sábado, dezembro 30, 2023

A morte é a única coisa que nos une na série 'Fim'


A única certeza que nos acompanha por toda vida é que um dia vamos morrer. É aquilo que nos separa (nossos amores e amigos vão morrendo, deixando buracos em nossas vidas), mas ao mesmo tempo nos une: diante da morte somos todos iguais. Nessa trajetória em direção do fim, duas questões emergem: por que uma coisa tão boa como o amor, de repente não funciona mais? E por que, a certa altura, tudo de bom que a vida nos deu começa a ser retirado? Esses são alguns temas que ecoam na série original Globoplay “Fim” (2023). Tudo começa no velório com um grupo de amigos de longa data. Suas vivências, memórias, desilusões e, principalmente, a fugacidade do amor, da felicidade e a incomunicabilidade das relações humanas marcam a série. Fazendo lembrar a interpretação de Albert Camus ao Mito de Sísifo.

sexta-feira, dezembro 29, 2023

Robô "ataca" engenheiro na Tesla: a retórica do capitalismo high tech distópico de Elon Musk


“Revolução das máquinas!”. “Homens X Máquinas!”. “Robô ataca engenheiro!”. Foi com essas manchetes sensacionalistas que a mídia noticiou um acidente ("ataque" para a mídia) ocorrido na fábrica da Tesla em Austin, EUA, envolvendo um robô da linha de montagem. Matérias híbridas de jornalismo e marketing, que se alinham a uma paradoxal retórica de Elon Musk que poderíamos chamar de “capitalismo high tech distópico”. O bilionário já falou que estamos presos na Matrix e devemos fugir. Depois falou da necessidade da colonização de Marte para escaparmos da guerra nuclear. E agora alerta que a inteligência artificial ameaça extinguir a humanidade. A Mídia adora essa retórica de Musk: é sensacionalista e garante click baits. Mas também possui uma mais valia ideológica: por trás desse fetichismo distópico de máquinas que supostamente poderiam se tornar sencientes, ocultar o velho capitalismo tão bem apresentado por “Tempos Modernos” de Chaplin – das linhas de montagem aos algoritmos, a inovação tecnocientífica nada mais é do que a codificação das intenções, opiniões e predisposições econômicas e ideológicas codificadas pelos seus criadores: a elite tecnológica à serviço da burguesia. 

terça-feira, dezembro 26, 2023

Contra as bombas semióticas da "Empatia" e do "Faça a diferença"

“Empatia” e “faça a diferença” são expressões que marcaram 2023. Apareceram em todos os lugares: no colunismo e editoriais da grande mídia, em vídeos publicitários das grandes marcas globais, nos discursos motivacionais corporativos, na literatura de autoajuda. Viraram palavras mágicas através das quais podemos supostamente fazer uma sociedade melhor e mudar o mundo! Há uma relação direta entre o aumento da polarização política e escalada midiática dessas palavras, consideradas antídotos para todas as mazelas do ódio e intolerância. O mais irônico, é que aqueles que lançam essas palavras mágicas como slogans ou hashtags foram os responsáveis pela doença que supostamente pretendem curar: o jornalismo de guerra que deu visibilidade ao extremismo político e fundações privadas educacionais de bilionários que financiaram a cismogênese brasileira. “Empatia” e “faça a diferença” viraram bombas semióticas do “Sim!” que retroalimentam aquilo que simulam querer sanar.

domingo, dezembro 24, 2023

Em 'Paisagem com Mão Invisível' o Capitalismo é extraterrestre



O filme “Paisagem com Mão Invisível” (Landscape with Invisible Hand, 2023, disponível na Amazon Prime Video), adaptação do livro homônimo de M.T. Anderson, é um curioso mix de Economia Política e ficção científica. Fazendo alusões a duas coisas bem atuais: exclusão e precarização do trabalho no novo salto tecnológico do capitalismo; e as teses de estudiosos do fenômeno Ovni de que governos e elites econômicas não só sabem da presença alien nesse planeta, como também o salto tecnológico das últimas décadas veio da colaboração dessas elites com extraterrestres. Uma conspiração entre a elite e aliens contra a maioria dos seres humanos tornados obsoletos por hologramas e Inteligência Artificial. O filme é uma sátira sombria de um contexto que o Fórum Econômico Mundial define como “Grande Reset Global do Capitalismo”.

sexta-feira, dezembro 22, 2023

'O Homem dos Sonhos': quando as redes sociais se transformam no inconsciente coletivo


Quando o psicanalista suíço Jung formulou a teoria dos arquétipos e do inconsciente coletivo, não pensava que um dia haveria uma tradução eletrônica desse campo onírico coletivo: a Internet e as redes sociais. Uma tradução tão irônica que o diretor e escritor norueguês Kristoffer Borgli (“Sick of Myself”) imaginou uma curiosa metáfora: sem fazer o menor esforço, um homem torna-se viral ao aparecer recorrentemente nos sonhos de um número crescente de pessoas, um estranho fenômeno análogo ao déjà vu ou uma espécie de “Efeito Mandela”. Transforma-se numa celebridade involuntária sem o menor controle sobre sua imagem. Até o momento em que os sonhos começam a se transformar em pesadelos. Este é o filme “O Homem dos Sonhos" (Dream Scenario, 2023), no qual mais uma vez Nicolas Cage cria meta camadas de si mesmo. As coisas se complicam quando agências de marketing digital e uma startup tecnológica começam a se interessar pelo fenômeno, criando cenários bizarros de uma comercialização selvagem.

terça-feira, dezembro 19, 2023

Na última Live do ano, saboreie o puro suco de Brasil: o bunker da elite; sequestro mal explicado; toxicomania de minorias e de massas etc.


Na última Live do ano, venha experimentar o sabor do puro suco de Brasil. É na Live Extra Cinegnose 360 #32, nessa quarta-feira (20/12), às 18h, no Facebook e YouTube. Depois da últimos e controversos Comentários Aleatórios do ano, vamos experimentar o suco de Brasil na Crítica Midiática do meio da semana: as facetas do Brasil profundo no caso da policial civil assassinada num bunker de elite no Jardim Paulistano e no mal explicado sequestro do ex-jogador Marcelinho Carioca; o caso do “Heisenberg” bolsonarista Renato Cariani: a diferença entre toxicomania de minorias e de massas; reforma tributária e moralismo econômico: o imposto do pecado; jornalismo clickbait: jogador do Flu John Kennedy faz alusão a traficante quando faz gol; como o caso Ana Hickman vira uma bomba semiótica de extrema direita; Itaú é feito do futuro... roubado de nós: Itaú e Bradesco ganham fortunas com dinheiro brasileiro investido nos EUA; pau que bate em Chico...: TCU vai fazer auditoria nos presentes de Lula; a nova estratégia de comunicação do governo: dialogar com bolsonaristas.

sábado, dezembro 16, 2023

Sete teses sobre Mídia e Política; para 'O Globo' gatos causam esquizofrenia e Dilma não é mulher; comunista no STF: Lula acertou?


O primeiro juiz comunista em uma corte suprema num país capitalista de uma neocolônia digital... Essa nem Lênin apostaria... Lula acertou? Vamos discutir isso dentro de uma semana de intensos ataques e contra-ataques semióticos, na Live Cinegnose 360 #138, nesse domingo (17/12), às 18h, no YouTube e Facebook. Começaremos com o som atmosférico sombrio da banda “Interpol”: o zeitgeist da virada de milênio preparou os atentados de 2001 nos EUA. E depois dos trepidantes Comentários Aleatórios, vamos discutir os filmes “O Mundo Depois de Nós” (o apocalipse da cismogênese e caos administrado) e “Esqueceram de Mim” (a quebra do elo geracional por trás do clássico natalino). Sessão especial dos livros do humilde blogueiro: As Sete Teses sobre Mídia e Política no Brasil. E na Crítica Midiática da Semana: do “comunista” Flávio Dino no STF à derrota acachapante do Governo na derrubada dos vetos de Lula: uma guerra semiótica; Gatos podem contaminar tutores com esquizofrenia: jornal O Globo e agenda setting biopolítica; ciclovias de Haddad em SP: o reconhecimento tardio do Estadão; Dilma na primeira classe: para O Globo Dilma não é mulher. Venha também ser comunista na Live Cinegnose 360.

'Esqueceram de Mim': quando as festas de final no ano viraram o alívio cômico da família


Com a proximidade das festas de final de ano, a grande mídia é tomada matérias jornalísticas, filmes e séries repletas de contos motivacionais e morais com histórias de reformas íntimas e promessas de Ano Novo em se tornar uma pessoa melhor, mais empática e otimista. Nessa onda de final de ano certamente se destacam as indefectíveis reprises do clássico “Esqueceram de Mim” (Home Alone, 1990), mostrando que o filme resiste ao tempo e a cada exibição parece se tornar melhor. O que fez “Esqueceram de Mim” virar um clássico de Natal? Desde o seu lançamento, o filme mostrou que era muito mais do que um filme infantil de Natal – além de revisitar os arquétipos do abandono e separação ainda vivos na infância, a narrativa da negligência dos pais de Kevin reflete o drama da quebra do elo geracional das famílias modernas. O clássico oferece o alívio cômico em humor negro para o mal-estar das famílias no final de ano: rir de si mesma.

quinta-feira, dezembro 14, 2023

O apocalipse da cismogênese e do caos administrado em 'O Mundo Depois de Nós'


A produção Netflix “O Mundo Depois de Nós” (Leave the World Behind, 2023) parece mais um filme sobre apocalipse: o que está acontecendo? Um ataque cibernético? Um apocalipse geomagnético? Um ataque terrorista? Pouco importa. Estamos diante de um curioso filme “alt-apocalipse – o fim do mundo como o conhecemos é um mero pretexto para discutir outra questão: como cada vez mais nos isolamos, nos dividimos e polarizamos num ecossistema midiático que nos deixa cada vez mais vulneráveis. Ninguém precisa empurrar as pessoas para um penhasco. Apenas as empurre na direção do penhasco que elas farão o resto por conta própria. Se “Não Olhe para Cima” discutia como as bolhas das redes sociais nos tornam cegos e solipsistas, “O Mundo Depois de Nós” vai além: como o atual ecossistema midiático (ou mesmo a ausência dele no fim do mundo) cria cismogêneses e caos administrado. 

terça-feira, dezembro 12, 2023

Lula vai cair no buraco da Braskem? Janja hackeada: é a "misoginia"; Porta dos Fundos cancela Natal: é o timing da guerra semiótica


Como vai acabar o mar de buracos da Braskem? Em mais uma CPI feita por encomenda para frear a pauta econômica no Congresso... e, quem sabe, desgastar Lula. É a velha guerra semiótica que, mais uma vez, discutiremos, na Live Extra Cinegnose 360 #31, nessa quarta-feira (13/12), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois dos Comentários Aleatórios que andará no fio da navalha entre a Ciência e o Oculto, teremos a Crítica Midiática do meio da semana: ironias do neoliberalismo progressista: o caso da reitora negra de Harvard que criticou Israel; Semiótica: a roupa de Zelensky na posse de Milei; a “Liga da Justiça” contra Flavio Dino na sabatina do Congresso; Jornalismo de Guerra: Mauro Vieira denunciado por injúria racial em hotel; sem timing na guerra semiótica, Porta dos Fundos cancela especial de Natal; CPI da Braskem: o tempo é a arma do Centrão; Perfil de Janja hackeado: a culpa é da “misoginia”. E outras bombinhas semióticas!

sábado, dezembro 09, 2023

'Durutti Column'; Mídia fatura com ausência de Lula na posse de Milei; Globo incentiva justiceiros de Copacabana; a saborosa água da Sabesp


Quer comprar minha estatal?... Eu te dou o dinheiro! Não existe pecado abaixo do equador! Essa é a delícia de capitalismo dos trópicos. Vamos discutir esse e outros temas na Live Cinegnose 360 #137, nesse domingo (10/12), às 18h, no YouTube e Facebook. Vamos abrir os trabalhos com o rock impressionista da dupla “Durutti Column”: o pós-punk com timbre e texturas. E depois de mais controversos Comentários Aleatórios, vamos discutir o novo filme de Ridley Scott “Napoleão” (o demiurgo e o zeitgeist da guerra) e, com seis indicações ao Oscar, “Jojo Rabbit” (a psicologia de massas do Nazismo). Na sessão dos livros, teses sobre a mídia brasileira e a “saúde perfeita”. E na Crítica Midiática da Semana: Venezuela e Israel: dois pesos e duas medidas; EUA cortam ajuda militar à Ucrânia, diz a “Military Watch Magazine”; Privatização da Sabesp: o capitalismo dos trópicos; como a Globo incentiva os justiceiros de Copacabana; Identitarismo midiático comemora a primeira mulher general brasileira; agora grande mídia fatura com ausência de Lula na posse de Milei. E outras bombas semióticas... Venha conspirar nesse domingo!  

Na segunda-feira, Minutagem, Bibliografia e Discografia da Live Cinegnose 360 #137 na Descrição do vídeo no Youtube.


A psicologia de massas do nazismo no filme "Jojo Rabbit"


Nazistas são maus, frios e assassinos. É a própria encarnação do Mal no cinema, criando dramas pessoais e tragédias humanas. Tão poderosos que, através da propaganda política, teriam poderes totais sobre as massas hipnotizadas. Mas o filme “Jojo Rabbit” (seis indicações ao Oscar em 2020 e disponível no Star +) é uma visão alternativa nesse senso comum. Equilibrando-se corajosamente no fio da navalha entre tragédia e humor, o diretor Taika Waititi mergulha na guerra interior do pequeno protagonista: entre o superego do seu amigo imaginário (nada menos que o próprio Hitler) e o inconsciente secreto que se esconde no sótão da sua casa. Jojo finge ser uma nazista cruel da juventude hitlerista. Mas tudo o que quer é fazer parte de um clube. “Jojo Rabbit” cria uma representação fílmica da psicologia freudiana no nazismo: no fundo, as pessoas sentem-se solitárias e mal-amadas – sós, procuram a sensação de pertencimento. Nem que seja entre nazistas.

sexta-feira, dezembro 08, 2023

'Napoleão' de Ridley Scott: o demiurgo, o outsider e o zeitgeist da guerra


Ridley Scott desdenha as críticas feitas ao seu último filme “Napoleão” (2023), de historiadores e, principalmente, dos franceses: “eles nem gostam de si mesmos...”, respondeu. A precisão histórica não é o objetivo do diretor, mas principalmente fazer um “estudo do personagem” e transformar em protagonistas as cartas trocadas entre Napoleão e a amante Josephine, que se tornaram a espinha dorsal do filme. Além de Scott voltar a dois temas que são recorrentes na sua carreira: o Demiurgo e o “outsider” que desafia a tudo e a todos ao seu redor, para tentar resgatar algo de precioso dentro de si. Se a natureza da guerra revela o zeitgeist de uma civilização, então para Scott Napoleão foi o divisor de águas: o último herói da guerra clássica na qual o objetivo final é o domínio do território. Derrotado pelo futuro – a tecno-indústria inglesa com a logística do controle da velocidade e do tempo. A avant-première do que seria a guerra do século XX, das blitzkrieg nazistas e da velocidade dos mísseis. 

terça-feira, dezembro 05, 2023

Mídia brasileira também quer uma guerra; Lula TEM que ir à posse de Milei; o capitalismo sem risco no Brasil do Grande Reset Global


Às armas cinegnósticos! Vamos defender nossas fronteiras do ditador sanguinário da Venezuela... tudo por causa da “maldição do petróleo”. Para entender essa narrativa da grande mídia, venha participar da Live Extra Cinegnose 360 #30, nessa quarta-feira, às 18h, no YouTube e Facebook. Após os costumeiros e controversos Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: Grande mídia diz que Lula não deve ir à posse de Milei... então, Lula TEM que ir; sinais do Grande Reset Global: o Cybertruck de Musk, bilionários acumularam mais riqueza pela herança e o fim do Hotel Transamérica em SP; Para grande mídia Brasil vai à guerra na Guiana; OMS e a pandemia climática; Delícia de Capitalismo sem risco em SP: Via Mobilidade, Pacaembu, Sabesp etc.; Palmeiras campeão, com Crefisa, INSS e com tudo...

sábado, dezembro 02, 2023

Final Countdown do 'Europe'; as delícias do capitalismo no Brasil sem risco; o elogio de uma esquerda louca


Uma Live entre a loucura, a sanidade e o método... Quais as fronteiras entre racionalidade e o delírio na comunicação política? Venha discutir esse e outros temas na Live Cinegnose 360 #136, nesse domingo, às 18h, no YouTube e Facebook. Para começar, os vinis da banda ‘Europe”: não há “Final Countdown” na indústria musical sueca. Depois, vamos discutir a série “A Queda da Casa de Usher” (Justiça cármica e a elite predatória) e “Matando Deus” (Nitzsche, Gnosticismo e Teocídio). Na sessão dos Livros do Humilde Blogueiro, a osmose entre guerra e cinema. E na Crítica Midiática da semana: a delícia do capitalismo sem risco no Brasil - Via Mobilidade e Braskem; Alerta: caso Braskem se voltará contra Lula; A amnésia da esquerda; Um elogio para a loucura na esquerda; Bolsonaro, crime organizado e futebol: relações promíscuas; mais de 200 revistas médicas querem que OMS declare estado de emergência... o que está por trás?

'A Queda da Casa de Usher': Allan Poe e o acerto de contas cármico com a elite predatória


Com a proximidade das festas de final de ano, a área do cinema e audiovisual é tomada por contos morais otimistas sobre mudanças pessoais e reavaliações do significado da vida. Então, vá contra a corrente e encare uma série sobre execuções da justiça cármica dentro do universo do escritor gótico norte-americano Edgar Allan Poe. É a produção Netflix “A Queda da Casa de Usher” (2023), uma adaptação da obra escritor trazida para a era da Big Farma sobre a ascensão e o declínio de uma família americana bilionária cuja origem do império está num analgésico opiáceo que vicia e destrói a vida de milhões – obviamente inspirado no escândalo atual da Purdue Farma da família Sackler, responsável pela epidemia de opioides nos EUA com o analgésico OxyCotin. Os herdeiros Usher começam a morrer misteriosamente. Apontando para um tipo de escrutínio para além da Justiça terrestre: o horror metafísico dos fantasmas do consciência e do passado que vêm fazer o acerto de contas com a elite predatória.

sexta-feira, dezembro 01, 2023

A esquerda também precisa de loucos


A esquerda precisa de loucos! Este humilde blogueiro não está se referindo à opção existencial de ser esquerdista ou mesmo professor – que, sabemos, exige uma grande dose de loucura. O que este “Cinegnose” se refere é a recorrência de personagens caricaturais e canastrões promovidos pelas estratégias semióticas alt-right: Trump, Milei, Bolsonaro, Zelensky et caterva. São loucos, mas com método: o marketing político storytelling. Eles performam personagens arquetípicos (para ocultar suas verdadeiras agendas) que viram bombas semióticas – a única coisa que fura as bolhas digitais que flutuam no mar do “contínuo midiático atmosférico”, a transmutação atual da velha esfera pública. Não vivemos mais na “sociedade do espetáculo”, mas na “media life”: o que chamamos de “realidade” é aquilo que mais se assemelha às imagens e narrativas ficcionais. Por que a esquerda não faz o mesmo? Por que não fazer a extrema direita sentir o gosto do próprio veneno? Criar seus próprios Mileis, Bolsonaros e Zelenskys? Criar seus próprios loucos, mas com sinais trocados.

terça-feira, novembro 28, 2023

Nessa quarta: Golpe militar híbrido ainda não acabou; Milei goes to Washington; Fantástico joga isca do Hamas... e esquerda morde



Como sabemos que o golpe militar híbrido ainda não acabou? Quando quem vai ser nomeado para o STF ou PGR vira uma questão midiática e o Judiciário não sai dos holofotes do show diário. Venha discutir essas e outras questões na Live Extra Cinegnose 360 #29, nessa quarta-feira (29/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois dos viajantes e polêmicos Comentários Aleatórios tem a Crítica Midiática do meio da semana: Golpe militar híbrido continua com STF, PGR e com tudo; crise de Energia na Europa por trás da chacina de Gaza: por que mídia não fala disso? Milei Goes to Washington: a estratégia alt-right de comunicação; “Fantástico” entrevista co-fundador do Hamas... e a esquerda morde a isca; Bolsonaristas vão às ruas: por que a esquerda as abandonou? Flamengo na mira do escândalo dos sites de apostas: por que Palmeiras e Flamengo se tornaram mais fortes na era Bolsonaro? 

sábado, novembro 25, 2023

'Frankie Goes To Hollywood'; Caso Milei: esquerda precisa de storytelling; Gaza é um estúdio de TV? O timing da PEC do STF: é a economia, estúpido!


Será que, como ocorreu na guerra da Ucrânia, a Faixa de Gaza se tornou um gigantesco estúdio de TV? Mas, com imagens borradas pelos satélites. Esse modus operandi cênico daquilo que chamamos de “realidade” é um dos temas da Live Cinegnose 360 #135, nesse domingo (26/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Começando com os vinis do humilde blogueiro: “Frankie Goes To Hollywood”: hedonismo, ambush marketing e a cena gay dos anos 1980. E depois de mais trepidantes Comentários Aleatórios, vamos analisar a série Netflix “Corpos” (determinação quântica e existencialismo gnóstico) e a animação Kung Fu Panda (a “paz interior” para pais e filhos). Na sessão dos livros: storytelling e a cultura dos aplicativos. E na Crítica Midiática da semana: fotos da semana e análise crítica e semiótica das primeiras páginas dos jornais; o que a Guerra da Ucrânia tem a ver com o genocídio de Gaza? Gaza: um estúdio de TV... mas com a contra-prova do real; O chocante vídeo de Israel com crianças pedindo o massacre de Gaza; O timing da PEC que limita STF: é a economia, estúpido! O sinal amarelo da pesquisa sobre aprovação do governo Lula; Por que Mauro Cid e Queiroz reaparecem na grande mídia?

sexta-feira, novembro 24, 2023

Determinismo quântico e existencialismo gnóstico na série 'Corpos'


Liberdade versus Determinismo foi um tema que sempre assombrou a Filosofia. Com a morte de Deus e da causalidade newtoniana por meio da Relatividade e da mecânica quântica, parecia que o livre-arbítrio tinha ganhado a discussão. Até surgir o paradoxo quântico do “Closed Timelike Curve” (CTC), linha do tempo fechada na qual se inspirou o clássico “Em Algum Lugar no Passado” (1980) - situações paradoxais nas quais partículas parecem ter surgidas do nada, revivendo o determinismo em um outro nível. A série Netflix “Corpos” (Bodies, 2023- ) eleva o paradoxo da CTC ao nível do existencialismo gnóstico da “Teodiceia”: é possível existir livre-arbítrio num mundo criado por um ser que tudo sabe? Quatro detetives em quatro períodos diferentes no tempo investigam um mesmo crime – um corpo que aparece numa mesma viela em Londres. Todos unidos em um loop tempo/espaço envolvido em uma conspiração em um ciclo fechado de 150 anos. 

quarta-feira, novembro 22, 2023

"Ele não é um líder, é um sintoma"... ironias e lições na vitória de Javier 'El Loco' Milei


O ex-ministro da Economia Argentina Domingo Cavallo foi direto referindo-se a Javier Milei: “Ele não é um líder, é um sintoma da sociedade argentina”. Uma observação repleta de ironias, a começar por quem cometeu esse sincericídio. Se Milei é um sintoma social, tudo começa com Cavallo, passando pelo grupo de comunicação que ele beneficiou e que construiu o personagem “El Loco”: a Corporación América. Um personagem que, como sempre na estratégia alt-right de comunicação, borrou as fronteiras entre ficção e realidade (canastrice política). Paradoxalmente, ocultou a agenda neoliberal com um anarcocapitalismo com uma embalagem rock n’roll, antissistema e revolucionária. Como sintoma, reflete o psiquismo coletivo da cismogênese - o nacionalismo mesclado de prepotência e melancolia de um país que se sente como um pedaço da Europa perdida na América do Sul.

terça-feira, novembro 21, 2023

Dossiê 'El Loco': ironias e lições de comunicação política; Netanyahu põe crianças pedindo o 'sangue' de Gaza; cismogênese e redes sociais


Javier “El Loco” Milei teve votos e já ganhou até um livro com sua bibliografia... Mas não passará incólume ao dossiê sobre sua vitória na Argentina que faremos na Live Extra Cinegnose 360 #28, nessa quarta-feira (22/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois de mais uma trepidante sessão dos Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: a cobertura “fofa” da grande mídia sobre o perfil de Javier Milei; Ironias da vitória de “El Loco” na Argentina; lições da comunicação política de Milei para a esquerda; Mônica Vs. Mafalda: o ardil da cismogênese; Netanyahu coloca crianças em vídeo pedindo o “sangue” de Gaza; cresce na mídia a pauta da violência doméstica: extrema direita está por trás disso? E outras bombas semióticas que eventualmente explodam até as 18h.

sábado, novembro 18, 2023

Van Halen; o revelador ato falho de Greta Thunberg; Globo News incita ódio contra repatriados; micromilitância na Argentina


Ainda esperando que Israel nos mostre o “metrô” de Gaza e as armas de destruição em massa do Hamas (e, quem sabem, o seu líder: o terrorista “Mandarim” do filme “Homem de Ferro 3”), acontece a Live Cinegnose 360 #134, nesse domingo (19/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Começando com Van Halen: a banda predileta da Era Reagan. Depois, mais uma querela nos Comentários Aleatórios. Também discutiremos dois filmes: “Na Ponta dos Dedos” (amor no mercado da escassez da felicidade) e “After Life” (um clássico japonês sobre vida após a morte). E após a sessão dos Livros do Humilde Blogueiro, a Crítica Midiática da semana: o ato falho de Greta Thunberg revela que massacre de Gaza e fenômenos extremos climáticos são dois lados de uma mesma moeda; Depois do caso “dama do tráfico”, Globo News insinua que Lula repatriou terrorista do Hamas; Extrema direita intensifica redes sociais: por que devemos nos preocupar? Ministério dos povos indígenas é internacional: porque também devemos nos preocupar; dois flagrantes de controle de dois Aparelhos Ideológicos de Estado: Escola e Família – o que o filme O Clube da Luta tem a ver com isso. Venha conspirar também nesse domingo!

Na segunda-feira, Minutagem, Bibliografia e Discografia da Live Cinegnose 360 #134 na Descrição do vídeo no YouTube.


sexta-feira, novembro 17, 2023

Dois lados de uma mesma moeda: Guerra Israel/Hamas e fenômenos extremos climáticos


Dois lados de uma mesma moeda: Guerra Israel/Hamas e a onda de calor dos fenômenos extremos climáticos. Quem nos dá esse insight? A improvável jovem ativista Greta Thunberg. “Não há justiça climática para terras ocupadas”, puxou um coro tentando sobrepor as duas agendas. Atirou no que viu e acertou no que não viu: são eventos sincrônicos. Tanto a guerra quanto a urgência climática se deslocaram para um único campo: o retórico e propagandístico. E, mais profundamente, para o campo da simulação dos não-acontecimentos. Na guerra, o meta-terrorismo transpolitico de simulação israelenses de inimigos imaginários criados por "inside job" e "false flag". E a urgência climática: quando o debate científico sobre a discussão de múltiplas causalidades se torna retórica unidimensional no campo da propaganda, marcado por recorrências, figuras aristotélicas de retórica, contaminações metonímicas e inversões entre causas e efeitos. 

quinta-feira, novembro 16, 2023

'Na Ponta dos Dedos': amor e dor no mercado da escassez afetiva


Um mundo alternativo no qual o dedo com um curativo é uma marca pública ambígua: de um lado pode ser a marca de um sucesso – o certificado de uma vida amorosa feliz. Ou a cicatriz de um fracasso. “A produção Apple TV + "Na Ponta dos Dedos” (Fingernails, 2023), do diretor grego Christos Nikou, é uma comédia dramática com toque sci-fi em que divórcios e frustrações amorosas foram resolvidos com um bizarro teste que envolve amor e dor: arrancar uma unha de cada parceiro para um dispositivo atestar a compatibilidade. Afinal, o primeiro sinal de problemas cardíacos é frequentemente notado nas unhas... Nesse mundo, a taxa de divórcios despencou. Mas paradoxalmente a felicidade parece ter despencado junto. Um filme que ecoa criticamente a atual cultura dos aplicativos de relacionamentos. E também, como a felicidade virou um nicho de mercado mediante a produção da escassez afetiva.

terça-feira, novembro 14, 2023

Repatriados brasileiros: a luta no contínuo midiático atmosférico; Ana Hickmann arrasta esquerda ao pântano da extrema direita


Enquanto a Faixa de Gaza está sendo arrasada por tratores e bombas israelenses, aqui o contínuo midiático atmosférico virou a Gaza das bombas semióticas: da inacreditável história da pejotização da “célula brasileira” do Hezbollah à agrojornalística notícia do Comando Vermelho recebido no Ministério da Justiça. Vamos entender isso na Live Extra Cinegnose 360 #27, nessa quarta-feira (15/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois de um trepidante e holístico Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: em 72 horas, a guerra semiótica pela conquista do contínuo midiático atmosférico – ataques, contra-ataques e munição de dossiês; Caso Ana Hickmann: como mídia progressista cai no pântano da extrema direita; brasileiros repatriados: como grande mídia transforma fato geopolítico em novela das oito; retórica da urgência climática esconde o “Sr. Crise” do setor elétrico privatizado... mas pode voltar-se contra si mesma; mais detalhes do “inside job” Israel/Hamas.

sábado, novembro 11, 2023

Cinegnose entrevista Edinho Silva; triangulação para um novo golpe; mais uma vez mídia aquece a retórica das mudanças climáticas


Enquanto o Hesbollah coloca anúncios para recrutar terroristas brasileiros, e a grande mídia acredita em qualquer coisa que mantenha o show da guerra no ar, acontece a Live Cinegnose 360 #133, nesse domingo (12/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Com entrevista imperdível com Edinho Silva, prefeito de Araraquara e chefe de comunicação da campanha vitoriosa de Lula. Vamos conversar sobre o livro que Edinho está lançando (“Uma Cidade na Luta pela Vida: da pandemia ao 8 de janeiro”) e questões que envolvem a comunicação institucional do governo. Na sessão dos vinis, o rock prog alemão de “Eloy”: o sci-fi no rock e a Guerra Fria. Depois, vamos discutir os filmes “Asteroid City” e os 50 anos de “O Exorcista”, a Crítica Midiática da Semana: Folha mira contaminações semióticas em Lula; Mossad, Bolsonaro e embaixada de Israel no Brasil: a triangulação para um golpe; como proteger uma privatização: a não-notícia do enterramento dos fios; mais uma vez se aquece a retórica das mudanças climáticas;Israel mata mais civis em um mês do que morreu em um ano e meio de conflito na Ucrânia... e muito mais que não cabe aqui na Descrição... venha conspirar também nesse domingo!

sexta-feira, novembro 10, 2023

'O Exorcista' faz 50 anos: CIA, desconfiança gnóstica e possessão midiática


Considerado o filme mais assustador já feito, “O Exorcista” (1973) completou 50 anos. E está envelhecendo muito bem, principalmente pela sua atemporalidade. Embora baseado em um caso real estudado pelo laboratório de parapsicologia da Universidade Duke financiado pela CIA e Fundação Rockefeller (o oculto e a parapsicologia como ferramentas de espionagem na Guerra Fria), sua atemporalidade vem do horror metafísico que ele desperta: como Deus pode permitir uma legião de demônios soltos entre os homens e possuir o corpo de uma jovem inocente? Apesar de ter inspirado todos os clichês dos filmes de terror repetidos ad nauseam ao longo das décadas, suas cenas são assustadoras porque inspiram uma desconfiança gnóstica: será que Deus não nos ama? Além do filme ter um subtexto secreto: será que a mídia estaria criando a forma contemporânea de possessão demoníaca?

quinta-feira, novembro 09, 2023

'Asteroid City': a mitologia americana é artifício e simulação


Wes Anderson sempre foi um admirador do fascínio do diretor alemão Win Wenders pelo imaginário norte-americano dos desertos do oeste americano, freeways, lanchonetes e motéis de beira de estradas perdidos em paisagens áridas e selvagens. Mas, diferente do olhar europeu de Wenders em busca de uma ontologia ou essência por trás desse imaginário, Wes Anderson quer encontrar apenas a superfície, o artifício, a simulação e a hiper-realidade. “Asteroid City” (2023) é um vertiginoso desfile de uma constelação de personagens da mitologia americana em torno de três eventos fundadores no deserto de Nevada: a bomba atômica, o Caso Roswell e Las Vegas. Uma narrativa em abismo metalinguístico sobre o “Dia do Asteroide”, evento comemorativo de um evento astronômico em um vilarejo em 1955 (ano da morte de James Dean) num deserto em cores hiper-reais de um estúdio de TV.

terça-feira, novembro 07, 2023

O apagão midiático da não-notícia na privatização em SP; povo na rua protestando contra apagão: cadê a esquerda? GLO de Lula: tiro no pé


No meio do Apagão da Enel, sob a luz de românticas velas e fingindo acreditar na não-notícia do enterramento da fiação dos postes, acontece a Live Extra Cinegnose 360 #26, nessa quarta-feira (08/11), às 18h no YouTube e Facebook. Começamos com as discussões em 360o dos Comentários Aleatórios. E depois a Crítica Midiática do meio da semana: para evitar a notícia da falência da privatização em SP, grande mídia cria a não-notícia do enterramento da fiação; outra não-notícia: a operação da PF para apurar o rastreamento ilegal de celulares de Bolsonaro; a polêmica das questões do Enem: é a Educação, estúpido! Por que o bolsonarismo cresceu? Olha para as manifestações pró-Palestina na Av. Paulista; Mídia vibra com a meganhagem da GLO de Lula; jornalista britânico mostra evidências de inside job na guerra Israel/Hamas; o storytelling parapolítico de Javier Milei. E outras bombas semióticas que eventualmente explodam até as 18h.

sábado, novembro 04, 2023

'Men at Work'; fura tetos e as pragas do Egito; retórica das mudanças climáticas e biopolítica; Globo tira coleira dos cães sabujos


Fujam! O Lula Fura Teto ataca outra vez, ameaçando o Brasil sofrer as pragas bíblicas do Egito se não cumprir o mandamento do “Déficit Zero”. Enquanto isso, a Globo mantém seus cães sabujos veteranos, agora justificando bombas atiradas em cima de ambulâncias em Gaza. Estes são alguns temas da Live Cinegnose 360 #132, desse domingo (05/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Vamos começar com a banda Men at Work: o início do “One-Way World” da “World Music”. Depois vamos discutir dois filmes: “Tetris” (será que o vídeo game destruiu a União Soviética?) e vamos revisitar “Beleza Americana” (os paradoxos de um filme gnóstico alquímico). Na sessão dos Livros do Humilde Blogueiro, reflexões em torno da infância e tecnologia. E na Crítica Midiática da Semana: Déficit Zero: Mídia e Faria Lima impõem ciclo vicioso na economia; as mil e uma utilidades da retórica das mudanças climáticas: sabotar Sul Global; normalizar capitalismo cassino e criar Nova Ordem Biopolítica Mundial; como Globo premia seus cães sabujos pelos seus serviços prestados; Tarcisão gostou a GLO de Lula: porque devemos nos preocupar; os vídeos do Hamas e os oportunistas do Oriente Médio; Game Over: EUA e EU querem que Zelensky negocie com Putin. 

sexta-feira, novembro 03, 2023

'Tetris': o vídeo game destruiu a União Soviética


Será que o vídeo game destruiu a União Soviética? Enquanto o Capitalismo estava dando um novo salto mortal para se reinventar, a URSS era o último subproduto vintage do racionalismo cartesiano: a economia planificada socialista. Se a URSS via a cibernética como a ferramenta decisiva para a planificação, o Ocidente estava iniciando a sensibilidade neobarroca dos vídeos games: o declínio da racionalidade pela celebração do fragmentário, da instabilidade, do lúdico e do jogo – o que seria o futuro capitalismo cassino da globalização. O paradoxo é que o game mais viciante do mercado surgiu no Centro de Computação da URSS. Esse é o debate que suscita o filme “Tetris” (2023) no qual acompanhamos a história daquele joguinho dos game boys. Mas, principalmente, a guerra política pelos direitos de comercialização do jogo em plena Guerra Fria. “Tetris” também é uma peça de propaganda: como os malvados comunistas vilões russos tentaram impedir a liberdade de iniciativa e diversão no Ocidente.

quarta-feira, novembro 01, 2023

Israel de Netanyahu é o sonho erótico totalitário da extrema direita brasileira


Orgulhosamente policiais de SP “escoltam” reservistas israelense no embarque para a guerra Israel/Hamas; numa ação conjunta entre Polícia e Exército, 45 militares invadem uma comunidade em Guarulhos/SP atrás de armas furtadas do Exército; na primeira leva de brasileiros repatriados, uma excursão religiosa ostenta orgulhosamente a bandeira de Israel enquanto canta o hino nacional; após Rio arder em chamas, grande mídia ansiosamente aguarda que Governo parta para o enfrentamento com tropas da Força Nacional; no dia seguinte à morte de aluna em atentado numa escola estadual, o governador de SP anuncia seguranças privados em escolas. Se preferir, podemos tomar esses eventos como acontecimentos isolados. É mais tranquilizador. Porém, há um projeto subterrâneo que envolve a conquista do imaginário coletivo através do fetichismo das armas, guerra e meganhagem: o sonho erótico totalitário de um Estado análogo ao Estado militarizado de Israel de Netanyahu.  

terça-feira, outubro 31, 2023

Guerra Israel/Hamas: gás natural e meta-terrorismo; mídia perdendo paciência com Haddad; SP quer ser Israel de Netanyahu


Israel é o sonho erótico da extrema direita brasileira. E esse sonho começa em São Paulo: Polícia e Exército juntos, cumprindo mandatos de busca e apreensão nas ruas... com imagens espetaculares dos helicópteros das TVs. Esse e outros temas vamos discutir na trepidante Live Extra Cinegnose 360 #25, nessa quarta-feira (01/11), às 18h no YouTube e Facebook. Depois de mais controversos Comentários Aleatórios, vem a Crítica Midiática do meio da semana: Follow the Money: Israel está é mesmo atrás do gás natural da Faixa de Gaza; Porque Israel cortou as comunicações de Gaza: a hipótese do “meta-terrorismo”; a fraude da taxação dos super-ricos: grande mídia ameaça acabar com o jogo “bad cop/good cop”; o bandeirante-frankeinstein tem um sonho: que São Paulo vire Israel de Netanyahu; Por que não houve indignação midiática identitária com a retirada de Rita Serrano da presidência da Caixa? Storytelling sincromística e marketing eleitoral: o possível caso Javier Milei. 


sábado, outubro 28, 2023

'Rage Against The Machine'; farsa midiática da taxação dos super-ricos; ar e privatização da Sabesp; OMS e Nova Ordem Mundial Biopolítica


Grande mídia diz que o governo venceu e super-ricos serão taxados? Por que a grande mídia está tão feliz com a “vitória do governo”? Se você não acredita em contos de fadas, então é hora de participar da Live Cinegnose 360 #131, nesse domingo (29/10), às 18h, no YouTube e Facebook. E entender a lógica dessa farsa! Mas antes, vamos começar com os Vinis e Cds do Humilde Blogueiro, com “Rage Against The Machine”: como uma banda rap metal punk rock multirracial neomarxista, e sem perspectiva, foi absorvida pela “Máquina”? E depois dos trepidantes Comentários Aleatórios, dois filmes: “Apocalypse Clown” (palhaços, jornalistas e niilismo gnóstico) e “Crypto Boy” (criptomoedas e a seita do dinheiro fácil no capitalismo cassino). Na sessão dos livros do Humilde blogueiro: China e os Últimos Combates. E na Crítica Midiática: a farsa da vitória do governo e a taxação dos super-ricos: é o arcabouço fiscal, estúpido! Consumidores pagam ar ao invés de água: a fabricação de uma crise para privatizar Sabesp; o ardil da notícia do “carro da embaixada brasileira com cocaína”; OMS e Crise Climática: Nova Ordem Mundial Biopolítica?

sexta-feira, outubro 27, 2023

'Crypto Boy': criptomoedas e a seita do dinheiro fácil no capitalismo cassino


O mundo das criptomoedas é, ao mesmo tempo, sedutor e misterioso: promete que “o dinheiro trabalhará por você” e lhe dará ganhos rápidos através de ferramentas esotéricas como “blockchain”, “criptografia”, “faucets”, “tokens” etc. Ao lado de aplicativos e plataformas, tudo exala positividade, appeal jovem e progressista. Emulando seitas e religiões. E ocultando o clássico esquema ponzi das pirâmides financeiras. Além de destruir da noite para o dia relações familiares e de amizade que levaram anos para se consolidarem. Esse é o tema da produção Netflix “Crypto Boy” (2023) do premiado cineasta holandês-egípcio Shady El-Hamus: um jovem entregador de burritos de um velho restaurante mexicano do seu pai sonha com um futuro melhor. Até que acaba seduzido pelos sonhos ambiciosos de uma startup de criptomoedas que está em rápida ascensão no capitalismo cassino. 

quinta-feira, outubro 26, 2023

Palhaços, jornalistas e niilismo gnóstico em 'Apocalypse Clown'


Uma explosão solar desencadeia um apocalipse geomagnético na Terra, inutilizando dispositivos móveis e a Internet. Quem se beneficiaria com o caos? Palhaços e jornalistas: sem a concorrência do Tik Tok, a “comedia dell’arte” voltaria à ribalta e num mundo analógico os jornalistas retomariam o faro investigativo perdido. Esse é a comédia irlandesa “Apocalypse Clown” (2023) que traz mais uma vez o niilismo gnóstico ao estilo Terry Gilliam da trupe de humor Monty Python: o riso é a única resposta sensata a uma existência sem sentido. Lembrando a célebre “punch line” do Coringa de Heath Ledger: “Porque está tão sério?”. Um trio de palhaços fracassados se torna anti-heróis em um mundo desconcertante onde nada é o que parece.

terça-feira, outubro 24, 2023

Rio arde...Gaza é aqui; mídia "surpresa" com derrota de Milei: qual o ardil? Mais tiros em SP: o projeto para "meganhar" escolas


Rio de Janeiro arde... Gaza é aqui! Por que queimar ônibus? Por que mídia e governador ansiosamente querem federalizar os ataques? Será outro não-acontecimento? Venha discutir essas e outras questões na Live Extra Cinegnose #24, nessa quarta-feira (25/10), às 18h, no YouTube e Facebook. Abrindo o programa, mais Comentários Aleatórios. E depois, a Crítica Midiática do meio da semana: jornalismo corporativo se diz “surpreso” com derrota de Javier Milei no primeiro turno argentino: qual é o ardil? Das armas roubadas do Exército aos ônibus queimados no Rio: PMiG (Partido Militar Golpista) prepara-se para uma guerra santa; Por que Lula NÃO deve intervir no Rio; mais flagrantes da propaganda das sirenes em Israel; mais tiros em escola de SP: a ambígua declaração do governador Tarcísio; Fato ou Fake: Globo cria a “meta fake news”... e outras bombinhas semióticas que eventualmente explodam até as 18h.

sábado, outubro 21, 2023

Entrevista com Nelson Job: controle do imaginário e Guerra Híbrida; Guns N' Roses e pastiche na Era Reagan; ardil midiático do terrorismo


As conexões perigosas entre imaginário e terrorismo, no Brasil e no mundo, será o tema da Live Cinegnose 360 #130, nesse domingo (22/10), às 18h, no YouTube e Facebook. Começando com o “Guns N’ Roses”: paródia e pastiche do rock na Era Reagan. Depois teremos a alegria de receber o criador do campo conceitual e experimental Transaberes, psicólogo e doutor em História das Ciências na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nelson Job: vamos conversar sobre Controle do Imaginário e Guerra Híbrida e Cognitiva. Depois, vamos discutir o filme brasileiro “Cronos: A Relíquia do Tempo” (a mitologia do Tempo: Cronos vs. Kairós) e A.I. – Inteligência Artificial (Teste de Turing e o fim da IA antropocêntrica). E na Crítica Midiática: Israel X Hamas - o ardil midiático do terrorismo; um flagrante de PsyOp das sirenes em Israel; “Fato ou Fake”: quadro da Globo cria uma meta-fake news; Números X indivíduos: manipulações midiáticas nas estatísticas de guerra; como Brasil e EUA; as armas roubadas do arsenal do Exército em SP: como grande mídia cria um final feliz. E outras bombas semióticas que explodam até as 18h.

sexta-feira, outubro 20, 2023

Os cadáveres do hospital em Gaza: terrorismo, 'Napalm Girl' e contínuo midiático atmosférico



Para além do horror do vídeo da coletiva de imprensa sob os escombros de um hospital da Faixa de Gaza, em torno de cadáveres ensanguentados cobertos por lençóis, as imagens revelam a radical transformação da natureza das guerras no século XXI: da guerra clássica que visava a ocupação de território e a destruição do Estado inimigo, agora temos o terrorismo – provocações que visam unicamente impactar o “contínuo midiático atmosférico” que substituiu a velha esfera pública de opiniões. Assistimos na guerra Israel/Hamas, ataques, réplicas e tréplicas dentro dos próprios termos da transpolítica do terrorismo: a escalada de ações que disputam as atenções desse contínuo midiático. Se no passado as fotos-choque de guerras (como a “Napalm Girl” de 1972) eram descobertas pelos fotojornalistas, hoje são as fotos-choque que procuram atrair as lentes e microfones.  Com ações que muitas vezes replicam o repertório imagético desse contínuo, o novo inconsciente coletivo junguiano.

quinta-feira, outubro 19, 2023

'Cronos - A Relíquia do Tempo': escravos de Cronos, não percebemos o tempo oportuno



O mito da segunda chance domina o tema da viagem do tempo no cinema. Principalmente por ser um sintoma daquilo que o filósofo Giacomo Marramao chama de “hipertrofia de expectativas”: vivemos angustiados pelas chances perdidas no passado e pela aparente falta de tempo para chegar no futuro. Para os estoicos da Grécia antiga, nos tornamos escravos de Cronos e incapazes de perceber o “tempo oportuno” (kairós), aquilo que no presente nos conecta com o eterno. “Cronos – A Relíquia do Tempo” (2020) é um filme brasileiro que foge do clichê da “segunda chance”. Sobre um protagonista que, da pior maneira, descobre a ilusão de Cronos para encontrar Kairós: um cuidador de idosos recebe um relógio capaz de retroceder o tempo em até 24 horas, mas essa dádiva logo se torna uma maldição quando ele é obrigado a enfrentar as consequências pelo mau uso do dispositivo.

terça-feira, outubro 17, 2023

Ligações perigosas: Israel bombardeia hospitais e Rota atropela civis; e no Brasil, passa a boiada neoliberal; Zelensky: 'esqueceram de mim!'


Se, na Faixa de Gaza, Israel joga bombas em hospitais, aqui viaturas da ROTA saindo do quartel em celebração atropelam civis. Quais as ligações perigosas entre esses dois eventos? Venha ajudar a puxar o fio de Ariadne que une esses eventos na Live Extra Cinegnose 360 #23, nessa quarta-feira (18/10), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois de mais uma polêmica sessão dos Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: depois das crítica aos jornais do dia, repercussões da entrevista de Luis Nassif à Live Cinegnose do último domingo; puxando o fio de Ariadne: ligações perigosas entre a guerra de Israel e a preparação da guerra santa no Brasil; jornalismo corporativo blinda o caso do roubo no arsenal do Exército em SP; Jihad Islâmica + Hamas = Israel/EUA; grande mídia torce contra negociações da diplomacia brasileira; Guerra no Oriente Médio e a boiada passa no Brasil: Haddad quer reduzir piso da Saúde, Educação na esteira neoliberal do novo ensino médio; Esqueceram de Mim: cadê o Zelensky? E outras bombinhas semióticas!

sábado, outubro 14, 2023

Entrevista com Luis Nassif: mídia, guerra e economia; a invenção do terrorismo islâmico; os apitos de cachorro da FAB


Enquanto a grande mídia fica em discussões semânticas sobre o conceito de terrorismo, alimentando a polarização política brasileira, ela continua alheia a um maremoto econômico global que está por vir. Principalmente no Ocidente, onde ocorrem duas guerras simultâneas: Ucrânia e Israel. Esse é o tema da entrevista que a Live Cinegnose 360 #129 fará com o jornalista Luis Nassif, nesse domingo (15/10), às 18h, no YouTube e Facebook. Que começa com a sessão dos vinis do humilde blogueiro: Kid Abelha e os Abóboras Selvagens e o álbum “Seu Espião” – Woody Allen e o comparativo entre o Top10 das músicas em 1983 e 2023. Em seguida, vamos entrevistar o jornalista Luis Nassif sobre mídia, economia e a guerra Israel/Hamas. Depois, vamos discutir dois filmes: “Clonaram Tyrone” (sexo, drogas, junk food e controle social); e a série “Morning Show” (a caixa preta da infotenimento). Em seguida, a Crítica Midiática da semana: Netflix, Hamas e a invenção do terrorismo islâmico; o modelo simbiótico do inimigo externo, no Brasil e Israel; os apitos de cachorro da FAB na repatriação dos brasileiros; Reino Unido cobra para repatriar britânicos: classe média e o patrimonialismo brasileiro; mídia brasileira e a agenda ocidental: guerra e polarização. E outras bombas semióticas que eventualmente explodam até as 18h.

sexta-feira, outubro 13, 2023

Guerra Israel X Hamas: Netflix, guerra híbrida e a invenção do terrorismo islâmico



Como um típico evento terrorista do século XXI (cujo ato inaugural foi o 11 de setembro), os ataques do Hamas contra Israel mais uma vez suscitam as recorrentes questões: timming e “cui bono” (quem ganha?). Criando dúvidas justificadas: a construção do Hamas como o inimigo íntimo de Israel e a invenção do terrorismo religioso pelo atlanticismo e a doutrina dos falcões da guerra neocons dos EUA. False Flag? Inside job? Quando os acontecimentos perdem o fatalismo histórico para entrarem no campo das simulações (não-acontecimentos, pseudo-eventos etc.), precisam do efeito do real da ficção. E a Netflix torna-se a ferramenta híbrida para apagar os limites entre ficção e realidade. Tanto na guerra híbrida brasileira com as séries “House of Cards” e “O Mecanismo”; na Ucrânia, com a série “O Servo do Povo”; e agora com a série “Fauda”, o “Tropa de Elite” de Israel. 

quinta-feira, outubro 12, 2023

'Clonaram Tyrone!': sexo, drogas, junk food e controle social



O que estava apenas nas entrelinhas em “Corra”, de Jordan Peele, e “Sorry to Bother You, de Boots Riley, é  explícito e direto em “Clonaram Tyrone!” (They Cloned Tyrone, 2023), de Juel Taylor, . “Assimilação é melhor que aniquilação”, nos informa a certa altura uma linha de diálogo: como considerar os EUA um país “pós-racial”, como querem os novos democratas do governo Biden, se ainda o país é guiado por uma supremacia branca? Nessa comédia de ficção científica, três improváveis protagonistas negros (um cafetão, um traficante e uma prostituta) desconfiam de algum tipo de sombrio experimento de controle social em uma comunidade através das drogas, sexo e junk food. Se em “Corra” os vilões eram educados brancos liberais e democratas, em “Clonaram Tyrone!” estão novamente brancos. Mas, desta vez, os “falcões da guerra” neocons.

terça-feira, outubro 10, 2023

Sincronismos Netflix e Guerras na Ucrânia e Israel/Hamas; guerra, 'inside job", Korybko e Cinegnose; Modus operandi mídia e FAB


O que há em comum entre a guerra na Ucrânia e a guerra Israel e Hamas? A Netflix! Você sabia que duas séries da plataforma de streaming ironicamente viram a ficção se tornar realidade? Coincidências?... Ou sincronismos? Venha descobrir na Live Extra Cinegnose 360 #22, nessa quarta-feira, às 18h, no YouTube e Facebook. Depois de mais um trepidante Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: Modus Operandi 1: jornalismo corporativo tenta encontrar algum desgaste para Lula no conflito de Israel e Hamas; Modus Operandi 2: FAB resgata brasileiros de Israel – prejuízos sempre são socializados; Andrew Korybko está errado: ataque do Hamas foi, sim, um “inside job” – Cinegnose apresenta dúvidas justificadas; Guerra brasileira: operação especial da Maré comemora retomada da... piscina do tráfico; e outras bombas semióticas que eventualmente explodam até as 18h.

sábado, outubro 07, 2023

Mortos não falam... e isso é bom para a mídia; o Cavalo de Troia 'batcu'; Cybersyn: a Internet socialista que a CIA destruiu


Cada vez mais o país copia a trama de um policial noir clássico: prendam os suspeitos de sempre e arrume uns cadáveres... afinal, eles não falam! Além de contar com um jornalismo corporativo complacente. Quer acreditar em qualquer coisa. E contra tudo isso, nesse domingo (08/10) acontece a Live Cinegnose 360 #128, às 18h, no YouTube e Facebook. Mas antes, vamos começar com Deep Purple: da distopia Highway Star à banda mais sortuda do rock. Depois dos Comentários Aleatórios, vamos discutir a série “Na Mira do Júri” (a canastrice da percepção e o fim do reality show) e um dos mais obscuros filmes brasileiros: “O Efeito Ilha” (será que” Show de Truman” plagiou esse filme?). Nos livros do humilde blogueiro: marginalidade ontem e hoje; a fotografia nos engana. E na Crítica Midiática da Semana: o “batcu”: como o Cinegnose previu, o golpe virá de um Cavalo de Troia; Canastrice política: assassinato dos médicos imita trama dos filmes noir; como CIA destruiu o Projeto Cybersyn: a Internet socialista do Chile; Ataque terrorista do Hamas: a hipótese da False Flag – timing e quem ganha... venha conspirar nesse domingo!

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review