Fuja de um ano que será marcado por mais do mesmo na indústria do
cinema: mais Star Wars, Star Trek, Capitão América, X-Men etc., além de remakes
e spin-off de Harry Potter. Preocupado com essa perspectiva sombria, o
Cinegnose resolveu mergulhar nas turbulentas águas do cinema independente e
trazer à tona uma lista de 13 estreias para esse ano. Há apenas três exceções. Incorporamos à lista três filmes mainstream: “Deuses do Egito”, “Alice Através
do Espelho” e "Esquadrão Suicida. O primeiro, por trazer temas gnósticos; o segundo pela Disney
querer apagar na adptação dos livros de Lewis Carroll todas as simbologias
ocultistas e esotéricas; e o terceiro em ver os efeitos de mais uma aparição do Coringa no cinema.
Esse é o ano que
será marcado pela continuidade de franquias (Star Wars, Star Trek, X-Men, Capitão América, Batman lutando junto
com o Super-Homem etc.) e spin-off da
série Harry Potter (Animais Fantásticos e Onde Habitam), e refilmagens (Jumanji, uma versão feminina de Ghostbusters etc.) numa evidência de que
a indústria do cinema pretende se arriscar o menos possível e apostar mais em
fórmulas prontas do que em novos nomes ou temas.
Mas também podemos
esperar para 2016 novos filmes e diretores desafiando o seu status de filmes
independentes e cruzando o mar turbulento das distribuidoras e bilheterias.
Diante de um 2016 tão pouco promissor em termos de novidades cinematográficas,
o Cinegnose elaborou uma lista de 13 filmes mais esperados para esse ano por
temáticas gnósticas, esotéricas ou simplesmente estranhas – sobre esse conceito
de “filme estranho” clique aqui.
Há algumas
exceções na lista que fogem à categoria de filmes independentes como o novo
filme do diretor Alex Proyas ou Alice Através do Espelho, justificadas abaixo.
13. Moonwalkers
Estamos nos anos
1960 em meio à corrida espacial entre EUA e URSS para ver quem chegava primeiro
na Lua. Um agente da CIA é enviado a Londres para contatar o famoso diretor
Stanley Kubrick para dirigir um filme com um falso pouso lunar para a NASA. Em
Londres, o homem da CIA confunde Johnny Grint, um obscuro empresário de uma
banda de hippie-rock fracassada, com o próprio agente de Kubrick. Desesperado
por dinheiro, Johnny leva a mentira adiante fazendo um dos membros da banda se
passar pelo famoso diretor de cinema. Apenas o tempo suficiente para colocar a
fortuna no seu bolso.
Por que está “Em Observação”? – A antiga teoria
da conspiração sobre um falso pouso lunar dirigido por Kubrick e as evidências
disso que teriam sido colocadas de forma cifradas em filmes como O Iluminado
(sobre isso clique aqui) misturado com personagens losers dentro da famosa cena cultural da Swinging
London de onde emergiram bandas psicodélicas como o Pink Floyd. Definitivamente
estamos diante de um “filme estranho”. O Cinegnose tem interesse por esse tipo
de filme como possíveis sintomas culturais.
12. Terminus
Os tempos são
difíceis e o mundo está à beira da autodestruição com uma guerra orquestrada
para distrair as massas através da mídia. Em meio a isso, depois de uma noite
de bebedeira, David testemunha a queda de um meteoro enquanto guia, fazendo-o
sofrer um devastador acidente de carro. Um estranho organismo alienígena cura
totalmente as suas feridas, para depois suas filha Annabelle encontrar David vagando
pela floresta.
De alguma forma
essa entidade alienígena passou a David a informação de que o mundo está à
beira de uma catástrofe nuclear. O que faz David construir em sua casa uma
cápsula protetora com estranhos poderes de cura, ajudando um ex-combatente de
guerra paraplégico voltar a andar. Isso faz chamar a atenção de autoridades
governamentais, além da filha achar que o pai enlouqueceu. David terá que
completar o que acha ser um propósito sobrenatural, antes que os agentes do
governo o prendam.
Por que está Em Observação? – Um mix dos
clássicos Cocoon (1985) e Contatos Imediatos do Terceiro Grau
(1977). Produção de baixo orçamento filmado em Sidney e com elenco
totalmente australiano, embora a narrativa se passe no Meio Oeste americano. Manipulações
midiáticas e paranoia são temas diletos do Cinegnose.
11. Synchronicity
Um físico está
prestes a abrir um wormhole no contínuo espaço-tempo e criar uma máquina do
tempo. Junto com seus assistentes, ele realiza o experimento em seu próprio laboratório
privado, mas está dependendo de uma substância caríssima somente disponível a
partir de um vasto conglomerado cujo CEO se recusa em cooperar – a não ser que
dê a ele uma parte dos direitos sobre os resultados positivos. É claro que o
protagonista se arrependerá e o CEO vai se revelar o que foi Thomas Edson para
o físico Nikola Tesla: roubar os créditos de um invento altruísta e usá-lo para
finalidades comerciais.
Por que está Em Observação? – Synchronicity é um conto sobre viagem no
tempo que segue a linha de filmes independentes como O Predestinado (2014), Time
Lapse (2014) ou Crimes Temporais
- 2007, já analisado pelo Cinegnose, clique aqui. Baixos orçamentos
superados por roteiros inteligentes. Um filme que poderá entrar na categoria
dos CronoGnósticos (filmes que
apresentam um multifacetamento da realidade ou universos alternativos por meio
da concepção quântica ou caótica do tempo) dentro da categorização dos filmes
gnósticos pelo Cinegnose: CosmoGnósticos, TecnoGnósticos, PsicoGnósticos,
AstroGnósticos e CronoGnósticos – sobre isso clique aqui.
10. Deuses do Egito
Bek (Brenton Thwaites) é um mortal pacato que se considera apenas
mais um soldado, e que vive em um Egito ancestral dominado por deuses e forças
ocultas. Quando o impiedoso Set (Gerard Butler), deus da escuridão, toma o
trono da nação e mergulha a sociedade no caos, o jovem se unirá a outros
cidadãos e com o poderoso deus Horus (Nikolaj Coster-Waldau), para formar uma
expressiva resistência.
Por que está Em Observação? – O diretor Alex Proyas (O Corvo, Dark City e Eu, Robô) é conhecido pela seu estilo e
fotografia claramente influenciados por Kubrick e Ridley Scott. Com narrativas
em tom sombrio e cenários pós-apocalípticos, Proyas aplica em seus filmes
inúmeras simbologias e temas gnóstico. Principalmente no filme Dark City (1998), um noir-gnóstico onde
todos os temas que um ano depois Matrix exploraria são desenvolvidos de maneira
mais filosófica e metafísica. Certamente o filme vai explorar a concepção
esotérica dos antigos deuses como alienígenas arbitrários que colocam o homem
como prisioneiros em um fogo cruzado. O mesmo tom dado por Ridley Scott no
filme Êxodo: Deuses e Reis – filme já
analisado pelo Cinegnose, clique
aqui.
09. Alice Através do Espelho
Sequência de Alice no País das
Maravilhas, sucesso de 2010 dirigido por Tim Burton e adaptado dos livros
de Lewis Carroll. Alice
atravessa para o outro lado do espelho e lá encontra um mundo diferente, com
muitos conceitos invertidos e acontecimentos imprevisíveis, tendo como tema o
jogo de xadrez. Na história, ela descobre um estranho mundo construído como um
tabuleiro de xadrez, com peças brancas e vermelhas.
Por que está Em Observação? – O filme está aqui como umas das exceções na lista por ser um blockbuster da Disney. O Cinegnose analisou na
época o filme dirigido por Tim Burton e chegou a uma triste constatação: Alice
sofreu um claro enquadramento moral e ideológico dos Estúdios Disney ao reduzir
a complexidade ocultista e gnóstica dos livros de Carroll – a narrativa
tornou-se numa jornada de autoconhecimento motivacional de Alice para
transformá-la em uma espécie de empresária empreendedora no final. Retirou a
transcendência de Carroll para a imanência do mundo dos negócios, tanto da
empresa do pai de Alice quanto dos empreendimentos da Disney.
08. Esquadrão Suicida
Reúna um time dos super-vilões mais perigosos já encarcerados, dê a eles
o arsenal mais poderoso do qual o governo dispõe e os envie a uma missão para
derrotar uma entidade enigmática e insuperável que a agente governamental
Amanda Waller (Viola Davis) decidiu que só pode ser vencida por indivíduos
desprezíveis e que nada têm a perder. No entanto, assim que o improvável time percebe
que eles não foram escolhidos para vencerem, e sim para falharem
inevitavelmente, será que o Esquadrão Suicida vai morrer tentando concluir a
missão ou cada um decidirá o que é melhor por si?
Por que está Em Observação? – Outra exceção dessa lista. O Cinegnose está
não só atento ao filme, mas também aos possíveis chamados “efeitos copycat”
(imitação) semelhantes aos ocorridos com o filme Batman, O Cavaleiro das Trevas Ressurge que envolveram o personagem
Coringa e os incidentes conhecidos como “Massacre de Colorado” – um atirador
vestido como o personagem abriu fogo em um cinema nos EUA. O ator Health Ledger
também teria sido uma vítima da “forma-pensamento” (no sentido
esotérico-teosófico) autônoma em que se transformou o Coringa na cultura pop.
Depoimentos da filmagem do Esquadrão
Suicida relatam transformações no ator Jared Leto: “tenho medo de
aproximar-me dele...” ou então o ator não estaria conseguindo “abandonar o personagem” –
sobre isso clique aqui. Vamos conferir os efeitos
de mais uma encarnação do Coringa no cinema.
07. Bad Santa 2
Um filme de Natal politicamente incorreto sobre Papai Noel. Continuação
de Bad Santa de 2003. Nesse filme, um ladrão e seu ajudante pretendem roubar
uma loja de departamentos fantasiados de Papai Noel na noite de Natal. Mas
passam a ter problemas quando fazem amizade com um garoto problemático e o
chefe da segurança descobre a trama.
Por que está Em Observação? - fábulas incorretas sobre Papai Noel são
sempre antropologicamente interessantes. Como já vimos em postagens anteriores,
todo Natal surgem exemplares de filmes com versões pouco ortodoxas sobre o bom
velhinho como Papai Noel das Cavernas
(2010), Elves (1989), Uma Noite de Fúria (2005) etc. Antes da
sua conversão ao capitalismo pela Coca-Cola, Papai Noel sempre teve uma fama
contrária nas suas origens na antiguidade pagã: castigador de crianças e
entidade assustadora. O Cinegnose está sempre interessado na forma como esses
velhos arquétipos ressurgem na indústria do entretenimento.
06. High-Rise
Adaptação do livro distópico de J.G. Ballard de 1975. O filme se passa
em uma torre de condomínio gigantesca (Torre Elysium) onde há inclusive escola
e supermercado. Criado por um arquiteto megalômano (Jeremy Irons) que, a
exemplo do criador de replicantes em Blade
Runner, prefere morar na cobertura. Os habitantes do arranha-céu se dividem
em classes-sociais de acordo com a altura do andar. Tudo foi desenhado para se
isolar do mundo exterior. Conflitos entre vizinhos e falhas tecnológicas
começam a criar uma escalada de violência e a quebra de uma ordem onde “a
classe média é um luxo que o capitalismo não pode seguir permitindo”, como
escreveu Ballard em seu livro.
Por que está Em Observação? – Ballard é conhecido por esse blog a partir
da adaptação cinematográfica de David Cronemberg Crash: Estranhos Prazeres baseada no livro homônimo – filme já
analisado pelo Cinegnose, clique aqui. Do primeiro livro Mundo
Submerso (1962) sobre os efeitos sócio-políticos do derretimento das calotas
polares, passando por Crash (1973) sobre as relações entre o fascínio por
carros e as perversões sexuais à decadência de uma Riviera futura em
Super-Cannes (2000), Ballard é o mestre das projeções de futuros distópicos. Em
particular em High-Rise, estão colocados personagens tipicamente gnósticos como
um arquiteto que criou um microcosmo onde todos vivem sem contato com o resto
do mundo.
05. The Conjuring 2: The Enfield Poltergeist
Patrick Wilson e Vera Farmiga dão continuidade aos seus personagens de
investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren. Dessa vez os Warren viajam para
a Inglaterra para investigar uma atividade paranormal envolvendo poltergeist em
uma residência na cidade de Enfield, norte da Inglaterra. O filme baseou-se em
caso real ocorrido em 1977 e que se tornou o mais famoso na história dos
fenômenos de poltergeist no qual teria se inspirado o filme Poltergeist escrito
por Spielberg.
Os investigadores membros da SPR (Society for Psychical Research)
relataram testemunhar fenômenos diversos, incluindo móveis se movendo
aleatoriamente, mármores voando, brisas geladas, surgimento de poças rasas de
água que surgiam no chão, e o surgimento de incêndios esporádicos, os quais
apareciam e desapareciam do nada. A família no caso
Enfield consistia de uma mãe e seus quatro filhos.
Por que está Em Observação? – filmes de terror sempre são interessantes
por ressaltar o que chamamos de “matriz edipiana”: dramas
envolvendo culpa, incesto, a
sedução da inocência, sexo culpado (sadomasoquista), a percepção corpo
fragmentada do corpo pelo infante pré-formação do ego (daí o porquê do fascínio
pelos corpos despedaçados, vísceras e sangue no cinema de terror) etc.
E, principalmente, o Mal e o Estranho como os
nossos próprios impulsos aos quais deveremos renunciar na resolução do Édipo e
na entrada ao mundo da Cultura. Os filmes de terror dramatizariam a nossa
própria luta interna em ter que renunciar a Natureza (prazer, impulso, gratificação
imediata) em nome da Cultura (renúncia e sublimação).
Além disso, The Conjuring 2 dá um tempo com essa
onda repetitiva de filmes mockumentary como resultados de supostos vídeos
achados filmados em planos sequências.
04. O Abraço da Serpente
Baseado nos diários de uma dupla de cientistas pioneiros para o
conhecimento dos povos indígenas da Amazônia venezuelana, o filme mostra a
última viagem Grunberg em busca de uma planta lendária com altíssimo poder de
cura, entrecortado por uma viagem futura 40 anos à frente de Richard Evans
Schultes, considerado o pai da etnobotânica moderna. Dois pesquisadores e duas
épocas diferentes, em diferentes eras indígenas. As viagens confundem-se com
jornadas espirituais e xamanismo. Renascimento espiritual e renascimento cósmico.
Por que está Em Observação? – O Cinegnose já vem fazendo aproximações
entre cinema e xamanismo em análises de filmes como Dead Man (1995, clique aqui) e Blueberry
– Desejo de Vingança (2004, clique aqui). Tal como esse último filme, a crítica vem
apontando que O Abraço da Serpente é uma sessão de experiência sensorial em uma
região da Amazônia onde nãos e filmava há 30 anos. Além do que a serpente, como
os rios da região, tem um forte simbolismo xamânico e alquímico.
03. O Novíssimo Testamento
Deus (Benoît Poelvoorde) está vivo, mora em Bruxelas e é um senhor
rabugento e malvado com uma filha de 10 anos de idade. Cansada da natureza
abusiva do pai, a menina invade o computador dele e envia para todos os
habitantes do planeta via SMS as datas de suas respectivas mortes, ação que gera
consequências inimagináveis.
Por que está Em Observação? – Filme francês dirigido por Jaco van Domael.
O diretor é bem conhecido pelo Cinegnose pela abordagem gnóstica da morte e do
tempo feita no filme Sr Ninguém
(2009, sobre o filme clique aqui). A caracterização de Deus
como um velho rabugento e malvado é a típica crítica gnóstica do criador como
um Demiurgo presente no Velho Testamento bíblico. Uma comédia que parece caracterizar que Deus continua o mesmo,
dessa vez tão arbitrário como os códigos binários dos computadores. Filme
indicado ao Globo de Ouro 2016 de Melhor Filme Estrangeiro.
02. História da Minha Morte
Casanova (Vicenç Altaió) é um Marquês já de certa idade que sempre anda
acompanhado do seu servo e é conhecido por suas conquistas sexuais. Ele acabou
de chegar em uma pequena aldeia de camponeses cercada por florestas, onde
misteriosamente encontra o Conde Drácula (Eliseu Huertas). Localizado em algum
lugar entre os séculos XVIII e XIX o filme mostra personagens mitológicos em
estranhos e eróticos ambientes.
Por que está Em Observação? – Embora produzido em 2013 e exibido em muitos
festivias, o filme espanhol está sendo lançado comercialmente nesse ano.
A narrativa
desenrola-se em boa parte em cenários interiores, marcados por algum rigor na
sua construção, utilização da luz natural (com excepção da utilização das
velas), enquanto somos apresentados ao protagonista em momentos relativamente
banais, tais como comer romãs (algo excessivamente repetido, que pode querer
simbolizar o sexo em abundância que este teve), mas também defecar, onde o
diretor Albert Serra não nos poupa dos momentos mais escatológicos de Casanova,
chegando até a expor com vigor a cara deste em esforço e os dejetos.
Ah! E ainda aparece o
Drácula! A crítica vem falando sobre um filme monótono, frio, e vazio de emoção. Mas, afinal, assim eram os
filósofos libertinos como Marquês de Sade e Conde Masoch. Por isso o blog se
interessa pelo filme: a noção de “transparência do mal” – sobre isso clique aqui.
01. Eisenstein in Guanajuato
Narra a viagem do célebre diretor russo Sergéi Eisenstein (Encouraçado Potemkin) aos 33 anos em
1931 para rodar seu filme Que Viva
México! A viagem serviu para o diretor se abrir aos demais e assumir sua
homossexualidade. O México tornou-se um divisor de águas na vida do diretor,
tanto pessoal como cinematograficamente, influenciando a forma de realizar seus
filmes.
Por que está Em Observação? – Dirigido pelo diretor inglês Peter Greenaway
(O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e o
Amante, 1989) assume um fascínio pelos diretores russos como valentes e
originais. Eisenstein passou para a história como técnico e teórico da montagem
no cinema. Desde os anos 1980 Greenaway afirma que o cinema morreu e os culpados eram a TV e o controle remoto. Por isso, procurou sempre aproximar cinema,
fotografia e pintura, mas sempre para ele sob a sombra da originalidade da montagem do
cinema soviético de Eisenstein.
Guanajuato no México é um lugar cuja arte cultura é bem sugestiva sobre
algo muito presente na idiossincrasia mexicana: o início da vida relacionado
com a alegria pela morte – tema sempre presente na cinematografia de Greenaway. Isso
deve ter impactado bastante Eisenstein, acostumado ao utilitarismo e
materialismo soviéticos.
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