sexta-feira, novembro 27, 2020

A realidade é mais assustadora do que o sobrenatural em 'O Que Ficou Para Trás'


Dos filmes de ficção científica surgiu nos últimos anos o subgênero “alt.sci-fi” (plots tradicionais do gênero como pretexto para discutir temas existenciais e psicológicos). “O Que Ficou Para Trás” (“His House”, 2020 disponível na Netflix), ao lado do horror racial de “Corra!” (2017), ensaia da mesma maneira um novo subgênero, agora no gênero horror: o “alt.terror”, tradicionais plots do gênero como pano de fundo para temas existenciais e políticos. A partir do tema clássico da casa assombrada, “O Que Ficou Para Trás” discute os problemas existenciais em torno dos refugiados na Europa e o ressentimento contra os estrangeiros como resultante da geopolítica global que produz guerras híbridas em alvos políticos das grandes corporações petrolíferas – no caso, refugiados do Sudão do Sul. Um novo tipo de terror onde a realidade pode ser mais estranha e assustadora do que os elementos sobrenaturais.

O Que Ficou Para Trás (His House, 2020), estreia do diretor Remi Weekes em longas, definitivamente não é um filme de horror comum. Assim como nos últimos anos acompanhamos a ascensão do subgênero alt.sci-fino campo da ficção científica (filmes que usam os plots tradicionais do gênero como pretexto para discutir questões mais psicológicas ou existenciais), da mesma forma esse filme parece querer criar um, por assim dizer, “alt.terror”: tradicionais plots do horror (casa assombrada, sustos, horror físico etc.) como um pano de fundo para discutir temas existenciais e até mesmo políticos.

De início, O Que Ficou Para Trás se alinha ao tema da casa como o grande protagonista. Não só por ser assombrada, mas por ser metáfora ou projeção de tormentos interiores como remorso e culpa ou como autêntica representação dos labirintos da mente – entra na lista, ao lado de filmes como Relic (2020), I See You (2019), Mãe!(2017) e clássicos como O Iluminado de Kubrick e Repulsa ao Sexo de Polansky.

A segunda camada de O Que Ficou Para Trás é a representação do drama dos refugiados na Europa como o resultado de uma maquinação da nova organização da cadeia de produção mundial criada pela Globalização: a fuga de postos de trabalhos industriais e de serviços da Europa e EUA para o Oriente, criando o ressentimento e ódio aos estrangeiros – tão bem explorado pelas campanhas do Brexit, no Reino Unido, e de Donald Trump nos EUA. Além do fato de que a tragédia dos refugiados surgir do jogo geopolítico das revoluções por procuração (guerras híbridas) em países-chave aos interesses de grandes corporações, principalmente petrolíferas.

E na terceira camada, o horror proveniente das religiões animistas e tribais do Sudão do Sul que assombra os protagonistas. País alvo da geopolítica na África para a garantia das riquezas petrolíferas daquele país, mediante o açodamento de infindáveis guerras tribais.

Por isso, O Que Ficou Para Trás não é só um filme de fantasmas que habitam os novos moradores. Uma estória, já contada inúmeras vezes, com diversas variações. Mas aqui, o diretor Remi Weekes transforma esse conto arquetípico em um veículo para discutir outros temas: o drama dos refugiados na Europa, o ressentimento que os espera das pessoas que deveriam assisti-los, a busca de uma nova identidade num país estranho enquanto o remorso ainda prende o psiquismo no passado, o horror das guerras tribais na África, convenientes ao jogo geopolítico global.



A virtude do filme é mostrar que a realidade pode ser muito mais estranha e perturbadora do que qualquer elemento sobrenatural.

O Filme

O Que Ficou Para Trás abre com uma cena um tanto cômica. Bol Majur (Sope Dirisu) acorda de um pesadelo e encontra sua esposa Rial (Wunmi Mosaku) segurando sua cabeça. “O que você estava sonhando?”, pergunta. Bol conta uma mentirinha inocente para não revelar o verdadeiro conteúdo do sonho: “estava sonhando com o dia do nosso casamento”, responde meio sem convicção. “Isso explica todos os gritos”, ironiza Rial.




Os Majurs são refugiados do Sudão do Sul, não só imerso em conflitos tribais, mas também dono de grandes jazidas de gás e petróleo na fronteira ao Norte com o Sudão, alvo da batalha geopolítica na região do Mar Vermelho. Logicamente envolvendo interesses das gigantes petrolíferas, de países ex-colonizadores da África.

A caminho da Inglaterra, eles escaparam de um trágico acidente de barco com o qual sonhou Bol: a filha, Nyagak (Malaika Wakoli-Abigaba), se afogou durante a travessia, trauma que repercutirá por toda a narrativa.

Os Majurs acordam num centro de triagem para refugiados, temerosos se serão expulsos de volta para a África. Mas recebem uma “liberdade condicional”: serão instalados em uma casa em uma região periférica de Londres sob rígidas condições, sempre monitorados por assistentes sociais para saberem se são merecedores da cidadania britânica.

“Seja um dos bons”, diz para eles o assistente Mark (Matt Smith, Doctor Who), que deixa escapar um sombrio espírito de ressentimento: constantemente Mark e seus ajudantes falam que a casa provisória dada aos Majurs é maior do que a deles próprios. Esse ressentimento (a semente que germina o ódio aos estrangeiros) é ainda mais patente quando sabemos que Smith tinha um bom emprego – foi demitido “porque os empregos estão sendo levados para fora do país”, restando a ele aquele emprego público frustrante.

A casa em questão está caindo aos pedaços, o papel de parede descolando, imunda, mau cheirosa e com sérios problemas de eletricidade. 

Bol e Rial estão ansiosos em começar de novo para tornarem-se “os bons”. Porém, parece que trouxeram do seu país natal muito mais do que alguns objetos e recordações: clandestino, veio alguma entidade sobrenatural chamada “apeth” que se alimenta da culpa e remorsos, sussurrando feitiços a partir das paredes da casa em que habita a vítima.



As noites passam a ser infernais para o casal, assombradas por imagens da filha se afogando e o apeth com sua legião de fantasmas procurando vingança. Enquanto Bol tenta desesperadamente adaptar-se à nova cultura (a cena dele visitando um shopping para comprar um figurino que se assemelhe a um modelo branco em um pôster publicitário é emblemática), Rial cada vez mais se apega às memórias da terra natal – o bruxo apeth cria aos poucos a divisão entre o casal, dirigindo a responsabilidade da maldição para o marido.

Rial cada vez mais questiona os mantras de Bol: “Essa é a nossa casa!” e “Seremos os bons!”. Mas a casa não quer apenas expulsá-los, busca também algum tipo de vingança que será revelado no aguardado plot twist do terceiro ato.

Os vivos e os mortos

Como no filme Relic, a casa se transforma numa projeção do psiquismo dos Majurs – Bol tenta arrancar os papéis de parede e fios como se isso ajudasse a afastar os maus espíritos. Mas está completamente errado. O que deveria ser um porto seguro em uma terra estranha, aos poucos a casa transforma-se numa prisão das memórias e remorsos.



O Que Ficou Para Trás transforma os elementos sobrenaturais em metáforas que juntam diversos temas: a sensação de alienação e estranhamento ao tentar se integrar em outra cultura; o problema da imigração em um país que nutre um crescente ressentimento aos estrangeiros; negros locais (ou “skinfolks”) que também nutrem preconceito aos refugiados (“voltem para a África!”, gritam jovens negros, com roupas escolares, para Rial); os conflitos tribais (marcados na pele de Rial através de tatuagens simbólicas) de uma nação esfacelada pelo jogo geopolítico global; e a desesperada negação psíquica dos erros e falhas que foram deixadas para trás para tentar começas de novo em um país estranho.

O verdadeiro horror do filme está na realidade, da qual o bruxo apeth extrai toda a sua energia vital. Em outras palavras: temos que ter mais medo dos vivos do que dos mortos.



Ficha Técnica 

Título: O Que Ficou Para Trás (His House)

Criador: Remi Weekes

Roteiro: Remi Weekes, Felicity Evans

Elenco: Sope Dirisu, Wunmi Mosaku, Malaika Wakoli-Abigaba, Matt Smith

Produção: Regency Enterprises, BBC Films

Distribuição:  Netflix

Ano: 2020

País: Reino Unido

 

Postagens Relacionadas


Em “Relic” a perda do elo geracional cria fantasmas que aterrorizam as novas gerações



Os porões e os sótãos do inconsciente nos vigiam em “I See You”



Curta da Semana: “High Chaparral” – refugiados sírios perdidos na hiper-realidade



O “lixo branco” Ocidental na série “The End of the F***ing World”


 

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review