sexta-feira, agosto 10, 2018

Cinegnose participará do Simpósio "Do Mundo Arcaico às Cosmologias Modernas" no RJ


“Por que o mundo tem que acabar? – Neo-apocalíptica e Escatologias Líquidas”. Esse será o tema da palestra deste humilde blogueiro no Simpósio “Do Mundo Arcaico às Cosmologias Modernas”, evento organizado pela revista eletrônica “Cosmos e Contexto” juntamente com o Centro de Estudos Avançados de Cosmologia (CEAC). O Simpósio acontecerá de 22 a 24 de agosto no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Rio de Janeiro, com a participação de filósofos, historiadores, cosmólogos, pesquisadores e sacerdotes, procurando um saber antidogmático que questione o monopólio da Ciência na construção da realidade.

Este humilde blogueiro participará do Simpósio “Do Mundo Arcaico às Cosmologias Modernas – Natureza, Universo e Caos” no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Rio de Janeiro. O evento ocorrerá no dia 24 de agosto às 10h15, dentro de uma intensa programação de palestras e debates que terá início dia 22 – abaixo link com a programação completa.

Este editor do “Cinegnose” discorrerá sobre o tema “Por que o mundo tem que acabar? – Neo-apocalíptica e Escatologias Líquidas”. Tema este que surgiu dentro de uma série de postagens aqui nesse blog onde discutíamos o porquê da recorrência no cinema desse início de século dos temas em torno do fim dos tempos: futuros apocalípticos e catástrofes cósmicas, climáticas e geológicas que põem sempre em xeque a existência da espécie humana e do próprio planeta.

O que estaria por trás dessa onda apocalíptica no cinema e audiovisual? Duas hipóteses que discutirei:

(a) Com a liquefação das religiões tradicionais monoteístas e suas “escatologias” (narrativas sobre o fim dos tempos) com a globalização financeira e cultural, surge a necessidade de criar uma nova narrativa escatológica para uma nova religião, dessa vez ecumênica, que dê legitimidade as novas bases materiais. Uma nova religião igualmente sem pátria, global, feita a partir do pastiche dos escombros dos grandes sistemas religiosos. Uma espécie de “neo-apocalíptica”: uma narrativa sobre o fim que junte convicções eco-ambientais, geofísicas e astrofísicas.

(b) Apesar do mito do fim do mundo ter se transformado em uma franquia cinematográfica e um próspero mercado de produtos que vão desde as promessas de salvação espiritual até a salvação física em abrigos nucleares, há um elemento verdadeiro em tudo isso: o de ser um sintoma da condição humana alienada nesse mundo.


O Evento


O Simpósio é organizado pela revista eletrônica Cosmos e Contexto juntamente com o Centro de Estudos Avançados de Cosmologia (CEAC). Tem como objetivo percorrer o caminho desde a ordem mítica à orquestração científica do que existe, aquém e além da ciência, a história que as diferentes civilizações produziram e que tratam do mundo, do universo, do cosmos e do caos.

E, como deve ser todo o verdadeiro saber antidogmático, questionando se devemos aceitar que somente a ciência tenha o monopólio de construção do real.

Para conhecer a programação completa do evento com o resumo das palestras dos participantes clique aqui.

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review