quarta-feira, julho 08, 2020

Vídeos da Quarentena da Universidade Anhembi Morumbi #4 - Sociologia da Comunicação

 

Com esse quarto volume encerramos a série “Vídeos da Quarentena da Universidade Anhembi Morumbi”, trabalhos de conclusão de curso das disciplinas ministradas por esse editor do “Cinegnose”. Para fechar, quatro vídeos de conclusão produzidos pelos alunos da disciplina Sociologia da Comunicação, do curso de Jornalismo. Walter Lippmann, Jürgen Habermas, Durkheim, Max Weber, Karl Marx, Theodor Adorno e Max Horkheimer são os autores cujos conceitos são aplicados para analisar o cenário político e cultural atual – do fenômeno do K-Pop à ascensão do bolsonarismo e a crise política e sanitária do coronavírus no Brasil.


Habermas e a Esfera Pública: O Papel da Imprensa Brasileira na Ascensão do Discurso Bolsonarista 

O objetivo é analisar a relação entre o papel da mídia nacional e o discurso de ódio propagado pela extrema direita. Esse estudo se deu com base em um estudo de caso avaliando como a mídia influenciou o cenário politico brasileiro sob a ode da teoria da opinião pública, de Jürgen Habermas . 

O estudo de caso compreendeu o período ocorrido desde as manifestações de 2013, passando pelo impeachment da Presidenta Dilma, até a eleição do presidente Jair Bolsonaro. 

Após a análise dos fatos, foi realizada a associação entre o ocorrido e teoria da opinião pública de Habbermas, trazendo à superfície o material para a análise do trabalho.

Autores: Bruno Lucca da Silva Gabriela Bezerra Júlia Machado Benette Júlia Nogueira Ribeiro Rafaela Príncipe


 


O Conceito de Indústria Cultural e o fenômeno do K-Pop

Desenvolvido pelos membros da conhecida Escola de Frankfurt, Max Horkheimer e Theodor Adorno, o conceito de Indústria Cultural surge nos anos 40 em uma obra dos autores, chamada “Dialética do Esclarecimento”. Em um capítulos do livro, eles desenvolvem a ideia de como a cultura se tornou um produto capitalista, não só no consumo, mas também no modo como é produzida. 

Adorno e Horkheimer também desenvolveram a ideia de que a indústria cultural também dita o tempo livre dos trabalhadores, e acaba se tornando uma espécie de mecanismo para controle dos mesmos. A indústria toma conta das vidas pessoais dos indivíduos, sem que os mesmos percebam. 


Os conceitos definidos nos anos 40 são presentes até hoje e casos não faltam. Como no caso do fenômeno tomou conta da mídia nos últimos tempos: o K-Pop - gênero musical que surgiu na Coreia do Sul, e se assemelha muito à música pop americana e faz parte de uma “new wave” coreana, que também inclui filmes (Parasita é o exemplo mais recente) e séries de televisão. 

Autores: Cassiano Pires de Oliveria, Felipe Roarelli, Matheus Silva Rocha.


 


Weber e Mass Communication Research: um estudo sobre a rejeição à grande mídia 

Nos tempos atuais, onde a troca de informações acontece quase que instantaneamente via Internet, é comum que se espalhem também notícias falsas, as chamadas fake news. Muitas vezes, elas dizem o que se quer ouvir em momentos de crise e desespero, desde supostas soluções simples para problemas complicados até notícias difamatórias sobre algo ou alguém que uma parcela da sociedade não goste. 

Como os veículos de informação não trabalham pela lógica de agradar e sim pela de informar, muitas vezes são atacados e até mesmo acusados de maquiar ou esconder a verdade do público. Além disso, o viés do veículo também tem um papel importante para que certos grupos da sociedade gostem ou não dele. 

Neste estudo de caso foi utilizado como base as teorias de Max Weber e da Mass Communication Research sobre, respectivamente, a Ação Social e Teoria das Influências Seletivas, relacionando com os veículos de comunicação analisados para entender melhor o porquê de, ao longo dos anos, alguns deles terem se tornado alvo de tantos ataques. 

Autores: Artur Daiti da Rocha Takeda, Daniel Castro Marques, Henrique Biancalana de Castro, Kaliel Serafin Pinheiro Monteiro, Lucas Vilela, Michelle Morais Novais


 


Durkheim e Marx: Os Discursos de Mandetta X Bolsonaro na Crise do Coronavírus no Brasil

A partir dos conceitos Marxistas e Durkheimianos a pesquisa a situação da relação trabalho X Covid-19 confrontando com as falas do presidente Jair Bolsonaro. É possível observar uma interação entre as duas teorias. A sociedade seria como uma grande máquina que não estaria em seu total funcionamento por conta da grande pandemia, 

Ao mesmo tempo as classes trabalhadoras seriam a mais vulneráveis ao vírus por não conseguirem entrar em isolamento social, diferente das as classes mais altas entraram mais facilmente na quarentena. 

Essa realidade se reflete nas inúmeras falas do presidente Jair Bolsonaro e seu claro posicionamento contra o isolamento social, uma vez que o presidente encoraja, por meio dos discursos, os empresários (burguesia, detentora dos meios de produção) a não pararem sua linha de produção, prejudicando por sua vez os trabalhadores (proletariado) que não pode se recusar a trabalhar. 

O proletariado nesse contexto seria visto como peça numa engrenagem, apenas números, e não como seres humanos. Isso faz com que qualquer preocupação com a saúde da classe operária seja praticamente nula. 

Autores: Ana Luiza Silva Oliveira, Gabriel Teixeira Messias, Gabriela Pedro, Giovanna Caggiano, Nicolle Ferreira. 


 


Postagens Relacionadas


Vídeos da Quarentena da Universidade Anhembi Morumbi: Comunicação, Mídia e Política #1



Vídeos da Quarentena da Universidade Anhembi Morumbi: Comunicação, Mídia e Política #2



Vídeos da Quarentena da Universidade Anhembi Morumbi: Comunicação, Mídia e Política #3



Esquerda desarmada diante das operações psicológicas “alt-right”


 

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review