sábado, dezembro 31, 2022

Live do Ano Novo: Radiohead; o vício das Breaking News; posse de Lula enquanto PT volta a chocar ovo da serpente


Um bom ano novo começa participando da primeira Live Cinegnos 360 do ano: a edição #88, nesse domingo, dia primeiro, às 18h, no YouTube. Depois de uma agitada sessão “Comentários Aleatórios”, vamos entrar na sessão dos CDs do humilde blogueiro: a banda Radiohead viu o futuro: o nosso! Depois, discutiremos os filmes “Noites Brutais” (as ironias de um terror “woke exploitation”) e “Les Magnétiques” (a utopia eletromagnética da geração “DIY”). Mídia nos induz ao vício pelas “Breaking News”. E na Crítica Midiática da Semana: efeito Heisenberg na morte de Pelé? O pseudoevento da bomba de Brasília; PT volta a chocar o ovo da serpente da Comunicação; Normalização e Descontextualização no documentário Globo News “Visita, presidente”; a bomba semiótica da bomba fiscal e, claro, a crítica da cobertura da posse de Lula. É tudo nesse domingo! Venha participar!

PT volta a chocar o ovo da serpente da Comunicação


A morte do Rei Pelé parece ter ajudado a diluir o impacto nas esquerdas da nomeação de um bolsonarista, o deputado federal Juscelino Filho do União Brasil, no Ministério das Comunicações. Parece que o PT não entendeu a lição histórica recente: de como a elite brasileira de repente cansou-se da Democracia e do Estado de Direito e conseguiu virar o tabuleiro político envenenando psiquicamente uma nação com o ódio e a divisão de familiares e amigos. Tudo através da comunicação - ponto de estrangulamento de qualquer projeto de nação, com uma grande mídia sem pluralismo e Big Techs que não pensam duas vezes em apoiar a extrema-direita quando veem o projeto "Brasil neocolonialismo digital ameaçado. Mais uma vez, o pragmatismo da miragem da governabilidade começa a chocar o ovo da serpente e o economicismo retorna - a ilusão de que apenas a inclusão dos brasileiros no mercado de consumo criaria uma espontânea conscientização política. 

quinta-feira, dezembro 29, 2022

A utopia eletromagnética de toda uma geração no filme 'Les Magnétiques'


Os últimos momentos gloriosos de um mundo que vai acabar. Não! Não é um filme catástrofe. É o francês “Les Magnétiques” (2021), ambientado no início dos anos 1980 numa pequena cidade na Bretanha em pleno momento da explosão pós-punk e da energia DIY (“faça você mesmo”) – um grupo de jovens que comandam uma rádio pirata cujas antenas prometem a todos abrirem-se para o mundo e para um futuro revolucionário. Mas, o peso da realidade cotidiana e do serviço militar mostrarão que há inimigos muito maiores a serem enfrentados: a música transformada em propaganda política na Guerra Fria e a sua mercantilização corporativa. “Les Magnétiques” é um filme francês, mas acaba caindo no velho clichê hollywoodiano da “quebra-da-ordem-e-retorno-à-ordem”

quarta-feira, dezembro 28, 2022

As ironias de um terror "woke exploitation" no filme 'Noites Brutais'


Este humilde blogueiro adora escrever e falar sobre filmes porque eles não são meros produtos de entretenimento. São verdadeiros sismógrafos que detectam as mudanças do imaginário e sensibilidades de cada época. O terror indie “Noites Brutais” (Barbarian, 2022) é um quebra-cabeças irônico que, de um lado, ambienta-se em dois aspectos da globalização: uma Detroit desindustrializada e a nossa confiança cega em plataformas digitais como Airbnb ou Uber. E do outro, a transformação da matriz do terror com o subgênero “terror de gênero” ou “woke exploitation” no qual o Mal emerge agora da masculinidade tóxica.  Tess e Keith são vítimas possivelmente de um golpe de reserva dupla de uma casa pelo Airbnb em um decadente e quase apocalíptico bairro periférico de Detroit. Lá descobrirão da pior maneira possível que a casa não é aquilo que parecer ser.

segunda-feira, dezembro 26, 2022

O pseudoevento da bomba de Brasília feita para explodir no campo semiótico

A bomba do terrorista George Washington de Souza (que nome síncrono!) não foi detonada. Mas explodiu no campo semiótico – parece até que ela foi feita para isso, não ser detonada no mundo real e criar um pseudoevento canastrão. Este Cinegnose chega a essa hipótese amparada na análise das primeiras páginas e manchetes dos jornalões, repletas de termos tautológicos (“bolsonarista radical”), difusos (“provocar o caos”), além da indefectível estratégia de contaminação metonímica para gerar novos sentidos maliciosos. Grande mídia está mais interessada em jogar o problema no colo do futuro governo do que nas autoridades atuais. E “acender a luz vermelha” da posse. Do terrorismo do mercado ao terrorismo “patriota”, é a continuidade da estratégia de emparedar o futuro governo. E para completar, entra em ação a “lupa identitária” da contabilidade de quantas mulheres e negros ocupam o futuro ministério... só que para o jornalismo corporativo não valem negros e mulheres indicadas por petistas.

quinta-feira, dezembro 22, 2022

Nessa sexta: Premê e Língua de Trapo, CiberMarx no final de século e cascas de banana no Governo de Transição


Excepcionalmente nessa sexta-feira (23/12), Live Cinegnose 360 #87, 18h, no YouTube. Vamos começar com o humor da Vanguarda Paulista: Premeditando o Breque e Língua de Trapo. Em seguida, vamos discutir os filmes “France” (o que acontece quando o jornalista vira o protagonista da própria notícia) e “A Caçada” (Ironias, guerra cultural e cultura do cancelamento na guerra híbrida). CiberMarx: o Manifesto Cibercomunista de Richard Barbroock no final do século XX. E a Crítica Midiática da Semana: por que grande mídia se preocupa tanto com teto fiscal? Governo de Transição cria cascas de banana para si mesmo; a chantagem midiática Simone Tebet; a canastrice de Zelensky pedindo mais armas para Joe “sleep” Biden; na surdina corre atualização da Lei do Impeachment no Senado. E muito mais! É nessa sexta-feira, não se esqueça! 

Ironias, guerra cultural e cultura do cancelamento em 'A Caçada"


Em tempos de guerra cultural que gera profunda polarização política, está cada vez mais difícil entender ironias, porque espíritos armados vê tudo na literalidade. O filme “A Caçada” (The Hunt, 2020, disponível na Netflix) foi uma das vítimas dessa polarização – um filme que dispara ironias contra teorias da conspiração e cultura do cancelamento: elites liberais que se reúnem em uma mansão remota para caçar humanos por esporte. “A Caçada” ironiza coisas como o “Pizzagate” (no filme temos o “Manorgate”). Seu lançamento sofreu sucessivos adiamentos. "A Caçada" zomba das elites liberais politicamente corretas, a cultura do cancelamento e a histeria conspiratória de extrema-direita. E, assim como em produções posteriores como “Não Olhe Para Cima”, joga com a histeria online que muitas vezes parece ao mesmo tempo presciente e redundante – como as teorias conspiratórias, de tão caricatas, poderiam virar profecias autorrealizáveis.

quarta-feira, dezembro 21, 2022

Filme 'France': quando o jornalista vira o protagonista da notícia


“France” (2021, disponível na HBO Max), do cineasta francês Bruno Dumont, foi recebido com um coral de vaias no Festival de Cannes no ano passado. Parece que a plateia formada principalmente pela imprensa especializada não recebeu muito bem a sátira de um cineasta sobre fama e celebridade no jornalismo – jornalistas não costumam receber muito bem críticas de alguém que não pertença ao próprio campo jornalístico. O filme acompanha uma jornalista-celebridade chamada France de Meurs e o fenômeno tautista em que jornalistas deixam de ser testemunhas da história para se transformarem em protagonistas da própria notícia. Regularmente abordada nas ruas para selfies e autógrafos, France parece confortável no interior de uma bolha tautista social/profissional protetora. Até o sentimento de alienação e depressão assombrá-la depois de atropelar um motoboy e começar a colocar em xeque sua profissão. Mas como encontrar a realidade para além do estúdio e da ilha de edição?

sábado, dezembro 17, 2022

Live do domingo: o pós-rock do Trans Am; Jung e os mortos; o fim da Internet com Splinternet e Crítica Midiática da semana



A Copa acabou, mas a Live Cinegnose 360 não! Continua nesse domingo (18/12/2022), com a edição #86, às 18h, no YouTube. Na sessão dos CDs piratas do humilde blogueiro, vamos discutir o “pós-rock” de final de século da banda “Trans Am”. Na sessão do Cinema e Audiovisual temos dois filmes: “Um Outro Mundo” (amor, família e luta de classes na ética do novo capitalismo); e vamos revisitar o novo clássico “Os Outros” (Jung tinha razão sobre mortos e fantasmas). A Internet está acabando. Vamos discutir o seu futuro: a “Splinternet”. E na Crítica Midiática da semana: grande mídia quer desgastar ainda mais capital político de Lula; Efeito Heisenberg derrubou Seleção pela segunda vez; Identitarismo na cobertura da Copa oculta exploração, escravidão no Catar e “sportwashing”; Elon Musk bloqueia perfis de jornalistas no Twitter: despolitização de um debate; Globo vai à luta: Brasil deve se tornar uma neocolônia digital; Por que, diferente da Alemanha, a mídia brasileira não investiga organizações terroristas golpistas? Venha conspirar nesse domingo!

quinta-feira, dezembro 15, 2022

Revendo 'Os Outros': Jung tinha razão sobre mortos e fantasmas


Num evento sincromístico, depois de rever o filme “Os Outros” (The Others, 2001), de Alejandro Almenábar, pouco depois, remexendo antigos exemplares da velha revista “Planeta”, esse humilde blogueiro deparou-se com um pequeno texto de C.G. Jung chamado “A Vida Depois da Morte”. Tanto Almenábar quanto o psicanalista austríaco invertem todo senso-comum que temos sobre o após-morte: acreditamos que, chegando lá, teremos todas as repostas das perguntas que nos atormentam. Porém, tudo o que os espíritos sabem é o que sabiam no momento da morte. E nada mais. Na verdade, eles não nos assombram. Porque tanto em “Os Outros” quanto em Jung, todos, vivos e mortos, são fantasmas em busca de respostas.

terça-feira, dezembro 13, 2022

Amor, família e luta de classes no filme 'Um Outro Mundo'


“Bem-vinda ao clube... Isso acontece quando você faz as coisas certas. Talvez esteja chegando a hora da promoção”, dizia Nigel para a esgotada Andy vendo sua vida amorosa ficar arruinada de tanto trabalhar em “O Diabo Veste Prada”. O filme francês “Um Outro Mundo” (Un Autre Monde, 2021) repete essa intuição de Nigel ao mostrar a vida familiar e amorosa de um gerente executivo de uma transnacional irremediavelmente danificada pelas pressões do trabalho. Mas não é apenas “trabalho”, mas a ingerência das cadeias produtivas globais e seus acionistas – a necessidade de o gerente montar um plano de demissões e trair a confiança de seus subordinados do chão de fábrica. Ele tentará lutar contra os CEOs da matriz, revelando como a ética flexível do novo capitalismo (politicamente correto e cheio de eufemismos como “valores”, visão” etc.) é mais um dispositivo para ocultar a velha luta de classes.

sábado, dezembro 10, 2022

Banda Devo; marxista anteviu crise na Física; comercial da Copa explica derrota da Seleção + crítica midiática. É nesse domingo


O Brasil perdeu, mas o mundo não acabou! Por isso, nesse domingo (11/12), às 18h, no YouTube, vamos para a edição #85 da invencível Live Cinegnose 360. Nessa edição, os CDs piratas do humilde blogueiro com a banda DEVO: a mitologia pop da involução humana. Na sessão do cinema e audiovisual, vamos explicar o terror gnóstico “Skinamarink” e a desconstrução AstroGnóstica do filme “Nr. 10”. Christopher Caudwell: um marxista que na década de 1930 anteviu a crise na Matrix da Física. E na Crítica Midiática da semana: defesa midiática das dancinhas atualiza a retórica da ditadura militar sobre a Seleção; comercial de patrocinador da Copa e nome sincromístico do estádio explicam por que a Seleção perdeu; América do Sul em transe: tentativa de golpe no Peru assanha “patriotas” da grande mídia; “Efeito Pinball” já encurrala Governo de Transição; análise de “colonista” da CNN é prova da função do Exército Psíquico de Reserva. E mais!... tudo nesse domingo.

Do demasiado humano ao AstroGnosticismo no filme 'Nr. 10'

O diretor holandês Alex van Warmerdam é conhecido por esse humilde blogueiro principalmente pelo filme “Borgman” (2013) sobre como uma família burguesa é capaz de se autodestruir pelo demasiado humano que nos habita. Mas, dessa vez, seu espírito desconstrutivista foi mais além: do demasiado humano para uma narrativa AstroGnóstica no filme “Nr. 10” (2021). Uma verdadeira montanha-russa, com guinadas secas no tom, como se quisesse brincar com o espectador: de uma simples comédia de erros, passando para um drama sobre pecados até dar uma guinada AstroGnóstica. “Nr. 10” começa no mundo profano do cotidiano (a rotina de trabalho, traições e mentiras numa companhia teatral) para convergir para o Sagrado: a busca de si mesmo pelas mãos de um estranho homem sussurrante que conduz o protagonista a um excêntrico Monsenhor que parece ter negócios muito além desse mundo.

quinta-feira, dezembro 08, 2022

Defesa midiática das "dancinhas" reatualiza a velha retórica da ditadura militar sobre a Seleção


Toda a polêmica em torno das “dancinhas” dos jogadores da Seleção fez esse humilde blogueiro lembrar de uma outra polêmica: a desse blogueiro com o artigo “Justiça Social e Felicidade” do editorialista do “Estadão” Gilberto de Mello Kujawski, há 40 anos. Para ele, felicidade e justiça social nada teriam a ver, já que o brasileiro supostamente sempre foi feliz com o bolso vazio. A cada Copa, esse discurso da ditadura militar é reatualizado: a Seleção como um espelho da alma do brasileiro. Portanto, a criatividade coreográfica dos brasileiros refletiria essa alegria indômita, representada em vídeos publicitários mostrando jogadores amadores em favelas também dançando e fazendo acrobacias com a bola. Porém, esse discurso está entrando em choque com a “neymarização” da Seleção: esportistas que agora almejam ser jogador-celebridade, voltando seus atos à produção de conteúdo de ostentação para as redes: das “dancinhas” estilo tik tok ao consumo de bifes folheados a ouro. Não jogam mais para as arquibancadas, mas para as redes sociais. Mas eles não são os culpados. Culpada é a grande mídia e indústria publicitária, sempre reatualizando a tese daquele velho editorialista na ditadura militar.

quarta-feira, dezembro 07, 2022

Para entender o terror gnóstico de 'Skinamarink'



Os mais assustadores filmes de terror são aqueles cujas imagens e narrativas deixam lacunas para que nossa imaginação tente preenchê-las. E a nossa imaginação pode ser mais assustadora do que o próprio filme. “Skinamarink” (2022) nos mostra duas crianças que acordam no meio da noite e descobrem que os pais desapareceram, assim como todas as portas e janelas. Filmada em filme analógico, o resultado são imagens escuras e muito granuladas: o que faz o espectador imaginar as coisas mais diabólicas que possam emergir dos grãos da imagem. Há um plot gnóstico por trás do drama daquelas crianças: realidade, fantasia, o onírico e o lúdico se misturam numa casa que repentinamente perdeu portas e janelas. Abuso infantil, morte e monstros da nossa infância são a superfície de um drama gnóstico que tem a ver com a nossa condição existencial da solidão: nascemos sós e morremos sós.

sábado, dezembro 03, 2022

'Renaissance', futebol e sociedade, mundos em colisão, crítica midiática e passaralhos na grande mídia. É nesse domingo!


Neste domingo uma Live realmente em 360 graus, pra fazer jus ao nome... Música, vinis, teorias conspiratórias, paranoia, Física e Gnosticismo, além da crítica midiática. É a edição #84 da Live Cinegnose 360 desse domingo (04/12), às 18h, no YouTube. Dessa vez o humilde blogueiro encontrou um vinil de uma banda de rock progressivo esquecida: “Renaissance” – a única que conseguiu combinar rock com orquestração sinfônica. Depois, vamos discutir os filmes “Something in the Dirt” (a paranoia pop do século XXI) e a produção brasileira “Eike, Tudo ou Nada” (Netflix recicla mais uma vez um refugo midiático). E, num momento de Copa do Mundo, é oportuno revisitar a produção franco-luso-brasileira “Diamantino” (estrelas do futebol são espelhos de uma sociedade que se auto-destrói). Uma variação da teoria do Universo como simulação: a Teoria dos “Mundos em Colisão”. E na crítica midiática: o jornalismo metonímico ataca outra vez; Lula sitiado pelo terror do teto fiscal e o espantalho do golpe militar; agora mercado publicitário fala em “união”; o “passaralho” da CNN: como grande mídia atira no próprio pé; para jornalismo corporativo, Bolsonaro é apenas “desorganizado”. Venha conspirar e ser paranoico nesse domingo!

sexta-feira, dezembro 02, 2022

Uma sátira da paranoia pop customizada do século XXI no filme 'Something in the Dirt'


O século XX foi um século paranoico: Guerra Fria, conspirações nucleares, agências de espionagem etc. E quem eram os sujeitos das conspirações? Ou era o Capitalismo ou o Comunismo. “A verdade está lá fora”, pôster icônico da série Arquivo X, foi a preparação para um novo tipo de paranoia que invadiria o século XXI: a paranoia pop, sem um sujeito determinado: podem ser sociedades secretas, grays, globalistas, satanistas ou qualquer coisa oculta – Sequência Fibonacci, Código da Vinci, números pitagóricos etc. Conspirações customizadas, inclusive para fins de extremismo político de direita. O filme indie “Something in the Dirt” (2022) é uma parodia dessa paranoia pop: uma dupla pretende explicar “racionalmente” os estranhos acontecimentos telecinéticos que ocorrem em um pequeno apartamento. E decidem transformar essa busca em vídeos na internet. Ganhar algum dinheiro ou fama, enquanto tentam encontrar conexões entre, por exemplo, um cristal que levita, a Sequência Fibonacci e o mapa da cidade de Los Angeles. Mas será que serão inteligentes o suficiente para criar sua própria toca de coelho?

quinta-feira, dezembro 01, 2022

'Eike, Tudo ou Nada' recicla pela segunda vez refugo midiático


O brasileiro que chegou ao oitavo lugar na lista Forbes dos mais ricos do planeta. Saudado pela grande mídia brasileira como o “empreendedor genuíno” que “compete honestamente” e que “não tem vergonha da riqueza”. Em pouco tempo, estava exposto ao vivo na TV, cabeça raspada, sendo conduzido ao presídio após mais uma operação da Lava Jato. A produção brasileira Netflix “Eike, Tudo ou Nada” (2022) pretende descrever a vida do mito decaído Eike Batista. Mas tudo o que entrega é uma confortável fábula empresarial: Eike como uma espécie de “Prometeu acorrentado” que ousou desafiar o destino de um país condenado ao fracasso. Seu erro: como nos informa o pôster promocional, repetir o mesmo gesto icônico de Getúlio Vargas e Lula. “Eike, Tudo ou Nada” recicla pela segunda vez o refugo midiático em que se tornou: a primeira vez, um condenado para ser jogado no colo de Lula e Dilma; e agora, como um suposto empresário idealista num país que teima em não dar certo.

domingo, novembro 27, 2022

The Smiths; cinco vidência de que Universo é uma simulação; Copa do Mundo recupera símbolos nacionais? É na Live de domingo


O fim está próximo!... Da espera pela dição #83 da Live Cinegnose 360, nesse domingo (27/11), às 18h no YouTube. No meio dos vinis do sótão desse humilde blogueiro, dessa vez escolhemos The Smiths e Morrissey: de vegano e anti-Thatcherista a nacionalista de direita – Por que roqueiros dos anos 80 se tornaram reacionários? Depois vamos discutir os filmes “Cadáver” (como a Inteligência Artificial do Netflix está produzindo roteiros de cinema) e a produção japonesa “Sexual Drive” (Nattô, Mapo Tofu, macarrão Lamen e autoconhecimento erótico). Em seguida, continuamos com as conexões entre Física e Gnosticismo: cinco indícios de que o Universo é uma simulação computacional. E na crítica midiática: grande mídia não quer recuperar símbolos nacionais apropriados pela extrema-direita; a quem interessa rotular bolsomínios como “doentes mentais”; Ataques em Aracruz: o empirismo grosseiro do jornalismo corporativo; o papel das ONGs e Think Tanks nos golpes civis brasileiros; Alexandre Frota no Gabinete de Transição: Governo Lula emparedado? O cinegnóstico não perde por esperar esse domingo! 

sábado, novembro 26, 2022

Mídia preguiçosa não quer recuperar símbolos nacionais roubados pela extrema-direita



Nesse momento de Copa do Mundo no Catar, grande mídia e mercado publicitário estão fazendo a cobertura esportiva e veiculando comerciais na TV dentro do espírito “o verde-amarelo é de todos”. Supostamente tentando recuperar as cores e símbolos nacionais apropriados pela estratégia de comunicação “alt-right”. Que veste grupos que agora bloqueiam e fazem atentados em estradas. Mas será que tentam recuperar mesmo? Para eles, a torcida brasileira unida na Copa por si só resolveria tudo: uma simples transposição dos símbolos nacionais do extremismo político para o esporte, apenas com os sinais trocados. Porém, essa preguiçosa contraofensiva semiótica é insuficiente frente à sofisticada estratégia de dessimbolização da extrema-direita internacional. Como demonstrado na Finlândia quando o extremismo se apoderou do símbolo nacional do leão e da cruz. Ou será que grande mídia não quer mesmo é se livrar do ativo sociopolítico que representa o “Exército Psíquico de Reserva”. Que poderá ser útil no futuro?

quinta-feira, novembro 24, 2022

Natto, mapo tofu, macarrão lamen e autoconhecimento erótico no filme 'Sexual Drive'



O que iguarias da culinária japonesa como natto, mapo tofu e um macarrão lamen com gordura extra têm a ver com sexo? Tudo, principalmente numa sociedade de consumo que promove os alimentos como forma fetichista e regressiva de realização compulsiva e ilusória de desejos: comemos demais e fazemos sexo de menos. Porém, a comédia de humor negro “Sexual Drive” (2021), exibido na MUBI, vai no sentido contrário: transforma esses três produtos da cozinha japonesa em formas de autoconhecimento psíquico e erótico. São três contos centrados em cada uma dessas iguarias que se tornam objetos de excitação. Estórias sobre sexo, mas sem nunca o mostrar.

terça-feira, novembro 22, 2022

Filme 'Cadáver': luzes, câmera... e Inteligência Artificial!


Todos conhecem o papel da Inteligência Artificial (“machine learning”) de plataformas como Netflix que “aprende” com as escolhas e comportamento do usuário, customizando sua “experiência”. Mas hoje a IA faz mais do que isso: analisa e prevê as avaliações dos filmes, interferindo nos estágios iniciais da fase da produção criativa, ajudando decisivamente na produção de roteiros. Economizando tempo e dinheiro. Reversibilidade irônica: uma plataforma de comunicação que não mais comunica. Apenas sinaliza e informa, retroalimentando o repertório do usuário. Um exemplo é o filme de terror norueguês “Cadáver” (Kadaver, 2020): num mundo pós-apocalíptico, uma peça de teatro num hotel com jantar incluído atrai uma multidão faminta. Que descobrirá da pior maneira possível que o preço do ingresso é uma cilada mortal. Um pastiche de “tropos” do gênero que torna tudo previsível e inverossímil – feedback tautista. Porém, para usuários que conheceram o cinema a partir do streaming, essa incomunicabilidade talvez não seja perceptível.

sábado, novembro 19, 2022

Live #82: Siouxsie and The Banshees; Universo é uma simulação?; Baudrillard e Marx explicam freak out do 'mercado'


O Mercado mostra suas garras. Mas a Live Cinegnose 360 segue em frente com a edição #82, nesse domingo (20/11), às 18h, no YouTube. Nos vinis do humilde blogueiro foi encontrada a banda Siouxsie and The Banshees: a releitura dark do psicodelismo. Também vamos discutir a série “The Peripheral” (a colonização ciberpunk do Tempo pelo Capitalismo) e o filme “Dois Minutos Além do Infinito” (a onda japonesa dos filmes “nagamawashi”). Cada vez mais Física e Cosmologia estão levando a sério a hipótese do Universo como uma gigantesca simulação computacional. E na crítica midiática: Grau Zero da Política e Grande Reset do Capitalismo explicam o nervosismo do mercado com Lula; jornalismo metonímico na COP-27; Andrew Korybko: EUA vão usar cavalo de troia para implodir governo Lula; Janja para Evita Perón?; Grande Mídia em pânico com tamanho do Gabinete de Transição; Apertem os cintos... Bolsonaro sumiu!; Para jornalismo corporativo, Lula faz “promessas”; é possível o resgate semiótico do verde-amarelo? É nesse domingo! 

sexta-feira, novembro 18, 2022

Grau Zero da Política e Reset do Capitalismo mostram as garras para Lula


Bolsa derrete! Dólar sobe! De onde vai sair o dinheiro da PEC da Transição?”. Grande mídia mostra as garras e repete um velho script, vinte anos depois da primeira posse de Lula. Afinal, por que todo “freak out” depois de Lula ter sido arrastado para o segundo turno para que sua vitória tivesse um alto custo semiótico (como acompanhamos nesse momento)? Não deu tudo certo? Depois de dois mandatos, ele não seria o presidente mais previsível dos últimos anos? A verdade está em outra cena, muito além da espuma midiática. “Teto de Gastos”, “Responsabilidade Fiscal” ou as pragas do Egito das bolsas derretendo, dólar e inflação subindo são apenas racionalizações de algum imperativo mais estrutural. Imperativo que envolve a sinergia de dois fatores: o “Grau Zero da Política” e o chamado “Grande Reset do Capitalismo”.

quinta-feira, novembro 17, 2022

Somos escravos do futuro em 'Dois Minutos Além do Infinito'

Filmado apenas com um Iphone em um único plano sequência, ambientado em um café real da cidade de Kyoto, o filme japonês “Dois Minutos Além do Infinito” (Dorosute no Hate de Bokura, 2020 – disponível na HBO Max) é uma das experiências cinematográficas mais inovadoras dos últimos anos. Kato, o proprietário do café, descobre que na tela do computador em seu apartamento no andar de cima está sendo transmitido, via Zoom, diretamente do café abaixo, sua versão dois minutos à frente no futuro. O filme explora um dos aspectos mais interessantes da viagem no tempo: os loops temporais e seus paradoxos. Principalmente, a dicotomia filosófica entre livre-arbítrio e necessidade. Afinal, seríamos escravos do futuro? Essa seria uma séria questão quando acrescentamos ao tema o tempo recursivo e a profecia autorrealizável.

quarta-feira, novembro 16, 2022

Depois do espaço, o capitalismo quer colonizar o tempo na série 'The Peripheral'


“Eu anexaria os planetas, se pudesse”, queixava-se o homem de negócios colonialista britânico Cecil Rhodes na década de 1930: o mundo já estava todo parcelado e colonizado. Portanto, onde o Capitalismo encontraria novos mundos para colonizar. A guerra sempre foi uma solução paliativa. Se os espaços de conquista acabaram, resta o Tempo. Se hoje a microinformática é a ferramenta para as negociações em tempo real do financismo global, a imaginação do escritor sci-fi William Gibson pensou na mecânica quântica como um novo salto: a colonização das realidades paralelas nas diversas linhas do tempo. A série Amazon Prime “The Peripheral” (2022-), baseada no romance de 2014 de William Gibson, traz para a ficção científica esse realismo capitalista. Uma jogadora de games em RV testa uma versão Beta de um novo jogo que na verdade transfere seus dados de consciência para um futuro alternativo na qual um Instituto de Pesquisas oferece uma solução político-econômica inédita: a colonização do Tempo.

sábado, novembro 12, 2022

Live Cinegnose 360: Os Mulheres Negras e vamos arriscar a vida desmontando uma bomba semiótica ao vivo!


Mesmo com mercados nervosos, Bolsa caindo e dólar subindo, nesse domingo (13/11) acontece a edição #81 da Live Cinegnose 360, às 18h, no YouTube. Depois da sessão dos comentários aleatórios, entraremos na sessão híbrida CDs/Vinil com “Os Mulheres Negras”: o underground pós Vanguarda Paulista e movimento Diretas Já. Também vamos discutir dois títulos da Netflix: “O Enfermeiro da Noite” (o Mal como efeito colateral de um sistema de saúde privatizado) e a minissérie “Inside Man” (a simbólica jornada de Ulisses com humor negro). Depois, esse humilde blogueiro vai colocar a vida em risco: ao vivo, vamos desmontar e fazer a engenharia reversa de um artefato bélico semiótico recolhido, com muito cuidado, de uma manifestação golpista e isolado no estúdio da Live Cinegnose 360. E na crítica midiática da semana, como o PMiG está colocando em modo de espera seu Exército Psíquico de Reserva para futuras guerras híbridas e Lula demarca território e acaba com a lua de mel com a grande mídia. Venha conspirar também na Live Cinegnose 360!  

sexta-feira, novembro 11, 2022

Paralelo ao Governo de Transição, PMiG deixa no modo de espera Exército Psíquico de Reserva


Todos sabem que não haverá golpe. Para o PMiG (Partido Militar Golpista) já é página virada e para a grande mídia foi a “festa da democracia”. Todos sabem... menos os fanáticos enrolados na bandeira nacional chorando e orando em voz alta diante de quartéis pelo país. Outros, tentam bloquear estradas, como fanáticos milenaristas à espera da salvação. Porém os “apitos de cachorro” dizem o contrário, elevando o moral da patuleia. Porque eles têm que ser mantidos em “stand by”: é o Exército Psíquico de Reserva. No passado, estava na Deep Web. Agora, dá as caras à luz do dia, com apoio logístico empresarial. Entrarão em “hibernação”, no modo de espera. Para serem novamente acionados por cripto-comandos em futuras guerras híbridas. Que parecem não estar muito distantes, depois do fim da lua de mel após o inflamado discurso de Lula no Governo de Transição.

quinta-feira, novembro 10, 2022

Minissérie 'Inside Man': ciência e religião na jornada simbólica de Ulisses


Um prisioneiro (um brilhante ex-professor de Criminologia) no corredor da morte numa prisão dos EUA e uma mulher algemada no porão da casa de um respeitável vigário em uma vila inglesa. Duas histórias distantes, mas que irão se entrelaçar das formas mais inesperadas, lembrando os ardis de Hannibal Lecter e a cadeia de equívocos catastróficos como no filme “Fargo”. Essa é a minissérie de suspense e humor negro da Netflix “Inside Man” (2022) que oferece interessantes metáforas: o representante da Ciência, com sua lógica dedutiva e precisa, prisioneiro; e um vigário (a Religião) livre, porém preso à compulsão de se tornar um mártir. Afinal, representa “a única religião em que Deus morre no final”.  Ciência e Religião: as duas encarnações da Razão na jornada da civilização ocidental. Jornada semelhante à de Ulisses, na “Odisseia” de Homero.

quarta-feira, novembro 09, 2022

Em 'O Enfermeiro da Noite' o Mal é o efeito colateral de um sistema de saúde privatizado


O filme “O Enfermeiro da Noite” (The Good Nurse, 2022) é mais um filme de uma recorrente abordagem no cinema do Mal como viral e exponencial. Não pela monstruosidade do Mal, mas como efeito colateral de um sistema intrinsecamente corrompido. No caso, o sistema hospitalar dos EUA, visto pelo olhar de um diretor que veio de um país (Dinamarca) com assistência médica púbica e a saúde universalizada: ao contrário, nos EUA a saúde tornou-se um negócio centrado em ter pacientes, não em ajudá-los. Contando com o silêncio de um sistema privado temeroso por ações judiciais, um enfermeiro serial killer deixa um rastro de dezenas de pacientes mortos por envenenamento em diversos hospitais nos quais trabalhou. Baseado no caso real do assassino serial considerado o mais mortal da história do país.

sábado, novembro 05, 2022

Cocteau Twins; o filme proibido de Jerry Lewis; Biden, Lula e o "Capitólio Rodoviário". É na Live de domingo


Depois do transe da eleição, nada melhor do que se acalmar e refletir na Live Cinegnose 360 #80, nesse domingo (06/11), às 18h, no YouTube. Na sessão dos vinis desse humilde blogueiro vamos discutir o dream pop da banda Cocteau Twins e o álbum “Treasure”: a sonoridade celta antes da cultura “glocal” da Globalização. Depois, vamos analisar dois filmes com o tema “Riso”: o terror “Sorria” (a positividade hipócrita é o Mal viral) e “The Day The Clown Cried”, o filme proibido de Jerry Lewis e jamais exibido. A bomba semiótica do “Capitólio Rodoviário”: a formação do “Exército Psíquico de Reserva” para golpes futuros. E na crítica mídiática: Lula ganhou porque Biden não quer mais golpes no seu quintal; Grande mídia dá indício de que lua de mel com a “festa da democracia” não vai durar muito; Alckmin para presidente?; Com a vitória de Lula, “colonistas” descobrem que existe teto fiscal; Depois da chantagem fiscal, a chantagem ambiental; Grande mídia não quer saber do “follow the money” do “Capitólio Rodoviário”. É nesse domingo... venha participar!

sexta-feira, novembro 04, 2022

Da positividade hipócrita ao riso maligno e viral no filme 'Sorria'


No terror “Sorria” (Smile, 2022) há duas linhas de diálogo que são chaves de compreensão do filme: ““Faça uma cara feliz. Você fica mais bonita quando sorri” e na cena clássica da protagonista diante do monstro: “por que você está fazendo isso comigo?” “Porque sua mente é tão convidativa!”, responde a entidade com um sorriso psicótico. Dessa maneira, “Sorria” incorpora as origens antropológica ambíguas do riso: de um lado como inversão e desestabilização diante da positividade hipócrita da sociedade; e do outro, as origens sardônicas do riso na violência e crueldade: o riso como fenômeno demoníaco. Mas numa sociedade mediada pela Internet e redes sociais, o riso maligno só pode ser infeccioso e viral, cuja força está no trauma, culpa e ressentimento.

quarta-feira, novembro 02, 2022

O "Capitólio rodoviário": Joe Biden não quer mais golpes no seu quintal


É irônico ver o senhor das guerras híbridas e cognitivas nos oito anos como vice de Obama, Joe Biden, cumprimentando Lula (alvo da “primavera” brasileira patrocinada por Washington) e o felicitando pelas eleições “livres e confiáveis”. E mais irônico ainda é ver o “Brasil Profundo” (abduzido pelas PsyOps da guerra híbrida) não conseguir mais sair do personagem e viver numa realidade paralela achando que o ministro Alexandre de Moraes foi preso e os militares farão uma “intervenção constitucional” em meio ao “Capitólio rodoviário”. Biden não quer mais golpes no seu quintal. Agora é a agenda neoliberal progressista. Que levou Lula ao segundo turno e a vitória sob condicionante e chantagens – a maior delas, a ameaça de “trancredização”. Enquanto isso, aparecem os primeiros indícios de que a lua de mel da grande mídia com a “festa da democracia” será curta.

sábado, outubro 29, 2022

Jorge Mautner, teoria das bombas semióticas, debate da Globo e apuração da eleição. Tudo na Live de domingo


É à espera de que acordemos de um pesadelo que começaremos a Live Cinegnose 360 #79, nesse domingo (30/10), às 18h, no YouTube. Na sessão dos vinis desse humilde blogueiro, vamos conversar sobre o pensador, compositor e cantor maldito Jorge Mautner: sempre presente, e sempre invisível. Depois, vamos discutir a série Netflix “Bem-Vindos à Vizinhança” (o pesadelo no sonho americano) e a comédia trash “UltraChrist!” (Jesus retorna como um super-herói gnóstico). Também vamos nos aprofundar nos meandros sociológicos e tecnológicos das bombas semióticas da extrema direita. E na crítica midiática, uma análise do último debate na Globo e comentários acompanhando a apuração dos votos. Venha também acordar do pesadelo aqui, na Live Cinegnose 360! 

Lula descobre as estratégias alt-right de desconstrução de debates. Será tarde?


Nervoso, numa noite particularmente beligerante, perdendo o controle e exigindo até um inédito direito de reposta do mediador William Bonner. Pisando em falso e quase se desequilibrando. Procurava sempre na palma da mão a colinha com duas palavras chaves fatais que teimava em esquecer: “décimo terceiro” e “férias”. Um candidato visivelmente incomodado, porque viu o oponente Lula utilizando as mesmas técnicas de desconstrução trumpista e pós-moderna que a alt-right sempre se primou: metalinguagem, comunicação indireta, técnica de dissociação e desautorização do interlocutor. Talvez, um reflexo do “efeito Janones”: apropriar-se do mesmo ímpeto desconstrutivista do adversário e lutar no mesmo campo semiótico que sempre a extrema direita atuava sem ninguém incomodar. Até agora. Resta saber se essa novidade tardia veio a tempo suficiente para evitar o pior.

sexta-feira, outubro 28, 2022

Na série 'Bem-vindos à Vizinhança' a obsessão e o pesadelo invadem o sonho americano


O deserto e os subúrbios de classe média fazem parte da mitologia norte-americana. Numa sociedade de origem puritana, são lugares que contrastam com vida urbana cosmopolita, sinônimo de caos e degradação moral. Mas mesmo nesses lugares, o Mal está à espreita, aproveitando-se dos pontos fracos morais das pessoas. Essa é a quintessência do gótico americano, representado pela minissérie Netflix “Bem-Vindos à Vizinhança” (The Watcher, 2022), sobre o sonho americano que se transforma em pesadelo: um casal novaiorquino compra uma linda casa em tons pasteis em subúrbio de classe média. Quando começam a receber cartas ameaçadoras de um anônimo que conhece todos os detalhes do cotidiano daquela família. Até a racionalidade ser sugada pela paranoia e obsessão.

terça-feira, outubro 25, 2022

Live Cinegnose 360 EXTRA nesta quarta: desmontando as bombas semióticas finais da eleição


Para o Cinegnose, bala de prata só para matar lobisomem... não existe em eleições. O que existe são bombas semióticas, desmontadas na engenharia reversa da Live Cinegnose 360, excepcionalmente na edição EXTRA, nessa quarta-feira (26/10), 18h, no YouTube. Uma Live extra para ficarmos mais atentos na guerra semiótica dessa última semana da eleição. Vamos aprofundar o conceito de bomba semiótica, mais poderosa que as granadas jogadas pelo Bob Jeff na Polícia Federal. Vamos analisar os últimos lances do xadrez semiótico.  


Canastrona False Flag 'Scarface' abre reta final da campanha eleitoral


Se no domingo anterior o ministro Alexandre de Moraes puxou o freio para equilibrar o debate na Band ao mandar excluir o vídeo “pintou o clima”, nesse domingo mais uma vez o ministro entra em cena determinado a prisão do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) que recebeu os policiais federais com pompa e circunstância cinematográficas, ao estilo Tony Montana de “Scarface”. A icônica cena do “Padre” Kelmon ladeado pelo Bob Jeff vestido para a guerra e um agente que mais parecia ter saído de algum conflito do Oriente Médio, aponta para um evento dramaturgicamente coreografado. Com todos os indícios de uma operação “False Flag”: recorrência, sincronismo, canastrice e timing. Bob Jeff, aquele que nada tem a perder se auto-imolando, desempenha seu último papel: o de “apito de cachorro” para desviar a atenção do distinto público do incômodo sincericídio de Paulo Guedes, e chamar os brios do núcleo armado bolsonarista que legitime uma eventual operação de Garantia de Lei e Ordem. Ou antes ou depois da eleição.

sábado, outubro 22, 2022

Live de domingo: Syd Barrett esotérico, Bitcoin é uma religião, false flags e sincericídios na mídia e xadrez eleitoral


Ansiedade, palpitações, frio na barriga, mão suando frio, insônias... Entramos na última semana de campanha eleitoral! Então venha se acalmar e refletir na Live Cinegnose 360 #78, nesse domingo, às 18h, no YouTube. Depois dos comentários aleatórios, temos a sessão dos vinis do humilde blogueiro, com Syd Barrett: por que aconteceu a pior tragédia do rock britânico? Também vamos discutir dois filmes: “O Telefone do Sr. Harrigan” (Telefone e o Oculto no início da Era da Informação) e “Speak No Evil” (Por que perdemos a capacidade de enunciar e enfrentar o Mal?). Cinco evidências de que a Bitcoin é uma religião e o motivo da explosão da próxima bolha financeira. E depois a Crítica Midiática da semana: quem ganhou o debate da Band foi o “Xandão”; Lula no Flow confessou sua perplexidade com as estratégias alt-right; um xadrez dos blocos político-econômicos na reta final da campanha eleitoral; False Flag com Tarcísio na favela Paraisópolis; cresce inadimplência, mas grande mídia passa pano; Por que, apesar de tudo, tanta gente vota em Bolsonaro?; Dois sincericídios: GloboNews confessa que Bolsonaro não pode ser contido e a “desindexação” de Paulo Guedes. É tudo nesse domingo!

sexta-feira, outubro 21, 2022

Perdemos a capacidade de enunciar o Mal em 'Speak No Evil'


Discursos sobre a superioridade moral do Bem nos cercam. As ideias de progresso, Democracia, positividade, racionalidade etc. criam uma sociedade asséptica, profilática, no qual a morte e a violência foram embranquecidas. Tornando-nos impotentes e vulneráveis à presença do Mal. O Mal existe porque o permitimos, ao nega-lo, seja no campo do micro-orgânico ao macropolítico. Esse é o subtexto do filme dinamarquês “Speak No Evil” (2022): uma família de classe média alta dinamarquesa, culta, polida e politicamente correta, aceita o convite de uma família holandesa que conheceu nas férias. O que poderia dar errado num idílico final de semana numa casa rural? Tudo! Quanto mais educados tentam ser diante de anfitriões que se tornam cada vez mais desagradáveis e manipuladores, mais o Mal começa a se impor. Revelando como nossa sociedade asséptica gera a própria virulência, impotente diante da presença do Mal.

quinta-feira, outubro 20, 2022

'O Telefone do Sr. Harrigan': há certas ligações que jamais podem ser atendidas


Certamente o conto de Stephen King “Mr. Harrigan’s Phone” (sobre o fantasma de um recém-falecido que se comunica através de um telefone com o amigo que deixou entre os vivos) inspirou-se na bizarra invenção de Thomas Edison em 1920: uma espécie de “disque fantasma” ou “telefone espiritual” para os mortos poderem se comunicar com os vivos. Um exemplo de como o Oculto misturou-se com a Ciência no início da Era da Informação. A produção Netflix “O Telefone do Sr. Harrigan (2022) adapta o conto de Stephen King indo muito além do sobrenatural: mais do que informar, os meios de comunicação acabaram se tornando reflexos dos nossos próprios fantasmas interiores. 

segunda-feira, outubro 17, 2022

Timing perfeito do TSE salva o debate de domingo e agenda da grande mídia para segundo turno


Quem ganhou o debate da Band? Lula? Bolsonaro? Não, foi o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que salvou o dia com um timing perfeito: depois de uma live de Bolsonaro no início da madrugada, rouco e consternado, horas antes do debate domingo o ministro determinou a exclusão do vídeo do “pintou o clima” e de que os petistas “se abstivessem de novas manifestações”. Tudo que a mídia hegemônica quer é manter um contexto de estabilidade e que os debates apenas retroalimentem a agenda dominante (pandemia, corrupção etc.), sem intromissões ou surpresas. Como o “efeito Janones”, por exemplo. Manter um quadro de estabilidade com números de pesquisas que pouco mudem. É bom ficarmos atentos ao jogo de freios e contrapesos para manter um quadro diversionista de uma suposta estabilidade. Desviando a atenção das anomalias que levaram a eleição ao segundo turno... e que poderão se repetir. 

Debates políticos na TV pode se tratar de tudo, menos de aprofundar propostas ou um livre debate de ideias. Pelo menos não quando alguém tem um minuto e meio para responder uma pergunta feita por jornalistas ou correr contra o cronômetro para tentar reverter bordões, silogismos falaciosos, acusações e bravatas do adversário. Especialmente quando se tem pela frente estratégias de comunicação alt-right, especializadas em desautorizar o interlocutor através do cinismo.

As fórmulas dos debates televisivos são especialmente criadas para favorecer franco atiradores, com suas lacrações e mitadas, matéria-prima para posteriores clipes que serão repercutidos nas redes sociais. Mas principalmente, as fórmulas são criadas para desgastar o primeiro colocado nas pesquisas eleitorais. Principalmente num segundo turno, quando todas as expectativas estão voltadas em saber se aquele que está atrás nas pesquisas poderá virar o jogo.

Em outras palavras, debate na TV é torcida e “secação” do adversário. 

E para a grande mídia, a oportunidade de manter o controle da narrativa, escolhendo perguntas ou dividindo o debate em blocos de temas que, por fim, retroalimentam tautisticamente a agenda imposta pelo próprio jornalismo corporativo. As únicas “surpresas” toleradas em debates são gafes (incapacidade do candidato de lidar com a linguagem televisiva) ou falácias articuladas como fossem graves denúncias.

No todo, deve manter intocada a narrativa. Principalmente num momento em que o PT está sob o “efeito Janones” desafiando a grande mídia: passou a jogar no mesmo campo simbólico da extrema direita, saindo dos trilhos do “PT parlamentar” ou do “PT jurídico” - o trilho da ideologia midiática de que o único antídoto contra fake news é a informação, a “verdade”, e o combate institucional contra as mentiras através dos canais legais.


    

Por isso, o grande vencedor do debate na Band foi o ministro do TSE Alexandre de Moraes. Com o The Last Minute Rescue de mandar retirar das redes o vídeo postado pelo PT que sugeria pedofilia na fala de Bolsonaro sobre venezuelanas menores de idade, “Xandão” evitou que a narrativa do debate fosse deixada nas mãos do imponderável. Isto é, de que a Band (e de resto, o jornalismo corporativo) perdesse o controle da narrativa – perda dos mecanismos de freio e contrapeso através da agenda restrita aos temas da Pandemia, Corrupção, Responsabilidade Fiscal, Orçamento Secreto e Fake News.

Certamente a equipe de Bolsonaro temia o descontrole do candidato no debate: o tema poderia dominar com um efeito desestabilizador para o chefe do Executivo. A live que ele fez no início da madrugada desse domingo, rouco e com a fisionomia crispada, tentando se defender de um “ataque feito com um vídeo que pega um pedaço e inverte tudo isso”, já prenunciava um debate na TV em que o presidente já entraria em desvantagem.

    Mas o ministro Alexandre de Moraes (notório pelos seus coreografados telecatchs com o presidente para tocar o terror da “crise entre podres”), no final da tarde (timing prfeito!), deu sua decisão, diminuindo o estrago da fala e fazendo o candidato entrar autoconfiante no cenário de estilo metaverso do debate da Band. 



Moro e as pastas de Collor

Mas não ficou por isso. Em vingança, a equipe de Bolsonaro leva o ex-juiz e ex-desafeto de Bolsonaro eleito ao senado, Sérgio Moro, como uma espécie de assessor para temas relativos à corrupção do PT – lembram do controle da narrativa?

Parece que a presença de Bolsonaro teve o mesmo efeito daquelas famosas pastas verdes e amarelas (recheadas de folhas em branco) que Collor levou ao debate da Globo de 1989, sugerindo que poderia disparar a qualquer momento uma bala de prata. Para desestabilizar emocionalmente o oponente.

Criados os freios e contrapesos, foram garantidas as condições seguras para a grande mídia manter o controle da narrativa.

Se não, vejamos. Como sempre, o rescaldo do debate foi polissêmico: a extrema direita diz que Bolsonaro ganhou, e por nocaute. Os progressistas mais pessimistas dizem que deu empate. E a esquerda mais otimista afirma que Lula ganhou, mas por pontos. 

Assim como as mais de 700 pesquisas desse ano sempre apontaram para números estáveis, sugerindo um leitor já decidido (para tudo virar do avesso nos resultados do primeiro turno, depois de uma série de anomalias – clique aqui), também todos os debates promovidos até aqui renderam interpretações polissêmicas. 

Pudera! Sempre os temas mais palpitantes para a opinião pública são deixados de fora para ficar na narrativa monofásica com os temas listados acima. Ou, no máximo, colocar um padre fake como estratégia diversionista.



Assim como, horas antes do debate, um acontecimento palpitante que revelava muito do modus operandi e caráter da extrema direita (a bucha de canhão do “Projeto de Nação” do PMiG – Partido Militar Golpista) foi deixado de fora pela ação do “Xandão do telecatch” que, dessa maneira, salvou o dia.

Colonistas uníssonos

Enquanto no espectro político dominava a polissemia, no campo dos “colonistas” do jornalismo corporativo a interpretação foi, ao contrário, uníssona: Lula ganhou no bloco sobre a pandemia, empatou nas perguntas dos jornalistas e perdeu de goleada no bloco sobre corrupção – supostamente Lula não soube aproveitar seu banco de minutos, deixando mais de cinco minutos livres para Bolsonaro fazer um monólogo. Essa foi a interpretação de dez em cada dez.

Acredito que isso foi deliberado na estratégia de Lula: tentou reverter os previsíveis argumentos de corrupção (mensalão, petrolão etc.) com poucas interrupções, contando ao final com a esperada desarticulação de Bolsonaro em falas longas (frases desescosturadas recheadas de ofensas) que poderiam render pedidos de repostas – Lula ficou frustrado, pois esperava pelo menos dois pedidos aprovados. Apenas contou com um direito de resposta.  



Afinal, por que a interpretação dos “colonistas” ficou tão uníssona? Porque o debate rendeu o feedback tautista que mantém a grande mídia no controle narrativo: confirmou a agenda – Lula ganhou no primeiro bloco porque fez o “match” com a as críticas ao negacionismo feitas pela mídia corporativa contra Bolsonaro durante toda a pandemia. 

 E perdeu para Bolsonaro no bloco sobre corrupção porque, por sua vez, o presidente fez o “match” com todos os bordões criados pela grande mídia no período do jornalismo de guerra: “mensalão”, “o petrolão”, “o maior esquema de corrupção da história” etc. A fala de Bolsonaro, como sempre, foi um pot-pourri fragmentado e apoplético daquilo que a mídia ceivou com muito esmero.

Nesse tema, Lula está condenado a nunca mais ser inocente. Não importa se a Justiça, a ONU, o Papa o absolvam. Não importa o que fale ou a estratégia que utilize: depois de anos de guerra híbrida, “corrupção do PT” virou um meme autoimune, isto é, blindado a qualquer contra-argumento. Porque um meme autoimune não é um argumento: já está no campo da pós-verdade, é evidente por si mesmo.

Ou seja, Alexandre de Moraes foi o freio. E o tema da corrupção (depois os colonistas reclamam que não se discute “propostas”) o contrapeso

Está claro que o plano geral com esses freios e contrapesos é manter um cenário estático e conter quaisquer surpresas que por acaso surjam – como o “efeito Janones”, o bateu-tomou como cura contra fake news, ao invés da “informação profissional” do jornalismo corporativo.

Mas porque a grande mídia quer tanto manter o cenário de estabilidade, sempre com uma pequena vantagem para Lula nas pesquisas?  Será uma estratégia diversionista? Levando-se em conta as estranhas anomalias no primeiro turno por trás da verdadeira ducha de água fria no PT.

É bom ficarmos atentos ao jogo de freios e contrapesos que objetiva manter um quadro diversionista de uma suposta estabilidade. Desviando a atenção das anomalias que levaram a eleição ao segundo turno... e que poderão se repetir. 

 

 

Postagens Relacionadas

 

Mídia em pânico tenta minimizar 'efeito Janones' e oito anomalias eleitorais

 

 

Primeiro turno: urnas eletrônicas, anomalias e o buzz "tem caroço nesse angu"

 

 

Debate da Globo tenta abduzir Lula e dar pernas à terceira via para forçar segundo turno

 

 

Terceira Via, "botão eject" e mais-valia semiótica no debate da Band

 

 

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review