quarta-feira, julho 25, 2012

Adendo ao post "O Coringa e o massacre do Colorado"


Nosso leitor Felipe Cardoso enviou para nós essa incrível "coincidência".

Após James Holmes, de 24 anos, matar 12 espectadores durante a estreia do último filme do Batman, em Aurora, no Estado do Colorado, muitos fãs das histórias em quadrinhos notaram a tétrica semelhança entre o massacre e um capítulo da HQ lançada em 1986 "Cavaleiro das Trevas" ("The Dark Knight Returns"), de Frank Miller. 


Na publicação, o personagem Arnold Crimp, visivelmente fora de si, entra em um cinema armado e atira contra a plateia.



Isso é mais do que um exemplo do célebre provérbio de que “a vida imita a arte”. Apenas comprova o aforismo de que “os pensamentos são coisas”. É difícil conceber outro lugar onde pensamentos, arquétipos, mitos, lendas e fatos históricos podem se cristalizar, sedimentar e misturar do que a indústria do entretenimento. Outrora era a Religião. Hoje são os produtos midiáticos, com uma diferença: a tecnologia de irradiação, tanto física como mental.



Como podemos interpretar tal “coincidência”? Hipótese “hipodérmica” de que a mídia condiciona ou motiva comportamentos? Hipótese cognitiva das profecias que se autorealizam? Apenas uma infeliz coincidência? Ou temos aqui mais uma evidência da hipótese do Sincromisticismo? - as criações ficcionais tornam-se semi-autônomas e semi-conscientes, entidades que ganham força dentro de um reino imaginário através das energias psíquicas que damos a elas. Uma ideia que Neil Gaiman trabalhou em Sandman, e Alan Moore com Promothea.







Na publicação, o atirador Arnold Crimp entra em um cinema adulto durante a exibição de um filme pornô inspirado no Batman e mata três pessoas, depois de ouvir repetidas vezes a música “Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin. Na cena, o homem chega ao cinema vestindo uma capa comprida, com as mãos nos bolsos, passa pela bilheteria e entra na sala para atirar na plateia.


Postagens Relacionadas

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review