segunda-feira, julho 08, 2013

Em Observação: Sob Você, A Cidade (2010)


Dando continuidade ao Ciclo de Filmes Alemães no Clube Transatlântico em São Paulo, nesta quarta-feira (10/07) às 20h será exibido “Sob Você, A Cidade” (Unter Dir Die Stadt, 2010). Um filme oportuno em um momento de crise financeira internacional cujo epicentro está na Zona do Euro. O diretor Christoph Hochhäuser promete fazer um mergulho no vortex do capitalismo financeiro onde poder e dinheiro se confunde com jogos de sedução na vida afetiva e amorosa: jogos de aquisição e fusão de capitais na vida pública poderiam se confundir com os jogos de sedução na vida privada?



Sob Você, A Cidade (Unter Dir Die Stadt, 2010)

Diretor: Christoph Hochhäuser.

Plot: Em um restaurante no topo de uma torre com vista para Frankfurt quatro empresários secretamente planejam fechar uma sensacional oportunidade de aquisição. Entre eles está Roland (Robert Hungeer-Bühler) que, aos seus cinquenta e poucos anos, é chamado de “o banqueiro do ano”. Oliver (Mark Waschke) vem trabalhar sob suas ordens. Sua esposa Svenja (Nicolette Krebitz) está à procura de trabalho no setor de artes, sem muito sucesso. O grande banqueiro e a jovem são irresistivelmente atraídos um pelo outro. Preparado para fazer qualquer coisa para satisfazer seu desejo e superar a reticência inicial de seu alvo, Roland usa seu poder para enviar o marido de Svenja, um executivo ambicioso e ingênuo, em um trabalho de longo prazo, na Indonésia, uma viagem potencialmente muito perigosa (detalhe cuidadosamente ocultado por Roland). Svenja sucumbe rapidamente à atração mútua. Porém, o desequilíbrio inicial da relação de poder, de repente, mudará de lado.

Por que está “Em Observação”? - O diretor Christoph Hochhäuser pertence a um grupo cineastas emergentes na Alemanha conhecido como “Escola de Berlin”. Pertence a esse grupo cineastas como Christian Petzold, Thomas Arslan e Angela Schanelec. Hochhäuser foi graduado na Escola de Cinema de
Munique, é um respeitado crítico, além de fundador da influente jornal sobre cinema “Revolver”. A grande novidade da “Escola de Berlin” é opor-se aos estilos narrativos marcadamente emocionais do chamado Novo Cinema Alemão como os melodramas de Fassbinder, as excentricidades de Herzog e a melancolia de Wenders. A Escola de Berlin, ao contrário, nos oferece narrativas elípticas, motivações opacas dos personagens, estilo audiovisual contido, apesar dos temas provocantes como desse filme.

Em época de crise da zona do Euro e das crises econômico-financeiras produzidas pelas políticas econômicas neoliberais e volatilidade dos capitais em complexas aquisições e fusões, assistir a este filme torna-se bem oportuno. “Sob Você, A Cidade” pinta um retrato dos costumes do exército do capitalismo financeiro, traçando um paralelo entre a atração quase animal de Roland e Svenja enredados nos jogos de sedução de um amor adúltero, com os jogos de poder do mundo das altas finanças.

Temos nesse filme o típico estilo da chamada “Escola de Berlin”: um tema emocionalmente explosivo, mas tratado com um estilo frio e elegante onde nunca sabemos o porquê de alguns traços comportamentais dos personagens como, por exemplo, a obsessão de Roland por usuários de drogas. Na ausência de dizer o que sentir, o espectador é convidado por Hochhäuser a enfrentar o seu próprio envolvimento.

O que promete? – uma reflexão entre o choque das esferas profissional e emocional, pública e privada na vida das pessoas em um mundo onde trabalho/vida privada cada vez mais se confundem. Se como muitos analistas econômicos afirmam que a Alemanha é o epicentro de toda a crise financeira da comunidade do Euro, então o que o diretor Hochhäuser faz é um mergulho no vortex do poder. Em outras palavras, assim como em filmes norte-americanos como “Wall Sreet” (1 e 2) e “American Psycho” (2000) e o documentário premiado com Oscar“Trabalho Interno” (Inside Job, 2010) onde os diretores fazem uma verdadeira etnografia da cultura da elite financeira, “Sob Você, A Cidade” promete oferecer ao espectador esse mesmo enfoque.


Serviço


  • Ciclo de Filmes Alemães
  • Local: Club Transatlântico
  • Endereço: Rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antônio
  • Data: Dias 3, 10, 17, 24 e 31 de julho, quartas-feiras
  • Horário: 20h
  • Ingresso: Entrada gratuita, com direito a pipoca
  • Estacionamento no local: R$ 15,00 o período
  • Observação: O Restaurante Weinstube estará aberto antes e depois das exibições dos filmes

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review