domingo, maio 12, 2013

IMDB apresenta lista de 41 filmes gnósticos

O IMDB (Internet Movie Database - base de dados online sobre cinema, séries de TV e games de computador) apresenta uma lista intitulada "Filmes Gnósticos". É uma lista de 41 filmes dos mais diversos gêneros canônicos hollywoodianos (drama, thriller, terror, ficção científica etc.). 

    O IMDB os define dessa maneira: "Esses são filmes que têm um ligeiro brilho de Gnosticismo. Gnosticismo é a crença de que o mundo material é uma ilusão que foi criada por um semideus (Jeová, Javé, Yaltaboath, Demiurgo, etc.), e que os corpos humanos foram criados por "archons" (senhores do Universo). Porém, algumas almas que habitam alguns corpos humanos foram inspiradas pelo Altíssimo, e são maiores e mais poderosos do que o semideus que criou o universo e os seus Arcontes. Por esta razão, ele tem um grande ódio pela humanidade e por isso a mantém  numa completa ignorância. O "Logos", (Yeshua) que veio na forma humana enviado pelo Pai Altíssimo, que é um Deus incognoscível do lado de fora deste universo material, e a forma Crística vieram para quebrar os grilhões que aprisionam os seres humanos (a prisão do próprio corpo) e trazê-los para o mundo "verdadeiro" ("Gnostic Movies" - IMDB). 


       É claro que nessa lista (que contém filmes já analisados por esse blog) estão misturados filmes com diversas abordagens das simbologias e narrativas gnósticas: Gnosticismo Cristão (que fez uma interpretação heterodoxa ou mística dos Evangelhos - "Show de Truman" e "Matrix" são exemplos) e Gnosticismo Hermético (um conceito que se aplica a toda uma gama de escolas ou seitas que se baseia na “gnosis”, uma forma especial de conhecimento esotérico iniciático - "Branded" e "A Montanha Sagrada", por exemplo). 

        É visível que as narrativas e simbologias gnósticas estão presentes nos mais variados gêneros cinematográficos, alterando-se na aparência narrativa, mas mantendo o mesmo centro espiritual: protagonistas marcados pela instabilidade psíquica, paranoia, amnésia, ameaça de perda da identidade, demonstrando um interesse por uma ambivalente relação entre o sujeito e a realidade, consciência (especialmente alterada por estados de consciência iluminados) e revolta contra sistemas autoritários de controle.

      Como entender que tais narrativas e simbolismos contestadores e que desafiam o status quo e à própria realidade consensual possam estar presentes em filmes comerciais sob o domínios de todas as convenções do cinema hollywoodiano? 

       Talvez essa contradição presente nesses filmes expresse a nossa própria condição nesse mundo: o fato de aspirarmos à transcendência em um cosmos físico que nos aprisiona através das suas necessidades e seduções. Confira abaixo a lista do IMDB: 

Filmes Gnósticos




1. Prometheus (2012)

Um grupo de especialistas discobre uma pista das origens da espécie humana na Terra, levando-os a uma sombria jornada em um ponto distante no Universo. Lá terão que travar uma terrível batalha para salvar o futuro da humanidade - analisado pelo blog: clique aqui.

Diretor: Ridley Scott

Elenco:  Noomi RapaceLogan Marshall-GreenMichael FassbenderCharlize Theron



2. Stigmata (1999)

Um padre do Vaticano é enviado para São Paulo, Brasil, para investigar a aparição do rosto da Virgem Maria em um prédio

Diretor: Rupert Wainright

Elenco: Patricia Arquette, Gabriel Byrne, Jonathan Pryce, Nia Long



3. O Homem Que Incomoda (2006)

Em uma estranha cidade onde cada pessoa parece estar estranhamente satisfeita com sua vida, um visitante chega e enfrenta sérios problemas por passar a levantar questões sobre tudo e todos - já analisado pelo blog: clique aqui.

Diretor: Jens Lien

Elenco:  Trond Fausa, Petronella Barker, Per Schaanning, Birgitte Larsen



4. Metrópolis (1927)

Em uma cidade futurista dividida entre a classe trabalhadora e a dos planejadores, a filha do mais poderoso membro da classe dominante se apaixona por um profeta da classe trabalhadora que prevê a chegada de um salvador que mediará as diferenças sociais.

Diretor: Fritz Lang

Elenco: Brigitte HelmAlfred AbelGustav FröhlichRudolf Klein-Rogge



5. Matrix (1999)

Através de misteriosos rebeldes, um hacker descobre a verdadeira natureza da realidade e seu papel na guerra contra as máquinas controladoras que estão por trás de tudo.

Diretor: Irmãos Wachowski

Elenco:  Keanu ReevesLaurence FishburneCarrie-Anne MossHugo Weaving



6. Matrix Reloaded (2003)

Neo e os líderes rebeldes estimam que têm 72 horas até que 250.000 sondas achem a cidade Zion e a destrua junto com seus habitantes. Ao mesmo tempo, Neo decide como poderá salvar Trinity de um sombrio destino presente em seus sonhos.

Diretor: Irmãos Wachowski

Elenco:  Keanu ReevesLaurence FishburneCarrie-Anne MossHugo Weaving



7. Matrix Revolutions (2003)

A cidade humana de Zion defende-se contra a massiva invasão das máquinas. Neo luta para por fim a essa guerra enquanto se opõe ao Agente Smith.

Diretor: Irmãos Wachowski

Elenco: Keanu ReevesLaurence FishburneCarrie-Anne MossHugo Weaving



8. Moonrise Kingdom (2012)

Uma dupla de jovens amantes fogem da sua cidade na Nova Inglaterra, o que faz com que um grupo de busca loval se espalhe para encontrá-los - analisado pelo blog: clique aqui.

Diretor: Wes Anderson

Elenco: Jared GilmanKara HaywardBruce WillisBill Murray


9. Dogville (2003)

Uma mulher em fuga é relutantemente aceita em uma pequena cidade do Colorado. Em troca, aceita trabalhar para eles. Ela descobre que essa ajuda terá seu preço e seu perigoso segredo nunca estará longe.

Diretor: Lars Von Trier

Elenco:  Nicole KidmanPaul BettanyLauren BacallHarriet Andersson



10. Dust Devil - O Colecionador de Almas (1992)

Uma mulher em fuga do seu agressivo marido encontra uma misterioso andarilho.

Diretor: Richard Stanley

Elenco:  Robert John Burke, Chelsea Field, Zakes Mokae, John Matshikiza



11. Blade Runner - O Caçador de Andróides (1982)

Deckard, um "blade runner", tem que rastrear e exterminar quatro replicantes que roubaram uma nave no espaço e retornaram para a Terra à procura do seu fabricante.

Diretor: Ridley Scott

Elenco:  Harrison FordRutger HauerSean YoungEdward James Olmos 



12. A Árvore da Vida (2011)

A história de uma família de Waco, Texas em 1956. O filho mais velho testemunha a perda da inocência e a luta contra os ensinamentos conflitantes dos seus pais.

Diretor: Terrence Malick

Elenco:  Brad PittSean PennJessica ChastainHunter McCracken



13. Tron

O filho de um designer de mundos virtuais está à procura do seu pai e termina no interior desse próprio mundo virtual criado pelo seu pai. Ele encontra uma das criações do seu pai que se tornou má e um aliado que nasceu dentro desse domínio digital denominado "A Grade" - filme já analisado pelo blog: clique aqui.

Diretor: Joseph Kosinski

Elenco: Jeff BridgesGarrett HedlundOlivia WildeBruce Boxleitner



14. O Show de Truman (2010)

Um vendedor de seguros descobre que a sua vida inteira é na verdade um gigantesco reality show de TV - filme já analisado pelo blog: clique aqui.

Diretor: Peter Weir

Elenco: Jim Carrey, Ed Harris, Laura Linney, Noah Emmerich



15. Branded (2012)

Em um futuro mundo distópico onde as corporações criaram uma população desiludida, o esforço de um homem para desvendar a verdade por trás da guerra entre as marcas que vai levar a uma batalha épica contra as forças ocultas que controlam o mundo - filme já analisado pelo blog: clique aqui. 

Diretor:  Jamie BradshawAlexander Doulerain


Elenco: Ed StoppardLeelee SobieskiJeffrey TamborIngeborga Dapkunaite



16. Presságio (2009)

Um professor abre uma cápsula do tempo que foi desenterrada na escola primária de seu filho com previsões assustadoras - algumas já aconteceram e outras estão prestes a acontecer - o que leva a creditar que a família tem um importante papel a desempenhar nos eventos que estão prestes a acontecer.


Diretor: Alex Proyas

Elenco: Nicolas CageChandler CanterburyRose ByrneLara Robinson



18. A Vida em Preto e Branco (1998)

Dois adolescentes dos anos 1990 são tragados para o interior de um sitcom da década de 1950 onde suas influências mudarão aquele mundo tão conformista - filme já analisado pelo blog: clique aqui.


Diretor: Gary Ross

Elenco: Tobey MaguireJeff DanielsJoan AllenReese Witherspoon



19. Eles Vivem (1988)

Um andarilho descobre um par de óculos que lhe permite despertar para o fato de que alinígenas tomaram conta da Terra.


Diretor: John Carpenter

Elenco: Roddy PiperKeith DavidMeg FosterGeorge 'Buck' Flower


20. O Mágico de Oz (1939)

Através de um tornado Dorothy Gale é tragada para o interior de um mundo mágico e inicia uma busca pelo Mágico que poderá ajudá-la a retornar para casa - filme analisado pelo blog: clique aqui.


Diretor: Victor Fleming

Elenco: Judy GarlandFrank MorganRay BolgerBert Lahr


20. A Montanha Sagrada (1973)

Uma figura semelhante a Cristo percorre situações grotescas e bizarras cheio de imagens religiosas e sacrílegas.


Diretor: Alexandro Jodorowsky

Elenco: Alejandro JodorowskyHoracio SalinasZamira SaundersJuan Ferrara


21. Os Esquecidos (2004)

Informados de que seu filho jamais existiu, um homem e uma mulher descobre que por trás há um inimigo muito maior.


Diretor: Joseph Ruben

Elenco: Julianne MooreDominic WestChristopher KovaleskiMatthew Pleszewicz



22. Marca da Vingança (2009)

Jamie Morgan, um jovem com uma grande marca de nascença em seu rosto, descobre que há demônios nas ruas de Londres.


Diretor: Philip Ridley

Elenco: Jim SturgessLuke TreadawayClémence PoésyJustin Salinger



23. O Passageiro do Futuro (1992)

Um homem comum transforma-se em gênio através da ciência da computação.


Diretor: Brett Leonard

Elenco: Jeff FaheyPierce BrosnanJenny WrightMark Bringelson



24. El Topo (1970)

El topo decide confrontar mestress guerreiros em uma jornada pelo deserto que se inicia aos seis anos de idade


Diretor: Alexandro Jodorowsky

Elenco: Alejandro JodorowskyBrontis JodorowskyJosé LegarretaAlfonso Arau



25. O Quinto Elemento (1997)

Em um colorido futuro, um motorista de táxi involuntariamente acaba se tornando a figura central na busca de uma lendária arma cósmica que manterá o Mal e Mr. Zorg bem longe.


Diretor: Luc Besson

Elenco: Bruce WillisMilla JovovichGary OldmanIan Holm



26. Vanilla Sky (2001)

Um editor bem sucedido vê sua vida tomando um rumo surreal depois de um acidente de carro junto com a sua ciumenta namorada.


Diretor: Cameron Crowe

Elenco: Tom CruisePenélope CruzCameron DiazKurt Russell



27. A Viagem (2012)

Uma reflexão de como as ações individuais impactam uma pessoa no passado, presente e futuro; como uma alma é moldada de um assassino para um heroi e um ato de bondade pode repercutir por séculos inspirando uma revolução - filme analisado pelo blog: clique aqui.


Diretor: Tom Tykwer, Andy Wachowski

Elenco: Tom HanksHalle BerryHugh GrantHugo Weaving



28. Os Agentes do Destino (2011)

Um caso entre um político e uma bailarina é afetado por misteriosas forças que querem separá-los - filme analisado pelo blog: clique aqui.


Diretor: George Nolfi

Elenco: Matt DamonEmily BluntMichael KellyAnthony Mackie



29. eXistenZ (1999)

Uma designer de games fugindo de assassinos precisa executar sua última criação em realidade virtual junto com um trainee de marketing para determinar se o game está ou não danificado filme analisado pelo blog: clique aqui.


Diretor: David Cronenberg

Elenco: Jude LawJennifer Jason LeighIan HolmWillem Dafoe



30. Cidade das Sombras (1998)

Um homem luta com sua memórias do passado, incluindo uma esposa de quem não consegue se lembrar em um mundo de pesadelo, sem sol e controlado por seres com poderes telecinéticos que procuram a alma dos seres humanos.


Diretor: Alex Proyas

Elenco: Rufus SewellKiefer SutherlandJennifer ConnellyWilliam Hurt



31. Zardoz (1974)

Em um futuro distante, selvagens são treinados unicamente para matar por uma elite entedidada de imortais que existe unicamente para preservar os arquivos da história da humanidade - filme já analisado pelo blog: clique aqui.


Diretor: John Boorman

Elenco: Sean ConneryCharlotte RamplingSara KestelmanJohn Alderton




32. Contatos do Quarto Grau (2009)

Um thriller envolvendo um mistério no Alaska, onde em uma cidade há um extraosdinário número de desaparecimentos de pessoas nos últimos 40 anos e há desconfianças de que a Polícia Federal esconda a verdade.


Diretor: Olatunde Osunsanmi

Elenco: Milla JovovichElias KoteasWill PattonHakeem Kae-Kazim



33. Décimo Terceiro Andar (1999)

O cientista de computadores Hannon Fuller descobre alguma coisa extremamente importante relacionada a um projeto de criação de um mundo virtual. Quando está a ponto de revelar para seu colega é misteriosamente assassinado - já analisado pelo blog: clique aqui.


Diretor: Josef Rusnak

Elenco: Craig BierkoGretchen MolArmin Mueller-StahlVincent D'Onofrio



34. A Mão do Diabo (2001)

Um homem confessa para um agente do FBI a história de como a sua família foi levada a uma séire de assassinatos pelo pai, um fanático visionário religioso que supostamente queria destruir demônios.


Diretor: Bill Paxton

Elenco: Bill PaxtonMatthew McConaugheyPowers BootheMatt O'Leary



35. Immortel (ad vitam) (2004)

Em um distante futuro, a Terra está ocupada por antigos deuses e humanos geneticamente alterados. Quando um deus é sentenciado à morte ele procurará um novo ser humano hospedeiro e uma mulher para dar à luz seu filho.


Diretor: Enki Bilal

Elenco: Linda HardyThomas KretschmannCharlotte RamplingYann Collette



36. THX 1138 (1971)

Passada no século 25, a histórica é centralizada em um casal que se rebela contra uma sociedade rigidamente controlada.


Diretor: George Lucas

Elenco: Robert DuvallDonald PleasenceDon Pedro ColleyMaggie McOmie



37. 9 - A Salvação (2009)

Uma boneca de pano que desperta em um mundo pós-apocalíptico é a chave para a salvação da humanidade.


Diretor: Shane Acker

Elenco: Elijah Wood, Jennifer Connelly, Crispin Glover, Christopher Plummer 



39. The Lathe of Heaven (1980 filme para TV)

George Orr, um homem cujos sohos podem alterar a realidade, tenta suprimir a imprevisibilidade do presente com drogas.


Diretor: Fred Barzyk, David Loxton

Elenco: Bruce DavisonPeyton E. ParkNiki FlacksKevin Conway


39. O Homem Duplo (2006)

Em um futuro próximo, um policial infiltrado se envolve com uma perigosa nova droga e, como resultado, começa a perder sua própria identidade - filme já analisado pelo blog: clique aqui.


Diretor: Richard Linklater

Elenco: Keanu ReevesWinona RyderRobert Downey Jr.Rory Cochrane


40. John Carter - Entre Dois Mundos (2012)

Transferido para Marte, um veterano da Guerra Civil descobre um planeta exuberante habitado por gigantes bárbaros. Encontrando-se prisioneiro dessas criaturas, ele escapa para encontrar uma princesa que está à procura de um salvador.


Diretor: Andrew Stanton

Elenco: Taylor KitschLynn CollinsWillem DafoeSamantha Morton



41. O Homem Que Caiu na Terra (1976)

Thomas Jerome Newton é um alien humanóide que vem para a Terra em busca de água para seu planeta que está morrendo. Sua inteligência e revolucionárias invenções atrai corporações que tentam corrompê-lo - filme já analisado por esse blog: clique aqui.


Diretor: Nicolas Roeg

Elenco: David BowieRip TornCandy ClarkBuck Henry

Postagens Relacionadas

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review