sábado, julho 29, 2023

'Freezepop' e cultura nerd e geek; jornalismo de guerra voltou; assista ao vídeo satírico que deixou mídia em pânico na Alemanha


O Jornalismo de Guerra voltou! E, mais uma vez, o humilde blogueiro vai fazer a engenharia reversa das novas bombas semióticas. Na Live Cinegnose 360 #118, nesse domingo (30/07), às 18h, no YouTube. Vamos começar com a conexão games e música com a banda “Freezepop”: a cultura nerd e geek. Depois, vamos discutir mais profundamente o fenômeno “Barbieheimer”: Filme “Oppenheimer”: Guerra Total e amoralidade; “Barbie”: a gnose de Barbie. E na sessão dos livros do humilde blogueiro, a zona cinza entre jornalismo, marketing e publicidade. Na Crítica Midiática da Semana: Caso Pochmann, IBGE e a volta dos “rolezinhos”: Jornalismo de Guerra 2.0; Jornalismo de Guerra: Mídia volta-se contra STF; simulacros na delação do caso Marielle; Globo apoiou as milícias no Rio; Jornalismo adversativo toma conta da grande mídia; Vídeo satírico “Heil Zelensky!” deixa mídia e autoridades alemãs em pânico – uma lição para a esquerda brasileira: assista.

sexta-feira, julho 28, 2023

'Barbie' ou 'Barbieheimer'? Da bomba da informação à gnose de Barbie



Por que “Barbieheimer”? Porque é um fenômeno cultural previsto por Einstein: “o século XX criou três bombas: a informação, a populacional e a atômica”, disse o célebre físico. A boneca Barbie correspondeu às duas primeiras – através do marketing operou o controle populacional necessário para o futuro capitalismo financeiro. Mas estamos no século XXI e Barbie precisa ser reposicionada diante da opinião pública sensível às questões identitárias e de gênero. Assim como a franquia Lego no cinema, “Barbie” (2023) é um esforço mercadológico da Mattel para tentar criar uma feliz combinação entre a crítica de gênero da Barbie com o Capitalismo que a concebeu. Mas a diretora Greta Gerwig criou um subtexto existencial e gnóstico: a gnose de Barbie - deixa de ser uma boneca plástica e transcender os tons pastéis de um cosmos fabricado.

terça-feira, julho 25, 2023

Marielle Franco: mídia vai seguir o dinheiro? Nasa e Amazônia: não existe almoço grátis! Mídia OTAN tá rachando


Será que a imprensa corporativa vai investigar? Será que vai seguir o dinheiro da residência de luxo da Barra da Tijuca de um ex-bombeiro que a PF bateu às portas para prendê-lo? Será que jornalistas vão continuar trabalhando sentados? Essas e outras perguntas serão discutidas na Live Extra Cinegnose 360 #11, nessas quarta-feira (26/07), às 18h, no YouTube. Depois dos Comentários Aleatórios (aleatoríssimos!), vamos para a Crítica Midiática do Meio da Semana: delações premiadas: porque Marielle Franco foi uma bomba semiótica identitária? Como a Band ajudou a blindar Bolsonaro no assassinato de Marielle Franco. Nasa vai ajudar Lula a vigiar a Amazônia: não existe almoço grátis! Doria Jr e Lira querem deixar imposto dos ricos “para depois”. Por que Kissinger, um homem de 100 anos, foi até a China? Mídia OTAN começa a rachar: dissidências já descrevem a real da guerra na Ucrânia. 

sábado, julho 22, 2023

'Dire Straits' e a Media Life; Globo tentou dar golpe no dia da prisão de Lula; 3ª Guerra Mundial começou e mídia não percebeu


O humilde blogueiro está em Santos, na praia. Mas chegará à tempo para a Live Cinegnose 360 #117, nesse domingo (23/07), às 18h, no YouTube. Vamos começar com Dire Straits e o álbum “Brothers in Arms”: “Money for Nothing” e a Media Life. Depois dos Comentários Aleatórios, vamos discutir os filmes “Dual” (Jung, clones e a morte do ego) e “The Artifice Girl” (como o marketing que nos convencer que a IA é “Inteligente”. Na Sessão dos Livros que o Humilde Blogueiro comprou dois clássicos: um sobre persuasão subliminar e outro sobre persuasão semiológica. E na Crítica Midiática da Semana: o que Senhora da Guerra, Victoria Nuland, veio fazer no Brasil? E como a Globo lambeu os saltos dos seus sapatos. A armadilha que a Globo News estava preparando no dia da prisão de Lula em 2018. Guerra na Ucrânia: Terceira Guerra Mundial começou e a grande mídia ainda não percebeu. Por que a PF fez busca e apreensão na casa dos agressores de Moraes? Presidente do PL passa uma tarde na Globo News: jornalismo corporativo tem seu Plano B. Boric é o novo queridinho da grande mídia.

'The Artifice Girl': o marketing quer nos fazer acreditar que a IA é "inteligente"


Nesse momento está sendo colocado em ação a mais gigantesca estratégia de marketing e propaganda para nos fazer acreditar que a Inteligência Artificial é, de fato, “inteligente” – seja por virtude ou ameaça de supostamente ameaçar a existência humana. “The Artifice Girl” (2022) é mais um filme dentro desse esforço de agendamento da opinião pública de que há algo de sobrenatural em torno da IA, assim como na imaginação mitológica e literária de narrativas como Pigmaleão ou Frankenstein. Agentes especiais desenvolveram um programa inovador como chamariz de predadores online. Mas, a IA evoluiu muito além do propósito original e começa a trazer problemas. Marketing que procura rebaixar a noção de inteligência ao não distinguir duas coisas completamente diferentes: enquanto as máquinas são apenas “Machine Learnings”, a inteligência humana baseia-se numa “Sintaxe Gerativa”. 

sexta-feira, julho 21, 2023

Jung, clones e a morte literal do ego no filme 'Dual'



Gêmeos, duplos, clones, doppelgängers etc. não gozam de uma boa fama no cinema. Porque representam um evento arquetípico: em todas as culturas ver o próprio duplo é uma experiência tão terrível que às vezes pode ser o prenúncio da morte. “Dual” (2022) é mais um filme sobre o tema, mas com um toque a mais: o duplo como a Sombra, no sentido junguiano. Nesse humor negro, uma empresa oferece “substitutos” para pessoas em estado terminal – clones que substituirão o original após a sua morte, poupando os entes queridos da tristeza da perda. Mas o que aconteceria se ocorresse um erro? O original não morreu e o seu clone ameaça roubar a sua própria vida, ao se tornar uma versão melhorada em todos os sentidos. “Dual” apresenta na literalidade o evento mais importante para a psicologia junguiana: a morte do ego.

terça-feira, julho 18, 2023

Nessa quarta: como rechear o espantalho do golpe; o que a mídia desdenha na reunião Celac e União Europeia


Quer saber como se executa a operação psicológica da construção e manutenção do espantalho do golpe? Então venha participar da Live Extra Cinegnose 360, nessa quarta-feira (18/07), 18h, no YouTube. Depois dos Comentários Aleatórios (sobre emojis, pandemias de fungos e até “mexedores de café” e bikes que “mudam o mundo”), a Crítica Midiática do meio da semana: grande mídia,PF, as agressões ao Ministro Alexandre Moraes e a manutenção do espantalho do golpe; quem o espantalho do golpe quer assustar? Mauro Cid e a farda: a semiótica do espantalho do golpe; o que o jornalismo corporativo quer esconder na participação de Lula na cúpula Celac e União Europeia; análise do “Boletim Manchetômetro” da semana; “Efeito Escola Base” na cobertura da mídia sobre a morte da torcedora do Palmeiras. E tudo nessa quarta!

sábado, julho 15, 2023

'Yeah Yeah Yeahs'; economicismo do PT ignora risco da escola cívico-militar; Barroso, Xandão e o espantalho do golpe


O espantalho do golpe está por todos os lados. Mas o humilde blogueiro não tem medo. E nesse domingo (16/07) acontece a Live Cinegnose 360 #116, às 18h, no YouTube. Começando com o hype de início de século da banda “Yeah Yeah Yeahs”: o feminismo no rock pós atentado de 2001 em Nova York. Depois, vamos discutir a série “Silo” (a distopia gnóstica da memória e esquecimento) e o J-Horror “Uzumaki” (uma epidemia esotérica de espirais). Na sessão dos livros do humilde blogueiro, vamos conversar sobre mídia e o deus Pan(ico) e sobre o porquê de não conseguirmos desviar o olhar para o mórbido e o estranho. E na Crítica Midiática da Semana: Ministro Barroso na UNE: mídia critica a forma e não o conteúdo; Escolas cívico-militar: Economicismo de Lula comete enorme erro e para mídia é questão de concorrência; O espantalho do golpe: será que Mauro Cid está mesmo preso? Por que a crítica ao discurso das mudanças climáticas era pauta da esquerda? Cachaça e a nova etnografia da guerra híbrida. Tony “Montana” Garcia: limited hangout rises again? 

Uma epidemia esotérica de espirais no filme 'Uzumaki'


Esta é para os cinéfilos amantes dos filmes estranhos: a produção japonesa “Uzumaki” (“Espiral”, 2000), do diretor Akihiro Higuchi (aka Higuchinsky), baseada em uma série de mangá. No auge do J-Horror de final de século, “Uzumaki” é um exemplar estranho: não há um monstro definido ou qualquer tipo de vilão aterrorizante. Tudo o que temos é uma espécie de epidemia de espirais: como os habitantes vão do fascínio inexplicável pela forma até o ponto em que o próprio corpo começa a se retorcer em espiral ou pessoas desenvolvem conchas de caracol em suas costas, começando a subir paredes e prédios. “Uzumaki” segue uma longa tradição simbólica da espiral no cinema, desde “O Mágico de Oz” – um símbolo de ondulação com intrincado significado esotérico e ocultista.

quinta-feira, julho 13, 2023

Na série 'Silo' a verdade não está lá fora... foi esquecida



Baseado na trilogia literária "Wool", de Hugh Howey, a série Apple TV+ “Silo” (2023-) é uma ficção científica distópica que foge do clichê clássico “a verdade está lá fora” ao contar a história de um bunker de 144 andares abaixo da superfície com o que restou da humanidade num mundo pós-apocalíptico. A paranoia permeia todos os cantos do Silo e os habitantes estão sob constante vigilância. Todos perderam a memória da História: quem construiu o Silo, com qual propósito e como vieram parar ali. O esquecimento é incentivado e a curiosidade reprimida. Ninguém pode sair, a não ser condenados à morte, para morrerem envenenados pelo ar tóxico exterior. Mas, e se tudo for uma mentira totalitária? O problema é que a verdade em “Silo” não é aquilo que simplesmente se opõe à mentira.

terça-feira, julho 11, 2023

Por que Haddad tocou violão? Por que Mauro Cid estava fardado e condecorado? Por que para Folha Angela Davis é 'Woke'?


É inspirado pelos acordes de “Blackbird” dos Beatles, arriscados pelo ministro Haddad, bem relaxado por ter sido acolhido pela Faria Lima, que acontecerá mais uma Live Extra Cinegnose 360, edição 09, nessa quarta-feira (12/07), às 18h, no YouTube. Depois de mais Comentários Aleatórios, vem a Crítica Midiática do meio da semana: análise das capas dos jornalões e a novidade da análise dos dados do “Boletim Manchetômero”; por que Natuza Nery pediu para Haddad tocar o violão? A engenharia do caos na Cracolândia: gentrificação do Centro de SP na mídia; na Folha, Angela Davis é “woke”. Por que Mauro Cid apareceu fardado e condecorado na CPI? Etnografia da Guerra Híbrida 2.0; Zelensky e CNN no modo Propaganda.



sábado, julho 08, 2023

Live Cinegnose 360: 'Red Hot Chili Peppers'; Parapolítica; como a mídia constrói uma nova criatura política


É acompanhando ao vivo a gestação de uma nova criatura política que acontece a Live Cinegnose 360 #115, nesse domingo (09/07), às 18h, no YouTube. E será também um lusco-fusco e noite sobre parapolítica! Vamos começar com o Red Hot Chili Peppers e os 32 anos do álbum “Blood Sugar Sex Magik”: drogas e “Chaos Magick” no rock. E depois dos indefectíveis Comentários Aleatórios, vamos discutir o filme “Indiana Jones e a Relíquia do Destino (Parapolítica e Ocultismo Nazi) e a série “American Gods” (confronto dos deuses no Plano Astral da humanidade). Na sessão dos livros do humilde blogueiro, Astrologia e uma revista muito louca. E na Crítica Midiática da semana: nova criatura política sendo criada – o bandeirante-frankenstein Tarcisão; como são gestadas criaturas políticas desde o fim da ditadura militar; Bombas fragmentadas na Ucrânia? Brasil é o culpado! Contos de fadas geopolíticos: afegãos no aeroporto de Guarulhos e a entrevista de Zelensky na CNN; Etnografia da guerra híbrida: a cachaça com embalagem de diamante. É tudo nesse domingo! Venha participar!

sexta-feira, julho 07, 2023

'Indiana Jones e a Relíquia do Destino': parapolítica, arqueologia proibida e ocultismo nazi



O gênio de Spielberg com a franquia Indiana Jones foi mesclar a ficção (com o melhor que o cinema americano faz: filmes de perseguição) com um aspecto obscuro da História: a parapolítica (arqueologia proibida e ocultismo nazi). A corrida arqueológica por objetos sagrados com a promessa de adquirir poder mundano. Desde que, em 1939, arqueólogos da Waffen-SS chegaram na cidade sagrada de Lhasa, Tibet. Em “Indiana Jones e a Relíquia do Destino” (2023), James Mangold faz um respeitoso mix de todos os tropos da franquia. Porém, com uma novidade, um tema da arqueologia proibida: os “Artefatos Fora do Lugar”, relíquias descobertas que parecem estar fora do tempo, que acaba desafiando a cronologia da História convencional. Mas estamos em uma obra de puro entretenimento que evita temas espinhosos. Então, nada melhor do que a velha viagem no tempo e todos os seus clichês. 

quinta-feira, julho 06, 2023

Bolsonaro inelegível caiu para cima: cabo eleitoral da grande mídia... e do bandeirante-frankenstein


Para a grande mídia, Bolsonaro é uma figura tóxica: extrema-direita, golpista, autoritário, intolerante, negacionista... Mas não consegue esquecer dele! Por que não o condena à “Sibéria do esquecimento” (Brizola), como tentaram com Lula e fizeram com outros tantos personagens políticos na história recente? Inelegível e sem cargo, Bolsonaro não sai da ribalta. Porque, afinal, ele “caiu para cima”: virou cabo eleitoral da grande mídia, na busca até aqui fracassada de encontrar uma direita “limpinha” e de centro. Nem que seja através da psicologia reversa, como satiriza a capa do “Le Monde Diplomatique Brasil”: diretamente dos laboratórios do PMiG (o Partido Militar Golpista), uma nova criatura está sendo construída – um bandeirante-frankenstein. Tarcísio de Freitas ganha cada vez mais espaço na mídia como protagonista da reforma tributária e seu cabo eleitoral é... Bolsonaro. Em psicologia reversa.

terça-feira, julho 04, 2023

Live Extra: a nova criatura dos laboratórios do PMiG-Judiciário-Mídia; Bolsonaro cai para cima: cabo eleitoral da mídia


Enquanto se discute se a democracia é ou não relativa, a Live Extra Cinegnose 360 não é... é toda quarta-feira. Como a edição #08, nessa quarta (05/07), às 18h, no YouTube. Depois dos Comentários Aleatórios com a cara do “Black Mirror”, a Crítica Midiática do meio da semana: a profética capa do “Le Monde Diplomatique”: “Tarcisão” é a nova criatura dos laboratórios do consórcio PMiG-Judiciário-Grande Mídia; Bolsonaro inelegível “caiu pra cima”: cabo eleitoral da grande mídia; por que jornalistas corporativos migram para programas de entretenimento? Por que nos protestos na França está sendo depredada apenas a propriedade privada? Para grande mídia democracia não é relativa... assim como seu ódio ao Mercosul. E outras bombas semióticas detonadas até as 18h.

sábado, julho 01, 2023

No domingo: Missing Persons; Bolsonaro está nu! Grupo Wagner destrói geopolítica paralela da mídia; Cavalo de Troia nos BRICS



Enquanto a grande mídia (e TV OTAN) pensam nos seus Planos B, a Live Cinegnose 360 não os deixa em paz, na edição #114, nesse domingo (02/07), às 18, no YouTube. Começando com “Missing Persons”: Frank Zappa também tentou transformar a new wave numa psyOp? Depois vamos discutir duas séries: “Mrs. Davis” (a comédia mais niilista da temporada, com religião e algoritmos) e a nova temporada de “Black Mirror” (o que mais a série pode contar do futuro depois que suas profecias foram realizadas pela realidade?). Na sessão dos livros do humilde blogueiro, Pato Donald e como fazer uma notícia para o horário nobre. E na Crítica Midiática: grande mídia articula Plano B para bolsonarismo; Bolsonaro na cadeia? É tudo do que a lógica midiática do bolsonarismo precisa; mais um capítulo da nova etnografia do jornalismo de guerra: série “Succession” e o “luxo silencioso”; Live Cinegnose profética: Grupo Wagner está Belarus; Macron foge dos protestos na França virando Cavalo de Troia dos BRICS; Mídia e a desaceleração do crescimento populacional no Brasil... é tudo no domingo!

Sexta temporada de 'Black Mirror': o que resta à série dizer sobre nosso futuro?


Com três anos de atraso, chega a sexta temporada da série “Black Mirror” (2011-). Que enfrenta uma dúvida existencial: se o mundo real e a série atingiram um ponto tão elevado de convergência, o que resta à série dizer sobre o nosso futuro?  Parece que todos os dias vemos uma nova profecia de “Black Mirror” sendo realizada. Por isso, nessa sexta temporada há uma estranha atmosfera na maioria dos episódios: ao invés de imaginar futuros hipo-utópicos (futuros que projetam de forma exagerada mazelas já existentes no presente), vemos narrativas em uma espécie de futuro do passado ou histórias fora dos temas clássicos da série. O criador Charlie Brooker estaria encontrado seu limite: a estranheza do mundo parece superar a imaginação ficcional.

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review