quinta-feira, setembro 09, 2021

Por que os manifestantes bolsonaristas estão cada vez mais à vontade nas ruas?

 


Pela experiência desse humilde blogueiro, sempre que manifestantes que vão às ruas protestar há medo e tensão no ar (o medo do aparato repressivo policial), somente superados pelo idealismo. Mas o que acompanhamos no Sete de Setembro foi, de um lado, a ansiedade amedrontada da esquerda e, do outro, as “flashmobs” bolsonaristas com manifestantes relaxados, à vontade, como se estivessem numa festa. Apesar do propósito golpista de invasões e quebra-quebras. Enquanto policiais militares apenas observaram e até ajudaram, como em Brasília. Se Bolsonaro está assim tão “isolado”, porque sente-se também tão à vontade, sempre subindo o tom? Porque sabe que conta com uma, até aqui, vitoriosa estratégia alt-right de comunicação. Além da grande mídia como a parceira “morde-assopra” com a missão de apagar os rastros da PsyOp militar que pariu o candidato manchuriano Bolsonaro. Uma narrativa midiática construída a partir de dois eixos: (a) Bolsonaro é um bicho acuado e com medo de ser preso; (b) A economia vai mal porque temos um presidente que não quer trabalhar. A missão é blindar a agenda neoliberal.   

Um país todo em transe! Sente-se a tensão no ar, por toda parte e em todas as faces e vozes. Nesta noite somos todos reféns de uma narrativa psicótica que infectou milhões de mentes por todo país. O vírus informacional é tão letal quanto o vírus pandêmico. É preciso vacina p/ ambos.

Essa postagem em uma rede social do neurocientista Miguel Nicolelis é uma síntese da pesada atmosfera que tomou das redes sociais na noite que antecedeu o Sete de Setembro. Imagens, tanto nas redes quanto na TV, mostravam “manifestantes” em Brasília, alucinados, derrubando o isolamento da Esplanada dos Ministérios sob o olhar compassivo dos policiais militares, que conversavam entre si dando risadas e, alguns, concentrados na tela de seus celulares.

“Tenho medo de dormir e acordar numa ditadura” ou “A Noite dos Cristais em Brasília” (referência ao ataque massivo a lojas, edifícios e sinagogas pelas milícias da SA durante a ascensão do nazismo, enquanto policiais e autoridades apenas observaram sem intervir) eram algumas postagens que expressavam o clima de medo, angústia e ansiedade diante da ameaça das tropas bolsonaristas invadirem Congresso e STF como ato decisivo para o tão temido “golpe”, com apoio da própria polícia militar.

O cientista político Aldo Fornazieri fala em uma “República prostrada”: “Muitos ativistas e simpatizantes das esquerdas não foram para os atos por medo. Não é para menos: políticos dos partidos de esquerda, analistas e sites passaram esses dois anos e meio do governo Bolsonaro exercendo a pedagogia do medo. Medo dos militares, do golpe etc.” – clique aqui

Enquanto sentia-se essa tensão angustiante em meios progressistas (que acabaram confinados na praça de concreto em que se transformou o Vale do Anhangabaú), vimos os bolsomínios em verde-amarelo ocupando os palcos midiáticos privilegiados (Avenida Paulista e Esplanada dos Ministérios) com todo o foco da grande mídia – por exemplo a “breaking news” da CNN era a seguinte: “Eventos pró-governo tomam várias cidades; há atos contra”; enquanto César Tralli na GloboNews era reticente: “assim que tiver alguma novidade, nos avisa daí do Anhangabaú...”, retornando aos “atos anti-democráticos” que ocuparam 90% do tempo de cobertura ao vivo.



Em todas as imagens (principalmente aquelas mostradas de dentro da malta bolsonarista) o que fica mais evidente é a absoluta segurança e tranquilidade dos apoiadores de Bolsonaro: todos gritando, concedendo inomináveis entrevistas a canais bolsonaristas ao vivo, fazendo selfies em meio à multidão etc. Seria normal (e é essa a experiência desse humilde blogueiro em manifestações à época da ditadura militar) manifestantes tensos e alertas a qualquer ato repressivo policial – principalmente pelo que preconizava a turba bolsonária:  invadir, quebrar, expulsar ministros.

Uma estranha militância relaxada, assim como a de Bolsonaro que, extrovertido e confiante, em São Paulo elevou ainda mais o tom golpista, em relação ao discurso de horas antes em Brasília. A confiança daqueles que, sabem, têm a retaguarda protegida e sabem principalmente que nada irá acontecer. Embora gritem por “liberdade”, eles parecem ter toda a liberdade do mundo. Afinal, até o ex-prisioneiro considerado “homem-bomba” Fabrício Queiroz, que iria supostamente derrubar o Governo Bolsonaro, apareceu em meio à turba no Rio de Janeiro, sorridente e posando para fotos com felizes adeptos numa manhã de sol na praia... 

Unicamente a esquerda e oposições estão amedrontadas com um suposto golpe – enquanto o restante da população, a “maioria silenciosa”, está indiferente a tudo porque tem que lutar para sobreviver. 


Policiais militares apenas olham e dão risadas


Mais uma vez, a vitória alt-right na comunicação

O que ocorreu no Sete de Setembro foi, mais uma vez, a excelência das estratégias de comunicaçãoalt-right. Principalmente, como são capazes de manipular um “clima de opinião” para gerar um estado de psicologia coletiva que a cientista política alemã Elizabeth Noelle-Neumann chamava de “espiral do silêncio”.

Segundo Noelle-Neumann, todos nós temos uma espécie de “sexto sentido”, um “órgão quase estatístico” baseado em impressões sobre o que o coletivo está pensando ou sentindo. Impressões que podem ser manipuladas por uma verdadeira engenharia da percepção: tudo começou com a propaganda política clássica, para evoluir para as estratégias indiretas das Relações Públicas e do Marketing. Para alcançar o pragmatismo político definitivo nas estratégias alt-right de ação direta nas ruas e apropriação e ressignificação semiótica.

Manipulações que criam climas de unanimidades, conflitos, ameaças, diante das quais a opinião individual opositora torna-se supostamente minoritária, passível de isolamento, zombaria ou mesmo de ameaça física ou psicológica. 

Na noite de 6 de setembro acompanhamos a clássica técnica de ação direta dos bolsonaristas: filas de caminhões (os indefectíveis cavalos mecânicos brancos embandeirados e sem identificação), carros, motos, acelerando, buzinando, com bandeiras do Brasil sendo agitadas, gente para fora da janela gritando. Numa velocidade aparentemente calculada para criar congestionamentos – imageticamente ampliados pelos planos de câmera fechados da TV.

Num português claro: conseguem CAUSAR. O rendimento semiótico dessa “causação” é a percepção de avalanche, urgência, estouro. Os bolsomínios podem ser minoria, mas são barulhentos. Durante todo o dia 7, esse blogueiro testemunhou motociclistas desfraldando bandeiras brasileiras e faixas verde-amarelo em avenidas de São Paulo.

A última vez que vi a esquerda com atitudes audaciosas e desafiadoras como essas foi na campanha Lula-Lá em 1989.

Em outras palavras, as PsyOps militares tornaram-se mais audaciosas do que o fantasma do caos e anarquia que sempre a esquerda representou para o sistema. Se no passado, a formação positivista comtiana militar orientava-se pelo lema “ordem e progresso”, hoje é o inverso: “caos é progresso”. Um caos funcional, gerido como uma operação psicológica para criar medo e ansiedade difusos, intimidando a esquerda e oposições diante de uma “crise institucional”. E o efeito psicológico da espiral do silêncio: antes era a pandemia. Agora, é a belicosidade das flashmobs bolsonaristas. Paradoxalmente, quem assume o papel de fantasma da desordem e anarquia são os militares, roubando esse histórico papel das esquerdas.


Há atos contra...

A retórica “morde-assopra” da grande mídia

O lockout dos caminhoneiros nesse momento é a cereja do bolo dessas operações de gestão do caos – grande mídia tenta minimizar falando em “bloqueios pontuais”... 

Além das respostas tíbias, protocolares com todo o barroquismo retórico do presidente do STF e dos presidentes da Câmara e Senado, o que mais chama a atenção no “day after” do apocalipse anunciado do Sete de Setembro é a narrativa que a grande mídia arranca de tudo isso. Uma narrativa construída a partir de dois eixos principais:

(a) Bolsonaro está isolado politicamente, ameaçado de ver seus filhos (e ele próprio) presos;

(b) A economia está mal porque o presidente não trabalha. A bolsa cai, o dólar dispara porque o “golpismo” de Bolsonaro só atrapalha a tranquilidade do “mercado” e “afasta investidores”.

O eixo (a) visa apagar os rastros das operações psicológicas militares por trás da simulação da ameaça do golpe e, principalmente, esconder a estratégia que criou o candidato manchuriano Bolsonaro desde 2014. Se Bolsonaro está assim tão isolado, como explicar essas flashmobs que acontecem com tanta segurança e tranquilidade? Quem está financiando estas mobilizações? Por que o ímpeto do jornalismo investigativo da grande mídia (tão enaltecido pela Associação Brasileira dos Jornalistas Investigativos – Abraji – na época da Lava Jato) não segue o dinheiro? Porque se fizer isso, revelará os rastros das operações militares nas quais o próprio jornalismo corporativo foi parceiro.


A joia da coroa da banca financeira


E o eixo (b) tem como principal objetivo blindar a política neoliberal das reformas, privatizações e autonomia do Banco Central – a “joia da coroa” da banca financeira. Na verdade, esse quadro de desemprego, inflação, crise energética e disparada dos preços dos combustíveis é a conta dos “Chicago boys” chegando. É exatamente isso que a PsyOp da gestão do caos quer ocultar.

Nesse eixo (b) não há, senão, dois culpados: a “crise hídrica” das “mudanças climáticas” (nunca chove no lugar certo...) e um presidente que não trabalha porque está em “campanha eleitoral” incitando a malta. Malta que a própria grande mídia empoderou para engrossar o caldo das ruas que apoiavam o impeachment de 2016. 

E mais. Esse eixo (b) ainda oculta a desigualdade na distribuição das consequências do neoliberalismo. Banca financeira (que comemora a autonomia do BC com lucros estratosféricos), agronegócio (“O Agro é Pop”) e exportadores de commodities (Vale do Rio Doce et caterva) não têm a menor urgência, por razões óbvias, em confrontar o “golpismo” de Bolsonaro.

No máximo sonham com uma “terceira via” com mais verniz midiático. Se não der, vai com Bolsonaro mesmo, tapando o nariz para evitar o mal-cheiro.

Enquanto isso, o chão de fábrica desindustrializado da sociedade amarga o desemprego e a inflação, efeito colateral da aliança finanças-agropop-exportadores.


 

Postagens Relacionadas


Bomba semiótica da Anvisa é o esquenta para o Sete de Setembro



Grande burguesia vai abandonar Bolsonaro? Esquerda tenta fazer oposição por procuração



“Grito dos Excluídos” é um OVNI na guerra híbrida do Sete de Setembro



Bomba semiótica do “apito de cachorro” no blefe do golpe militar do desfile dos tanques fumegantes


 

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review