sábado, junho 06, 2020

Realidade realiza a ficção e Black Mirror não terá sexta temporada: é o fim da série?


“Tudo soa como algo que já assistimos, e penso: eu já imaginei isso!... realmente, tudo parece com coisas que já escrevi”, afirmou o criador da série “Black Mirror”, Charlie Brooker, diante dos atuais desdobramentos da pandemia COVID-19. Em entrevistas, Brooker tem sugerido que o não lançamento da sexta temporada da série se deve a um esgotamento criativo de “Black Mirror”: os mundos futuros descritos pelo roteirista já foram não só há muito realizados, como a realidade parece ultrapassar a imaginação ficcional – desde a minissérie “Dead Set” (2008), escrita por Brooker, na qual integrantes confinados de um reality show estão alheios a uma epidemia zumbi que se espalha no Reino Unido. O futuro, matéria-prima do gênero ficção científica, parece que não mais existe: ele já foi ironicamente realizado. 

A quinta temporada da série Black Mirror foi lançada em junho do ano passado, e foi tão cativante e bem-sucedida quanto as quatro primeiras. Os fãs aguardavam ansiosamente para esse ano a sexta temporada. Principalmente nesses tempos de quarentena, onde as plataformas de streaming como a Netflix se tornaram uma das principais formas de entretenimento e informação. 
Porém, em entrevista o criador Charlie Brooker admitiu que, pelo menos nesse ano, não teremos episódios novos. Charlie não tem certeza se o público aguentaria uma nova temporada com histórias distópicas num momento em que a realidade parece realizar os futuros fictícios narrados pelas cinco temporadas de Black Mirror.
Em entrevista ao Radio Times, o roteirista admitiu que a sexta temporada não vai ser lançada tão cedo: "No momento, eu não sei se tenho estômago para lidar com histórias sobre sociedades desmoronando, então não estou trabalhando com nenhuma delas", disse ele à publicação, em meio a relatos da mídia de que a sexta temporada foi "interrompida pelo vírus" – clique aqui.
“Estou ocupado fazendo outras coisas. Não sei se posso dizer o que estou fazendo e o que não estou fazendo... Estou ansioso em revisitar minhas habilidades em HQs, por isso nesse momento estou escrevendo roteiros que me façam rir”, admitiu Charlie Brooker.
Charlie admite também que nesse momento de crise da pandemia, muitos fãs estão se sentindo como se estivessem vivendo num dos mundos imaginados por Black Mirror – programas de TV nos ensinando formas de evitar a contaminação, policiais patrulhando as ruas e conduzindo as pessoas para dentro de suas casas, a proibição das pessoas tocarem umas as outras. 

“Tudo soa como algo que já assistimos, e penso: eu já imaginei isso!... realmente, tudo parece com coisas que já escrevi”, afirmou Charlie.

Hipo-utopia e Dead Set

Charlie Brooker é o principal exemplo que corrobora com uma tese desse Cinegnose: a paradoxal característica da ficção científica pós-moderna – a ausência de futuro.
Se a principal característica do gênero era a especulação sobre mundos futuros utópicos ou distópicos, o sci-fi pós-moderno, ao contrário, cria uma utopia que poderíamos chamar de “hipo”. 
Na Hipo-utopia o futuro tal qual previsto nas utopias científicas e tecnológicas modernistas não se realizou, nem nos seus aspectos positivos (utópicos) ou negativos (distópicos).  


“Hipo” no sentido de “insuficiência”, “posição inferior” + “topia” do grego “topus”, “lugar”. Paradoxalmente, o atual gênero ficção-científica se ressente de uma, por assim dizer, ausência de futuro: refletem mais as mazelas do presente e as projetam de forma hiperbólica em futuros distantes ou próximos. Na verdade, o futuro não existe, ele é apenas uma projeção hiperbólica do presente – clique aqui sobre artigo científico desse humilde blogueiro.
Definitivamente Charlie Brooker é uma personalidade sintonizada com o espírito do nosso tempo. E isso não começou apenas com a série Black Mirror. Em 2008, ele escreveu a minissérie Dead Set (analisada por este Cinegnose – clique aqui) na qual uma epidemia zumbi toma conta de todo o Reino Unido. Exceto para os sete integrantes que estão confinados na casa do reality show “Big Brother”.
Enquanto os zumbis pouco a pouco começam a ocupar o interior dos diversos estúdios da emissora, os competidores do reality continuam alheios a tudo, imersos que estão nas suas picuinhas cotidianas. Até que o caos finalmente entra no cenário.
Tanto aqui no Brasil como em Colônia, Alemanha, repetiu-se a situação, tal qual imaginada por Charlie Brooker, na edição do “Big Brother” desse ano: não só o programa continuou com os competidores alheios à pandemia do novo coronavírus que rolava atrás da casa cenográfica, como repetiu-se a mesma situação paradoxal dos espectadores – tanto em Dead Set quanto na atual pandemia no mundo real, telespectadores passavam o tempo confinados em suas casas se entretendo vendo outras pessoas confinadas em uma casa televisiva.

Minissérie "Dead Set" (2008)

Os fãs de Brooker observaram no Twitter que a premissa de Dead Set estava se realizando e de que todos nós estaríamos vivendo “no mundo de Charlie Brooker”. Ele admitiu: “OK! Isso acontece tão frequentemente que estou começando a aceitar que sou algum tipo de adivinho, místico ou qualquer outra coisa que você queira chamar”.   
Nem adivinho, nem místico. Charlie compreendeu, talvez mais do que qualquer um, esse paradoxo da ficção científica atual: a articulação da tecnologia e sua última interface, a bio-eletrônica (que se manifesta na reengenharia social da biopolítica, como acompanhamos na atual pandemia COVID-19), está suplantando qualquer narrativa ficcional.
Uma série como Black Mirror tenta competir com a realidade através do paroxismo, da hipérbole, projetando num futuro próximo as mazelas do presente. Um trabalho hercúleo que parece estar cansando Charlie Brooker. É o que está por trás das crípticas afirmações de Brooker na entrevista citada acima.

Black Mirror não é um sci-fi

A questão é que Black Mirror não prevê o futuro: a série apenas carrega nos tons de uma realidade que já é presente – hipo-utopia. Sua aparência ou embalagem em termos de cânones do gênero (cenários tecnológicos distópicos) nos leva a acreditarmos que estamos assistindo a um sci-fi. Black Mirror é um thriller documental sobre o nosso tempo. Vemos a série como sci-fi para racionalizarmos nosso mal-estar.
Senão vejamos.
Em 2015, uma biografia não-oficial sobre então Primeiro Ministro britânico David Cameron continha uma série de alegações de que certa vez ele teria participado de um bizarro ritual de iniciação de uma sociedade secreta de Oxford na qual “colocou uma parte privada da sua anatomia na boca de um porco morto”. Citando como fonte um parlamentar que afirma ter evidências fotográficas.


Rapidamente, fãs da série compararam a notícia ao primeiro episódio de Black Mirror, “National Anthem”, no qual vimos o primeiro ministro da ficção, Michael Callow, sendo forçado a fazer sexo com um porco vivo na TV para salvar a princesa Susannah de um sequestro.
“Só para esclarecer... eu nunca ouvi nada sobre Cameron e um porco para escrever esse episódio. Isso tudo me causa estranheza”, declarou na oportunidade Charlie Brooker.
E ainda poderíamos enumerar outros exemplos de como Black Mirror emula o nosso presente.

“Quinze milhões de Méritos” e “Volto Já”

O segundo episódio da série imagina um futuro distante, no qual as pessoas devem pedalar em bicicletas estacionárias para ganhar dinheiro ("méritos") por comida e entretenimento.
O episódio repensa toda a natureza da sociedade atual, com base na tendência dos jogos para celular "freemium", cujo mote é criar loops de desejo que mantêm as pessoas sempre voltando em busca de mais. O episódio leva o fenômeno do mundo real ao extremo.
Em seus pressupostos, a sociedade figurada na série não é muito diferente da que vivemos: os telefones foram transformados em smartphones e os transformou no próprio ambiente em que vivemos e respiramos.
Em “Volto Já” acompanhamos o namorado de uma mulher que morre num acidente de trânsito. Ela conhece uma nova tecnologia capaz de simular a voz e a sua personalidade no celular, com base em seu perfil nas redes sociais e outros materiais audiovisuais. Este serviço a ajuda a superar seu desespero, até que um dia ela acidentalmente deixa seu celular cair no chão e entra em pânico. A voz artificial lhe conta sobre o estágio experimental do serviço, no qual ela concorda em fazer com que a réplica seja transferida para um corpo sintético, quase idêntico ao falecido. 


Hoje, chatbots que executam serviços de inteligência artificial e detecção de personalidade como o Crystal, que extrai dados on-line sobre pessoas para que os usuários possam personalizar e-mails e mensagens à sua personalidade, revelam os passos que estamos tomando para que algoritmos e IA conheçam mais sobre nós do que nós mesmos.
O episódio é o paroxismo da Internet atual cujas empresas (e estratégias políticas da alt-right baseadas em mineração de dados dos perfis como nas campanhas do Brexit, Trump e Bolsonaro)  descobriram que a verdadeira riqueza potencial da WWW não está nos espaços de anúncios publicitários: mas nos dados sobre nós mesmos que disponibilizamos gratuitamente nas redes – o Big Data.

“Queda Livre” e “Odiados Pela Nação”

No primeiro episódio da terceira temporada, “Queda Livre”, acompanhamos o uso de implantes oculares e dispositivos móveis através das quais as pessoas classificam suas interações realizadas online e pessoalmente em uma escala de cinco estrelas. Cada pessoa tem uma lente de contato permanente que permite ver uma classificação ao lado da cabeça das pessoas e ver como elas influenciam a pontuação em tempo real.
O episódio descreve um sistema de classificações sociais semelhante ao atual modo como as pessoas podem emitir classificações para serviços sob demanda, como Uber ou Postmates. 
E mais: este sistema cultiva relações falsas, pois a classificação de uma pessoa afeta significativamente seu status socioeconômico. Algo que já é cotidiano em nossas mídias sociais.


O final da terceira temporada (“Odiados pela Nação”) explora as consequências de uma invasão maciça de insetos autônomos, que polinizam flores em um mundo pós-abelha. As abelhas hackeadas são instruídas a matar uma pessoa, que é selecionada por pessoas no Twitter com a hashtag "#DeathTo".
Segundo Dylan Hendricks (diretor do programa “Tem-Year Firecast” da organização de pesquisa do Institute For The Future), este episódio é surpreendentemente realista. Por exemplo, a Prox Dynamics , uma empresa norueguesa de robótica, fabrica drones do tamanho de beija-flores e projeta dispositivos menores, do tamanho de um inseto.
Em outros lugares, pesquisas em torno de drones autônomos está obtendo sucesso em helicópteros e também na replicação de movimentos em enxames , como você podemos encontrar com abelhas assassinas – clique aqui e aqui.
Poderíamos ficar aqui listando como cada episódio de Black Mirror reflete projetos tecnológicos, políticos e de reengenharia social já existentes, indo além dos limites dessa postagem – e da paciência do leitor.
“Momento Waldo”: avatares já estão substituindo políticos, como Zelenskiy, na Ucrânia; Trump, EUA e Bolsonaro, Brasil.
“Manda Quem Pode”: hackeamento de webcams para vazar informações sensíveis já é uma realidade.
“Engenharia Reversa”: nesse momento a Universidade de Stanford está pesquisando a tecnologia “Face2Face”: captura de rosto em tempo real e reencenação de vídeos RGB. Atualmente, os aplicativos de câmera de troca de rostos estão na moda. Mas a tecnologia está ficando cada vez mais assustadora: agora você pode sequestrar o rosto de outra pessoa em vídeo em tempo real – clique aqui.
Certa vez o escritor underground e maldito Charles Bukowski (1920-1994) foi questionado sobre o porquê do seu estilo bizarro e exagerado de escrever, para começar os títulos que costumava a dar aos seus contos (“A Máquina de Foder”, “Kid Foguete no Matadouro, “Doze Macacos Alados não conseguem trepar sossegados” etc.): “em um mundo onde notícias e acontecimentos são tão estranhos, somente uma ficção literária bizarra pode tentar superar a realidade”.
Parece que a imaginação de Charlie Brooker está perdendo a corrida para a realidade que está sempre se antecipando à ficção – potencializado pela tecnologia, a realidade já chegou a um futuro que nenhuma imaginação literária poderia antecipar.

Postagens Relacionadas










Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review