terça-feira, setembro 19, 2017

Atacante corintiano Jô foi vítima da "Pan Lava Jato" da Globo


Pobre Jô!, atacante corintiano que fez um gol com o braço e determinou a vitória do Corinthians sobre o Vasco no último domingo. A Globo, com a sua tradicional máquina de moer reputações para confirmar a pauta do jornalismo, elegeu o atacante como caso exemplar de todas as mazelas que o País precisa sanar na sua cruzada moralizadora anticorrupção. Lava Jato no futebol, pela honestidade no esporte! Implantado na Alemanha e Portugal, lá o árbitro de vídeo é uma decorrência da evolução natural da tecnologia no esporte. Mas aqui, é resultado da narrativa global da "Pan Lava Jato" na qual todas as editorias do jornalismo da emissora precisam ser encaixadas. Imolado em praça pública, Jô foi mais uma vítima do “modus operandi” da TV Globo: escândalo moral de uma suposta vitória injusta, o bate-bumbo dos seus apresentadores e comentaristas, o pronto julgamento moral e sentença do atacante corintiano e, no final, a "delação premiada" do Jô para tentar se safar da condenação.

O País agoniza não apenas na contínua crise política e econômica. Mas também afunda na fúria moralizadora para a qual a única saída é o enquadramento de qualquer coisa em algum princípio ético ou moral. De preferência religioso e conservador turbinado por algum instrumento legal – cancelamento de exposições artísticas ou peças de teatro (a negação da Justiça de Porto Alegre contra ação popular de reabertura do “Queermuseu” e a proibição da Justiça de Jundiaí/SP de uma peça de teatro sobre Jesus no SESC) ou a recente concessão de liminar da Justiça Federal que permite psicólogos tratar o homossexualismo como uma “doença”.

Numa atmosfera de conduções coercitivas, delações premiadas e meganhagem da Justiça mandando diariamente policiais federais nas ruas em alguma operação com nome insólito (e prontamente açodado pela grande mídia), o futebol não poderia mesmo ficar de fora. Afinal, esse esporte está no âmago da cultura nacional. E no processo atual do desmonte e venda a preço de banana do patrimônio do País, o futebol é mais um item que vai embora.

E, para quem ainda tinha alguma dúvida sobre a ingerência da TV Globo nesse amplo processo que varre o País, o escândalo moralista perpetrado pelo jornalismo esportivo da emissora sobre o gol de braço do atacante do Corinthians Jô liquida com qualquer dúvida.

Escândalo tão barulhento que a CBF decidiu antecipar a implementação do árbitro de vídeo nas partidas que restam do Campeonato Brasileiro, mesmo questionando-se: e os times supostamente prejudicados em lances duvidosos nos jogos anteriores? Como ficarão?

Árbitro de vídeo na cruzada anticorrupção


E o caso do atacante Jô mostra o modus operandi do tautismo da Globo: escândalo moral sobre uma vitória supostamente injusta e sem mérito, o bate-bumbo dos seus apresentadores e comentaristas, o pronto julgamento moral e sentença  do pobre atacante corintiano, a delação premiada do Jô para o jogador se safar da condenação e, enfim, antecipação forçada da arbitragem por vídeo que era somente aguardada para o ano que vem.


Se na Europa a arbitragem por vídeo surge pela evolução tecnológica natural das mídias, aqui no Brasil se dá através da cruzada anticorrupção da Globo.

Lava Jato no futebol! Porém, seletiva. Moralização em tudo, menos onde a Globo mais teme: nos obscuros esquemas de compra dos direitos nacionais e internacionais de transmissão da emissora.

Em postagem anterior discutíamos o chamado “Projeto Lance Limpo” lançado pelo jovem e solerte apresentador do Globo Esporte, Ivan Moré. Que demonstra nos últimos tempos ansiedade em também encaixar a editoria esportiva da emissora na campanha de apoio irrestrito à Lava Jato e a caçada seletiva de corruptos – clique aqui.

Segundo Moré, um projeto que objetiva apresentar “exemplos nobres de lealdade, companheirismo e honestidade”. E na oportunidade completava, diante de um apoplético Galvão Bueno: “que a Verdade prevaleça!”. Para Galvão Bueno, “um projeto necessário num país que precisa ser passado a limpo...”.

O Projeto abriu com o glorioso exemplo no clássico São Paulo e Corinthians em abril: após o juiz ter dado o cartão amarelo ao alvinegro Jô por causa de um suposto pisão no goleiro adversário, o zagueiro tricolor Rodrigo Caio alertou ao árbitro que ele tinha sido o autor do choque involuntário e de que a punição seria injusta. O juiz voltou atrás e Rodrigo Caio tornou-se a pièce de resistance do projeto do eufórico Ivan Moré – Sim! Honestidade é possível no futebol. 

Desde então, o Projeto parece que não decolou pela absoluta falta de novos exemplos nobres no esporte, particularmente no futebol.

Até que nesse domingo no jogo Corinthians e Vasco, em jogada de Marquinhos Gabriel cruzando fechado na área nos minutos finais, Jô interceptou o lance praticamente na linha do gol e garantiu a vitória alvinegra. A questão é que a bola bateu no braço do atacante.

Se para emissoras como ESPN, Gazeta e Fox o gol foi “polêmico” e ainda com dúvidas se a bola já havia cruzado a linha quando Jô interceptou o cruzamento, desde o primeiro momento para a Globo (TV aberta, Sportv, jornal Extra e Globo) o jogo estava sentenciado: com gol de braço Corinthians vence o Vasco!


“Lei do Jô”


No mesmo dia o pobre atacante virou alvo no quadro de gols do Fantástico com a admoestação do apresentador Tadeu Schmidt: “o vigia estava ali perto e não viu. Mas Deus tá vendo, Jô!”.

Foi ligada a máquina de triturar reputações, assim como a Globo costuma fazer com o noticiário político voltado a criação de climas de opinião pública direcionados pelos seus interesses corporativos.   

Como era esperado, no dia seguinte o noticioso Globo Esporte caiu matando em cima da resistência de Jô em admitir sua infração. “Eu me joguei na bola, não deu pra ver. O juiz deu gol, então não foi”, tentou inadvertidamente defender-se o atacante diante do modus operandi global funcionando a todo vapor.

Como na editoria política da emissora, não adianta o acusado dizer que é inocente. Tem que provar a inocência, contrariando o princípio legal de que o ônus da prova cabe ao acusador.

E mais. Globo Esporte relembrou a honestidade e “caráter” de Rodrigo Caio em ajudar Jô no clássico em abril, livrando-o do cartão amarelo que o suspenderia para o próximo jogo. O tradicional jornalismo metonímico da Globo em ação: inferir que Jô tem duas caras e é desonesto. 


Depois de outros veículos como o El País comprarem o viés da Globo e chegar a falar até em “Lei do Jô” (“hipocrisia de cobrar honestidade dos outros e não enxergar os próprios deslizes” – clique aqui) numa alusão a infame “Lei do Gérson”, na terça-feira o atacante corintiano capitulou e fez a sua “delação premiada”. E, finalmente, confirmar a pauta da Globo – a moralização do futebol através de uma Lava Jato esportiva.

“Vi depois o lance com mais tranquilidade e pude notar o toque no braço. Não quis fazer nada errado”, confessou o agora acuado Jô. E olha que esse humilde blogueiro é santista...

Tautismo e seletividade


E com seu indefectível óculos escuros e vestido de negro do pescoço até os pés (lembrando uma certa celebridade jurídica da Vara de Curitiba) o ex-jogador Casa Grande no seu quadro “Fala Casão” no Globo Esporte arriscou uma análise geracional: “a malandragem sempre foi aplaudida no futebol sul-americano. Talvez eu também não falasse, por que sou de uma geração na qual malandragem era aplaudida. A verdade tem que prevalecer...”.

A questão é que para a Globo a implantação do árbitro de vídeo no futebol brasileiro não decorre de uma evolução natural da tecnologia no esporte. A emissora tem que encaixar o novo instrumento dentro da narrativa que sustenta principalmente desde 2013 e que até derrubou um governo: a narrativa do “esse País é uma merda”.


E somente com a moralização e judicialização generalizada, consubstanciado numa espécie de Pan Lava Jato (na política, esporte, em tudo!), para salvar o País do seu próprio subdesenvolvimento espiritual.

E pau no pobre Jô! Escolhido pela Globo como caso exemplar daquilo que deve supostamente ser eliminado no País.

Sem treinamento técnico e de forma atropelada (por que a Globo, dona do futebol, exige para confirmar a narrativa da Pan Lava Jato) o vídeo entrará na arbitragem brasileira com consequências imprevisíveis, como dizem especialistas.

Como sempre, a cruzada pela moralidade da Globo é tautista (a Pan Lava Jato como macro narrativa na qual quer encaixar todas as editorias do jornalismo da emissora) e seletiva – o limite da ética e da moral são as portas trancadas das salas dentro das quais são feitas as obscuras negociações dos direitos das transmissões esportivas e planejada a complexa engenharia financeira da “Globo Overseas” em paraísos fiscais.

Postagens Relacionadas










Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review