sexta-feira, maio 22, 2020

Série "Undone": os entrelaçamentos quânticos ocultos na nossa vida cotidiana



A série “Undone” (2019-) pode ser considerada a próxima evolução na animação para adultos. Comum em filmes longa-metragem como “Scanner Darkly”e “Waking Life”, “Undone” é a primeira série que usa integralmente a técnica de rotoscopia. Decisão acertada, pela técnica criar uma atmosfera ao mesmo tempo suave e surreal, dando uma sensação de irrealidade e estranhamento. A mesma sensação da protagonista que, após um acidente de carro, deixa para trás uma vida chata e normal: é despertada nela uma capacidade latente de se libertar do contínuo tempo-espaço. E, juntamente com visões do seu pai falecido, faz um exame íntimo dos traumas pessoais e familiares. Descobrindo como a mecânica quântica que estrutura o cosmos também está presente nas impressões mais íntimas e cotidianas. Ir mais rápido do que a luz através do entrelaçamento quântico será o caminho para resolver um mistério que envolve pai e filha.

O que é mais rápido do que a luz? O entrelaçamento quântico. Como chamar a pessoa que tem a sensação de estranhamento e alienação mesmo entre seus familiares e amigos? Ela é o “Estrangeiro”, aquele que se sente tão deslocado como um refugiado em alguma terra distante.
Esses são os pressupostos científicos e existenciais da série Undone (2019): um exame íntimo dos traumas pessoais e do estado mental de uma protagonista; mas também é uma ficção científica selvagem e alucinante envolvendo loops e viagens no tempo. E, claro, a possibilidade de encontrar uma segunda chance e tentar corrigir erros do passado.
Provavelmente o leitor já deve ter assistido a inúmeros filmes com essa temática, desde o clássico De Volta Para O Futuro
Porém, Undone desenvolve esse argumento já batido a níveis sem precedentes: uma história sobre uma família dividida por tragédias e tristezas com estilo visual único – uma animação com a técnica de rotoscopia (processo pelo qual os atores são filmados em live action para depois as imagens serem capturadas como animação) que cria uma sensação de irrealidade na qual jamais o espectador pode confiar no caminho que está à sua frente.
 Undone entra num campo ambíguo onde o dom de ultrapassar as fronteiras do tempo-espaço pode ser nada mais do que uma doença mental: ou a protagonista é um xamã ou apenas uma esquizofrênica com stress pós-traumático.
Contudo, a combinação entre o princípio quântico do entrelaçamento combinado com a condição existencial (e gnóstica) do Estrangeiro dá bastante peso à interpretação de que através de estados alterados de consciência podemos ver muito além dos blocos que formam a realidade – aliás, metáfora usada em um dos episódios.
E o efeito da rotoscopia confere uma sensação ainda maior à essa interpretação: a captura de imagens live action pela animação cria uma suavidade mundana, mas ao mesmo tempo surreal: como vívidos planos cósmicos e florestas fantásticas que ela visita com seus superpoderes podem se entrelaçar com a realidade física.



Entrelaçamento quântico: como duas partículas que se interagem, ao serem separadas continuam a ter estranhos padrões como se ainda estivessem conectados a distâncias imensas. 
É a descoberta de que vivemos em um Universo onde o entrelaçamento quântico faz tudo parecer emergente e interligado. A vida parece menos com uma máquina e mais com padrões infinitamente complexos de ondas e partículas. 
                       É nesse universo que a série Undone nos conduz ao longo dos oito episódios da primeira temporada. Nos quais paradoxos quânticos estão por trás de xamãs e esquizofrênicos que estão adormecidos dentro de cada um de nós na vida cotidiana.


A Série

Undone guarda alguma similaridade com a sequência não oficial do clássico O Mágico de OzO Mundo Fantástico de Oz (Return To Oz, 1985) no qual Dorothy insiste que suas aventuras que viveu em outro mundo eram reais, até seus tios a colocarem num asilo para ser tratada com terapia de choque.
Da mesma maneira, em Undone viver uma vida emocionante pode ter um preço terrível.
O momento traumático para Alma (Rosa Salazar) foi na sua infância, na noite de Haloween – aos oito anos ela se fantasiou de Dorothy enquanto seu pai, Jacoby (Bob OdenKirk de Better Call Saul e Breaking Bad), desaparece para depois ser encontrado morto num acidente de carro.
Alma nunca superou isso. Vive como uma sonâmbula, numa relação de estranhamento com sua família e com a própria existência: para ela, deve haver algo mais na vida do que casar, ter filhos e um emprego insignificante numa rotina monótona.
Até sofrer seu próprio acidente de carro às vésperas do casamento da sua irmã, Becca – Angelique Cabral.
                       Seu falecido pai aparece para ela no hospital para lhe dizer que o trauma despertou uma capacidade latente de se libertar com o tempo, um poder que ele acha que ele pode usar para impedir sua morte – Jacob acredita numa conspiração que o matou e, com a ajuda dos poderes da filha, pretende voltar no tempo para impedir a sua morte.


A avó de Alma era esquizofrênica, mas Jacob insiste que ela realmente tinha o mesmo poder que Alma e era apenas mal compreendida. Undone evita esclarecer se a capacidade de Alma é real ou se ela está passando por um colapso mental. Prefere manter uma narrativa ambígua.
Mas o projeto e os argumentos de Jacob dão sustentação científica: ele era professor e pesquisador em Física teórica e experimental em uma universidade. Baseado em princípios quânticos, acreditava que a velocidade da luz não é a parede que limitaria o contínuo tempo-espaço. O entrelaçamento quântico, a capacidade de objetos estarem ligados mesmo separados especialmente a milhões de anos-luz, tornariam passado-presente-futuro simultâneos.
Jacob era judeu, casado com a mãe de Alma, Camila (Constance Marie), mexicana. Razão pela qual tomou contato com a cultura xamânica, acreditando que tanto fenômenos espirituais quanto distúrbios mentais eram nada mais do que diferentes modalidades de alteração de estados de consciência que obedeciam aos princípios da mecânica quântica.
Quando morreu, Jacob coordenava um projeto experimental envolvendo xamanismo e viagem no tempo. Financiado por alguma poderosa empresa com finalidades obscuras. Jacob suspeita que este financiador seria a origem de uma conspiração que o matou.
Alma pula para trás e para frente no tempo, permitindo que os espectadores se envolvam em flashbacks que exploram sua vida familiar, mas também saltam para eventos que não ocorrerão em tempo real por vários episódios. A técnica narrativa é semelhante ao thriller de viagem no tempo Primer, porém mais fácil de acompanhar, graças às explicações teóricas de Jacob. 
A dupla de criadores Bob-Waksberg e Purdy demonstram uma capacidade notável de embalar cada episódio com drama sombrio, momentos de humor e interações comoventes entre os personagens. 
                       A dinâmica entre Alma e Jacob é semelhante àquela relação entre o mestre Jedi e Padawan em Guerra nas Estrelas. Para cada momento bobo em que Alma critica gentilmente o pai, ela quer impressioná-lo tentando compreender essa dimensão cósmica quântica, enquanto luta para controlar seus poderes. Mas também tem que levar em frente seus afazeres do dia-a-dia: os preparativos do casamento da sua irmã e o seu trabalho como professora em uma creche. Manter esse equilíbrio é o seu principal desafio.


Detetives e Estrangeiros

Em postagem anterior este Cinegnose descrevia os três modos de constituição da subjetividade e do mundo na cultura contemporânea” a partir das estórias míticas dos três tipos de protagonistas: o Detetive, o Viajante e o Estrangeiro – clique aqui.
Undone figura a dupla de protagonistas, Alma e Jacob, como respectivamente Estrangeiro e Detetive,
Alma é problemática: embora ame sua família e amigos ela vive uma relação de estranhamento e alienação com o entorno – o que é potencializado com o aparelho auditivo que usa desde a infância. Sua alienação não é pessoal, mas metafísica, existencial – há algo errado com a vida, mas ela não sabe o quê é.
Alma é surda. Isso apenas aumenta o foco narrativo na condição de Estrangeira: a natureza subjetiva da sua percepção é ressaltada quando o áudio fica com qualidade abafada toda vez que ela retira a parte externa do implante – muitas vezes, ela retira propositalmente o dispositivo com a intenção de se desligar do resto do mundo. Para que possa se concentrar em sua vida interior cada vez mais estranha.
Enquanto Jacob tenta resolver o enigma da sua morte. Mas, tal como no personagem do detetive clássico nos filmes do gênero noir, a investigação pode se voltar contra ele mesmo – revelar incômodos segredos insondáveis e convenientemente esquecidos.
Undone remove quaisquer limites em suas ambições visuais. O estilo rotoscopado é surpreendente, graças à mudança de espaços e à ruptura com a realidade. A narrativa não-linear e a ideia do protagonista não confiável (afinal, a percepção de Alma é sempre subjetiva e ambígua) aumentam a sensação de que não há um fundamento narrativo sólido para sustentar, o que pode ser desconcertante. 
Mas a combinação dessa antiga tecnologia de animação com sua nova abordagem de ficção científica serializada é atraente, ambiciosa e poderosa. Por isso, Undone parece marcar uma nova onda de animação adulta.



Ficha Técnica 

Título: Undone
Criadores: Raphael Bob-Waksberg e Kate Purdy
Roteiro: Raphael Bob-Waksberg e Kate Purdy
Elenco: Rosa Salazar, Angelique Cabral, Constance Marie, Bob Odenkirk
Produção: Amazon Studios, Minnow Montain
Distribuição:  Amazon Prime Video
Ano: 2019-
País: EUA

Postagens Relacionadas


Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review