Apesar da atmosfera melancólica e reflexiva, Asas do Desejo,
de Win Wenders, foi um filme que refletiu um alívio otimista na tensão da
Guerra Fria na era Reagan, a distensão soviética com a Perestroika de Mikail
Gorbachov (que faria uma ponta na Tão Perto, Tão Longe, 1993) e a
posterior Queda do Muro de Berlim e do bloco soviético.
A crônica perfeita da transformação geopolítica do final do século
XX com Wim Wenders não apenas filmou em Berlim; ele filmou o coração da
Guerra Fria batendo e, depois, infartando – um anjo decaído no mundo
material, invejando os humanos pela capacidade de sentir (o calor do
café, o frio, a cor).
Cidade dos Anjos transpôs
essa história para Los Angeles em 1998. Mas, dessa vez, dentro do zeitgeist de
“fim da história” com a Globalização do Capitalismo triunfante. E o filme
refletia isso: o otimismo econômico se traduziu no sentimentalismo
hollywoodiano do individualismo romântico – o anjo não decai no mundo material
pelo amor à humanidade, mas por querer tocar e sentir a mulher amada (Meg Ryan).
Quando o Céu se Engana (Good
Fortune, 2025), dirigido por Azis Ansari (série Master of None), é
outro filme dentro dessa linhagem de narrativas sobre as relações invisíveis
entre seres humanos e imortais e anjos decaídos em nosso mundo material.
E, como sempre, são narrativas que falam muito mais sobre o
espírito da época em que o filme foi produzido do que sobre a natureza
metafísica dos anjos.
De início, Quando o Céu se Engana lembra uma mistura entre
a troca de corpos em Sexta-Feira Muito Louca (2003) e a troca de identidades em
Um Príncipe em Nova York (1988).
![]() |
Mas, o filme explicitamente reflete os tempos da chamada “Gig
Economy”, a economia de pessoas que vivem de “bico”, equilibrando-se em
múltiplos “bullshit Jobs” para tentar minimamente sobreviver.
Aqui em 2025, o anjo decai não por amor à humanidade ou por uma
mulher: mas por um erro burocrático, perdendo um emprego celestial (com
estabilidade garantida pela eternidade) para fazer parte do precariado aqui na
Terra. O anjo não cai no mundo físico por amor ou filosofia. Ele perde as asas
por erro burocrático e incompetência ao tentar provar um ponto moral falido. Ao
se tornar humano, ele descobre que sem dinheiro, não há poesia nem romance,
apenas miséria.
O Anjo chamado Gabriel (Keanu Reeves) é um
"middle-manager" celestial incompetente. Ele tenta dar uma lição de
moral antiquada ("dinheiro não traz felicidade"), mas falha
miseravelmente porque não entende a realidade material moderna – os seres
humanos ficaram tão embrutecidos pela precarização da gig economy que
simplesmente não conseguem mais compreender as lições morais sobre o “ser”
dever ser mais importante do que o “ter”.
“Sim, dinheiro traz a felicidade!”, é a sentença do protagonista
que supostamente deveria ser orientado pelo seu mentor angélico para salvar a
sua alma. Imerso em uma sucessão de bullshit jobs, o protagonista Arj
(estrelado pelo próprio diretor Aziz Ansari) vive a realidade nua e crua da
precarização (entregador, faz-tudo, vendedor de plasma etc.). Aqui, o trabalho
não define a identidade (como em 87) nem é uma carreira (como em 98); é apenas
uma luta humilhante pela sobrevivência.
Quando o Céu se Engana é uma tentativa
de abordar a impossibilidade da atual economia de bicos, um sistema cruel que
se torna cada vez mais cruel à medida que a distância entre os super-ricos e o
resto da população aumenta.
![]() |
Sua série inteligente e elegante da Netflix, Master of None,
era um show de humor observacional irônico sobre as realidades muitas vezes
absurdas de relacionamentos, trabalho e amizade. Parecia o formato perfeito
para Ansari, que também se mostrou um protagonista carismático.
Em Quando o Céu se Engana, Aziz transporta sua
sensibilidade para uma comédia de fantasia conceitual - uma comédia sobre a
troca de identidade entre um milionário e seu assistente precarizado. Mas que
também parece refletir uma precarização que também existe na hierarquia etérica
ou celestial: um anjo que também está condenado a um eterno bullshit job.
Em tempos de gig economy, o Céu não é mais transcendência,
mas pura imanência. O mundo terrestre apenas reflete um mundo celestial
desencantado.
O Filme
O diretor e roteirista Aziz Ansari interpreta Arj, um aspirante a
editor de documentários que passa os dias correndo entre trabalhos ingratos no
varejo e em aplicativos de serviços, e as noites dormindo em seu carro.
A vida é uma luta injusta, especialmente quando ele testemunha de
como a outra metade vive, como o extravagante Jeff (Rogen), um investidor em
startups de tecnologia, cujo mundo é uma mistura de banhos gelados, saunas
secas, relógios de US$ 250.000 e reuniões de trabalho superficiais regadas a
sushi importado a preços exorbitantes.
Tentando demonstrar espírito empreendedor e pro-atividade
(quesitos fundamentais na gig economy) Arj acaba trabalhando brevemente
como assistente de Jeff, mas é demitido sem cerimônia e retorna a uma vida de
dificuldades após sua breve experiência de luxo.
Ambos são observados pelo preocupado e ambicioso anjo da guarda
Gabriel (Keanu Reeves), que vê ali uma oportunidade de ajudar.
![]() |
O astro de Matrix interpreta Gabriel, um anjo de baixa
patente cuja missão é “alertar pessoas que mandam mensagens enquanto dirigem”.
Se você já mandou mensagens ou navegou na internet pelo celular enquanto dirige
e, de repente, olhou para frente a tempo de evitar uma colisão, esse cara
invisível que te alertou era Gabriel.
Um trabalho tão especializado que Gabriel não vê oportunidade de
crescimento. Seu chefe na patrulha dos anjos não é o próprio Deus, mas Martha (Sandra
Oh), que o incentiva a continuar fazendo bem o seu trabalho, e assim ele subirá
na hierarquia. Acontece que também existe uma hierarquia no Céu, evidenciado
pelo tamanha das asas que cada anjo demonstra. As asas de Gabriel nem são tão
grandes quanto as de Martha.
Gabriel fica fascinado por Arj, um cara que está se virando como
pode com vários empregos que não lhe rendem dinheiro suficiente nem para deixar
de morar no próprio carro. Ele entrega comida para uns ingratos por uma plataforma
de aplicativo chamada Foodster. Que o obriga a fazer bicos para outros
aplicativos que o faz realizar várias tarefas. Como, por exemplo, ficar na fila
para comprar a última guloseima para clientes descolados, e trabalha em uma
loja de departamentos chamada Hardware Heaven.
É lá que ele conhece a charmosa Elena (Keke Palmer), que está
lutando para formar um sindicato, algo com que Arj não tem tempo para se
importar. Enquanto isso, o trabalho no aplicativo o coloca na vida de um
investidor chamado Jeff (Seth Rogen), que concorda em contratá-lo por uma
semana como seu assistente pessoal. Quando Arj toma uma decisão que irrita
Jeff, ele é demitido, e Gabriel se preocupa que esse cara legal acabe tirando a
própria vida.
Gabriel vê a oportunidade de salvar uma “alma perdida” e ser
promovido por Martha.
Gabriel decide se revelar a Arj, começando por fazer o que um anjo
faz: argumentar pela esperança.
Em uma das cenas mais engraçados do filme, Gabriel mostra a Arj visões
do seu futuro, que incluem urinar em uma garrafa em um emprego no estilo da
Amazon, morar com os sogros e não ter dinheiro para pagar as contas
veterinárias de um animal de estimação. Gabriel tem boas intenções, mas Arj não
se sente exatamente encorajado pelas visões do futuro que o espera.
![]() |
O pobre Gabriel quer ensinar uma lição moral ultrapassada: para
provar a Arj que dinheiro não compra felicidade, ele troca de lugar com Jeff no
mundo. O rico fica pobre; o pobre fica rico.
Com a inversão das classes sociais, Gabriel esperava que Arj aprendesse
a lição de como a vida rica de Jeff é fútil, triste e vazia por trás da fachada
de riqueza. Mas Arj aprende o contrário: sim! O dinheiro traz a felicidade! E ele
se recusa a voltar à sua vida precarizada e miserável, criando para Gabriel um
caos administrativo no Céu.
Gabriel será sumariamente demitido por Martha, perderá suas asas e
cairá no mudo terrestre, tornando-se mais um precarizado, como Arj o era.
Gabriel somente voltará ao Céu se espontaneamente Arj renunciar a
sua boa vida por culpa moral – o que está fora de cogitação.
Bullshit Jobs
O título original do filme em inglês “Good Fortune” é irônico: “fortuna”
possui um significado ambíguo – pode ser tanto uma soma vultosa de dinheiro, quanto
uma força à qual se atribui o poder de influir no êxito ou no insucesso de
alguém ou algo; acaso.
Gabriel é um anjo "tonto" e burocrata. Ele representa a
desconexão das "boas intenções" liberais. Ele acredita que ensinar
uma "lição de moral" sobre dinheiro resolverá as coisas, ignorando
que, no zeitgeist atual, a sobrevivência material precede a iluminação
espiritual.
Quando o Céu se Engana é uma
comédia ácida sobre a falácia da Meritocracia numa “economia de bicos” – a realidade
dos “bullshit jobs”: trabalhos mal pagos, inúteis e sem propósitos. Podem até
ser essenciais do ponto de vista da prestação de serviços - entregador, assistente
pessoal, limpador de piscina etc. Mas inúteis no aspecto do crescimento pessoal
e profissional.
Ironicamente, tanto anjo Gabriel (que pretende ajudar ou se
promover através de lições morais ultrapassadas) quando Arj são prisioneiros de
um modelo econômico.
A troca de identidades e classe social entre pobre Arj e o do rico
Jeff serve apenas para provar que a pobreza não é uma falha de caráter, mas uma
armadilha estrutural. O "bico" no século XXI não é uma fase
transitória, é um modo de vida permanente para muitos.
Ficha Técnica |
|
Título: Quando o
Céu se Engana |
|
Direção: Aziz Ansari |
|
Roteiro: Aziz Ansari |
|
Elenco: Kenu Reeves,
Seth Rogen, Aziz Ansari, Sandra Oh, Keke Palmer |
|
Produção: Liosgate,
Media Capital Technologies |
|
Distribuição: Paris
Filmes |
|
Ano: 2025 |
|
País: EUA |
sexta-feira, novembro 28, 2025
Wilson Roberto Vieira Ferreira





Posted in:

![Bombas Semióticas na Guerra Híbrida Brasileira (2013-2016): Por que aquilo deu nisso? por [Wilson Roberto Vieira Ferreira]](https://m.media-amazon.com/images/I/41OVdKuGcML.jpg)




