quinta-feira, maio 31, 2018

A "Nova Ordem" do bullying e intolerância no filme "Klass"

A princípio, o filme estoniano “Klass”(2007) é mais um filme sobre assassinatos seriais em escolas, na linha de “Elephant”, “Tiros em Columbine” ou “Precisamos Falar Sobre Kevin”. Também baseado em um incidente real, “Klass” se esforça em não ser mais um filme “sobre” violência escolar, mas procura falar “da” violência, sem estilização tradicional do tema – fetichização das armas e atiradores vestidos com trajes snipers negros. Formado por um cast de atores amadores e não-atores, “Klass” arranca performances espontâneas e brutais sobre a história de Joosep, vítima de bullying e desprezo de uma classe que cria um mundo fechado. Incompreensível para adultos preocupados com seus próprios afazeres. “Klass” vai ao fundo psicológico do nascimento do extremo desejo de vingança: uma Nova Ordem na qual família e escola pouco significam ou compreendem um movimento que está muito além da Razão: uma secreta aliança entre Id e Superego – autoritarismo aliado ao prazer sadomasoquista. Filme sugerido pelo nosso onipresente leitor Felipe Resende.

Filmes sobre bullying e tiroteios seriais em escolas como Elephant (2003) de Gus Van Sant, o documentário Tiros em Columbine (2003) de Michael Moore ou Precisamos Falar sobre Kevin (2011) em geral transitam entre o sensacionalismo e a esteticização da violência ou o viés sócio-político no qual a violência juvenil é o reflexo de uma sociedade armada e militarizada.

Mas o resultado final é sempre uma metalinguagem. Sempre um discurso sobre a violência do que uma figuração da violência. Camadas de racionalização sobre uma tragédia. Tentativas de explicar o incompreensível – as tragédias criadas por espécies de anjos vestidos de preto que primeiro mataram seus próprios superegos para depois matar as pessoas em volta.

Um filme desafiador a esse viés cinematográfico é o filme estoniano Klass (2007), dirigido por Iilmar Raag, um ex-chefe do canal de TV pública. O filme provocou uma série de controvérsias em grupos de discussão em escolas na Estônia. Principalmente porque Klass foi baseado em um incidente real.

Sem falar que a polêmica pública criada por Klass supostamente teria provocado o chamado “Efeito Copycat” (efeito midiático de imitação) na vizinha Finlândia:  tiros nas escolas Kauhajoki (10 pessoas mortas) e Jokela (8 vítimas fatais) – sobre esse conceito, clique aqui.

Klass se esforça em examinar o nascimento de um ato tão extremo de vingança diante de episódios de assédio. No filme, a mídia e internet aparecem muito circunstancialmente pelo cotidiano escolar dos jovens – certamente para tentar fugir dos velhos clichês hipodérmicos dos games, filmes e redes sociais como incitadores de violência e ódio.


Raag preferiu trabalhar com atores amadores ou não-atores, para extrair mais força e espontaneidade das sequências. Por isso, é muito mais impactante do que os congêneres norte-americanos, fascinados pelo fetiche das armas e uniformes pretos de snipers – agradeça ao looby da indústria de armamentos, bem ativa em Hollywood.

Muito além das armas


Em Klass vemos jovens apenas de jeans, tênis, toucas de lã. E as armas só aparecem nas sequências finais. Numa história contada de forma simples, linear, mas dolorosa e realista: é impactante ver como as coisas progridem de mal a pior. A violência sem planejamento ou estética: apenas uma explosão irracional de vingança. O diretor Raag está mais interessado em se aprofundar na violência física e tortura psicológica do que em armas, ação e gritos.

Porém, o mais importante em Klass é a figuração dos pais, da estrutura (ou a falta) familiar e a impotência da escola: professores não estão mais diante de jovens neuróticos e produtos da repressão sexual de famílias patriarcais, na qual restaria à escola ou dar continuidade à repressão (por meio da disciplina e autoridade escolares) ou fazer um libelo da liberdade e autonomia – como no filme Sociedade dos Poetas Mortos (1990).

Temos uma sala de aula fechada em si mesma, como uma comunidade hermética, onde adultos e professores nada representam – todas as medidas disciplinares são simplesmente ridicularizadas através do cinismo e amoralidade. Na qual vítima e algozes parecem criar uma dinâmica sadomasoquista: de cada lado há uma adaptação à situação, como se o bullying fosse uma nova ordem, um novo e natural ritual de iniciação. Cuja instituição escolar deixou há muito de desempenhar o papel.


O Filme


 Klass é narrado de forma episódica (em cinco capítulos, como os cinco dias de uma semana escolar), em capítulos separados por letterings e introduzido em linguagem vídeo-clip.

Acompanhamos Joosep, um novo aluno que parece entrar em um universo fechado no qual ele é apenas um esquisito intruso. Sua personalidade fechada, introvertida apenas reforçam essa aura, criando o fenômeno relacional da “profecia autorrealizável”: quanto mais assediado, mais fechado se torna. Confirmando a própria razão do assédio.

Tudo começa a piorar quando Kaspar, também um novo garoto na classe (porém, mais sociável) começa inesperadamente a defender Joosep. O líder dos valentões, Anders, vê nisso um enfraquecimento da sua autoridade. E através de ameaças (por exemplo, interferindo nas tentativas de namoro com Thea) Anders tenta dissuadi-lo.

Mas Kaspar não pode recuar mais: com o conflito direto com o líder, agora é a sua honra que está em jogo. Ao mesmo tempo, os valentões (com o coro das risadas sarcásticas das garotas) inventam métodos cada vez mais refinados para fazer Joosep diariamente “pedir desculpas” para os valentões. Tudo em meio a torturas psicológicas e físicas.

Até o ápice: Anders e Joosep são violentamente forçados a posar para fotos como se estivessem tendo uma relação sexual homo-afetiva. Isso levará as duas vítimas a cruzar a linha – eles não verão mais os adversários como seres humanos, preparando o terreno para a vingança a tiros.

Os adultos aparecem como personagens tão ocupados com seus afazeres que são incapazes de perceberem o que está ocorrendo. A começar pelo pai de Joosep: um ex-militar machista que explora financeiramente o próprio filho – Joosep ganha algum dinheiro com trabalhos de computação gráfica. Enquanto a diretora da escola simplesmente ameaça Kaspar com expulsão: “nós nem tínhamos a obrigação de tê-lo nessa escola,” diz.


O próprio Kaspar criado pela avó, alheia a evidentes sinais de algo estava muito errado na escola.

O trabalho do diretor por trás das cenas com os jovens atores levou quase um ano, participando na formação dos papéis e linhas de diálogo. Conseguindo arrancar uma força autêntica. Como na cena da festa, refletindo realisticamente a vida dos jovens.

A “Nova Ordem”


Esse abismo entre jovens e adultos representado em Klass apenas confirma uma sombria previsão de Theodor Adorno e Max Horkheimer no livro clássico “Dialética do Esclarecimento”: a ascensão de uma nova ordem social bem diferente da velha ordem patriarcal adulta – enquanto no passado a velha ordem era instituída pela aliança do ego com o super-ego (a ordem repressiva fundamentada na Razão), a Nova Ordem (da sociedade fundada no entretenimento e na indústria cultural) é construída na surpreendente aliança entre id e superego.

 A forma como uma classe escolar inteira aceita a liderança do valentão Anders e seus asseclas como uma ordem natural das coisas (descontar o ódio e desprezo sobre o “esquisito” Joosep e o “desmancha prazeres” Kaspar), mostra a intolerância, ódio e assédio como uma nova ordem. Ordem na qual o prazer sadomasoquista (as instâncias dos prazeres regressivos do psiquismo) assume o controle.


Tanto Joosep (a vítima) como Anders (o algoz) parecem prisioneiros  de uma dialética quase hegeliana entre senhor/escravo. No filme, em vários momentos, vislumbram-se oportunidades nas quais uma simples denúncia de algum dos envolvidos quebraria o infernal ciclo vicioso de auto-realização.

Mas parece que estamos em uma rede de relações daquilo que se chama “sujeitos fractais” – indivíduos que replicam inconscientemente um padrão do Todo: a própria sociedade.


Se pensarmos que tragédias históricas como o nazi-fascismo surgiram dessa estranha aliança entre autoritarismo e o prazer sádico-masoquista do desconto da tensão social sobre um bode-expiatório (judeus, homossexuais, ciganos, eslavos etc.), então perceberemos que as origens desses rompantes de violência escolar tem raízes muito mais profundas do que apenas filmes, games ou internet.

Na verdade, tudo isso são apenas suportes dessa estranha Nova Ordem diagnosticada por Adorno e Horkheimer ainda no século XX: a naturalização da violência e desprezo contra o outro como ritual de iniciação de uma sociedade individualista e competitiva. Alimentada pelo prazer psíquico de impingir a própria dor no outro.


Ficha Técnica 

Título:  Klass
Diretor: Ilmar Raag
Roteiro: Ilmar Raag, Vallo Kirs
Elenco:  Vallo Kirs, Pärt Uusberg, Lauri Pedaja, Paula Solvak, Mikk Mägi
Produção: Amrion, Eesti Television (ETV)
Distribuição: Vivarto
Ano: 2007
País: Estônia


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