sábado, dezembro 20, 2025

O marxismo de 'Stereolab'; mídia decreta fim da judicialização; Sóstenes revela utilidade das notas de 200 reais; Venezuela é o não-acontecimento de Trump


Agora estamos entendendo por que o governo Bolsonaro criou a nota de 200 reais: para ajudar Sóstenes Cavalcante, Líder do PL na Câmara, a guardar dinheiro no seu guarda-roupa... para ocupar menos espaço! Mas o fetiche deles mesmo é querer mergulhar em dinheiro vivo... como Tio Patinhas. Enquanto lava dinheiro de desvios e dá proteção ao crime organizado. Esse é um dos temas de um ano que não quer terminar, a ÚLTIMA LIVE DO ANO, Live Cinegnose 360 #221, nesse domingo (21/12), às 18h, no YouTube e Instagram. Começando com o marxismo da banda Stereolab: um cavalo de Troia retro-futurista na indústria cultural. Depois, vamos conversar sobre o filme “Eternidade”: Cinetanatologia e os mundos imaginários do pós-morte. E nos Livros do humilde blogueiro, o “Capitalismo Canibal” de Nancy Fraser. E na Crítica Midiática: PL da Dosimetria e a estratégia de comunicação do “golpe continuado”; o não-acontecimento de Trump da “guerra da Venezuela”; acabou a judicialização: por que SÓ AGORA a grande mídia descobriu que o STF não tem “transparência”? Lamborghini e Dolce&Gabbana avançam no mercado de imóveis de luxo no Brasil: o que isso quer dizer? Lula vai dar surra na extrema-direita em 2026? Por que Lula virou a única pièce de résistance contra a direita? E outras últimas bombas semióticas do ano.

sexta-feira, dezembro 19, 2025

O cinema sempre usou o Além para falar do "aqui" em 'Eternidade'



Dizem que ninguém jamais retornou do "Grande Além" para contar a história, mas o cinema nunca precisou de testemunhas para colonizar o pós-morte com nossas próprias angústias. Sob a ótica da Cinetanatologia — o estudo das representações do além como sismógrafos do mundo dos vivos —, as telas revelam que o Céu e o Inferno dizem menos sobre os mortos e muito mais sobre as crises de quem fica. Em seu novo filme, "Eternidade" (2025), o diretor David Freyne leva essa premissa ao limite: ao transformar o luto em um gigantesco centro de convenções e a salvação da alma em um serviço de assinatura, a obra deixa de ser apenas um drama romântico para se tornar um comentário ácido sobre a plataformização da existência e a tirania das escolhas irreversíveis no século XXI. O cinema sempre usou o “Além” para falar do “aqui”.

terça-feira, dezembro 16, 2025

Por que grande mídia blinda Moro? Pinochetismo ganha no Chile: o fetiche do povo nas ruas; Zezé Di Camargo usa Lula para ocultar decadência



Primeiro foi o ministro do STF Dias Toffoli que mexeu com Moro e saiu queimado: mídia denúncia que Toffoli viajou de jatinho para ver a final da Libertadores no Peru com o advogado do Banco Master. Agora foi a vez do juiz Eduardo Appio: depois de denunciar à PF suposto crime de coação no curso de um processo do senador Sérgio Moro, Mídia transforma-o num cleptomaníaco que rouba champanhes caros de supermercados. A grande mídia mafiosa ameaça: “Vingança é um prato que se come frio!”... Venha você também participar da trepidante Live Extra Cinegnose 360 #112, nessa quarta-feira (17/12), às 18h, no YouTube e Instagram (se os ciclones extratropicais “extremos” deixarem). Começando com a participação dos espectadores no Chat das Conversas Aleatórias: pergunte ou comente sobre qualquer tema com o humilde blogueiro. Depois, Crítica Midiática: o pinochetismo ganha no Chile com Kast: esquerda sair nas ruas é o suficiente? Padre Julio Lancellotti pode ser aposentado pelo Cardeal de SP: são os Aparelhos Ideológicos de Estado, estúpido! Pesquisa Quaest acende luz vermelha na semiótica Nem-Nem; Zezé Di Camargo não atrai anunciantes no SBT e culpa Lula; General Heleno tem Alzheimer: será que os bolsonaristas são inimputáveis pela Justiça?

sábado, dezembro 13, 2025

A Dark Wave francesa de "Collection d'Arnell-Andréa"; Toffoli mexe com Moro e sai queimado; A bomba-semiótica da segurança pública no DataFolha



Trump falou “que pena!” quando soube que Bolsonaro foi preso. E o que será que Trump disse quando suspendeu a sanção da Lei Magnitsky contra o Xandão? “Loser!”, deve ter dito para o “Bananinha”, triste porque o Brasil perdeu a “janela de oportunidade” para superar a “crise de liberdades” no País... Mas... e se essa “concessão” dada ao ministro relator do STF for mais um lance diversionista “Flood the Zone” para ocultar algo mais nocivo para o Brasil. Venha discutir esse e outros temas na Live Cinegnose 360 #220, nesse domingo (14/12), às 18h, no YouTube e Instagram... Se a Enel deixar! Começando com o som da melancolia outonal do “spleen” baudelairiano da banda francesa “Collection d’Arnell-Andréa”. Depois, vamos discutir o filme “Daniela Forever” – escapismo + tecnologia criam a tempestade perfeita para a Geração Millennial. E depois dos trepidantes Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática: Quem mandou Dias Toffoli mexer com Sérgio Moro? Mídia denuncia sua viagem nababesca em jatinho privado com advogado do Banco Master; Que tal reabrir investigações sobre a morte de Teori Zavascki? “Flood the Zone”: como o “recuo” das sanções de Trump contra Xandão é um lance diversionista; as planilhas da “mulher-bomba” do Orçamento Secreto; a bomba-semiótica da “segurança pública” no DataFolha... e mais bombinhas semióticas.

Escapismo + tecnologia é a tempestade perfeita para os millennials em 'Daniela Forever'



Do misticismo ancestral à terapia moderna, o sonho lúcido sempre representou uma fronteira de autoconhecimento e liberdade onírica. Contudo, sob a lente do século XXI, essa prática colide com uma "tempestade perfeita": a fusão entre o novo ecossistema digital imersivo e a ansiedade crônica da geração millennial. É neste zeitgeist de escapismo tecnológico que a ficção científica "Daniela Forever" (2024) se instala. Ao narrar a busca de um homem que tenta "reprogramar" o luto através de sonhos induzidos, o filme de Nacho Vigalondo expõe o drama de uma geração que, diante da instabilidade e da dor, prefere se refugiar no solipsismo de uma fantasia controlável em alta definição a encarar a "baixa resolução" e a imperfeição da vida real.

quinta-feira, dezembro 11, 2025

Enel e vendaval censuram a Live Extra Cinegnose 360!


Sem energia o dia inteiro, a Live não foi ao ar ontem. A notícia matou o mensageiro e a Enel censurou a Live Extra Cinegnose 360 #112 ... São conclusões “ad absurdum” que esse humilde blogueiro chega ao observar a ironia de tudo: a Live foi vítima daquilo que o próprio programa denunciaria - a patranha das privatizações à toque de caixa sob a rede semiótica da hipernormalização do jornalismo corporativo. Jogar tudo na conta das “mudanças climáticas” e dos “fenômenos extremos”... mas, cadê a “gestão inovadora” que seria exclusiva e inerente à iniciativa privada?  

terça-feira, dezembro 09, 2025

Nessa quinta-feira, Festa da Firma da Live Cinegnose 360



Nessa quinta-feira (11/12), às 19h, no Bar Riviera, em São Paulo, vamos comemorar mais um ano de intensos trabalhos da Live Cinegnose 360. Venha comemorar na nossa tradicional festa de confraternização, com muitas conversas aleatórias: cinegnósticas, semióticas, gnósticas e quânticas! Venha você também conversar, beber, dar risadas (cômicas e sérias), enfim, confraternizar!

Toffoli mexe com Moro e mídia contra-ataca; ciclone extratropical hipernormaliza caos neoliberal urbano; reabrir caso da morte de Teori Zavascki?


Fogo no parquinho da direita! Bolsonaro manda “Micheque” às favas e lança o filho Flávio como o seu “campeão branco” para enfrentar Lula em 2026. Grande Mídia e Faria Lima dão chiliques enquanto Hugo Motta põe para a votação a “PL da Dosimetria-Anistia” para o Centrão se vingar das tratativas que colocavam o nome do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), como principal aposta para ser o anti-Lula na terceira via. E o teaser de lançamento de um filme “Dark Horse” sobre a vida de Bolsonaro é mais uma peça na engrenagem semiótica e midiática Nem-Nem para a despolarização exigida pela Faria Lima... Esse é um dos temas que vamos discutir na Live Extra Cinegnose 360 #112, nessa quarta-feira (10/12), às 18h, no Youtube e Instagram. Depois do espectador participar dos debates trepidantes no Chat das “Conversas Aleatórias”, também vai discutir a “Crítica Midiática”: Ciclone extratropical hipernormaliza na mídia o caos neoliberal urbano; Nos 150 anos da teoria da Antropologia Criminal (Frenologia) de Cesar Lombroso, a metástase da extrema-direita confirma as teses do psiquiatra forense italiano; Quem mandou Dias Toffoli mexer com Sérgio Moro? Mídia denuncia sua viagem nababesca em jatinho privado com advogado do Banco Master; Que tal reabrir  investigações sobre a morte de Teori Zavascki? E outras bombinhas semióticas.

sábado, dezembro 06, 2025

Feminismo pós-grunge do 'Garbage'; STF quer colocar gênio de volta na garrafa; Big Techs: denúncia de polichinelo da Abin; Faria Lima topa Flávio Bolsonaro?



O gênio não quer voltar mais para a garrafa. Pelo contrário! A extrema direita (o gênio colocado fora da garrafa para turbinar ao golpe militar híbrido que tirou Bolsonaro da mediocridade anônima) entrou em metástase, associou-se ao crime organizado e criou o próprio PCC: Primeiro Comando do Congresso... que quer se livrar do STF. E, “Gilmarpalooza”, num gesto desesperado, quer blindar o STF contra os 80 pedidos de impeachment contra o Supremo. Esse é um dos temas de um país que não dá trégua, nem no final do ano! Por isso, venha participar da Live Cinegnose 360 #219, nesse domingo (07/12), às 18h, no YouTube e Instagram. Que começa com Garbage, na sessão dos Vinis e CDs: o feminismo pós-grunge na era da internet discada. Vamos também discutir dois filmes: “Sombras no Deserto” (quando Jesus vira uma história de horror) e “Turista Espacial” (mitologia ufológica e Gnosticismo). E na Crítica Midiática: Flávio Bolsonaro é o “campeão branco” do pai prisioneiro: a Faria Lima vai topar? Gilmar Mendes tenta colocar o gênio de volta na garrafa; Abin revela o segredo de Polichinelo: Big techs são ameaças à soberania; Bulgária é o novo alvo da “Revolta Geração Z”: quando vai chegar no Brasil? Grande Mídia ataca Pochmann e IBGE: atirou no que viu e acertou no que não viu... e outras bombinhas semióticas.

sexta-feira, dezembro 05, 2025

Quando o menino Jesus se transforma num pesadelo de horror em 'Sombras no Deserto'



Imagine que Jesus, na infância, não era um modelo de virtude, mas sim uma divindade sombria, volátil e incontrolável. Uma criança, dotada de poderes ilimitados, mas desprovida de empatia e misericórdia, usando seus dons para punir, matar e ressuscitar colegas em acessos de raiva infantil, transformando sua família em refém. Essa é a aterrorizante premissa do Evangelho Apócrifo da Infância de Tomé, o texto herético do século II que foi intencionalmente excluído da Bíblia canônica por apresentar um Jesus radicalmente diferente — um que precisava "amadurecer" para ser bom. Agora, o filme "Sombras no Deserto” (The Carpenter’s Son,2025), baseado nesse relato proibido, resgata essa lacuna histórica. A obra transforma a crônica apócrifa em um intenso thriller de horror psicológico, precisam se esconder em um exílio desesperado, tentando, a todo custo, humanizar e "calibrar" os poderes destrutivos do filho divino. O filme expõe a natureza gnóstica e aterrorizante do poder divino quando encontra a fragilidade humana.

terça-feira, dezembro 02, 2025

Feminismo evangélico alt-right de Michelle racha PL; feminicídios, grande mídia e cismogênese; pós-meritocracia tenta sabotar Enem


Num partido machista, misógino e de extrema direita, é, no mínimo, uma contradição de termos o Partido Liberal (PL) criar o “PL Mulher”. Mas depois que o marido foi para a cadeia e se livrou dele, Michelle Bolsonaro resolveu provar o contrário: alegre e saltitante, a presidenta do PL Mulher agora brada o chicote e resolve detonar a aliança com Ciro Gomes no Ceará e fazer um tour pelo país fazendo novos palanques políticos... Mulher de extrema direita pode fazer qualquer coisa? O feminismo alt-right também empodera mulheres? Esse é apenas um dos assuntos que vamos discutir na Live Extra Cinegnose 360 #111, nessa quarta-feira (03/12), às 18h, no YouTube e Instagram. Participe de mais uma edição do “Conversas Aleatórias”, sessão em que você pode participar no Chat perguntando ou comentando sobre qualquer assunto com o humilde blogueiro. E na Crítica Midiática: Michelle Bolsonaro implode PL e partido quer “enquadrar a madrasta”; Wokeísmo: grande mídia e mídia progressista cheios de dedos com caso Michelle; Trump tem conversa telefônica com Maduro: é o petróleo, estúpido! Pós-Meritocracia tenta sabotar Enem: o caso do “vazamento” de questões da prova; WhatsApp pode ser banido da Rússia: soberania digital! Onda de feminicídios, machismo renitente e cismogênese: grande mídia não faz “mea culpa”... e outras bombinhas semióticas para terminar.

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review