segunda-feira, agosto 16, 2021

Live Cinegnose 360 #16: Rock, esoterismo e bombas semióticas do golpe militar híbrido


Nesse domingo aconteceu mais uma Live Cinegnose 360, a edição #16. Começamos discutindo rock e esoterismo na sessão dos vinis desse humilde blogueiro: o jazz-rock da Mahavishnu Orchestra do guitarrista John McLaughlin. Depois, a incursão gnóstica do diretor Night Shyamalan no filme “Tempo” (Old, 2021) e a mitologia do empreendedor no filme francês “A Nuvem” (La Nuée, 2020). No bloco da guerra híbrida brasileira, a bomba semiótica do desfile dos tanques fumegantes em Brasília e a continuação do kit semiótico de manipulação discutindo o filme “Como Fazer Carreira em Publicidade” (How to Get Ahead in Advertising, 1989). Veja no canal Cinegnose do Youtube, com minutagem, bibliografia e discografia. A Live Cinegnose 360 vai ao ar todos os domingos, às 18h00, no Youtube e Facebook.

Detalhamento:

1 - Rock e esoterismo: o jazz-rock da banda Mahavishnu Orchestra. A guitarra de John MacLughlin – música e meditação – a gnose extática – LSD e o “atalho para Satori” – drogas, tela mental e a falsa gnose – tela mental e sonho lúcido.

2 - Filme “Tempo” de Night Shyamalan – a incursão do diretor no simbolismo gnóstico – Morte e envelhecimento: o tabu da morte na sociedade de consumo e entretenimento - Cosmogonia gnóstica – o personagem do Demiurgo – entropia e tempo como falhas cósmicas – morte, luta de classes segundo Jean Ziegler.

3 - Filme “A Nuvem” – o filme como reflexo do espírito do tempo – filme “Você Não Estava Aqui” e o capitalismo de Plataforma – “A Nuvem” e o mito do empreendedorismo – desconstruindo o mito: a diferença entre Capital e Força de Trabalho – o mito do empreendedorismo na mídia como “contos maravilhosos” (Propp).  

4 - A necessidade de uma estratégia pedagógica para a esquerda – como a grande mídia cobre o aumento dos combustíveis – o “tautismo” da esquerda prisioneira da pauta da guerra híbrida.

5 - A bomba semiótica do desfile de tanques em Brasília e o “apito de cachorro” dos medalhistas brasileiros que bateram continência em Tóquio – a política como um espetáculo teatral – a diferença entre dissimulação e simulação no teatro político - como funciona uma bomba semiótica – bomba semiótica e percepção.

6 - A prisão de Roberto Jefferson no contexto da guerra híbrida de informações.

7 - Filme “Como Fazer Carreira em Publicidade” e o kit semiótico de manipulação.


Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review