domingo, setembro 20, 2015

Curta da Semana: "He Took His Skin Off For Me" - Amar pode ser estranho

O amor pode ser grudento. Um curta sobre uma simples e doméstica história de amor conjugal onde um homem arranca sua pele como prova de amor. E também porque essa não poderia ter sido a melhor ideia. “He Took His Skin Off For Me” foi um dos melhores curtas de 2014. Uma espécie de poema de horror, ao mesmo tempo lírico e grotesco com um tom melancólico e sensacional uso de efeitos especiais em FX, onde foram reconstruídos as centenas de partes da musculatura humana. Sobre o que nos fala o curta? Amor? Compromisso e sacrifício? Assista ao curta e tire suas conclusões.

Ao mesmo tempo poético e bizarro. Baseado em um conto da escritora e roteirista Mary Hummer, o diretor Ben Aston levou dois anos para produzir esse curta considerado em muitos festivais (London Short Film Festival, Festival Toronto After Dark entre outros) como um dos melhores de 2014.



Sem usar qualquer tipo de efeito especial computadorizado, Aston, com ajuda de uma lenda dos efeitos especiais (Colin Arthur de filmes como História Sem Fim e 2001: Uma Odisséia no Espaço), conseguiu com uma exatidão fantástica uma réplica da musculatura do corpo humano.

He Took His Skin Off For Me (“Ele Arrancou a Pele por Mim”) mostra o dia-a-dia da vida conjugal, onde um rapaz (Sebastian Armesto – Piratas do Caribe e Anonymous) ama tanto a esposa (Anna Maguire – O Resgate do Soldado Ryan) que decide despir sua própria pele como uma prova de amor. O que começa como um gesto surrealmente bonito e poético transforma-se num fardo diário, com problemas cada vez maiores. Será que o sentimento da esposa é recíproco?

Essa talvez seja apenas uma leitura, a mais literal, desse curta. O curta talvez seja um comentário de como somos sempre tão obcecados em nos transformar a nós mesmos, numa busca constante de amor e aceitação.


O projeto do curta foi o resultado de um trabalho de graduação na London Film School feito através de recursos de crowdfunding. Aston conseguiu alugar uma casa em Londres e formar uma equipe de 12 pessoas para construir as centenas de pedaços de músculos que formam os efeitos especiais do protagonista perdidamente apaixonado pela esposa.

O leitor perceberá que o curta é brilhante, principalmente pelo tom encontrado pela narrativa através da voz em off da própria esposa: ver uma pessoa sem pele é uma experiência horripilante que somente veríamos em um filme de terror. Mas Ben Aston encontra uma maneira de esvaziar essa carga de terror, fazendo o espectador embarcar nessa audácia conceitual  do arrancar a pele como uma metáfora da paixão – mas com inusitadas consequência no dia-a-dia.

No final, Ben Aston conseguiu arrancar do conto original o poder de uma alegoria multifacetada: o curta poderia ser uma história sobre nudez, sobre os problemas do parceiro se desnudar diante de você na rotina da vida conjugal; ou um conto sobre as mentiras em torno da verdadeira identidade; ou ainda um conto sobre compromisso e sacrifício que o amor e a vida a dois exigiriam.

Mas, principalmente, o curta mostra o quanto é complicado tentar ser a nós mesmos no convívio humano. Assista abaixo o making off e o curta:






Ficha Técnica


Título: He Took His Skin Off For Me
Diretor: Ben Aston
Roteiro: Ben Aston baseado em conto homônimo de Mary Hummer
Elenco: Sebastian Armesto, Anna Maguire
Produção: Cungkeel Pictures
Distribuição: on line
Ano: 2014
País: Reino Unido

Postagens Relacionadas



Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review