sexta-feira, janeiro 26, 2024

Um manifesto ciborgue e a reconfiguração do feminismo em 'Pobres Criaturas'


Yorgos Lanthimos, o diretor líder daquilo que os cinéfilos chamam de “onda estranha grega”, mais uma vez em “Pobres Criaturas” (Poor Things, 2023, com onze indicações ao Oscar) lança mão da estranheza. Com um tema obsessivo na sua obra, desde “Dente Canino” (2009): personagens totalmente incongruentes entre si no qual violência, amor, culpa, erotismo, misticismo e horror se misturam em espaços claustrofóbicos ou famílias que se transformam em prisões. Dessa vez, Lanthimos foca sua lente estranha nas questões de identidade e gênero numa espécie de releitura feminista do Frankenstein de Mary Shelley, adaptando o livro “Poor Things” de Alasdair Gray. Livro que certamente se inspirou no “Manifesto Ciborgue” que reconfigurou o feminismo ao se apropriar da figura hipermasculinizada do Ciborgue na cultura pop - a mulher como ser híbrido, parte biológica e que precisa se recompor com a parte técnica, para encontrar a si mesma.

O diretor grego Yorgos Lanthimos é bem conhecido pelo Cinegnose, o expoente daquilo que a crítica cinéfila chama de “onda estranha grega”. Desde Dente Canino (2009), passando por The Lobster (2012) e chegando a O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017), este humilde blogueiro consegue perceber uma fixação em Lanthimos que torna os seus filmes deliciosamente estranhos: narrativas em que acompanhamos protagonistas se confrontando com ambientes ou estilos de vida fechados, assépticos, claustrofóbicos (condomínios de classe média, resort etc.). 

Personagens totalmente incongruentes entre si no qual violência, amor, culpa, erotismo, misticismo e horror se misturam – espaços claustrofóbicos, famílias que se transformam em prisões ou antigas fábulas e mitologias atualizadas em contos atuais.  

Pobres Criaturas (Poor Things, 2023), já contando em seu currículo onze indicações ao Oscar (entre elas, Melhor Filme, Direção, Atriz e Ator Coadjuvante), temos mais uma vez Lanthimos desenvolvendo esse núcleo temático principal da sua filmografia: como um cotidiano ordenado pela racionalidade científica acaba gerando o Estranho e o Mal? Como a Ciência pode gerar a própria presença do Mal, isto é, aquilo que irá desconstruir essa bolha de racionalidade que se materializa em ambientes assépticos e controlados. E como o Mal vive latente no submundo dessa ordem, como uma espécie de inconsciente de culpa e vergonha.


Dessa vez, em sua segunda colaboração em longa-metragem com a estrela Emma Stone (O Favorito), Lanthimos foca sua lente estranha nas questões de identidade e gênero. Levando a atriz a um desempenho comprometido e corajoso, numa performance que chega ao extremo físico – a maneira como Stone habita o próprio corpo do personagem, das emoções do seu rosto à maneira como ocupa os ambientes.

À primeira vista parece que assistimos a algum tipo de releitura feminista de Frankenstein, de Mary Shelley – como um cientista vitoriano envolvido em pesquisas fisiológicas extremas deu vida a um cadáver, para depois perder o controle da sua própria criação quando sua versão feminina de Frankenstein decide fugir para conhecer o mundo e a si mesma.

 Mas o diretor grego pretende ir além disso. Pobres Criaturas é baseado em romance homônimo de 1992 do escritor escocês Alasdair Gray. Obra que gira em torno de uma mulher chamada Bella Baxter e a ambiguidade em torno da sua identidade e origem em torno do seu suposto pai, o cientista Godwin Baxter.

Tanto o romance como o filme parecem ecoar (e arrisco a dizer que o escritor certamente se inspirou) o “Manifesto Ciborgue”, de Dona Haraway, publicado inicialmente em 1985. Esse manifesto reconfigurou o feminismo, apoderando-se da figura “hipermaculinista” do Ciborgue – em Haraway, o sujeito do feminismo é “Ciborgue”, no sentido que a mulher não é um polo natural puro que a técnica masculina veio extraviar. A mulher seria um ser híbrido, parte biológica e que precisa se recompor com a parte técnica. A começar com as técnicas de reprodução e os sonhos da “ectogênese” (desenvolvimento embrionário fora do corpo feminino), revelando uma ambiguidade: por um lado, é o poder masculino arrebanhando o privilégio feminino de gerar vida. Mas por outro, a liberação científica desse papel feminino para a mulher encontrar a si mesma.



A mulher seria um Ciborgue: metade natureza, metade técnica. Afastando-se da naturalização do “feminino” perpetrada pela sociedade “hipermasculinizada”. Cujo Ciborgue é seu símbolo (de Frankenstein a Robocop), mas agora epicamente apropriado pelo feminino.

Belle Baxter (Emma Stone) parece o tempo inteiro se uma metáfora desse Manifesto – principalmente quando ela refere-se a si mesma em terceira pessoa: “Belle precisa conhecer”... “Belle precisa viver essa aventura...”. Referindo-se a si própria como uma criatura nascida da ciência masculina, mas que precisa conhecer o mundo numa aventura tão louca que conheça e se aproprie de si mesma.

O Filme

A história de Bella se desenrola num passado vitoriano e gótico paralelo, infundido em estética steampunk. Um mundo que é literalmente distorcido pelo uso entusiástico de lentes em grande ocular (“olho de peixe”) de Lanthimos, criando estranhas molduras. Reforçando as disparidades patriarcais de poder naquela sociedade. 

Sem dar os detalhes, a narrativa lembra uma reviravolta subversiva no Frankenstein de Mary Shelley, com o papel do criador e guardião de Bella um gênio não ortodoxo chamado Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe). Chamado de “Deus” por Bella, Godwin tem cicatrizes grotescas em seu rosto e corpo resultantes de sua experiência de infância como objeto da curiosidade científica do seu próprio pai – ela próprio uma experiência fracassada do seu pai na busca bastante barroca pelos “fatos empíricos”. 



Quando Godwin recruta o ansioso estudante de medicina Max McCandles (Ramy Youssef) para manter um registro do progresso físico e mental da sua criação, a compreensão Bella da linguagem e do domínio do seu próprio corpo começam a se expandir exponencialmente.

Mas a fome de conhecimento e experiência de Bella é muito voraz para ser contida dentro das paredes da mansão de Godwin. Ela aproveita a oportunidade oferecida pelo advogado e homem da cidade Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo) que acaba se apaixonando por ela, prometendo tirá-la dali numa louca escapada romântica.

 Primeiro Bella se aventura em Londres, para depois embarcar com Duncan para Lisboa. Em seguida, zarpar num navio a vapor para Alexandria, para finalmente parar num bordel parisiense – ampliando ainda mais seus horizontes de conhecimentos: começa a conhecer os prazeres que seu corpo pode lhe proporcionar, além das descobertas políticas quando conhece uma prostituta com inclinações socialistas.

 À medida que os horizontes de Bella se ampliam, a aparência do filme se altera para abranger suas experiências. O primeiro ato que se passa predominantemente na casa de Godwin é preto e branco. Mas uma vez que Bella se aventura, o filme muda para um colorido que progressivamente vai se intensificando. Mas não apenas com cores comuns - há uma qualidade estranha e hiper-real na paleta de cores que faz com que cada quadro pareça uma peça tingida à mão, ao estilo de um cartão postal vitoriano.



O feminismo ciborgue pós-moderno – Alerta de Spoilers à frente

O Dr. Godwin tem uma fixação pelo hibridismo. Suas experiências hibridas estão por todo lado em sua mansão. A começar pelos pets que passeiam pelos espaços: híbridos de corpo de galinha com cabeça de porco, cabeça de cachorro e corpo de pato, cabeça de ganso e corpo de felino etc., numa deliciosamente bizarra estética steampunk.

Mas a própria Bella é o produto dessa descontrolada busca de Godwin pelo hibridismo: a mente infantil de Bella (retirada como um bebê do corpo morto da mãe) foi colocada no colocada no corpo sem vida da própria mãe, para ser revivido pela técnica clássica do Dr. Frankenstein: a vida através da eletricidade. 

Bella é um híbrido infantil/adulto. Uma mente que aceleradamente quer aprender, vivendo o descompasso entre um corpo plenamente desenvolvido e uma mente ainda incompleta – expressado pela impressionante performance física de Emma Stone: seu gestual e caminhar ansiosos, desengonçados, às vezes robóticos, expressando a ansiedade da imcompletude.

O filósofo francês Thierry Hoquet, na sua obra “Filosofia Ciborgue”, expande o conceito e decreta que o hibridismo é o nosso destino, para além das dualidades do pensamento como masculino/feminino, sujeito/objeto, Deus/homem, homem/máquina etc. O nosso destino é o “acoplamento” – Leia HOQUET, Thierry. Filosofia Ciborgue, Perspectiva, 2019.



A figura do Ciborgue já se manifesta na cultura contemporânea, em filmes como RobocopExterminador do Futuro ou em mangás como a heroína Motoko Kusanagi em “Ghost in Shell” – híbridos de biológico/máquina, humanidade/técnica. Chegando a acoplagem físico/industrial com o doping no esporte, próteses médicas, até encontrarmos a velhice, híbrido por excelência pelos acoplamentos que vão da muleta à bengala, do marca-passo e próteses.

Segundo Hoquet, o Ciborgue estaria entre a libertação das restrições do orgânico e a servidão de um sistema técnico marcado pelo controle e opressão.

Belle Dexter é a expressão desse drama tecnopolítico contemporâneo: a tecnociência do Dr. Godwin lhe concedeu uma oportunidade inédita de uma mente feminina infantil ser colocada no corpo de uma mulher plenamente desenvolvido – um acoplamento tão inusitado que permitirá a Belle conhecer o “olhar da primeira vez”. Ter a experiência fresca e em primeira mão do corpo e da condição feminina na sociedade.

A fisicalidade notável de Emma Stone nas cenas de nudez e sexo expressam ao mesmo tempo o senso de prazer e aventura das descobertas de Belle. Completado com a descoberta final da dimensão político-socialista no bordel parisiense – como as suas descobertas podem ter um significado político e social mais amplos. 

Lanthimos amarra tudo isso com uma estética estranha de uma trilha sonora deliciosamente estranha (quatro notas de violino desafinadas expressando o desconforto de Belle com seu próprio corpo) e o predominante art noveau

Não é à toa que o diretor ganhou o status de líder da chamada “onda estranha” do cinema grego com a sua estreia surreal de 2009 com Dente Canino. 


 

Ficha Técnica

 

Título: Pobres Criaturas

Diretor: Yorgos Lanthimos

Roteiro:  Tony McNamara, Alasdair Gray

Elenco: Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Defoe, Suzy Bemba

Produção: Element Pictures, Film4

Distribuição: Searchlight Pictures

Ano: 2023

País: EUA/Reino Unido

 

Postagens Relacionadas

 

O estranho senso de justiça no filme "O Sacrifício do Cervo Sagrado"

 

 

Amor, narcisismo e solidão no filme "The Lobster"

 

 

A gnose selvagem no filme "Dente Canino"

 

 

 

'Fruto da Memória': o olhar inédito da "onda estranha grega" para pandemia e esquecimento

 

 

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review