quarta-feira, agosto 29, 2018

A nova bomba do laboratório de feitiçarias semióticas da Globo: "1+1=3"


O leitor deve conhecer ou ter ouvido falar daquela velha cartilha escolar de alfabetização de priscas eras chamada “Caminho Suave”, o be-a-bá do mundo das letras. Pois é nesse nível que interesseiramente se situam as chamadas “ferramentas de fact-checking”. Tática diversionista para desviar a atenção da opinião pública de uma outra cena na qual as notícias de fato funcionam: não no campo da representação (verdade ou mentira), mas no deslizamento metonímico das edições, escaladas, justaposição narrativa para criar percepções, impressões e relações de causa e feito. Como, por exemplo, a nova bomba que o laboratório de feitiçarias semióticas do telejornalismo da Globo criou em ano eleitoral para blindar o seu candidato campeão Alckmin: a bomba semiótica “1+1=3” – comece narrando uma notícia... e de repente dê uma guinada e passe a falar de outra notícia, criando duas linhas narrativas simultâneas e tão confusas que o telespectador começará a criar relações de causa e efeito que acabarão criando uma terceira notícia. Aquela verdadeira notícia que a emissora gostaria de informar para esconder uma realidade comprometedora.

segunda-feira, agosto 27, 2018

A estrada para o Inferno está pavimentada por convites no filme "Hereditário"


“Hereditário” (“Hereditary”, 2018) é um filme singularmente aterrorizante. Ele não cava apenas nos abismos sombrios do nosso inconsciente. Explora principalmente o fenômeno bem atual da incomunicabilidade familiar e do processo psíquico de negação. Dois plots clássicos do gênero são explorados: o Mal que ameaça a união familiar e o elemento narrativo do “convite” através do qual o Mal pode ter a licença para entrar em nossas casas e pavimentar o caminho ao inferno. Mas o singular em “Hereditário” é que o Mal vem do interior do próprio lar:  uma família que se sente desconfortável com exposições francas de qualquer coisa que possa revelar o interior um ao outro. Silêncios e mecanismos de negação encobrem traumas do passado que pode retornar como uma demoníaca maldição.

sábado, agosto 25, 2018

O fim do mundo é um sintoma, discute "Cinegnose" em Simpósio no Rio


Quase diariamente é previsto o fim do mundo na TV ou na Internet, enquanto no cinema narrativas ficcionais reforçam essas previsões com protagonistas às voltas com apocalipses climáticos, cósmicos, geológicos, tecnológicos, alienígenas etc. Por que o mundo tem que ser destruído? Por que essa necessidade pelo fim, embalada como ficção e entretenimento para consumo de massas? Ideologia? Manipulação político-ideológica? Ou algum tipo de sintoma do inconsciente coletivo? Como o Gnosticismo pode oferecer uma explicação e uma narrativa alternativa esse mistério sobre o “fim dos tempos”? Essa foi a discussão que este humilde blogueiro levou para o Simpósio “Do Mundo Arcaico às Cosmologias Modernas”, evento que aconteceu de 22 a 24 últimos no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas no Rio de Janeiro.

quarta-feira, agosto 22, 2018

Se a Globo fosse uma pessoa, como ela seria?


“Se a sua marca fosse uma pessoa, como ela seria?... E a sua personalidade?”. A partir dessa pergunta, os marqueteiros especializados no chamado “Brand Persona” definem a “essência” de uma marca: Volvo? É “seguro”... Lamborghini? É “exótico”... Disneylândia? É “mágico”. E como seria a Organização Globo, principalmente após a decisão da Comissão de Direitos Humanos da ONU para que Lula possa exercer seus direitos políticos enquanto estiver na prisão? Entre simplesmente ignorar a notícia e, depois, rebaixá-la a “fake news” (sob o silêncio das agências “hipsters” de checagem), se a Globo fosse uma pessoa, estaria com sérios sintomas de esquizofrenia midiática e formações reativas psíquicas que vão de “negação” a “transbordamento”. Um malabarismo jornalístico somente possível pela fragmentação da divisão dos blocos de notícias em seus telejornais que agora não apenas tenta ocultar fatos. Mas também esconde a própria esquizofrenia midiática: como em um momento ser a favor... e em outro ficar contra?

domingo, agosto 19, 2018

Em "A Harmonia Werckmeister" o eclipse da Razão que antecede tempos sombrios


Um circo, cuja principal atração é uma enorme carcaça de baleia empalhada, chega a um remoto vilarejo no interior da Hungria, gélido e envolto numa permanente neblina. E junto com o circo, medo e presságios de crise e escassez de carvão para aquecer as casas. E o oportunismo político espreita as incertezas e o obscurantismo local. Por que? Para um velho musicólogo porque desde que o compositor barroco Andreas Werckmeister ofereceu ao mundo a afinação temperada (base do sistema tonal), o mundo quebrou a harmonia com as músicas das esferas celestes trazendo o desencanto e a desesperança. Esse é o filme “A Harmonia Werckmeister” (Werckmeister Harmoniák, 2000) do diretor húngaro Béla Tarr. Uma fábula política sombria filmada em longos planos-sequência descrevendo como o mal pode se esgueirar numa comunidade aparentemente pacífica. E a Razão ser eclipsada pelo desencantamento do mundo.  

terça-feira, agosto 14, 2018

Filme "Extinção" e a Teoria Gnóstica da Intrusão Alienígena



Devo reconhecer que esse humilde blogueiro resistiu muito a assistir ao filme “Extinção” (Extinction, 2018). Vendo o pôster promocional e assistindo ao trailer, tudo levava a crer que o filme seria mais do mesmo nesse subgênero sci-fi sobre aliens invadindo a Terra. Afinal, maniqueísmo e patriotismo marcaram as produções por décadas. Porém, “Extinção” é a prova definitiva sobre as mudanças atuais nesse subgênero – no caso do filme, uma narrativa com interessante ponto de virada que claramente remete à chamada “Teoria Gnóstica da Intrusão Alienígena”. A mais antiga teoria sobre aliens no planeta, 1.600 anos anterior a atual onda de teorias sobre aliens e OVNIs no planeta, iniciada em 1947. Antiga teoria baseada nos textos gnósticos raros derivados das Escolas de Mistérios da antiguidade pré-cristã que se convencionou chamar de “Biblioteca de Nag Hammadi”. Um protagonista com pesadelos recorrentes sobre uma violenta invasão alienígena no planeta, até que a realidade parece materializar seus terríveis sonhos. Mas nada será o que parece. Filme sugerido pelo nosso leitor Felipe Resende.

domingo, agosto 12, 2018

Série "Filhos do Caos": a combinação totalitária tecnologia, meritocracia e educação


Muitos consideram a série taiwanesa “Filhos do Caos” (“On Children”, 2018-), disponível no Netflix, como o “Black Mirror” oriental: nos cinco episódios estão modernas tecnologias (de uma espécie de controle remoto tempo-espaçial a neuro-dispositivos) que criam mundos distópicos. Porém, todo o controle, disciplina e opressão recaem sobre adolescentes – de um lado vivendo relações familiares disfuncionais de classe média (pais que jogam nos filhos a culpa pela renúncia e sacrifício), e do outro ambientes escolares meritocráticos e ultra competitivos onde entrar na melhores escolas e universidades significa honrar o status da família diante da sociedade. Cada um dos cinco episódios narra a totalitária combinação entre valores culturais milenares com as modernas tecnologias de vigilância e controle. Restando à juventude roubada a saída através do realismo fantástico e o suicídio. 

sexta-feira, agosto 10, 2018

Cinegnose participará do Simpósio "Do Mundo Arcaico às Cosmologias Modernas" no RJ


“Por que o mundo tem que acabar? – Neo-apocalíptica e Escatologias Líquidas”. Esse será o tema da palestra deste humilde blogueiro no Simpósio “Do Mundo Arcaico às Cosmologias Modernas”, evento organizado pela revista eletrônica “Cosmos e Contexto” juntamente com o Centro de Estudos Avançados de Cosmologia (CEAC). O Simpósio acontecerá de 22 a 24 de agosto no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Rio de Janeiro, com a participação de filósofos, historiadores, cosmólogos, pesquisadores e sacerdotes, procurando um saber antidogmático que questione o monopólio da Ciência na construção da realidade.

domingo, agosto 05, 2018

"As Boas Maneiras": um lobisomem brasileiro em São Paulo num país dividido


O filme brasileiro “As Boas Maneiras” (2017), da dupla de diretores e roteiristas Juliana Rojas e Marco Dutra, parece dialogar com o clássico expressionismo alemão Gabinete do Dr. Caligari (1919) e o brasileiro “Que Horas Ela Volta?” (2015). Como o filme alemão, combina a crítica social com o realismo fantástico. Mas “As Boas Maneiras” torna “Que Horas Ela Volta” em um filme datado: o drama de uma empregada doméstica que acompanha a estranha gravidez da sua patroa rica (que em noites de Lua cheia se torna sonâmbula), reflete o imobilismo de uma sociedade ainda fundada na antiga ordem escravocrata. Diferente do momento otimista do filme de 2015 (o clima de progresso econômico e mobilidade social), tal como um sismógrafo, “As Boas Maneiras” reflete o imobilismo e desencanto de uma sociedade dividida: o Mal que surge das entranhas da elite do bairro do Brooklin para invandir a periferia pobre do Capão Redondo – um lobisomem brasileiro em São Paulo.

sexta-feira, agosto 03, 2018

Bolsonaro e Neymar lucram com negatividade antimídia


Em uma diferença de apenas 24 horas, dois sintomas dos estranhos tempos em que vivemos: no domingo, no horário mais caro da TV brasileira, o Fantástico da Globo, um pedido de desculpas auto-indulgente de Neymar com o patrocínio milionário da Gillete. No dia seguinte, o candidato à presidência de extrema-direita, Jair Bolsonaro, no programa Roda Viva da TV Cultura, apontando uma metralhadora de cacofonias numa estudada estratégia de confusão verbal e bate boca. Dois personagens que ganham força não pelas virtudes (nem que seja para simulá-las) mas pela negatividade. Nesses dois eventos o “bom senso” e a “ponderação” foram mandados à favas mostrando uma estratégia paradoxalmente antimídia – ganham força a partir de uma autodestruição das estratégias de enunciação que sempre ajudaram a mídia a simular possuir algum valor de uso: “informar”, “entreter” e “educar”. As, digamos assim, “sinceridades” de Bolsonaro (a extrema-direita em seu estado bruto, sem as estratégias de enunciação suavizantes) e de Neymar (a negação franca da virtuosidade do esporte – "falem o que quiser porque tenho dinheiro!") são atos paroxistas. Se transformaram em “máquinas celibatárias” que ganham força investindo contra a própria mídia que os promoveu.

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review