segunda-feira, agosto 17, 2015

Editor do "Cinegnose" participa com palestra no CONACINE 2015

Este humilde blogueiro participará da segunda edição do Congresso Nacional de Cinema (CONACINE), que vai acontecer de 17 a 21 de agosto. Participarei no dia 20 às 13 horas com a palestra on line “Cartografias da Mente Cibernética: o cinema e a virtualização da mente humana”.

O evento é totalmente online. Quem se inscrever terá o direito de assistir às palestras de sua escolha, gravadas em vídeo e exibidas no site do evento em datas e horários específicos. Os interessados podem se inscrever no site do CONACINE. O endereço é www.conacine.org.


O tema “Cartografias da Mente no Cinema” já foi abordado diversas vezes aqui no blogue Cinegnose. O tema vem da constatação de que a cinematografia desse início de século, desde filmes como Vanilla Sky (2001) e Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004) até a atual animação da Pixar Divertida Mente (2015), vem de forma recorrente fazendo uma espécie de geografia alegórica dos processos mentais – cartografias e topografias da mente humana.

O cinema parece estar alinhado com a atual agenda tecnocientífica onde, através da conjunção das neurociências, ciências cognitivas, cibernética, Inteligência Artificial e Teoria da Informação, procura mapear a mente humana para criar um modelo simulado de funcionamento do cérebro. Isso permitiria não apenas compreender a dinâmica dos processos mentais, mas, principalmente, manipulá-la e controlá-la.
Este blogueiro nas gravações no CONACINE do ano passado, onde discuti os filmes gnósticos com Fernando Imperator, palestrante e promotor do evento.

Enfim, a criação de uma nova engenharia social, onde o Cinema teria um papel importante para tornar essa agenda aceitável e compreensível para a opinião pública.

Na palestra do CONACINE no dia 20, este humilde blogueiro procurará mostrar esses filmes dentro da perspectiva mais ampla da evolução dos filmes gnósticos no cinema hollywoodiano e suas diversas vertentes: filmes CosmoGnósticos, PsicoGnósticos, TecnoGnósticos, AstroGnósticos e CronoGnósticos.

Programação


Como na primeira edição do CONACINE ano passado, o evento é gratuito e contará com a seguinte programação:

DIA 17 (SEGUNDA): 14h30: Fernando Imperator - Palestra de abertura: CONACINE/ 17h:  Luisa Clasen (Lully) – “Wes Anderson: uma análise da obra” / 19h: Roberto Sadovski – “Star Wars: determinando o que você assiste no cinema desde sempre” / 21h: Tiago Belotti: “O papel do diretor na produção cinematográfica”.

DIA 18 (TERÇA): 13h: Lula Magalhães: “Cinema de bordas: Uma análise de dois curta-metragens e os caminhos para produzir de forma independente no Brasil” / 15h: Eduardo Calvet: “Cultura Colaborativa no Audiovisual” / 17h: Marcelo Paradella: “Nova Hollywood: Como o cinema se reinventou nos anos 60 e 70” / 19h: Bruno Assis: “O Segredo do Roteiro: Syd Field e o Paradoxo de Tostines” / 21h: Artur Andrade: “Sangue e sorvete: Edgar Wright e sua Trilogia do Cornetto”.


DIA 19 (QUARTA): 13h: Gabriel Zanirato: “Universo das Cores: A importância de Color Grading e Color Correction no cinema” / 15h: Sergio Barreto: “Profissão: ator. Os métodos e desafios da atuação” / 17h: Andrea Cursino: “Cinema e suas Mensagens:  como identificar as mensagens escondidas nos filmes” / 19h: Joyce Pais: “David Lynch: uma viagem pelo mundo onírico e excêntrico do diretor” / 22h: Ivanildo Pereira: “Alfred Hitchcock: A trajetória do mestre do suspense”.

DIA 20 (QUINTA): 13h: Wilson Ferreira: “Cartografias da mente cibernética: o cinema e a virtualização da mente humana” / 15h: Rodrigo Rodfer: “A importância do cinema na formação da personalidade” /  17h: Fernando Coimbra: “Por Trás d'O Lobo Atrás da Porta” / 19h: Daniel Fontana, Gustavo Clive & Paulo Marques: “O Poder da edição de imagem e som” / 21h: Alexandre Carlomagno: “Cinema vs Documentário: Uma análise da linguagem cinematográfica de ambos”.


DIA 21 (SEXTA): 13h: Fábio Rockenbach: “Ver o filme, ler a imagem: os códigos e o poder do discurso audiovisual” / 15h: Bruno Bebianno: “Os caminhos que levam à atuação no cinema” / 17h: Eduardo Kacic: “Stephen King e a adaptação de suas obras para o cinema” / 19h: Vanderson Santos “A Escola Vai ao Cinema: A abordagem cinematográfica do processo educacional” / 21h: Fernando Imperator: “Quentin Tarantino: o impacto de sua obra”.

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review