terça-feira, junho 21, 2016

Nesta semana Cinegnose discute o filme gnóstico no Rio de Janeiro


Está chegando o dia. A convite do Coletivo Transaberes, esse humilde blogueiro fará palestra e workshop no Rio de Janeiro na próxima sexta e sábado, dias 24 e 25. Serão discutidas as conexões entre a mitologia gnóstica e a produção cinematográfica atual, além das implicações culturais e científicas da crescente presença do Gnosticismo no imaginário contemporâneo. Na sexta a palestra “Cinegnose: Cinema e Gnosticismo” será na Casa da Ciência, e no sábado acontece o workshop O cinema secreto: implicações culturais e científicas do Gnosticismo no Cinema” na Estação das Letras.

No dia 24 acontece a Palestra Transaberes com o tema “Cinegnose: a presença da Mitologia Gnóstica no Cinema Contemporâneo” na Casa da Ciência, Botafogo, às 14h. Nesse encontro discutirei a presença da mitologia gnóstica ao longo da história da cultura, suas sucessivas mortes e renascimentos até ressurgir no século XX na Ciência e no Cinema – clique aqui.

No cinema, será apresentada sua evolução desde a fase “cult” em um amplo período que vai desde antigos filmes do início do século XX (The Revenge of Homunculus, The Golem etc.) até chegar aos anos 1970 com O Homem Que Caiu na Terra e Zardoz e nos 80 com Veludo Azul de David Lynch. Depois, a palestra se concentrará na fase “pop” atual que se inicia com o filme Dead Man (1995) de Jim Harmusch, passando pelos clássicos Show de Truman e Matrix até chegarmos às produções mais recentes.

Serão discutidos os temas e simbolismos recorrentes dessa cinematografia como conspirações cósmicas, universos paralelos, amnésia e paranoia, além da ambivalente relação entre o sujeito e a realidade, consciência (especialmente alterada por estados de consciência iluminados) e revolta contra sistemas autoritários de controle. Uma mitologia cuja ideia geral é a de que o mundo que percebemos é uma ilusão criada por alguém que não nos ama e que a chave para revelar a ilusão e descobrir a realidade reside numa forma de autoconhecimento ou iluminação.

E no dia 25 farei o Workshop Transaberes “O cinema secreto: implicações culturais e científicas do Gnosticismo no cinema” na Estação das Letras, no Flamengo das 10h às 16h30 – clique aqui.
O livro "Cinegnose", desse humilde blogueiro, será o ponto de partida da palestra e workshop

O Workshop explorará os resultados dos seis anos pesquisas acadêmicas e pessoais em torno do blog “Cinema Secreto: Cinegnose”: as principais mitologias exploradas pelo cinema gnóstico (o Mito do Demiurgo, o Mito da Alma Decaída, o Mito do Salvador e o Mito do Feminino Divino) e a sua categorização: filmes CosmoGnósticos, TecnoGnósticos, PsicoGnósticos, AstroGnósticos e CronoGnósticos.

E as implicações culturais e científicas que esse conjunto de filmes sugere: Sincromisticismo, Parapolítica, Cartografias da Mente e as conexões entre os conceitos quânticos e o Gnosticismo.

O Coletivo Transaberes é um grupo de estudos que procura criar confluências entre filosofias, artes e ciências. Liderado pelo “atrator” Nelson Job (professor e psicólogo, doutor pela UFRJ) o grupo vem experimentando conceitos transdisciplinares onde procura articular a espiritualidade com artes e ciências por meio de experiências práticas e discussões teóricas. O grupo conceitua esse projeto como “ontologia onírica”.

Palestra e Workshop:



·       Palestra Transaberes – “Cinegnose: a presença da Mitologia Gnóstica no Cinema Contemporâneo” – Dia 24/06/2016 - Local: Casa da Ciência – Rua Laura Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro – tel. (21) 3938-5444 – Horário: 14h às 16h - clique aqui.

·       Workshop Transaberes - “O cinema secreto: implicações culturais e científicas do Gnosticismo no cinema” – Dia: 25/06/2016 - Local: Estação das Letras – Rua Marquês de Abrantes, 177 – Lojas 107/108, Botafogo, Rio de Janeiro, Tel. (21)3237-3947 – inscrição aqui.

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review