sábado, fevereiro 27, 2021

Nos abismos metalinguísticos e gnósticos da série 'WandaVision'


Não fosse a vinheta que abre cada episódio, com o logotipo da Marvel Studios e o desfile da galeria de super-heróis acompanhado de uma orquestração épica, acharíamos que estamos assistindo à série errada – saem super-heróis esculpidos de forma épica, violência bombástica e música enfática sinalizando alguma reviravolta catastrófica, e temos agora elementos gnósticos e psicanalíticos para narrar os traumas interiores de um super-herói. A série “WandaVision” (2021- ) coloca, dessa vez, dois super-heróis do Universo Marvel (a  Feiticeira Escarlate e Visão) nos abismos metalinguísticos de um pastiche das sitcoms dos anos 1950 e 1960, explorando altos conceitos já vistos em produções como “A Vida em Preto e Branco” (“Pleasantville”) e “Show de Truman”.

quinta-feira, fevereiro 25, 2021

'Wokexploitation' e tautismo são ciladas do BBB21 na guerra semiótica

Poucos lembram que o reality show “Big Brother” foi inspirado num experimento científico mal sucedido de 1992 chamado Biosfera 2: oito “tripulantes” confinados numa estrutura isolada do exterior monitorados 24 horas por câmeras, tendo que retirar ar e alimentos dos animais e vegetais daquele meio ambiente simulado. Porém, baratas (muitas baratas!) e ervas daninhas acabaram com tudo. Mas o que foi fracasso vira oportunidade na versão midiática do experimento: a “ecologia maléfica” vira “wokexploitation”: saem baratas e entram as mazelas sociais e humanas como show. Todos os lados do espectro político tentam tirar alguma lição das eliminações (como a rejeição recorde de Karol Konká). Porém o BBB é mais bem sucedido do que foi o Biosfera 2: criou um sistema tautista (tautologia + autismo midiático) onde nenhuma máscara cai ou lição moral é ensinada, tornando-se apenas um dispositivo de sequestro de pauta para, principalmente, a esquerda cair. A única coisa real no BBB é a ecologia maléfica colocada a serviço da guerra semiótica.

segunda-feira, fevereiro 22, 2021

Mitologia brasileira alcança a maioridade na série 'Cidade Invisível'



Estamos acostumados a ver a mitologia brasileira representada por simpáticos personagens infantilizados em HQs e animações ao ponto de que a assustadora Cuca vira uma cantiga para ninar bebês. Porém, a série brasileira da Netlix “Cidade Invisível” (2021- ) quer mudar essa visão amenizada e fofa ao misturar thriller policial, o drama arquetípico do detetive noir e o fantástico (a mitologia brasileira de Cuca, Saci-Pererê, Curupira etc.). Investigando as circunstâncias da morte da sua esposa, um policial ambiental cai pelo buraco da toca do coelho e descobre um underground mítico que sobrevive no centro urbano brasileiro: entidades da mitologia brasileira escondendo-se em outras identidades para resistirem a uma maldição que quer exterminá-los. Além da Modernidade que desencanta o mundo, “Cidade Invisível” constrói uma metáfora política: a modernidade periférica que não quer apenas amealhar mais lucro, mas também destruir a mitologia e identidade nos quais se funda uma nação.

sábado, fevereiro 20, 2021

Tática híbrida de 'dispersuasão' cria bomba semiótica da prisão do deputado Rambonaro


O ministro Fachin responde às revelações do general Villas Bôas que irrita o “rambonaro” deputado Daniel Silveira que, por sua vez, pilha o ministro Alexandre Moraes que o manda prender e faz tocar o alarme da grande mídia que leva o presidente da Câmara dos Deputados falar em “momento delicado das instituições”, cuja repercussão midiática retroalimenta esse sistema de irritações, pilhas e, por que não dizer, hormônios. Uma cadeia de ação e reação tão sincronizada que até parece que foi planejada dentro de alguma sala secreta de conspirações. Esse é o gênio da guerra híbrida: criado o tabuleiro, todos começam a fazer lances no piloto automático dentro de um sistema autopoiético de bombas semióticas de causa/efeito – um sistema aparentemente caótico,  porém com um sentido, a “dispersuasão”: quando o consórcio STF-Mídia-Mercado entra no modo alarme, as peças do tabuleiro são provocadas, agindo e reagindo, em retroalimentação, criando um aparente caos capaz de dispersar as oposições e opinião pública.

quarta-feira, fevereiro 17, 2021

Jornalismo sentado (e deitado) e a bomba semiótica do livro do general Villas Bôas



O livro do general Villas Bôas é muito mais uma bomba semiótica de contrainformação do que uma ameaça real, como teme a grande mídia: três anos depois repercute o tuite do general fazendo ameaças veladas ao STF no julgamento do habeas corpus de Lula. Analistas temem “tensões” e “rupturas institucionais”. Porém, são imaginárias porque elas já aconteceram: o golpe militar já houve e não foi noticiado, golpe híbrido (operação psicológica) iniciado em 2008 com a “cabeça de ponte” da questão indígena de Raposa Terra do Sol. Um livro laudatório, orgulhoso pelo sucesso da operação e, ao mesmo tempo, destinado aos jornalistas sentados (e deitados) como revela o ato falho da chamada do programa “Cobertura Especial de Domingo” da Globo News – a hegemonia dos jornalistas que trabalham sentados (e deitados, como mostra a chamada) diante de telas e que perderam o faro investigativo dos que trabalhavam em pé, em campo. Jornalistas que mordem qualquer isca. Até mesmo um Programa de Imunização, sem cronograma ou vacinas. 

domingo, fevereiro 14, 2021

Editor do Cinegnose discutirá bombas semióticas na guerra híbrida no curso 'inFormação'


Este editor do Cinegnose participará de uma das aulas do curso on line “inFormação”, curso livre promovido pelo coletivo Transaberes do Rio de Janeiro. Este editor apresentará o tema “Bombas Semióticas na Guerra Híbrida Brasileira” como “acontecimento comunicacional”: como as atuais estratégias híbridas de comunicação política convergem vetores semióticos, cognitivos, fenomenológicos, que resultam em “contínuos atmosféricos” – climas, ondas de choque, sensação de tendências e percepções de unanimidades. O curso contará com aulas de março a novembro – dois encontros por mês, sempre aos sábados abordando o espectro transdisciplinar do conhecimento e de práticas experimentais de campos diversos como Filosofia, Conhecimento Esotérico, Meditação, Psicologia, Física, Cosmologia, Arte e Estética, História e Ciências da Comunicação.

sexta-feira, fevereiro 12, 2021

A solidão do Universo simulado no documentário 'A Glitch in the Matrix'



Muitos antes do filósofo Jean Baudrillard denunciar que o mundo estava dominado pela hiper-realidade dos simulacros, as irmãs Wachowski fazerem a “Trilogia Matrix” e o filósofo e matemático Nick Bostron lançar a suspeita de que o Universo poderia ser uma simulação (fazendo físicos e astrofísicos correrem atrás de provas), o lendário escritor Philip K. Dick defendia para uma audiência atônita, em 1977, que vivemos numa realidade programada por computador. Na verdade, apenas um dos diversos mundos simulados. Baseado na filmagem dessa palestra de PKD em Metz, França, o diretor Rodney Ascher (“Room 237”) lançou o documentário “A Glitch in the Matrix” (“Uma Falha na Matrix”, 2021) no qual entrevista cientistas, artistas digitais e pesquisadores. Ascher não quer tanto entender a lógica da teoria, mas entender o que leva as pessoas a acreditarem na hipótese da simulação: solipsismo? Solidão? Algum mal-estar espiritual entre o Céu e a Terra? 

terça-feira, fevereiro 09, 2021

A recorrência da teoria do universo como game de computador em 'Bliss: Em Busca da Felicidade'


O cineasta Mike Cahill (“Another Earth” e “I Origins”) é obcecado em discutir as linhas que separam a ilusão da realidade. E a produção da Amazon Prime “Bliss: Em Busca da Felicidade” (2021) não é diferente: recém-divorciado e após receber o comunicado de demissão do seu chefe, Greg se vê num abismo emocional até conhecer uma misteriosa mulher sem-teto que tenta convencê-lo de que o mundo ao seu redor não passa de uma simulação computacional. Ao lado de “Wanda Vision” e do documentário “A Glitch in The Matrix”, é o terceiro lançamento nesse início de ano sobre o tema do universo como um game de computador. Qual sintoma cultural pode representar essa recorrência temática em tão poucas semanas?

domingo, fevereiro 07, 2021

Vós que aqui entrais, abandonai toda a esperança em 'Todos os Meus Amigos Estão Mortos'


“Vós que aqui entrais, abandonai toda a esperança”, estava escrito no portal de entrada no Inferno na “Divina Comédia” de Dante Alighieri. E deveria ser a epígrafe de qualquer “slasher movie”: Por que ritos de sacrifício têm que ser repetidos a cada filme do gênero? Por que jovens que fazem sexo e se divertem sempre morrem com requintes sádicos? Por que os jovens e adolescentes são as vítimas principais de um filme “slasher”? “Por que vocês são jovens!”, respondia Sigourney Weaver em “O Segredo da Cabana”. Da mesma forma, com muito humor negro, responde a produção polonesa Netflix “Todos os Meus Amigos Estão Mortos” (2020). No final de uma festa de reveillon, policiais e paramédicos encontram o resultado de um verdadeiro banho de sangue, com apenas uma sobrevivente. O que aconteceu naquela celebração de jovens e adolescentes? O filme brinca com todos os lugares comuns do gênero, principalmente o seu clichê essencial: a “quebra-da-ordem-e-retorno-à-ordem”, rito de passagem para colocar os adolescentes sempre na linha. 

quinta-feira, fevereiro 04, 2021

Drogas sintéticas análogas e a persistente ilusão do tempo no filme 'Synchronic'


Drogas sintéticas análogas são uma febre no EUA nesse momento de isolamento social, com números recordes de overdose – são análogas às drogas ilegais, mas com uma ligeira modificação molecular que permite a “legalidade”, podendo causar efeitos imprevisíveis. E se um desses efeitos for um estado alterado de consciência que permita ao usuário viajar brevemente no tempo? Junte essa experiência com a teoria do “Bloco Universal” de Bradford Skow, professor do MIT (a coabitação do passado, presente e futuro no mesmo contínuo tempo-espaço), e teremos o filme “Synchronic” (2019): dois paramédicos encontram estranhas mortes no turno da noite, todas envolvendo uma nova droga chamada “Synchronic”. Seus efeitos trarão efeitos devastadores em suas vidas: a ruptura da ilusão do tempo.

segunda-feira, fevereiro 01, 2021

Necropolítica e Necrocapitalismo: editor do 'Cinegnose' duplamente marcado para morrer

Esse humilde blogueiro é aposentado e está desempregado. Portanto, duplamente marcado para morrer. Pode parecer uma afirmação retórica, mas pesquisa divulgada pela jornalista Eliane Brum no “El País” revelou a existência de uma estratégia institucional de propagação do vírus, promovida pelo Governo brasileiro sob a liderança da Presidência da República. A Reportagem é um ponto fora da curva do atual script midiático que descreve a gestão da pandemia como “incompetente” e “negligente”. Não, é intencional e eficiente! Segue a agenda da convergência da pandemia com o “Grande Reset do Capitalismo” planejado pelo Fórum Econômico Mundial - estratégias de “Necropolítica” (Mbembe) e “Necrocapitalismo” (Tyner) de eliminação calculada do excedente populacional “redundante”. Acharam Bolsonaro, o homem certo no lugar certo: em 2003, na Câmara dos Deputados, defendia a eliminação dos pobres através do controle de natalidade. Agora, tem em mãos arma mais eficiente: a disseminação institucional de um vírus. Manter-se simplesmente vivo virou um ato de resistência.

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review