quinta-feira, janeiro 07, 2016

Em Observação os 13 filmes mais esperados para 2016


Fuja de um ano que será marcado por mais do mesmo na indústria do cinema: mais Star Wars, Star Trek, Capitão América, X-Men etc., além de remakes e spin-off de Harry Potter. Preocupado com essa perspectiva sombria, o Cinegnose resolveu mergulhar nas turbulentas águas do cinema independente e trazer à tona uma lista de 13 estreias para esse ano. Há apenas três exceções. Incorporamos à lista três filmes mainstream: “Deuses do Egito”, “Alice Através do Espelho” e "Esquadrão Suicida. O primeiro, por trazer temas gnósticos; o segundo pela Disney querer apagar na adptação dos livros de Lewis Carroll todas as simbologias ocultistas e esotéricas; e o terceiro em ver os efeitos de mais uma aparição do Coringa no cinema.

Esse é o ano que será marcado pela continuidade de franquias (Star Wars, Star Trek, X-Men, Capitão América, Batman lutando junto com o Super-Homem etc.) e spin-off da série Harry Potter (Animais Fantásticos e Onde Habitam), e refilmagens (Jumanji, uma versão feminina de Ghostbusters etc.) numa evidência de que a indústria do cinema pretende se arriscar o menos possível e apostar mais em fórmulas prontas do que em novos nomes ou temas.

Mas também podemos esperar para 2016 novos filmes e diretores desafiando o seu status de filmes independentes e cruzando o mar turbulento das distribuidoras e bilheterias. Diante de um 2016 tão pouco promissor em termos de novidades cinematográficas, o Cinegnose elaborou uma lista de 13 filmes mais esperados para esse ano por temáticas gnósticas, esotéricas ou simplesmente estranhas – sobre esse conceito de “filme estranho” clique aqui.

Há algumas exceções na lista que fogem à categoria de filmes independentes como o novo filme do diretor Alex Proyas ou Alice Através do Espelho, justificadas abaixo.

13. Moonwalkers


Estamos nos anos 1960 em meio à corrida espacial entre EUA e URSS para ver quem chegava primeiro na Lua. Um agente da CIA é enviado a Londres para contatar o famoso diretor Stanley Kubrick para dirigir um filme com um falso pouso lunar para a NASA. Em Londres, o homem da CIA confunde Johnny Grint, um obscuro empresário de uma banda de hippie-rock fracassada, com o próprio agente de Kubrick. Desesperado por dinheiro, Johnny leva a mentira adiante fazendo um dos membros da banda se passar pelo famoso diretor de cinema. Apenas o tempo suficiente para colocar a fortuna no seu bolso.

Por que está “Em Observação”? – A antiga teoria da conspiração sobre um falso pouso lunar dirigido por Kubrick e as evidências disso que teriam sido colocadas de forma cifradas em filmes como O Iluminado (sobre isso clique aqui) misturado com personagens losers  dentro da famosa cena cultural da Swinging London de onde emergiram bandas psicodélicas como o Pink Floyd. Definitivamente estamos diante de um “filme estranho”. O Cinegnose tem interesse por esse tipo de filme como possíveis sintomas culturais.

12. Terminus


Os tempos são difíceis e o mundo está à beira da autodestruição com uma guerra orquestrada para distrair as massas através da mídia. Em meio a isso, depois de uma noite de bebedeira, David testemunha a queda de um meteoro enquanto guia, fazendo-o sofrer um devastador acidente de carro. Um estranho organismo alienígena cura totalmente as suas feridas, para depois suas filha Annabelle encontrar David vagando pela floresta.

De alguma forma essa entidade alienígena passou a David a informação de que o mundo está à beira de uma catástrofe nuclear. O que faz David construir em sua casa uma cápsula protetora com estranhos poderes de cura, ajudando um ex-combatente de guerra paraplégico voltar a andar. Isso faz chamar a atenção de autoridades governamentais, além da filha achar que o pai enlouqueceu. David terá que completar o que acha ser um propósito sobrenatural, antes que os agentes do governo o prendam.

Por que está Em Observação? – Um mix dos clássicos Cocoon (1985) e Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977). Produção de baixo orçamento filmado em Sidney e com elenco totalmente australiano, embora a narrativa se passe no Meio Oeste americano. Manipulações midiáticas e paranoia são temas diletos do Cinegnose.

11. Synchronicity


Um físico está prestes a abrir um wormhole no contínuo espaço-tempo e criar uma máquina do tempo. Junto com seus assistentes, ele realiza o experimento em seu próprio laboratório privado, mas está dependendo de uma substância caríssima somente disponível a partir de um vasto conglomerado cujo CEO se recusa em cooperar – a não ser que dê a ele uma parte dos direitos sobre os resultados positivos. É claro que o protagonista se arrependerá e o CEO vai se revelar o que foi Thomas Edson para o físico Nikola Tesla: roubar os créditos de um invento altruísta e usá-lo para finalidades comerciais.

Por que está Em Observação? – Synchronicity é um conto sobre viagem no tempo que segue a linha de filmes independentes como O Predestinado (2014), Time Lapse (2014) ou Crimes Temporais - 2007, já analisado pelo Cinegnose, clique aqui. Baixos orçamentos superados por roteiros inteligentes. Um filme que poderá entrar na categoria dos CronoGnósticos (filmes que apresentam um multifacetamento da realidade ou universos alternativos por meio da concepção quântica ou caótica do tempo) dentro da categorização dos filmes gnósticos pelo Cinegnose: CosmoGnósticos, TecnoGnósticos, PsicoGnósticos, AstroGnósticos e CronoGnósticos – sobre isso clique aqui.

10. Deuses do Egito


Bek (Brenton Thwaites) é um mortal pacato que se considera apenas mais um soldado, e que vive em um Egito ancestral dominado por deuses e forças ocultas. Quando o impiedoso Set (Gerard Butler), deus da escuridão, toma o trono da nação e mergulha a sociedade no caos, o jovem se unirá a outros cidadãos e com o poderoso deus Horus (Nikolaj Coster-Waldau), para formar uma expressiva resistência.

Por que está Em Observação? – O diretor Alex Proyas (O Corvo, Dark City e Eu, Robô) é conhecido pela seu estilo e fotografia claramente influenciados por Kubrick e Ridley Scott. Com narrativas em tom sombrio e cenários pós-apocalípticos, Proyas aplica em seus filmes inúmeras simbologias e temas gnóstico. Principalmente no filme Dark City (1998), um noir-gnóstico onde todos os temas que um ano depois Matrix exploraria são desenvolvidos de maneira mais filosófica e metafísica. Certamente o filme vai explorar a concepção esotérica dos antigos deuses como alienígenas arbitrários que colocam o homem como prisioneiros em um fogo cruzado. O mesmo tom dado por Ridley Scott no filme Êxodo: Deuses e Reis – filme já analisado pelo Cinegnose, clique aqui.

09. Alice Através do Espelho


Sequência de Alice no País das Maravilhas, sucesso de 2010 dirigido por Tim Burton e adaptado dos livros de Lewis Carroll. Alice atravessa para o outro lado do espelho e lá encontra um mundo diferente, com muitos conceitos invertidos e acontecimentos imprevisíveis, tendo como tema o jogo de xadrez. Na história, ela descobre um estranho mundo construído como um tabuleiro de xadrez, com peças brancas e vermelhas.

Por que está Em Observação? – O filme está aqui como umas das exceções na lista por ser um blockbuster da Disney. O Cinegnose analisou na época o filme dirigido por Tim Burton e chegou a uma triste constatação: Alice sofreu um claro enquadramento moral e ideológico dos Estúdios Disney ao reduzir a complexidade ocultista e gnóstica dos livros de Carroll – a narrativa tornou-se numa jornada de autoconhecimento motivacional de Alice para transformá-la em uma espécie de empresária empreendedora no final. Retirou a transcendência de Carroll para a imanência do mundo dos negócios, tanto da empresa do pai de Alice quanto dos empreendimentos da Disney.

08. Esquadrão Suicida


Reúna um time dos super-vilões mais perigosos já encarcerados, dê a eles o arsenal mais poderoso do qual o governo dispõe e os envie a uma missão para derrotar uma entidade enigmática e insuperável que a agente governamental Amanda Waller (Viola Davis) decidiu que só pode ser vencida por indivíduos desprezíveis e que nada têm a perder. No entanto, assim que o improvável time percebe que eles não foram escolhidos para vencerem, e sim para falharem inevitavelmente, será que o Esquadrão Suicida vai morrer tentando concluir a missão ou cada um decidirá o que é melhor por si?

Por que está Em Observação? – Outra exceção dessa lista. O Cinegnose está não só atento ao filme, mas também aos possíveis chamados “efeitos copycat” (imitação) semelhantes aos ocorridos com o filme Batman, O Cavaleiro das Trevas Ressurge que envolveram o personagem Coringa e os incidentes conhecidos como “Massacre de Colorado” – um atirador vestido como o personagem abriu fogo em um cinema nos EUA. O ator Health Ledger também teria sido uma vítima da “forma-pensamento” (no sentido esotérico-teosófico) autônoma em que se transformou o Coringa na cultura pop.

Depoimentos da filmagem do Esquadrão Suicida relatam transformações no ator Jared Leto: “tenho medo de aproximar-me dele...” ou então o ator não estaria conseguindo “abandonar o personagem” – sobre isso clique aqui. Vamos conferir os efeitos de mais uma encarnação do Coringa no cinema.



07. Bad Santa 2


Um filme de Natal politicamente incorreto sobre Papai Noel. Continuação de Bad Santa de 2003. Nesse filme, um ladrão e seu ajudante pretendem roubar uma loja de departamentos fantasiados de Papai Noel na noite de Natal. Mas passam a ter problemas quando fazem amizade com um garoto problemático e o chefe da segurança descobre a trama.

Por que está Em Observação? - fábulas incorretas sobre Papai Noel são sempre antropologicamente interessantes. Como já vimos em postagens anteriores, todo Natal surgem exemplares de filmes com versões pouco ortodoxas sobre o bom velhinho como Papai Noel das Cavernas (2010), Elves (1989), Uma Noite de Fúria (2005) etc. Antes da sua conversão ao capitalismo pela Coca-Cola, Papai Noel sempre teve uma fama contrária nas suas origens na antiguidade pagã: castigador de crianças e entidade assustadora. O Cinegnose está sempre interessado na forma como esses velhos arquétipos ressurgem na indústria do entretenimento.

06. High-Rise


Adaptação do livro distópico de J.G. Ballard de 1975. O filme se passa em uma torre de condomínio gigantesca (Torre Elysium) onde há inclusive escola e supermercado. Criado por um arquiteto megalômano (Jeremy Irons) que, a exemplo do criador de replicantes em Blade Runner, prefere morar na cobertura. Os habitantes do arranha-céu se dividem em classes-sociais de acordo com a altura do andar. Tudo foi desenhado para se isolar do mundo exterior. Conflitos entre vizinhos e falhas tecnológicas começam a criar uma escalada de violência e a quebra de uma ordem onde “a classe média é um luxo que o capitalismo não pode seguir permitindo”, como escreveu Ballard em seu livro.

Por que está Em Observação? – Ballard é conhecido por esse blog a partir da adaptação cinematográfica de David Cronemberg Crash: Estranhos Prazeres baseada no livro homônimo – filme já analisado pelo Cinegnose, clique aqui. Do primeiro livro Mundo Submerso (1962) sobre os efeitos sócio-políticos do derretimento das calotas polares, passando por Crash (1973) sobre as relações entre o fascínio por carros e as perversões sexuais à decadência de uma Riviera futura em Super-Cannes (2000), Ballard é o mestre das projeções de futuros distópicos. Em particular em High-Rise, estão colocados personagens tipicamente gnósticos como um arquiteto que criou um microcosmo onde todos vivem sem contato com o resto do mundo.

05.  The Conjuring 2: The Enfield Poltergeist


Patrick Wilson e Vera Farmiga dão continuidade aos seus personagens de investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren. Dessa vez os Warren viajam para a Inglaterra para investigar uma atividade paranormal envolvendo poltergeist em uma residência na cidade de Enfield, norte da Inglaterra. O filme baseou-se em caso real ocorrido em 1977 e que se tornou o mais famoso na história dos fenômenos de poltergeist no qual teria se inspirado o filme Poltergeist escrito por Spielberg.

Os investigadores membros da SPR (Society for Psychical Research) relataram testemunhar fenômenos diversos, incluindo móveis se movendo aleatoriamente, mármores voando, brisas geladas, surgimento de poças rasas de água que surgiam no chão, e o surgimento de incêndios esporádicos, os quais apareciam e desapareciam do nada. A família no caso Enfield consistia de uma mãe e seus quatro filhos.

Por que está Em Observação? – filmes de terror sempre são interessantes por ressaltar o que chamamos de “matriz edipiana”: dramas envolvendo culpa, incesto, a sedução da inocência, sexo culpado (sadomasoquista), a percepção corpo fragmentada do corpo pelo infante pré-formação do ego (daí o porquê do fascínio pelos corpos despedaçados, vísceras e sangue no cinema de terror) etc.
E, principalmente, o Mal e o Estranho como os nossos próprios impulsos aos quais deveremos renunciar na resolução do Édipo e na entrada ao mundo da Cultura. Os filmes de terror dramatizariam a nossa própria luta interna em ter que renunciar a Natureza (prazer, impulso, gratificação imediata) em nome da Cultura (renúncia e sublimação).

Além disso, The Conjuring 2 dá um tempo com essa onda repetitiva de filmes mockumentary como resultados de supostos vídeos achados filmados em planos sequências.



04. O Abraço da Serpente


Baseado nos diários de uma dupla de cientistas pioneiros para o conhecimento dos povos indígenas da Amazônia venezuelana, o filme mostra a última viagem Grunberg em busca de uma planta lendária com altíssimo poder de cura, entrecortado por uma viagem futura 40 anos à frente de Richard Evans Schultes, considerado o pai da etnobotânica moderna. Dois pesquisadores e duas épocas diferentes, em diferentes eras indígenas. As viagens confundem-se com jornadas espirituais e xamanismo. Renascimento espiritual e renascimento cósmico.

Por que está Em Observação? – O Cinegnose já vem fazendo aproximações entre cinema e xamanismo em análises de filmes como Dead Man (1995, clique aqui) e Blueberry – Desejo de Vingança (2004, clique aqui). Tal como esse último filme, a crítica vem apontando que O Abraço da Serpente é uma sessão de experiência sensorial em uma região da Amazônia onde nãos e filmava há 30 anos. Além do que a serpente, como os rios da região, tem um forte simbolismo xamânico e alquímico.

03. O Novíssimo Testamento


Deus (Benoît Poelvoorde) está vivo, mora em Bruxelas e é um senhor rabugento e malvado com uma filha de 10 anos de idade. Cansada da natureza abusiva do pai, a menina invade o computador dele e envia para todos os habitantes do planeta via SMS as datas de suas respectivas mortes, ação que gera consequências inimagináveis.

Por que está Em Observação? – Filme francês dirigido por Jaco van Domael. O diretor é bem conhecido pelo Cinegnose pela abordagem gnóstica da morte e do tempo feita no filme Sr Ninguém (2009, sobre o filme clique aqui). A caracterização de Deus como um velho rabugento e malvado é a típica crítica gnóstica do criador como um Demiurgo presente no Velho Testamento bíblico. Uma comédia que parece caracterizar que Deus continua o mesmo, dessa vez tão arbitrário como os códigos binários dos computadores. Filme indicado ao Globo de Ouro 2016 de Melhor Filme Estrangeiro.

02. História da Minha Morte


Casanova (Vicenç Altaió) é um Marquês já de certa idade que sempre anda acompanhado do seu servo e é conhecido por suas conquistas sexuais. Ele acabou de chegar em uma pequena aldeia de camponeses cercada por florestas, onde misteriosamente encontra o Conde Drácula (Eliseu Huertas). Localizado em algum lugar entre os séculos XVIII e XIX o filme mostra personagens mitológicos em estranhos e eróticos ambientes.

Por que está Em Observação? – Embora produzido em 2013 e exibido em muitos festivias, o filme espanhol está sendo lançado comercialmente nesse ano.

A narrativa desenrola-se em boa parte em cenários interiores, marcados por algum rigor na sua construção, utilização da luz natural (com excepção da utilização das velas), enquanto somos apresentados ao protagonista em momentos relativamente banais, tais como comer romãs (algo excessivamente repetido, que pode querer simbolizar o sexo em abundância que este teve), mas também defecar, onde o diretor Albert Serra não nos poupa dos momentos mais escatológicos de Casanova, chegando até a expor com vigor a cara deste em esforço e os dejetos.

Ah! E ainda aparece o Drácula! A crítica vem falando sobre um filme monótono, frio,  e vazio de emoção. Mas, afinal, assim eram os filósofos libertinos como Marquês de Sade e Conde Masoch. Por isso o blog se interessa pelo filme: a noção de “transparência do mal” – sobre isso clique aqui.

01. Eisenstein in Guanajuato


Narra a viagem do célebre diretor russo Sergéi Eisenstein (Encouraçado Potemkin) aos 33 anos em 1931 para rodar seu filme Que Viva México! A viagem serviu para o diretor se abrir aos demais e assumir sua homossexualidade. O México tornou-se um divisor de águas na vida do diretor, tanto pessoal como cinematograficamente, influenciando a forma de realizar seus filmes.

Por que está Em Observação? – Dirigido pelo diretor inglês Peter Greenaway (O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e o Amante, 1989) assume um fascínio pelos diretores russos como valentes e originais. Eisenstein passou para a história como técnico e teórico da montagem no cinema. Desde os anos 1980 Greenaway afirma que o cinema morreu e os culpados eram a TV e o controle remoto. Por isso, procurou sempre aproximar cinema, fotografia e pintura, mas sempre para ele sob a sombra da originalidade da montagem do cinema soviético de Eisenstein.

Guanajuato no México é um lugar cuja arte cultura é bem sugestiva sobre algo muito presente na idiossincrasia mexicana: o início da vida relacionado com a alegria pela morte – tema sempre presente na cinematografia de Greenaway. Isso deve ter impactado bastante Eisenstein, acostumado ao utilitarismo e materialismo soviéticos.

Postagens Relacionadas











Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review