sábado, janeiro 28, 2023

Buzzcocks; como escapar da Matrix em 10 filmes; chiliques da grande mídia dão conteúdo às redes extremistas


Informação, debate, análises e (por que não?) a solução final para o tédio do final de domingo. Tudo isso na Live Cinegnose 360 #92, nesse domingo (29/01), às18h, no YouTube. Na sessão dos Vinis e CDs perdidos no sótão desse humilde blogueiro, vamos mudar de vibe com o punk seminal do Buzzcocks: o tédio como força propulsora do punk. Depois análises do filme japonês “Tag” (a cultura pop gnóstica japonesa) e “It Comes at Night” (terror reverso e realismo capitalista). Como fugir da Matrix? O Cinema dá a resposta: 10 definições de gnose através de filmes. E retornando ao mundo ordinário, a Crítica Midiática da Semana: as conexões ocultas entre dois chiliques da grande mídia nesse começo de ano; economia e geopolítica no giro de Lula pelo Mercosul; o que está por trás da nacionalização da pauta dos telejornais regionais; por que jornalismo da Globo está interessada no consumo da favela de Paraisópolis e Heliópolis? Jornalismo corporativo descobre Yanomamis e minimiza Forças Armadas. E muito mais! E é tudo nesse domingo!  

Na segunda-feira, no YouTube, o leitor encontra a Live Cinegnose 360 #92 com minutagem, bibliografia e discografia.


sexta-feira, janeiro 27, 2023

Mídia "de qualidade e profissional" fornece matéria-prima para redes de extrema-direita


Nos últimos dias os “colonistas” da imprensa corporativa tiveram dois chiliques: primeiro, quando o governo criou órgão na AGU para combater fake news. E, nessa semana, quando Lula visitou o presidente Fernández na Argentina. Cenários distópicos orwellianos começaram a ser pintados: um Governo que não só controlará a liberdade de informação, mas também decretará o fim do real no Mercosul da “moeda única”. Esses dois chiliques guardam uma oculta conexão: a grande mídia, supostamente produtora de “informação de qualidade e profissional”, é a principal fornecedora de matéria-prima para conteúdos das redes de extrema-direita. Entre a sensacionalista expressão “moeda única”, o déjà vu das críticas ao BNDES financiando “ditaduras de esquerda” e a crítica ambiental seletiva do gás de xisto argentino, fica clara a dialética grande mídia e estratégias de desinformação da extrema-direita. 

quinta-feira, janeiro 26, 2023

O terror reverso no filme 'It Comes at Night'


Uma família sobrevivente de uma pandemia que matou grande parte da população se abrigou em uma cabana remota para estocar água e comida, armados e desconfiados de qualquer um que se aproxime. Quantas vezes já vimos variações desse plot, com zumbis saindo de surpresa da floresta? Mas em “It Comes at Night” (2017) as coisas não são assim: os vilões não são mais zumbis ou ameaças pandêmicas, mas vem de dentro para fora - perdas, o luto, a dor, o medo, a desconfiança e a paranoia. No limiar entre civilização e caos, uma família mantém exigentes protocolos de segurança para criar algum senso de ordem e estabilidade. Até chegar uma jovem família desesperada em busca de refúgio, que fará emergir um vilão ainda mais mortal: o terror reverso.

quarta-feira, janeiro 25, 2023

A cultura pop gnóstica japonesa no filme 'Tag'


Animes, mangas, filmes e romances japoneses, repletos de gritantes gráficos coloridos e ações com temas fantásticos e futuristas, são tão desapegados das regras hollywoodianas ocidentais que permitem aos autores mergulhos profundos na psicologia e mitologia. Claro, sempre numa perspectiva pop. Um campo que facilmente absorve o esoterismo gnóstico, que melhor representa mundos distópicos violentos e ciberpunks catárticos.  “Tag” (2015), de Sion Sono, é um bom exemplo: baseado em um romance popular que gira em torno de meninas colegiais que se tornam presas de professores e de um híbrido humano-porco em um mundo sem homens. Tudo isso enquanto são objetificadas para algum olhar masculino onipresente: seria o de um Demiurgo? Do espectador? Ou do próprio diretor? Mitologias clássicas gnósticas do Demiurgo, de almas decaídas, do Salvador e do Divino Feminino narradas em toda glória da cultura pop japonesa. 

sábado, janeiro 21, 2023

O rock prog da Premiata Forneria Marconi; tiros semióticos e como mídia esconde sistema operacional das FA


Como esse mundo não deixa o humilde blogueiro em paz, a Live Cinegnose 360 continua nesse domingo (22/01) com a edição #91, às 18h, no YouTube. Vamos continuar na vibe do rock progressivo com os italianos da Premiata Forneria Marconi: rock prog e a Itália na Guerra Fria. Depois, vamos discutir dois filmes subestimados e esquecidos: “Homem Bicentenário” (morte e a singularidade tecnológica) e “2019 – O Ano da Extinção” (Vampiros e Gnosticismo vão à ficção científica). Em seguida, uma pergunta: por que os idosos foram atraídos pelo bolsonarismo? Uma resposta que também chega aos jovens. E na crítica midiática da semana: Big Brother Brasil, ecologia maléfica e como o gênero reality show foi inspirado no experimento Biosfera 2; o tiro semiótico da Folha em Lula e mais bombas semióticas metonímicas; por que grande mídia quer “virar a página” na questão das Forças Armadas? a espuma midiática das investigações sobre os ataques de Brasília; para grande mídia sumiço do dinheiro da formatura da Medicina USP é mais importante do que rombo das Lojas Americanas. Venha conspirar no domingo! 

Na segunda-feira, no YouTube, o leitor encontra a Live Cinegnose 360 #91 com minutagem, bibliografia e discografia.



sexta-feira, janeiro 20, 2023

Vampiros e gnosticismo vão à ficção científica no subestimado '2019 - O Ano da Extinção'


A Era “Crepúsculo” acabou dominando o mercado dos vampiros que caminham durante o dia na primeira década desse século. O que deixou a produção australiana "2019 - O Ano da Extinção" (Daybreakers”, 2009) em busca de um público. Acabando esquecida com o passar dos anos. É um filme extremamente subestimado no qual os vampiros passam para o campo sci-fi – um futuro em que eles estão no controle do mundo. Na maioria das narrativas vampiros são seres que se escondem nas trevas e têm vidas secretas. Mas nesse filme tudo se inverte: são os humanos que escondem sua humanidade numa sociedade em que foram transformados em rebanho para colheita de sangue, algo parecido com “Matrix”. Vampiros, assim como zumbis, são fascinantes porque lembram para nós a própria condição gnóstica humana: nem a morte é suficiente para escaparmos desse mundo. Mas em “Daybreakers’ eles passam para o outro lado: são entidades inteligentes e demiúrgicas que controlam os humanos.

Folha dispara tiro semiótico em Lula


A resposta veio rápida. Depois da entrevista que Lula concedeu a uma “colonista” da Globo News criticando a necessidade da autonomia do Banco Central, o dia seguinte foi ocupado por sabujos do jornalismo corporativo espumando de ódio nos canais de notícia. E o jornal Folha de São Paulo estampando na primeira página uma fotomontagem sugerindo que Lula sofria um tiro certeiro no coração, por trás de um vidro estilhaçado. “Estamos dando uma ideia, quem se habilita?”, parece sugerir com a foto posicionada ao lado da manchete principal ambígua. Na verdade uma notícia requentada para turbinar a escalada da tensão entre Governo e Forças Armadas. A fotógrafa Gabriela Biló fez uma fotomontagem. Mas a Folha a usou como fosse fotojornalismo para construir uma bomba semiótica metonímica: texto + imagem = terceiro significado. A bomba semiótica explode num contexto em que a grande mídia tem que buscar solução para duas questões: (a) esconder as psyOps das Forças Armadas debaixo da espuma midiática das investigações sobre a invasão de Brasília; (b) desvencilhar-se da mais-valia semiótica de Lula pós-invasão: a agenda de Estado.

quinta-feira, janeiro 19, 2023

Morte e Singularidade tecnológica no filme 'Homem Bicentenário'


Um clássico esquecido, mesmo entre os fãs do ator Robin Williams. Na época, “Homem Bicentenário” (Bicentennial Man, 1999) foi um fracasso de bilheteria com uma péssima promoção, inclusive com trailers que sugeriam como mais um veículo para o personagem do pateta com coração, como o ator se notabilizou em filmes anteriores. Mas “Homem Bicentenário” é um drama sério de ficção científica, que se inseriu numa guinada metafísica de Hollywood no final de século, com filmes como Dark City, Show de Truman e Matrix. Mais do que isso, foi na contramão do imaginário místico que começava a motivar o Vale do Silício: a Singularidade tecnológica como a busca da imortalidade através da digitalização da consciência – a agenda pós-humanista. Ao contrário, o filme faz uma reflexão humanística: um robô alcança a Singularidade, mas tenta aprender o que nos torna humanos: a mortalidade como o principal traço da alma humana.

quarta-feira, janeiro 18, 2023

Big Brother Brasil: Biosfera 2, Ecologia Maléfica e TV Excremental



É curioso lembrar que formatos de reality show como o Big Brother Brasil que começou dia 16 se inspiraram no fracasso de um projeto científico de 1991: o “Biosfera 2”, no qual cientistas ficaram confinados e isolados por dois anos em uma gigantesca estrutura que simulava os principais biomas (animais e vegetais) da Terra. Monitorados por câmeras por pesquisadores em todo o planeta. Mas a “ecologia maléfica” abortou o projeto: o ecossistema confinado gerou pragas e... baratas, muitas baratas! Porém, falha no projeto científico tornou-se a matéria-prima do esquema de negócios do reality show que começou na MTV e tomou a forma final no BB na Holanda - enclausurar uma diversidade humana proveniente de diferentes biomas sociais para exibir ao vivo a emergência explosiva da ecologia maléfica: assim como a natureza é predada por ervas daninhas, formigas e baratas, as relações humanas o são pela intolerância, preconceito, violência, estupidez e crueldade. Que cumprirá as quatro funções da “TV Excremental”: sacrifício, disciplina, vigilância e reenergização através da violência.

sábado, janeiro 14, 2023

O prog rock da banda Focus; a semiótica da retórica da ameaça; porquê a invasão de Brasília foi um não-acontecimento


Vai ter golpe? Não vai ter golpe? O certo é que vai ter GUERRA, híbrida e semiótica! E o front começa na Live Cinegnose 360 #90, neste domingo (15/01), 18h, no YouTube. Mas antes das bombas semióticas, vamos falar de algo mais ameno - o rock progressivo da banda Focus: algo curioso estava acontecendo na Holanda no início dos anos 1970. Depois, vamos discutir os filmes “M3gan” (Nietzsche, brinquedos e inteligência artificial) e o brasileiro “Clube dos Canibais” (a visão nordestina gore e exploitation da luta de classes). Na esteira das conspirações da extrema-direita brasileira, vamos fazer uma análise semiótica da “retórica da ameaça” (“Threatoric”): como se usa a linguagem para atiçar a violência. E a Crítica Midiática da Semana: Por que a invasão de Brasília foi um “não-acontecimento”; a controvérsia do conceito de “terrorismo”; como grande mídia tenta jogar as Forças Armadas para debaixo do tapete; A criatividade semiótica cínica da Globo News; de que lado está o jornalista Glen Greenwald? Quais são os ativos da grande mídia para futuras guerras semióticas? Grande mídia dá chilique ao saber que Governo vai criar órgão contra fake news; identitarismo na Faria Lima. Venha para o front semiótico nesse domingo!

quinta-feira, janeiro 12, 2023

Nietzsche e terror na inteligência artificial de um brinquedo no filme 'M3gan'


Estamos acostumados com distopias em torno da Inteligência Artificial ambientadas em laboratórios ou bunkers tecnológicos numa atmosfera Frankenstein. Bem diferente, “M3gan” (2022, com estreia prevista no Brasil dia 19 de janeiro) desloca o tema para a indústria dos brinquedos infantis: um androide de um metro e meio de altura, grandes olhos como uma boneca vitoriana, uma peruca surrada e um guarda-roupa vintage. Ao contrário do boneco Chucky, M3gan não é animada por um fantasma, mas por uma “machine learning”. Um brinquedo que vira babá, matando (até literalmente...) três coelhos com uma cajadada: dar sossego para os pais, o amigo imaginário infantil que vira real, além de revolucionar o mercado de brinquedos. Ausência simbólica dos pais, o destino dos brinquedos numa sociedade tecnológica e a Singularidade da IA como “vontade de potência” nietzscheana são os principais temas do filme.

terça-feira, janeiro 10, 2023

A invasão de Brasília não aconteceu


“Capitólio brasileiro!”, cravam os “colonistas” da grande mídia diante da invasão e destruição dos prédios dos três poderes nesse domingo. Um ardil semiótico com dois objetivos: (a) esconder a centralidade da Forças Armadas no processo ao sugerir tudo como resultante do fenômeno global da escalada da extrema-direita; (b) ocultar a natureza de não-acontecimento da invasão – acontecimento fabricado para repercussão midiática, como operação psicológica para, mais uma vez, levantar o espantalho do golpe. Como todo não-acontecimento (assim como os atentados terroristas na Europa de 2012 a 2016), apresenta características como ambiguidade, timing, além da pergunta: quem ganha? Nesse momento o jornalismo corporativo tenta reverter o tiro no pé: diante de mais uma estratégia de emparedamento, Lula consegue reverter a pauta midiática ao criar uma agenda de Estado (a defesa da Democracia) da qual a mídia corporativa é obrigada a participar. Será que Lula dobrou a aposta e pagou para ver? Tudo está menos para o Capitólio, e muito mais para o 11 de Setembro.

sábado, janeiro 07, 2023

Jon Spencer Blues Explosion; Mídia com transtornos psíquicos tenta cavar crises no Lula 3 e azeita canais com seus ativos


Neste domingo continua a incansável e intrépida Live Cinegnose 360, na qual o humilde blogueiro arrisca até a integridade mental para enfrentar bombas semióticas. É a edição #89, domingo (08/01), às18h, no Youtube. Depois dos Comentários Aleatórios (aleatoríssimos, abordando até as relações entre o próximo filme de Indiana Jones com um mistério conspiratório do Vaticano), a edição #89 começa com a sessão de CDs: Jon Spencer Blues Explosion: um estudante de semiótica no Blues. Vamos também discutir dois filmaços: “Ruído Branco” (o pavor existencial diante da morte) e “O Menu” (como Hollywood vê a luta de classes). Depois, vamos desmontar um tipo de bomba semiótica invisível, mas muito potente: as funções ideológicas e semióticas da “previsão do tempo” na TV, desde a ditadura militar. E na Crítica Midiática da Semana: um flagrante de como o jornalismo corporativo tenta cavar discórdia dentro do governo Lula 3; Grande mídia apresenta sintomas de transtorno bipolar e síndrome de Procusto; filme “O Sequestro do Voo 375”: uma bomba semiótica sincrônica? Governo Lula cria órgão para combater desinformação e grande mídia tem chiliques; Globo News cria o “faria limer” politicamente correto; Grande mídia azeita os canais com os seus ativos (Exército Psíquico de Reserva + ativos periféricos). Venha participar nesse domingo! 

sexta-feira, janeiro 06, 2023

Inclusão social ou fiscalismo? Mídia com sintomas de bipolaridade e Síndrome de Procusto


Desde a cobertura jornalística do Governo de Transição, a grande mídia entrou numa saia justa semiótica. O jornalismo corporativo foi obrigado a participar do consenso político da necessidade do combate à fome e da inclusão social. Porém, como conciliar a agenda social com a inclemente defesa do discurso fiscalista sobre tetos e responsabilidades cobrados pela Banca patrocinadora do jornalismo corporativo? Na primeira semana do ano, jornalões e canais de notícias assumiram um malabarismo retórico com dois sintomas: o transtorno bipolar e a Síndrome de Procusto (relativa ao mito grego do gigante Procusto). A única maneira para conciliar o psiquismo de “colonistas” que ora são liberados a se emocionar até às lágrimas e ora são instados a defenderem a intransigência de “responsabilidades” e “tetos”.

quinta-feira, janeiro 05, 2023

O olhar hollywoodiano para a luta de classes no filme 'O Menu'


A cinematografia recente não está deixando os ultra-ricos em paz. Dessa vez é o filme “O Menu” (The Menu, 2022), uma sátira brutal sobre a divisão de classes que acompanha integrantes daqueles 1% mais ricos do planeta que pagam muito dinheiro para vivenciarem uma experiência única: um jantar exclusivo em uma ilha no Noroeste do Pacífico, cujo menu foi elaborado por um chef celebridade que trata seus cozinheiros como um sargento comanda soldados rasos. “O Menu” é uma ópera em humor negro sobre humilhação, auto-aversão e vingança. Com o tempo, os pratos feitos sob medida começam a assumir um tom intrusivo, sinistro e violento contra os próprios ricos clientes. Porém, é a visão hollywoodiana da luta de classes, cuja indignação não se transforma em uma reação política coletiva, mas em ódio e ressentimento individual.

terça-feira, janeiro 03, 2023

A morte e o pavor existencial no filme 'Ruído Branco'




Um verdadeiro épico do pavor existencial que sintetiza todas as questões filosóficas de Albert Camus em torno da morte e suicídio em uma simples expressão: “Shits Happens!”. Esse é o filme “Ruído Branco” (White Noise, 2022), intrigante adaptação do cineasta Noah DeLillo ao romance pós-moderno homônimo de 1985. Uma comédia híbrida com acidente ferroviário que produz uma nuvem tóxica que gera uma evacuação em massa de famílias de subúrbios, freiras cínicas e um supermercado que, com suas cores e assepsia, vira um revigorante espiritual em um mundo absurdo e aleatório. Também a angústia pela morte que vira o leitmotiv da crise conjugal na família de um professor que é autoridade mundial em “Hitlerologia”. “Ruído Branco” mostra pessoas tentando esquecer de que todos nós vivemos no limite tênue entre a descoberta do absurdo e a esperança num sentido ou propósito que faça sentir que a vida vale a pena.

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review