um diretor de vídeos publicitários e uma relações públicas. Esse é o tema do filme “Como Vender a Lua” (Fly Me to the Moon, 2024). Calma! O filme não sugere que o pouso foi uma farsa. Mas de como a América entrou na era do artifício no qual a simulação e o entretenimento passaram a ser forças dominantes em todos os setores da sociedade.
sábado, agosto 03, 2024
Proto-fórmula de Elton John; o ouro polissêmico de Bia Souza; bombas semióticas olímpicas; pelegos da mídia; Maduro, não apresente as atas!
Nos tempos do filme brasileiro “Eles Não Usam Black Tie”, só havia pelegos no meio sindical... agora, ocupam a chamada “mídia progressista”. Agradando patrões que nem são os deles! Esse é um dos temas explosivos da Live Cinegnose 360 #167 desse domingo (04/08), às 18h, no YouTube e Facebook. Começando com Elton John: a proto-fórmula do futuro da música pop. Depois, vamos discutir a animação francesa “As Bicicletas de Belleville” (uma antevisão do século XXI) e o russo “Coma” (podemos ficar prisioneiros de nossas telas mentais). E a TV e a teoria do “grande público” na sessão dos livros. Na Crítica Midiática: bombas semióticas olímpicas; a medalha de ouro polissêmica da judoca Bia Souza; pelegos geopolíticos ocupam a mídia progressista – uma sociologia do campo jornalístico; Maduro, não apresente as atas! Para quê? Guerra Criptografada: na surdina, BC mantém taxa Selic; Não é só os juros e dólar altos: é a jogatina das Bets também.
sexta-feira, agosto 02, 2024
'As Bicicletas de Belleville': a animação que anteviu o que viria nesse século
Imagine se o Monsieur Hulot (personagem icônico de Jacques Tati) conhecesse Tim Burton; e Marquês de Sade se encontrasse com o infame ciclista flagrado dopado na Tour de France, Lance Armstrong. O resultado é a excêntrica, estranha, selvagem e mágica animação francesa “As Bicicletas de Belleville” (Les Triplettes de Belleville, 2003). É uma animação muito estranha para ser enquadrada em qualquer tradição estabelecida. A máfia francesa monta em “Belleville” (uma representação expressionista de Nova York) uma bizarra casa de apostas com ciclistas sequestrados da Tour de France. O animador Sylvain Chomet parece ter antevisto muitos aspectos do século que se iniciava: a hipertrofia comercial da Tour de France, a cooptação geopolítica da França (e de resto, da Europa inteira) pelos EUA na Guerra Fria 2.0 atual contra a Rússia, e a ascensão do universo das apostas com o domínio da tecnologia e financeirização.
quinta-feira, agosto 01, 2024
Bomba semiótica wokeísta e guinada na propaganda política nos Jogos de Paris
Que os Jogos Olímpicos são uma arma de propaganda política, não é novidade para ninguém. Porém, os Jogos Olímpicos de Paris apresentaram duas novidades: um sintoma que reflete o atual zeitgeist geopolítico europeu e uma guinada na propaganda política - uma cerimônia de abertura que abandonou os princípios da propaganda tradicional nesses eventos (nacionalismo, doutrinação ideológica, retórica e sedução) para detonar uma bomba semiótica wokeísta às margens do Rio Sena, com uma paródia de diversidade numa estilização da “Última Ceia”. Enquanto a propaganda clássica visava a esfera pública, a bomba semiótica cria ondas de impacto no contínuo midiático atmosférico: calculadamente “irritar” bolhas de extrema-direita e a “maioria silenciosa” para criar cismogênese – destruir aquilo que havia de civilizatório na democracia liberal burguesa: o ideal de uma tolerância em uma perspectiva cosmopolita, o equilíbrio entre tolerância e a aspiração à universalidade.
terça-feira, julho 30, 2024
Venezuela: Lula arrasta bola de ferro geopolítica; Datena/Tarcisão: modelos midiáticos de 3° via; ironia: Biden sofreu golpe de Estado
sábado, julho 27, 2024
Disco music e a gravadora K-Tel; decadência cultural francesa e ideologia Woke das Olimpíadas; 'Axé Kamala' e engenharia social
Axé Kamala Harris! Enquanto os progressismos brasileiros vibram com ela, Harris vai apresentando os múltiplos rostos do neoliberal-progressismo. Vamos discutir esse tema entre muitos outros na Live Cinegnose 360 #166, nesse domingo (28/07), às 18h, no YouTube e Facebook. Começando com a disco music no Brasil: a gravadora K-Tel e a integração brasileira “Hit Machine”. Depois vamos discutir o filme “I Saw de TV Glow” (o gnóstico brilho catódico da TV) e “Sombra Lunar” (descendo pela toca do coelho da cismogênese). A teoria do contínuo midiático atmosférico nos Livro do Humilde Blogueiro. E na Crítica Midiática da Semana: Decadência cultural francesa e propaganda ideológica Woke na abertura das Olimpíadas de Paris; o meme do macaco e a máquina do Estado; Igreja Universal apoia o “ditador” Nicolas Maduro... e no Brasil? Engenharia social: a militarização das GCM; com pompas e circunstância Globo News recebe Tarcisão, o privatizador; Ramagem, Abin Paralela e as síndromes da esquerda. Venha participar!
Na segunda-feira, Minutagem, Bibliografia e Discografia da Live Cinegnose 360 #166, na Descrição do Vídeo no YouTube.
Descendo pela toca do coelho da cismogênese política em 'Sombra Lunar'
A produção Netflix “Sombra Lunar” (In the Shadow of the Moon, 2019) é peculiar. Primeiro, que é impossível fazer uma análise sem incorrer em spoilers, pela sua natureza: reflexo do zeitgeist político atual de cismogênese. Segundo, porque o filme é um mush-up arriscado: imagine cruzar o filme “Seven” com o “Exterminador do Futuro”. Por isso, “Sombra Lunar” vai do típico trillher policial noir para a ficção científica. Em 1988, um policial, aspirante à detetive, depara-se com uma série de assassinatos estranhos e simultâneos. Enquanto sua esposa está na maternidade tendo sua filha. Fatos cujas consequências marcarão o restante da sua vida. Série de assassinatos que se repetirão a cada nove anos, acompanhando o ciclo da chamada “Lua sangrenta”. Quanto mais os ciclos se sucedem, mais profunda é a decida pela toca do coelho.
terça-feira, julho 23, 2024
O gnóstico brilho catódico da tela de televisão em 'I Saw the TV Glow'
Este filme é para cinéfilos aventureiros. Um filme estranho. “I Saw the TV Glow” (2024) é um curioso drama de amadurecimento, não apenas de um casal de jovens em um típico subúrbio daqueles do sonho americano. Mas da própria mídia: da sensação de pertencimento entre os pixels analógicos de séries de nichos dos anos 1990 à experiência customizada pelos algoritmos das plataformas de streaming do século XXI. O drama da adolescência que se recusa a aceitar o mundo adulto vê numa série chamada “Pink Opaque” uma mitologia pop que se cruza com elementos gnósticos. Veem no brilho catódico da TV a única maneira de escapar de uma realidade opressiva que é a quintessência do sonho americano.
Kamala Harris: genocídio com um sorriso empático e solidário; pão com álcool e tubarão com cocaína: a presunção midiática da catástrofe
Começou a enorme campanha para polir a imagem de Kamala Harris... mulher afro-americana que mandou bombas para Síria e apoia o genocídio em Gaza e fechamento das fronteiras... mas com um sorriso empático e solidário: o Brilho Eterno de uma mente sem lembranças. Esse é um dos temas da Live Extra Cinegnose 360 #59, nessa quarta-feira (24/07), às 18h, no YouTube e Facebook. Como sempre começamos com os controvertidos Comentários Aleatórios, para depois fazermos a Crítica Midiática: esquerda brasileira cai no encanto do glamour da garota de meia-idade Kamala “Jackie Brown” Harris; Tarcisão “bandeirante-frankenstein” de Freitas paga o apoio da Faria Lima para presidência: a patranha dos 4 bi da privatização da Sabesp; Governo anuncia contingenciamento: é o INSS, estúpido! Como mídia manipulou discurso de Maduro sobre as eleições... e Lula caiu; Pão com álcool e tubarão com cocaína: a presunção midiática da catástrofe... e outras bombinhas semióticas.
sábado, julho 20, 2024
Roxy Music; o irônico apagão digital; esquerda cai no "Efeito Firehose" da Abin Paralela; não-acontecimento de Trump normalizado
sexta-feira, julho 19, 2024
O vampiro evoluiu e tornou-se amoral no filme 'Abigail'
Cada época tem o seu vampiro que merece: a entidade das trevas que melhor está sintonizado com o espírito do seu tempo. O cânone vampiresco de Bram Stoker refletia o racionalismo da Revolução Industrial e o fundamentalismo religioso. Mas no século XXI o vampiro torna-se moralmente neutro e vira um ser “vivo” que evolui adaptando-se ao ambiente, como mais um predador na cadeia alimentar. O filme ‘Abigail’ (2024) é um terror mashup e exploitation que reproduz essa mudança na mitologia do vampiro. Um thriller de humor negro sobre um grupo de sequestradores que mordem mais do que podem mastigar quando involuntariamente sequestram uma bailarina vampira do tamanho de uma criança.
Cinegnose anteviu o apagão digital? Evento 'Cyber Polygon': a próxima pandemia será digital
Um estranho aparelho de TV no início da era da televisão no filme 'The Twonky"
terça-feira, julho 16, 2024
Os não-acontecimentos: de Trump a Ramagem; porque mídia quer panos quentes de Lula com Milei; padre Kelmon no Senado?
VIVE LE FAUX DRAPEAU! VIVA A FALSE FLAG! VIVA OS NÃO-ACONTECIMENTOS! Não importa se vão chamar esse humilde blogueiro de “chapéu de alumínio”. Vamos discutir nossas dúvidas justificáveis: timing, sincronismos e anomalias. Nessa quarta-feira (17/07), na Live Extra Cinegnose 360 #58, às 18h, no YouTube e Facebook. E depois dos sísmicos Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: False flags, não-acontecimentos e canastrice política: de Trump derramando sangue pela América à gravação de Ramagem; Biden já achou o culpado: o Irã! Petrobrás ameaçada de ser processada pela concorrência... por ser mais eficiente! Padre Kelmon no Senado? Vai levar. Por que grande mídia apoia os “panos quentes” de Lula com Milei? Greve do INSS e grande mídia gritando por contingenciamento de gastos: prepara-se a tempestade perfeita.
Os tiros contra Donald Trump não aconteceram
Foi visível a perplexidade inicial do jornalismo corporativo diante dos disparos contra Donald Trump em um comício na Pensilvânia, tanto pela conveniência dos tiros à sua campanha quanto pela flagrante complacência do serviço secreto na segurança. Que posteriormente a mídia normalizou como “milagre” que supostamente teria salvo a vida do ex-presidente. Essa perplexidade e mal-estar são típicos quando estamos diante de não-acontecimentos, que sequer a mídia pode discutir a hipótese: põe em risco a própria matéria-prima da notícia: o acontecimento. É tudo coisa de “chapéus de alumínio”, têm que dizer para salvaguardar a própria profissão. Porém, o resultado, a mais-valia semiótica da fotografia perfeita, mais uma vez revela didaticamente as características de um não-acontecimento: timing, sincronismos, anomalias e chantagem midiática.
sexta-feira, julho 12, 2024
Nesse sábado: 'Human League', pós-punk e social-democracia; Biden e uma nação demente; e se Bolsonaro não for preso?
Se Biden está com sérios problemas cognitivos, quem governou a “maior democracia do mundo” nos últimos quatro anos? Biden trocando nomes significa que “o rei está nu”? Esse e outros temas discutiremos excepcionalmente nesse SÁBADO (13/07), às 17h, no YouTube e Facebook. Começando com a banda Human League: o pós-punk e a social-democracia. Depois, dois filmes: “Eu Me Importo” (como roubar com muita empatia e solidariedade) e o clássico “O Segundo Rosto” (revisitando a paranoia gnóstica). Na sessão dos livros, o gnosticismo de Walter Benjamin e T. Adorno. E na Crítica Midiática da semana: a espuma midiática da Abin paralela: e se Bolsonaro não for preso? Datacenters ou como países e instituições estão perdendo soberania; Engenharia Social: o caso de “Peixão”, o traficante neopentecostal; o dossiê que revela o curso de Eduardo Bolsonaro; o caso Biden: uma nação com demência; porque OTAN teme Trump?
terça-feira, julho 09, 2024
'Barriga' da mídia na vitória da esquerda na França; aventuras semióticas da "Revolução" de 32; false flag na Ucrânia para salvar Biden
Espuma midiática e uma conveniente lambança da PF para manter o fetiche pelas joias das arábias fascinando na mídia por muito mais tempo. O triplex de Lula e as joias de Bolsonaro: diferentes tipos de fetiches. Esse é um dos temas da Live Extra Cinegnose 360 #57, nessa quarta-feira (10/07), às 18h, no Facebook e YouTube. E depois de mais uma sessão dos trepidantes Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: Começa a Operação False Flag na Ucrânia: Bombardeio de Hospital infantil em Kiev; Bolsonaro e as Joias das Arábias: PT faz o jogo da PsyOp do PMiG; Por que Caiado e Zema não foram ao evento de Bolsonaro CPAC? Por que grande mídia ficou “surpresa” com vitória da esquerda na França? Guerra de São Paulo ou Revolução Constitucionalista: as aventuras semióticas da propaganda paulista; Grande mídia esconde motivo do aumento de preço da gasolina e botijão de gás. E outras bombinhas semióticas que eventualmente explodam até as 18h de quarta-feira.
Como roubar com muita empatia e solidariedade no filme 'Eu Me Importo'
Nada mais atual do que o pânico da senilidade, demência, Alzheimer etc. A controvérsia midiática em torno das limitações cognitivas do presidente Joe Biden mostra isso. Para o Capitalismo, toda crise é oportunidade: por que não transformar esse pânico em mais uma forma de drenagem de dinheiro para o rentismo improdutivo? E tudo com uma cara politicamente correta, com muita empatia e solidariedade – uma tutora legal cuida de idosos judicialmente impedidos a partir de falsos laudos de médicos parceiros, mandando-os para asilos, enquanto drena dinheiro e propriedades das vítimas. É o filme Netflix “Eu Me Importo” (I Care a Lot, 2020). Até o momento que a golpista se envolve com a idosa errada. Mas... toda crise pode ser uma oportunidade. Uma história tragicômica do sonho americano invertido: a meritocracia é um conto de fadas inventado para os pobres.
sábado, julho 06, 2024
Banda 'Vímana'; para mídia, Lula pegou senilidade de Biden, o fetiche midiático das jóias das arábias; Brasil precisa de um FBI