quinta-feira, janeiro 09, 2014
Misteriosas conexões da mitologia da estrela Sirius no Cinema e na Música
quinta-feira, janeiro 09, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
De
“Show de Truman” ao filme “Número 23”, do álbum “Diamond Dogs” de David Bowie a
série “Harry Potter”, podemos encontrar uma recorrência sincromística: a
misteriosa conexão desses produtos de entretenimento com a mitologia que envolve a estrela Sirius da constelação
do Cão Maior, presente nas mais variadas culturas e civilizações desde a
antiguidade. Passando pela escola dos mistérios do antigo Egito, a mitologias
da tribo dos Dogons de Mali, na Teosofia de Madame Blavatsky, sociedades
secretas como a Maçonaria ou na antiguidade grega, percebe-se ela é dotada de um simbolismo
ambíguo, seja como a estrela que ilumina o mundo espiritual ou que aponta para maus presságios, e tempos de calor
e loucura – “dias de cão”. Na bandeira nacional, Sirius representa o estado do
Mato Grosso - pauta sugerida pelo nosso leitor Ricardo no seu comentário sobre nossa postagem sobre o filme "Show de Truman".
No
mundo estranhamente previsível e conformista do filme Show de Truman (The Truman
Show, 1998), Truman sai de casa para mais um dia de trabalho, com um
sorriso publicitário estampado em seu rosto. De repente um evento inesperado:
algo cai do céu totalmente azul e se espatifa no chão, quase o atingindo. Ele
pega o objeto e repara que é um spot de luz. Sobre ele, uma etiqueta onde se lê:
“Sirius (9 canis major)”. O acontecimento é importante na narrativa do filme
porque, a partir da inexplicável queda do spot com o nome de uma estrela do
firmamento, Truman começará a questionar sua própria realidade.
Mas
há algo mais: o fato de o roteirista ter atribuído a esse importante objeto da
trama do filme o nome da estrela Sirius – localizada na constelação de Cão
Maior, também conhecida como “big dog” e, por isso, chamada também como
“estrela do cão”. Sirius é a estrela mais brilhante do céu e desde tempos
imemoriais tem sido reverenciada por diferentes culturas e civilizações.
segunda-feira, janeiro 06, 2014
Exposição faz viagem pela mente de Stanley Kubrick e alimenta conspirações
segunda-feira, janeiro 06, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
A
partir de uma cenografia que recria os ambientes e a sofisticação visual de
cada filme, a exposição Stanley Kubrick, em cartaz até o dia 12/01 no Museu da
Imagem e do Som (MIS) em São Paulo cria a curiosa sensação no visitante de
estar caminhando no interior da mente do diretor. Mas, além disso, a variedade
de documentos, cartas e memorandos expostos alimentam muitas teorias conspiratórias que
envolvem um diretor que sempre foi recluso e avesso a entrevistas ou a ter que
dar explicações para os significados de seus filmes: a consultoria do
mainstream tecnocientífico dos
EUA na produção de “2001 – Uma Odisséia no Espaço”; os arrojados efeitos
especiais à frente de seu tempo, dez anos antes de “Guerra nas Estrelas”; e a
morte do diretor quatro dias depois da exibição interna do filme “De Olhos Bem
Fechados” para executivos da Warner Bros, produção que sugere polêmicas histórias sobre conexões da elite político-financeira com orgias sexuais ocultistas.
Nessa
última sexta-feira visitei a retrospectiva Stanley Kubrick no Museu da Imagem e
do Som (MIS) aqui de São Paulo. Sob um calor escaldante da tarde, aguardei 45
minutos na fila da bilheteria para depois, sob o onipresente olhar de Kubrick
com a sua câmera em um enorme pôster no corredor da entrada da exposição,
esperar em uma segunda fila a vez para subir a escadaria de entrada. Um segundo
pôster com linha do tempo da produção de Kubrick decorava esse corredor, onde
você tinha a chance de checar os títulos e datas dos filmes que comporiam os
ambientes de cada sala da retrospectiva tão ansiosamente aguardada.
De
tão atemporal que se tornaram os filmes do diretor, não havia ainda parado
para pensar sobre os grandes hiatos entre as suas produções. Por exemplo, de O Iluminado (1980) a Nascido Para Matar (1987), sete anos; e de Nascido para Matar (1987) a De Olhos Bem Fechados (1999) um
intervalo de doze anos. Seu período de produção mais regular está na chamada
Trilogia Star Child (Doutor Fantástico
(1963), 2001 – Uma Odisséia no Espaço
(1968) e Laranja Mecânica - 1971), um
período com profundos significados ocultos e metafísicos, como já observamos em
postagem anterior.
sábado, janeiro 04, 2014
Uma versão sinistra do Mágico de Oz no filme "YellowBrickRoad"
sábado, janeiro 04, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Uma equipe de psicólogos, cartógrafos e fotógrafos tenta transformar uma lenda em registro histórico: por que uma cidade inteira desapareceu depois de assistir ao filme “O Mágico de Oz” em 1940? Inspirado em um caso real onde os habitantes de uma vila esquimó desapareceram repentinamente deixando todos os seus afazeres para trás, o filme “YellowBrickRoad”(2010) faz uma sombria releitura do filme clássico de 1939 por um viés metalinguístico do cinema, forte tendência dos filmes independentes atuais. Assim como Dorothy levantou a cortina e descobriu que Oz não era um mágico no filme clássico, em "YellowBrickRoad" os espectadores daquela pequena cidade remota descobriram da pior maneira possível, após saírem do cinema, que a Cidade de Esmeralda do Mágico de Oz não existia.
terça-feira, dezembro 31, 2013
Ano novo, cigarros e o fim da geração MTV no filme "200 Cigarettes"
terça-feira, dezembro 31, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O
filme “200 Cigarettes” (1999) é um programa oportuno para essa época de comemorações do ano novo, pois nos faz refletir sobre o tempo e as
mudanças da cultura e identidade entre as gerações X, Y e Z. Por que na virada
para o terceiro milênio, a MTV produziu um filme tão nostálgico, cuja história
se passa na noite de ano novo de 1981? “200 Cigarettes” é o testamento de uma
geração que a MTV soube muito bem moldar, aquela que acreditava que a própria
vida poderia ser um vídeo clip. Porém, não esperava que a cultura punk DIY (Do
It Yourself – “faça você mesmo”) que ela ajudou a destruir com a cultura pop
retornaria como vingança, dessa vez renascida pela Internet 2.0. Mas o mal
estar da incomunicabilidade permanece porque os meios digitais se tornaram nada
mais do que uma nova plataforma comercial.
Dependendo
da faixa etária ou geracional do leitor, assistir ao filme 200 Cigarettes nessa
véspera de ano novo poderá trazer diferentes experiências em relação ao tempo:
se for da geração desse humilde blogueiro (a chamada Geração X) que viveu a
pós-adolescência sob o impacto da ascensão da cultura videoclip e cultura pop
criada pela MTV a partir de 1980, a sensação será nostálgica como se olhasse
para uma época perdida no tempo; se for da geração Y, achará um filme estranho,
com um monte de jovens com roupas exóticas que identificam sua tribo urbana, e
a única coisa que você reconhecerá no meio de tudo isso é a cantora Courtney
Love (a viúva de Kurt Cobain e da música grunge) interpretando ela mesma; e se
for da chamada geração Z , achará tudo ainda mais esquisito, com gente fumando
o tempo inteiro, que depende de telefone público e lista telefônica para se
localizar e pessoas extremamente maneiristas e preocupadas com seu visual.
O
filme 200 Cigarettes, foi uma
produção da MTV de 1999, mas a narrativa se passa em 1981, em uma noite de
véspera de ano novo. Por que às vésperas do terceiro milênio, a MTV produziu um
filme tão nostálgico? Na verdade, o filme parece ser uma série de vídeo clips
dentro de um grande vídeo clip – a trilha musical é composta por mais de 50
músicas da época, todas elas exibidas pela MTV naquele ano. Por que tanta
nostalgia de uma emissora cuja imagem sempre esteve associada com a revolução,
modernidade e tecnologia?
domingo, dezembro 29, 2013
Retrospectiva e perspectivas das bombas semióticas para 2014
domingo, dezembro 29, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Mesmo com toda
a atmosfera de festas de final de ano que supostamente inspira nas pessoas generosidade e
reflexão, a grande mídia não perdeu tempo e sinalizou de forma bem clara o que
nos espera para o próximo ano:
(a) Em uma
matéria de fatos diversos no último bloco no telejornal SPTV da TV Globo no dia
27/12 sobre rituais e supertições populares para atrair sorte no ano novo, um
pai de santo é consultado pela repórter sobre as perspectivas para 2014. Os búzios
são jogados e ele adverte: “esse ano foi de antagonismos e conflitos e o próximos
será a mesma coisa, mas haverá transformações. E uma nuvem negra se afastará da
cidade de São Paulo...”;
(b) uma enquete
foi feita com colunistas do jornal O Globo para saber o que eles esperam para
2014: Carlos Alberto
Sardenberg, Míriam Leitão e Zuenir Ventura torcem por mais protestos –
“protestos vigorosos”, salienta Sardenberg;
(c) Jornais e emissoras de TV passaram os
últimos dias antes do Natal fazendo acrobacias matemáticas para provar que,
apesar das vendas terem aumentado 2,7% em relação ao mesmo período do ano
passado, foi o Natal mais fraco em 11 anos;
(d) Elio Gaspari em sua coluna publicada
em pleno dia de Natal na Folha
e O Globo lembra que o próximo ano
será de eleições, mas também lembra que nesse ano aprendemos que existe “uma
forma mais direta de expressão”, e exorta: “vem pra a rua você também!”.
quarta-feira, dezembro 25, 2013
Semiótica das fotografias "newborn": que histórias elas contarão?
quarta-feira, dezembro 25, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Era uma vez uma
época em que os momentos mais íntimos dos filhos eram registrados por meio de
fotografias e vídeos caseiros para serem mostrados aos vizinhos, parentes e
amigos mais próximos. Isso tudo ficou muito chato. Agora no lugar temos uma
autoconsciente e calculada produção de imagens, geralmente de crianças, com alcance
global através redes sociais ou em produtos esteticamente sofisticados e
profissionais como ensaios fotográficos publicados em photobooks, CDs ou em
sites e blogs na Internet. Nesse contexto cresce o subgênero das fotos chamadas “newborn”
(fotografias de recém-nascidos) onde, apesar do discurso da simplicidade e espontaneidade, são produzidas através de complexas estratégias técnicas e estéticas para simular cenas e poses enquanto, alheio a tudo, o bebê dorme. Que história essas fotos contarão para essas crianças no futuro?
As fotografias newborn (fotos de recém-nascidos em suas primeiras semanas de vida)
é o novo baby boom fotográfico. Um mercado tão promissor que acabou sendo
criada a Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN) para
zelar a filosofia, ética e segurança dos pequenos modelos. Tudo isso em meio a
uma intensa agenda de Workshops e Conferências sobre o tema.
Se concordarmos com Woody Allen de que os
três principais fatos da nossa existência são nascimento, sexo e morte, as
fotos newborn (ao lado das fotos de
casamento, pornográficas e todos os rituais e estrutura de serviços funerários)
se revestem de grande importância para todos aqueles que estudam a semiótica da
cultura: a forma como a Natureza é incorporada pela Cultura através de uma
complexa rede de simbolismos e significados. E, principalmente, como essa rede
semiótica revela como sintomas as mazelas da sociedade e dos indivíduos.
sexta-feira, dezembro 20, 2013
Filme "Resolution" faz jogo mental com o espectador
sexta-feira, dezembro 20, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O filme Resolution (2012) é um desafio conceitual ao espectador. Em uma
estimulante combinação de desconstrução metalinguística e misticismo gnóstico o
filme é um verdadeiro sopro de renovação no subgênero “horror-em-cabanas-remotas”
de filmes como “A Morte do Demônio”, “A Cabana do Inferno” ou “A Bruxa de
Blair”. Não espere festas com jovens bebendo e fazendo sexo enquanto demônios estão
à espreita para matar. Ao contrário, o filme oferece um enigmático jogo mental
onde, enquanto o protagonista tenta desintoxicar um amigo viciado em crack,
cresce o mistério entorno daquela cabana onde estão: será que os estranhos
acontecimentos fazem parte de alguma conspiração de seitas ocultistas, de
alienígenas ou apenas de traficantes? Ou a realidade é tão ilusória quanto uma
película cinematográfica. A resposta pode ser mais radical do que filmes como "Matrix" e "A Origem".
Dentro da história da linguagem
cinematográfica vivemos uma momento cada vez mais auto-referencial e
metalinguístico. E não estamos falando de filmes de arte ou de vanguarda, mas
de filmes que integram circuitos comerciais de distribuição, filmes que parecem
querer desconstruir o gênero, a cultura pop e a própria linguagem
cinematográfica.
Após o gnosticismo pop de filmes
como Show de Truman, Matrix e A Origem onde a realidade é desconstruída a tal ponto que o
protagonista não consegue mais distinguir o que é simulação e realidade,
acompanhamos nesse início de século uma nova tendência de desconstrução, dessa
vez do próprio cinema, onde o roteiro, produção, linguagem etc. acabam se
tornando o próprio tema dos filmes.
terça-feira, dezembro 17, 2013
"A Classe Dominante": o mais estranho filme de Peter O'Toole
terça-feira, dezembro 17, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O Deus do Velho Testamento (o “messias elétrico”) faz um duelo surreal
com o Deus do Novo Testamento; um sádico psiquiatra alemão faz experiências com
“ratos esquizofrênicos”; uma família de aristocratas trama a internação de um
conde esquizofrênico para conseguirem ficar com o seu título e fortuna. Com a recente morte aos 81 anos do grande ator inglês Peter O’Toole, não poderíamos deixar de
reverenciar o filme mais estranho da sua carreira: “A Classe Dominante” (The
Ruling Class, 1972). Uma comédia de humor negro repleta de ultraje moral e
religioso que após ser restaurada e relançada em DVD, teve recuperados os 20
minutos cortados no lançamento comercial da época. Um filme profético ao
mostrar que mesmo após todos os movimentos libertários da época, a aristocracia
não morreu: persiste através de uma classe dominante que opta por um deus
vingativo e intolerante.
Peter O’Toole para sempre será
lembrado pelo filme Lawrence das Arábias. Mas temos também que pagar tributo
ao mais estranho filme da sua carreira: A
Classe Dominante (The Ruling Class,
1972) que desde o seu lançamento passou a ser seguido por um grupo restrito de
fãs como um filme cult. Ainda mais que a versão para o lançamento nos EUA teve
uma redução de 20 minutos para tornar o filme mais rentável, poupando ao
público daquele país de algumas cenas bizarras e de extremo humor negro que
chega, algumas vezes, as raias da violência e ultraje religioso. Pois o filme
foi restaurado no relançamento em DVD pela The Criterion Collection em 2001 e retornou às
suas quase duas horas e meia da duração original.
Embora o filme seja um mix de
sátira, farsa, musical, drama shakespeariano e muito humor negro, a narrativa é
uma descida sombria na loucura, caos e simbolismos religiosos nas tramas
envolvendo cobiça e poder no seio de uma elite aristocrática apodrecida, mas
que tenta manter sua fleugma e pompa: um conde esquizofrênico, um bispo
anglicano sem fé, um sádico psiquiatra alemão, um mordomo comunista que vive em
um constante estado de embriaguez, e toda uma galeria de personagens inesquecíveis.
domingo, dezembro 15, 2013
Curta "Compramos e Vendemos Sentimentos" renova crítica ao consumismo
domingo, dezembro 15, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Produtos
audiovisuais de língua portuguesa estão inovando a forma de abordar a sociedade
de consumo. Fugindo da habitual crítica do ter-que-substitui-o-ser (que se
tornou clichê no momento em que a moderna publicidade absorveu a crítica e
transformou a imagem do consumo em atividade “consciente”, “sustentável” e “espiritualizada”),
o curta “Compramos e Vendemos Sentimentos”, trabalho de conclusão de curso de
Cinema da Universidade Lusófona de Lisboa, apresenta uma nova abordagem crítica
ao consumismo: uma sociedade mecanizada e futurista onde as pessoas para poderem ir e vir têm de se vender. São viciadas em
sentimentos e têm de trocá-los para adquirirem o que querem. Veja o curta.
Por muito tempo a crítica mais comum à
sociedade de consumo sempre foi de que é uma sociedade de alienação e de
espetáculo, onde o ter substitui o ser. Mas a indústria publicitária e o consumismo
evoluíram e incorporaram essas críticas quando se tornaram mais “espiritualizadas”:
parece que assimilaram todas as críticas feitas a
ela ao longo da história (consumismo, superficialidade, frivolidade,
materialismo etc.) e agora procura demonstrar através de um novo discurso que
mudaram, se espiritualizaram e não veem mais o consumo como mero ato de
aquisição, mas de enriquecimento espiritual.
Tendências como
o chamado “consumo consciente”, “sustentável” e todo um discurso motivacional e
ético que envolve agora o ato da compra (o consumo muito menos como um ato de
acúmulo e ostentação e mais como uma oportunidade de buscar uma espécie de
atalho para a iluminação espiritual - comprar-consumir-espiritualizar-se)
parece dominar a linguagem publicitária.
sexta-feira, dezembro 13, 2013
Em Observação: "Resolution" (2012)
sexta-feira, dezembro 13, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Quem gostou do filme “O Segredo da Cabana” (The Cabin in the Woods,
2011), certamente ficará curioso com o filme “Resolution” (2012) que segue a
mesma linha ao desconstruir metalinguisticamente os clichês do gênero horror.
Uma cabana abandonada em uma reserva indígena, um viciado em metanfetamina que
é ajudado pelo seu amigo na sua reabilitação e um segredo ameaçador que começa
a ser revelado pela descoberta de livros antigos e filmes em oito milímetros de
supostos pesquisadores envolvidos com fantasmas, telecinesia e demônios. Um
filme independente com baixíssimo orçamento que, por isso, promete uma coisa: o
roteiro ser melhor que os efeitos especiais.
quinta-feira, dezembro 12, 2013
Você sabe que é gnóstico quando...
quinta-feira, dezembro 12, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Você pode ser gnóstico e não sabe! Em dezembro de 2011
publicamos uma pequena lista de doze atitudes que indicariam quando uma pessoa tem
predisposição a ser gnóstica. A lista tinha sido elaborada pelo escritor norte-americano
Miguel Conner, apresentador do programa radiofônico online Aeon Bytes Gnostic
Radio e um pesquisador sobre as diversas escolas da filosofia gnóstica. Esse
ano resolvemos elaborar a nossa própria lista: uma série também de doze itens
onde são apresentadas atitudes, impressões, sentimentos ou insights que
revelariam indícios de que uma pessoa teria uma certa predisposição ou atitude
mental gnóstica.
Essa lista, ao mesmo tempo séria
e irônica (esse mix intelectual faz parte da visão gnóstica) demonstraria o
porquê da longevidade histórica do Gnosticismo e, ao mesmo tempo, porque
despertou tanto ódio e perseguições das religiões institucionalizadas – e principalmente
a Católica. Primeiro porque o Gnosticismo não é uma religião, doutrina ou
filosofia plenamente sistematizada como bem definiu Stephen Holler: “uma certa
atitude da mente, uma ambiência psicológica, um certo tipo de alma”. A atitude
crítica, desconfiada que beira a paranoia e, algumas vezes, a insanidade, já
torna alguém um “gnóstico”. Claro que não é uma consciência crítica comum,
político-ideológica-partidária. É um ceticismo radical: por que a sociedade e a
realidade são assim, quem as fez e com quais propósitos? E, a mais importante
questão, o que o homem faz no meio de tudo isso?
Por isso atraiu o ódio das
religiões e escolas filosóficas institucionalizadas: tal ceticismo não funciona
muito bem com hierarquias e estruturas de poder, ainda mais aquelas cujos
mandatários teriam sido nomeados pelo próprio Deus.
quarta-feira, dezembro 11, 2013
Aleister Crowley e Bohemian Grove: o Oculto no classic rock e na política
quarta-feira, dezembro 11, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Membros da elite artística ou política repercutindo nomes como Aleister
Crowley, manipulando magia cerimonial e participando de estranhos rituais
coletivos. As conexões documentadas entre aquele que é considerado o maior
ocultista do século XX, Aleister Crowley, com o classic rock ou vídeos que
documentam a elite política e financeira internacional participando de um
bizarro ritual coletivo anual em Bohemian Grove, Califórnia, atiçam a
imaginação dos teóricos da conspiração. Mas a atração das elites pelo oculto talvez
se deva mais a um tentava de expiação da sua má consciência na tentativa de se tornarem
senhores de seus próprios infernos. Porém, a ampliação midiática de antigos simbolismos
e formas-pensamentos pode trazer consequências imprevisíveis.
A genialidade tanto do classic rock quanto das elites políticas
parece estar na forma como foram capazes de mobilizar e comercializar o esoterismo e
ocultismo no século XX. Essa mobilização de símbolos, personagens e mitos
originais dessa esfera metafísica da cultura criaram os princípios básicos de
manipulação pela indústria do entretenimento de arquétipos ou egrégoras
antigas, criando uma espécie de contínuo midiático atmosférico.
A formação desse contínuo
midiático resulta no renascimento, renovação ou fortalecimento de
formas-pensamento que podem ser tanto direcionados de forma proposital
(propaganda, publicidade, jornalismo etc.) ou com resultados caóticos ou
inesperados como, por exemplo, incidentes violentos – é o caso do massacre
do Colorado nos EUA em 2012 e suas conexões sincromísticas com o personagem do
Coringa no filme Batman: o Cavaleiro das
Trevas, ou a relação entre o “maníaco do shopping”, que em 1999 disparou freneticamente uma submetralhadora contra a
plateia de 40 pessoas, resultando em três mortos e vários feridos no cinema de
um shopping em São Paulo que exibia O
Clube da Luta.
domingo, dezembro 08, 2013
No quarto aniversário o "Cinegnose" faz balanço e comemora conquistas
domingo, dezembro 08, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
No dia 08 de dezembro de 2009 era publicada a primeira postagem do "Cinegnose" com o título "Filme Gnóstico: uma introdução". Era o início do projeto que chega ao quarto aniversário com
muitas conquistas para comemorar: além das visitas ao blog aumentarem quase
100% (180 mil visitas em 2013) em relação a 2012, tivemos postagens que foram
publicadas em revistas científicas como a “Dispositiva” da PUC/MG e a “Cosmos e
Contexto” do Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica do RJ, além de
sites como o “Jornal GGN” e a “Carta Potiguar de Natal/RN. Esse ano o “Cinegnose”
expandiu a visão gnóstica, transformando várias descobertas resultantes das
análises dos filmes gnósticos em subtemas como filmes alquímicos, parapolítica,
sincromisticismo e as cartografias e topografias da mente. Acompanhe o balanço
completo das atividades do ano com gráficos e tabelas de filmes analisados.
Depois de um primeiro ano
essencialmente doutrinário (onde nos preocupávamos em expor didaticamente aos
leitores os princípios do Gnosticismo e a conexão com o cinema), do segundo ano
basicamente de análises fílmicas gnósticas e do terceiro ano em que nos
firmamos como um blog gnóstico, analisando não só filmes, mas também fenômenos
sociais e culturais pela ótica e métodos do Gnosticismo, chegamos ao quarto ano ampliando as
aplicações da visão gnóstica de análise.
Ao longo desses anos o blog
descobriu uma série de subprodutos ou “efeitos colaterais” tanto das análises
fílmicas como dos eventos sócio-culturais que podem ser classificados da seguinte
maneira: cartografias e topografias da mente, agenda tecnognóstica, parapolítica,
sincromisticismo, bomba semiótica e uma nova listagem e categorização dos filmes
gnósticos. Nesse balanço de mais um ano de atividades vamos fazer um pequeno
glossário de cada uma dessas descobertas que para nós foram melhor definidas
nesse ano.
Também a seguir algumas estatísticas do blog, focando proncipalmente o fenômeno "As Aventuras de Pi", há quase um ano da lista das dez postagens mais acessadas, além da lista com todos os filmes analisados nesse ano.
Também a seguir algumas estatísticas do blog, focando proncipalmente o fenômeno "As Aventuras de Pi", há quase um ano da lista das dez postagens mais acessadas, além da lista com todos os filmes analisados nesse ano.
sexta-feira, dezembro 06, 2013
O aplicativo Lulu e a religião da autoabdicação humana
sexta-feira, dezembro 06, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Processos judiciais, febre entre as mulheres e pânico entre os homens.
Por trás desse frisson midiático autopromocional do aplicativo Lulu onde
mulheres avaliam homens através de um conjunto de quesitos, estão questões que
colocam em xeque a própria cultura dos gadgets tecnológicos que está organizando o nosso lazer e trabalho. O Lulu seria o sintoma de uma verdadeira religião cibertotalitária
que estaria motivando a maioria de engenheiros, cientistas e designers digitais
do Vale do Silício: a autoabdicação humana – o computador estaria evoluindo
para se transformar em uma forma de vida capaz de entender melhor as pessoas do
que as próprias pessoas. E quem fala isso não é nenhum tecnofóbico, mas um dos
principais nomes do Vale do Silício: o designer de software Jaron Lanier.
Duas cenas em duas épocas
distantes entre si no tempo. O que veremos a seguir é que essas duas cenas estão interligadas não só em uma análise sobre o fenômeno do aplicativo Lulu, mas de toda a cultura criada em torno do consumo diário de aplicativos.
Primeira cena: Em meio à euforia
da revolução sexual dos anos 1960 desencadeada pela pílula anticoncepcional, a
descoberta da sexualidade desatrelada da reprodução e dos papéis familiares e a
erotização generalizada da mídia, publicidade e sociedade de consumo, o
pensador alemão Herbert Marcuse observava a tudo com desconfiança. Um dos
principais nomes da chamada Escola de Frankfurt, Marcuse estava naquele momento
no olho do furacão dos movimentos de rebeldia estudantil: professor de
filosofia no campus San Diego da Universidade da Califórnia. Para ele, o princípio de realidade contra o qual a
revolução se dirigia estava se transformando em algo mais insidioso: o princípio do desempenho, princípio que
transformaria toda a revolução sexual e dos costumes muito mais em sucesso de
vendas do que em real emancipação.
quarta-feira, dezembro 04, 2013
O cinema alquímico de "Beleza Americana"
quarta-feira, dezembro 04, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O filme “Beleza Americana” (American Beauty, 1999), premiado com o Oscar
de melhor filme, é uma narrativa sobre a transformação íntima de um
protagonista que causa um turbilhão em todos ao redor. Associado ao princípio
revelado logo no início de que acompanhamos a trajetória de um ano de vida de um
protagonista que diz que já está morto, o filme propicia uma difícil questão: um filme que segue as convenções de gênero hollywoodiano pode criar no espectador um
acontecimento de transformação semelhante ao que vemos no protagonista? Apesar das convenções de gênero, “Beleza
Americana” do diretor Sam Mendes é um tipo especial de filme, pois explora
mitologias e arquétipos da transmutação alquímica da matéria, onde rosas, a cor
vermelha, o sangue e a morte criam uma complexa simbologia, bem diferente da
Jornada do Herói clássica – trevas, caos e morte não é destruição, mas momentos
de regeneração e redenção.
Um espectador vai
assistir ao filme Beleza Americana no
cinema. Quebra a sua rotina e vai ao cinema para ficar sentado por duas horas
em uma sala escura vendo a narrativa fílmica que começa com uma locução em of do protagonista chamado Lester
dizendo que contaria a história da sua vida e que, em um ano, estaria morto.
Após uma narrativa
convencional pelos parâmetros hollywoodianos do gênero, o filme termina de
forma abrupta em mais uma locução em of
de Lester, dessa vez após tomar um tiro mortal e descrever a sua própria
experiência desse momento. Lester faz um balanço sobre “os pequenos momentos”
de sua “estúpida vida”, e fala que apesar disso “é difícil ficar bravo quando
há tanta beleza no mundo”. E profeticamente fala ao espectador: “um dia você
saberá do que estou falando”.
sábado, novembro 30, 2013
Black Friday expõe a lógica do Papai Noel e o minimalismo do consumo
sábado, novembro 30, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Ao lado do Halloween, o Black Friday é mais um desses mega eventos
importados que, repentinamente, se transformaram em pauta da agenda midiática
nacional. Imagens na TV de corredores de lojas congestionadas com gente se
acotovelando e consumidores denunciando descontos maquiados. Mas estamos
importando mais do que um evento de promoções e descontos: no interior do
conceito de Black Friday importamos também o DNA da cultura norte-americana: a
mentalidade “minimalista” de um delírio de vitória no vazio e a “lógica do
Papai Noel” do consumo onde a estratégia supostamente racional custo/benefício
das promoções serve de álibi para o consumidor conviver mais facilmente com a
sua má consciência. O que significa para nós importarmos esse DNA desesperançado da cultura norte-americana?
Talvez o grande mérito de Freud
e da Psicanálise não tenha sido a descoberta do inconsciente – inacreditavelmente
ainda sem credibilidade científica para muitos setores da psicologia por supostamente
não ter comprovação “empírica”, ao contrário das noções de comportamento e cognição. Talvez o principal mérito do psiquiatra vienense tenha sido a
descoberta de que o homem não é um ser racional, mas acima de tudo
racionalizante. Isto é, o que verdadeiramente nos distinguiria dos animais não seria
tanto a razão, mas a capacidade de encontrar álibis e justificativas
(racionalizações) para cada ato impulsivo ou irracional que nos pegamos
cometendo.
Ao lado do Halloween, o Black Friday
é mais uma dessas efemérides importadas e pautadas de um momento para o outro
na agenda midiática anual. Termo criado pelo varejo nos EUA para o dia das
grandes ações de vendas com descontos e promoções após o feriado de Ação de
Graças, vem desde 2010 sendo adotado pelas grandes lojas tanto on line como físicas no Brasil. E todo
ano, sob as denúncias de consumidores, o Procon notifica grandes empresas que
teriam maquiado os descontos: pouco antes teriam aumentado os preços em dobro
para depois cobrar a metade.
Cristo retorna como super-herói gnóstico e trash no filme "Ultrachrist!"
sábado, novembro 30, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Por trás do “trash” e “non sense” da produção independente atual esconde-se um submundo místico-esotérico-religioso da subliteratura da cultura de massas contemporânea. Uma espécie de “sub-zeitgeist” formado por toda uma literatura de HQs, magazines, filmes B sci fi, horror e fantasia com elementos heréticos e gnósticos. O filme “Ultrachrist!” (2003) é um flagrante exemplo: Cristo como um super-herói que oferece a autodivinização para o homem superar o medo e a sedução.
A professora de crítica literária da University of California at Berkeley Victoria Nelson em seu livro “The Secret Life of Puppets” (Cambridge: Havard UP, 2001) descreve “a estranha história do Fantástico norte-americano”: de um lado a formação da “religião americana” (a espécie de uma “auto-divinização através de um encontro pessoal com o Sagrado) e, do outro, o desenvolvimento de um “sub-zeitgeist” místico, religioso e sobrenatural formado por toda uma literatura de HQs, magazines, pulp fictions e filmes B sci-fi, horror e fantasia.
Enquanto na Europa o desenvolvimento do fenômeno religioso e do Fantástico sempre esteve associado a filósofos, teólogos e às grandes manifestações artísticas literárias de vanguarda (Romantismo, Gótico, Expressionismo etc.), nos EUA, ao contrário, desde o início se associou a formas culturais populares: das narrativas puritanas do século XVIII, passando pelas notíciais bizarras e sensacionais em magazines e livros de bolso do séc. XIX até a subliteratura de massas da indústria do entretenimento do séc. XX.
quinta-feira, novembro 28, 2013
Portal Inovação aponta editor do blog como referência nacional em Cinema e Gnosticismo
quinta-feira, novembro 28, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Aos poucos as discussões sobre Gnosticismo e Cinema vão ocupando seu
espaço e relevância no campo acadêmico, revistas científicas e de divulgação cultural. Uma evidência disso é a
notícia de que esse humilde blogueiro foi apontado como a primeira referência nacional
no tema Cinema e Gnosticismo na lista por competências elaborada pelo Portal Inovação do Ministério
de Ciência e Tecnologia do Brasil. Está de parabéns o blog e a contribuição dos
leitores com sugestões e críticas.
Às vésperas da comemoração do
quarto ano de existência do Cinema Secreto: Cinegnose, esse blog acabou de
receber uma ótima notícia: o Portal
Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia aponta o editor desse blog
como a primeira referência nacional na competência Gnosticismo e Cinema. A
lista é estabelecida por ordem de relevância por palavras-chave e registros
referentes a trabalhos relativos a área de competência.
Somado à publicação no mês
passado do artigo intitulado “Dos Simulacros às Simulações: o ceticismo
gnóstico no pensamento de Jean Baudrillard” (artigo resultante de postagens
desse blog) na revista Dispositiva do
Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC-MG,
percebemos que o tema Gnosticismo e Cinema vai aos poucos ocupando o seu espaço
na área acadêmica e nos periódicos de publicações científicas.
quarta-feira, novembro 27, 2013
Fotos colorizadas digitalmente fazem revisão hiper-real da História
quarta-feira, novembro 27, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Cresce o número de artistas digitais que tem se dedicado a colorizar
através de computação gráfica fotografias de personagens e eventos históricos do
século XIX e começo do século XX. É como se quisessem transformar sombras de um
passado distante em eventos e pessoas mais próximas e familiares ao nosso
presente. Ao mesmo tempo temos o revisionismo do politicamente correto que
retira digitalmente cigarros de fotografias de antigos personagens da política
e do cinema. Essa obsessão revisionista da História seria o sintoma do fim do
chamado “tempo histórico” pela expansão do presente. Uma forma alterada de
tempo que substituiu o tempo histórico onde o presente foi tão inflacionado
pelas tecnologias virtuais e hiper-reais que começou a absorver todo o passado
segundo a sua imagem e semelhança.
No final do filme Obrigado por Fumar (2005), o senador
ambientalista líder de uma feroz cruzada antitabagista defende em uma
entrevista na TV a utilização de tecnologia digital para “atualizar filmes
antigos, tirando de cena os cigarros”, que seriam substituídos, por exemplo,
por pirulitos inseridos digitalmente. “Mas isso não é mudar a História?”,
pergunta uma assombrada repórter. “Não, eu acho que estamos melhorando a
História”, responde convicto o senador.
Pois essa tendência revisionista
em relação ao passado parece ser uma obsessão na atualidade. Artistas como
Jordan Lloyd, Dana Keller e Sanna Dullaway são alguns exemplos dessa tendência
de colorizar digitalmente fotografias históricas do final do século XIX e
início do século XX. A cuidadosa adição de cor produz o efeito de alterar dramaticamente
nossa percepção da História: de uma relíquia do passado, as fotos passam a
adquirir um estranho brilho de ser uma extensão do presente.
sábado, novembro 23, 2013
Hollywood brinca de Big Brother no filme "Jogos Vorazes"
sábado, novembro 23, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Depois de uma safra de filmes de ficção científica que vai de “Cidade
das Sombras”, passando por “Matrix” até chegar a “Distrito 9”, assistir ao
filme “Jogos Vorazes” (The Hunger Games, 2012) é um retrocesso. Seu mundo distópico
inspirado no imaginário orwelliano do Big Brother do livro clássico “1984” daria uma aparência supostamente “contestadora” e "crítica" a um produto que tenta reproduzir o
sucesso de franquias como “Crepúsculo” e “Harry Potter” com um produto "diferenciado". Porém, a crítica cinematográfica parece desatualizada: o sistema que banca o discurso “contestador”
de filmes como esse há muito superou o Big Brother de Orwell e é capaz de
ironicamente brincar com seus mundos distópicos e fazer o reality show rir de
si mesmo.
Adaptado do livro voltado ao
público juvenil The Hunger Games de
Suzanne Collins, o filme Jogos Vorazes
foi saudado pela crítica como um produto diferenciado dentro da estratégia
hollywoodiana de produção de franquias como Crepúsculo
ou Harry Potter. Ao lado dos
indefectíveis amores impossíveis e adolescentes incompreendidos e melancólicos
com os tradicionais problemas de relacionamentos familiares, Jogos Vorazes teria um conteúdo “mais
contestador”, por ser inspirado em obras distópicas como 1984 e Admirável Mundo Novo
com discussões sobre o autoritarismo, exploração de classes, culto a
celebridades, poder, obediência e controle.
Como explicar que um blockbuster hollywoodiano tenha um “conteúdo
contestador”, ainda mais em se tratando de obras para um público juvenil cujos
filmes se caracterizam pela aplicação rígida das regras do gênero? Parece que a
crítica cinematográfica anda desatualizada em relação à indústria de
entretenimento contemporânea: há algum tempo o modelo distópico de Orwell e
Huxley se tornou tema dileto de Hollywood, pelo fato de que se tornou um clichê em filmes do gênero ficção-científica pretensamente contestadores.
Principalmente, porque com a nova configuração do Estado e do Poder criada pela
Globalização, esse modelo orwelliano de controle social e dominação ficou
ultrapassado.
quarta-feira, novembro 20, 2013
O espectro da Patafísica no show midiático do mensalão
quarta-feira, novembro 20, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Para que serviu o show midiático da prisão dos "mensaleiros" cuidadosamente roteirizado pelo STF e
a mídia se todos os lados do espectro político interpretam o episódio a seu
favor? Talvez a verdadeira função do show tenha sido imaginária, como um
verdadeiro “potlatch” político: um espetáculo irônico de destruição e
desperdício de recursos públicos, cujo processo de julgamento do mensalão supostamente
queria combater através de uma exemplar demonstração moralizante. Tal qual a
instituição primitiva do “potlatch”, um show oferecido como dádiva em pleno
feriado como demonstração de poder inútil e fetichista. Espetáculo de
desperdício de riqueza como forma mítica de sedução e fascínio. Se isso for verdade, testemunhamos um evento político brasileiro que se inscreve no campo da Patafísica: a ciência
das soluções imaginárias, tal como foi proposta pelo dramaturgo Alfred Jarry, o precursor do
teatro do absurdo.
“Em um mundo cada vez
mais delirante, convém analisá-lo de forma delirante.”
(Jean Baudrillard)
Com pompa e circunstância, as
emissoras de TV acompanharam ao vivo os condenados do processo do mensalão se
entregarem na Polícia Federal. Avidamente, as teleobjetivas procurando o melhor
ângulo na subida da escadaria do avião da Polícia Federal que os levaria a Brasília até serem confinados no presídio da Papuda. Os mais aguardados, José
Dirceu e Genoíno, não se fizeram de rogados: cada qual levantou o punho
cerrado, em gesto de desafio para caracterizarem diante das câmeras que eram,
na verdade, presos políticos.
O impacto simbólico pretendido
pelo presidente do STF (ordens de prisão expedidas em pleno feriado da
Proclamação da República) atingiu em cheio a opinião pública, tal qual ondas de
impacto da explosão de uma bomba: discussões acirradas e polarizadas dominaram todas
as redes sociais durante o dia. Toda a ritualística explicada didaticamente
pela TV (detalhes das poltronas ocupadas por cada um no avião, as algemas, o
trajeto pacientemente traçado com locais e horários de partida e chegada,
detalhes da cela da prisão dando destaque à latrina e o banho de água fria
etc.) desde a apresentação dos condenados à suas prisões.
sábado, novembro 16, 2013
Revisitando a paranoia gnóstica do filme "O Segundo Rosto"
sábado, novembro 16, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Terceiro filme da trilogia da paranoia do diretor John Frankenheimer, “O
Segundo Rosto” (Seconds, 1966) é uma obra que merece ser revisitada com cuidado,
47 anos depois. Isso porque a sua estranha fotografia granulada em preto e
branco com bizarros e claustrofóbicos planos de câmera acabaram criando um
verdadeiro clássico da paranoia e da esquizofrenia. Marca de uma década que
vivia o auge da Guerra Fria e um filme dotado de uma misteriosa sensibilidade
gnóstica que, mais tarde, produções como “Show de Truman”, “Matrix” e “Cidade das
Sombras” explorariam: uma sinistra “Companhia” promete fazer pessoas “renascerem”
em novas identidades, sob uma suposta promessa de liberdade e autorrealização.
Porém, o jogo é desigual e seus “clientes” descobrirão isso de uma terrível
maneira.
Um filme para ser revisitado com
todo cuidado. “O Segundo Rosto” (Seconds, 1966) de John Frankenheimer é o
terceiro filme da sua trilogia da paranoia, depois de “O Candidato da
Manchúria”, (The Manchurian Candidate, 1962) e “Sete Dias em Maio” (Seven Days
in May, 1964). Sua estranha e fascinante fotografia em preto e branco
granulada, os bizarros ângulos de câmera conseguidos através de lentes grande
angular (“olho de peixe”) e a utilização de câmera manual dão um aspecto
doentio e paranoico que muitos críticos chamaram de estilo sci fi noir. O visual é expressionista: é como se tivessem pego o
quadro “O Grito” de Edward Munch e dado vida cinematograficamente.
O filme
deve ser revisitado com cuidado porque, voltando a assisti-lo 47 anos depois,
percebemos que sua narrativa possui diversas camadas de interpretação. Se nos
filmes anteriores da trilogia a paranoia era imediatamente política, aqui o
diretor mergulha no psiquismo de um indivíduo com a suspeita de que o mundo ao
redor pode ser falso e conspirador. Essa é a primeira camada narrativa de o
“Segundo Rosto”, que faz lembrar a paranoia de personagens como os de Jim Carey
em “Show de Truman” ou de Keanu Reeves em “Matrix”.
quinta-feira, novembro 14, 2013
A bomba semiótica da "black bloc good-bad girl"
quinta-feira, novembro 14, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Dos elogios de Caetano
Veloso nas páginas do jornal O Globo
aos “lindos olhos amendoados” do anarquismo à capa da revista Época com “Dani
Pantera”, temos a evidência de que mais uma bomba semiótica explode na opinião
pública nacional: a bomba da “good-bad girl black bloc”. Uma bomba linguística
de fragmentação semelhante às cluster bombs reais que explodem em pedaços com a finalidade de aumentar o número de
vítimas em um campo de batalhas: no caso da bomba da good-bad girl, explode em fragmentos semióticos da “mitologização”
e do “diversionismo”, vitimizando tanto à opinião pública quando os próprios black blocs
que se julgam alvos de uma suposta conspiração midiática.
Parece haver um erro metodológico
nas críticas sobre a forma como a mídia aborda os chamados black blocs. Segundo
as críticas, as grandes emissoras de TV e revistas de circulação impressa como Veja, Época e jornais como O Globo
tratariam os integrantes desse movimento como vândalos, baderneiros,
criminosos, bandidos etc. O último lance dessa crítica seria a matéria da
revista Época dessa semana que teria
entrevistado a suposta liderança dos black blocs, Leonardo Morelli, que falou
sobre o recebimento de verbas de ONGs nacionais e estrangeiras. A rápida reação
dos integrantes do movimento nas redes sociais foi de perplexidade, críticas e
opinião unânime: mais uma “globisse” para denegrir os black blocs.
Porém, saindo do campo textual e
analisando o conjunto texto/imagem não só dessa matéria, mas de diversos
veículos, temos uma mensagem exatamente contrária: glamourização, mitologização
e até erotização da ação e dos personagens desse movimento – Caetano Veloso
escrevendo loas sobre a foto de uma black bloc com “lindos olhos amendoados”
(“o anarquismo é lindo”, concluiu), imagens de ativistas em ação nas ruas em fotos
cuidadosamente escolhidas em composições míticas e heroicas etc. As críticas a
forma como a grande mídia vê a ação desse movimento fica apenas na análise
textual ou manifesta, esquecendo-se de perceber a embalagem dentro da qual
essas matérias são vendidas, o aspecto latente ou subliminar.
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