terça-feira, dezembro 29, 2015

No Sexto Aniversário o blog lança o "Projeto Cinegnose 360 Graus" e busca assinantes


Nesse sexto aniversário do “Cinegnose”, o blog chegou a uma massa crítica de conteúdo e conhecimentos. Portanto, chegou a hora do blog dar um salto qualitativo. Para comemorar seu sexto aniversário, o blog lança o “Projeto Cinegnose 360 Graus”: a expansão do conteúdo do blog em exclusivas publicações como livros, revistas e camisetas (sim! As camisetas tornaram-se uma das principais mídias de tendências contemporâneas), além de um canal no YouTube com críticas cinematográficas de lançamentos e temas culturais. Para esse Projeto tornar-se realidade o blog iniciará em janeiro uma campanha para criar uma base de assinantes que além dar sustentação financeira à iniciativa, receberá produtos exclusivos resultantes do olhar em 360 Graus sobre o Gnosticismo no cinema e cultura pop.

Nesse mês o Cinema Secreto: Cinegnose faz seis anos. Ao longo desse tempo foram analisados mais de 400 filmes, resultando numa lista, até aqui, de 66 filmes gnósticos.

Esses filmes foram a base para a discussão das consequências culturais e  científicas que as temáticas dessas produções sugerem: Sincromisticismo, Parapolítica, Cartografias da Mente e as conexões entre conceitos da Física Quântica e Gnosticismo.


Além disso, a análise desse universo crescente de filmes mostrou a recorrência de mitologias como o Mito do Demiurgo, o Mito da Alma Decaída, o Mito do Salvador e o Mito do Feminino. Isso permitiu uma divisão em categorias que permite a criação de ferramentas de análise mais precisas: filmes CosmoGnósticos, TecnoGnósticos, PsicoGnósticos, AstroGnósticos e CronoGnósticos.

Tudo isso acompanhado pelos atuais 606 seguidores e demais comentaristas que vem contribuindo com crescentes sugestões de insights e novos títulos de filmes para análise.


Por isso, esse sexto aniversário demonstrou que o Cinegnose chegou a uma valiosa massa crítica de conteúdo e conhecimento. O que exige um salto qualitativo na trajetória desse blog para o próximo ano.

A proposta desse humilde blogueiro para 2016 é o Projeto Cinegnose 360 Graus: a expansão do conteúdo do blog para outras mídias como livros e vídeos. A ideia é criarmos uma base de assinantes que dê sustentação financeira à produção constante de livros e revistas (versões digital e impressa) e também a criação de um canal do Cinegnose no YouTube com vídeos de crítica cinematográfica e matérias especiais sobre temas culturais.

Essa base de assinantes (mensais ou semestrais) teria acesso exclusivo à produção dos livros e revistas, seja nas versões digital ou impressa, além de ajudar na produção de vídeos para o canal do Cinegnose.

Abaixo, publicações inicialmente previstas no Projeto Cinegnose 360 Graus:

 1.   Anuário do Cinema Gnóstico: nessa primeira edição abordaria os filmes gnósticos analisados pelo blog entre 2010-2015.









 2.  Manual Maquiavélico de Retórica em Publicidade e Propaganda: o livro é o resultado das abordagens sobre Semiótica pelo Cinegnose. Baseando-se na retórica aristotélica, o livro abordará as principais figuras de retórica ( em torno de 30) aplicada cotidianamente não só na Publicidade como em Jornalismo e Propaganda política, seja em textos ou imagens.


  3.   O Caos Semiótico: Livro sobre Psicanálise da Comunicação e Semiótica. O livro foi editado pela Livrus. Com a base de assinantes, o Cinegnose poderá publicar novas edições exclusivas.

   4.   Cinegnose: O livro que deu a origem ao blog como continuidade às pesquisas iniciadas pelo projeto de mestrado. Nesse livro é analisada a recorrência de elementos da mitologia gnóstica na produção cinematográfica norte-americana entre 1995 a 2005. Período marcado pelo início do Gnosticismo Pop no cinema hollywoodiano. Como no livro, O Caos Semiótico, o Cinegnose também foi editado pela Livrus. Com a base de assinantes também poderemos fazer novas edições exclusivas.


5.   Canal Cinegnose 360o: Há muito tempo leitores do Cinegnose vem sugerindo a necessidade do blog ter um canal no YouTube com análises e crítica cinematográfica de lançamentos. Com uma base de assinantes será possível realizar finalmente esse projeto, com profissionais que auxiliem na roteirização, produção e pós-produção. Inicialmente a periodicidade será semanal.

6.   Camisetas do Cinegnose: desde que James Dean e Marlon Brando começaram a usar camisetas em seus filmes na década de 1950, elas deixaram de ser meros itens de vestuário: tornaram-se importantes mídias da cultura pop. Canais de divulgação de ideologias e tendências. Por isso, os assinantes do Cinegnose receberão camisetas exclusivas com temas baseados no Cinema Gnóstico, ajudando a divulgar esse Projeto que é único no País.



Portanto, a ideia do Projeto é dar uma visão em 360o, mais ampla ou panorâmica, para além dos limites dos textos de um blog.

No próximo mês iniciaremos a campanha para formarmos nossa base de assinantes que ajudarão não só o Projeto como também a própria manutenção e permanência do Cinema Secreto: Cinegnose!

Nessas festas de final de ano dê um espaço para o Cinegnose nas suas promessas para 2016 e faça parte do Projeto Cinegnose 360o. E Feliz Ano Novo!

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review