sexta-feira, março 05, 2021

Editor do Cinegnose discute conexões Gnosticismo e Guerra Híbrida em aula aberta


Nessa próxima terça-feira, às 19h30, este humilde blogueiro participará de aula aberta de introdução ao curso “inFormação Transaberes”, ao lado dos pesquisadores e professores Nelson Job e Eduarda Souto Maior. Na pauta, transaberes, guerra híbrida, bombas semióticas e gnosticismo.  Abordarei as conexões entre a filosofia gnóstica e a Nova Teoria da Comunicação como ferramentas para compreender as novas formas de operações psicológicas de controle da narrativa e do imaginário das massas em sociedades alvos de guerras híbridas. Faça sua inscrição gratuita!

Os leitores mais antigos do Cinegnose devem ter percebido que, ao longo dos anos de existência do blog (11 anos), dois temas acabaram dominando a pauta: o cinema gnóstico e as bombas semióticas na guerra híbrida. Em outros termos, Gnosticismo e Política.

Para aqueles mais desavisados, parecem temas excludentes: dois campos que parecem nada ter a ver um com o outro – de um lado, reflexões em torno de como elementos filosóficos e religiosos impactam o cinema e produção audiovisual; e, do outro, discussões em torno de propaganda, psicologia de massas e manipulação midiática.

Mas quando descobrimos como pensadores e pesquisadores do século XX nas áreas de comunicação, filosofia e política foram influenciados pelo pensamento gnóstico, começamos a perceber as conexões – Theodor Adorno (o niilismo gnóstico presente na sua “Dialética Negativa”), Jean Baudrillard (a presença no gnosticismo cátaro nas suas reflexões em torno dos simulacros e simulações na sociedade tecnológica) ou o catarismo ateu e o “misticismo sem o Absoluto” no filósofo franco-romeno Emil Cioran.

Nesta próxima terça-feira às 19h30, este humilde blogueiro participará de aula aberta gratuita do curso “inFormação Transaberes” na qual abordará exatamente esse tema. Na verdade, será um “teaser” para a aula que ministrará em outubro com o tema “Bombas Semióticas na Guerra Híbrida Brasileira”

Nessa aula aberta farei uma introdução de como elementos da filosofia gnóstica contribuem para a chamada “Nova Teoria da Comunicação” (NTC), na qual se fundamenta o conceito de “bombas semióticas” – o controle da narrativa e do imaginário na política a partir do conceito de “acontecimento comunicacional”, conceito-chave da NTC – clique aqui para se inscrever gratuitamente nessa aula aberta.

Será uma discussão inicial sobre a NTC, Gnosticismo e Guerra Híbrida – como as novas estratégias de operações psicológicas no campo político necessitam de novas ferramentas de análise para entendermos a dinâmica e como reagir a essas novas armas de comunicação.



O curso “inFormação Transaberes” é dividido em 17 módulos com aulas de março a novembro – dois encontros por mês, sempre aos sábados, (veja a programação abaixo) abordando o espectro transdisciplinar do conhecimento e de práticas experimentais de campos diversos como Filosofia, Conhecimento Esotérico, Meditação, Psicologia, Física, Cosmologia, Arte e Estética, História e Ciências da Comunicação.

O curso “inFormação” vai problematizar a história do conhecimento, modular nosso foco de atenção de aprendizagem e contribuir cada vez mais para o processo criativo na vida.

O curso conta com 17 facilitadores em 34 encontros. Ao longo do curso, haverá orientações para produções de artigos, terapêuticas e outras criações à luz dos transaberes. Contando com um certificado de conclusão de percurso.

 Nos últimos sete anos o coletivo Transaberes vem desenvolvento cursos, grupos de estudo, workshops e eventos, formando uma egrégora na qual os participantes possam assimilar vivências amplas e profundas, rumo à intimidade cósmica. 

Links 

 

Site de inscrição para a aula aberta gratuita (09/02): 

https://www.sympla.com.br/aula-aberta-da-informacao-transaberes__1147348?fbclid=IwAR3y86KQftKrSkeRvNg9xBBmSTz3EU2tEq2-rLT8j2jzIWYn5f3aQOi9T-w

 

Site de inscrição para o curso:

https://estudos.transaberes.com/informacao-transaberes

 

Evento facebook: 

https://www.facebook.com/events/861901957685969

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review