sexta-feira, dezembro 13, 2013

Em Observação: "Resolution" (2012)


Quem gostou do filme “O Segredo da Cabana” (The Cabin in the Woods, 2011), certamente ficará curioso com o filme “Resolution” (2012) que segue a mesma linha ao desconstruir metalinguisticamente os clichês do gênero horror. Uma cabana abandonada em uma reserva indígena, um viciado em metanfetamina que é ajudado pelo seu amigo na sua reabilitação e um segredo ameaçador que começa a ser revelado pela descoberta de livros antigos e filmes em oito milímetros de supostos pesquisadores envolvidos com fantasmas, telecinesia e demônios. Um filme independente com baixíssimo orçamento que, por isso, promete uma coisa: o roteiro ser melhor que os efeitos especiais.


Resolution (2012)

Diretor: Justin Benson e Aaron Scott Moorhead

Plot: Em uma cabana abandonada em uma reserva indígena, Mike (Peter Cilella) faz uma intervenção arriscada para forçar seu amigo Chris (Vinny Curran) a abandonar o vício pela metanfetamina. Mas o que começa como uma tentativa de salvar a vida de seu amigo toma um rumo inesperado quando as ameaças sinistras começam a aparecer ao redor da casa - e ele percebe que os vícios e as crises de abstinência de Chris são a menor das suas preocupações. Resolution é uma variação do gênero horror em uma forma capaz de gelar os ossos (Tribeca Film).

Por que está “Em Observação”?: O filme passaria despercebido por esse blog, não fosse por dois elementos que chamaram a atenção: é um filme independente de baixíssimo orçamento e, segundo a crítica, lembra o filme “O Segredo da Cabana” (já analisado pelo blog – clique aqui) por ser um exercício metalinguístico do gênero horror. O filme inicia quando Mike recebe por e-mail um vídeo de seu amigo Chris, em morte iminente pelo seu vício por
drogas. O primeiro mistério: em sua cabana não há um computador nem conexão com Internet. Ao chegar, Mike descobre na cabana filmes em oito milímetros de pesquisadores franceses envolvendo fantasmas, telecinesia, demônios, portais dimensionais etc. Associe tudo isso a webcams invisíveis e uma reserva indígena (haverá algum cemitério indígena esquecido como em Poltergeist?) e a ameaça de traficantes e seguranças corruptos da reserva. Mas esses elementos nunca se fundem num todo coerente, tornando o filme um exercício de desconstrução metalinguística do gênero horror – mais especificamente de um subgênero de jovens aprisionados em cabanas abandonadas em florestas habitadas por demônios, iniciado pelo filme “A Morte do Demônio” (The Evil Dead, 1981) de Sam Reimi.
                
              E, segundo a crítica, a desconstrução do filme não é apenas da narrativa ou dos clichês do gênero: chega a desconstruir a própria noção plástica de realidade, resultando num final ambíguo e inteligente. Por isso o filme passa a interessar esse blog por confirmar uma tese: o revival atual do gnosticismo se deve principalmente a uma sensibilidade metalinguística atual da cultura – uma espécie de autoconsciência que invade todos os gêneros e narrativas como que pretendo denunciar toda a artificialidade da produção cultural. Até chegar ao artificialismo da própria noção de realidade, concepção máxima do Gnosticismo moderno – a realidade é uma ilusão, assim como o cinema.

O que esperar?: Segundo os críticos, o maior sucesso do filme Resolution está na forma como ele quebra com o conceito cênico de “quarta parede”, oferecendo ao espectador pessoas reais e honestas. Um filme extremamente inteligente e afiado, daqueles que não se pode entrar em grandes detalhes sob pena de criar um grande spoiler. “O verdadeiro triunfo do filme é apresentar uma relação honesta entre dois personagens reais que enfrentam algo perigoso e surreal” (Horror Movies, CA).

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review