terça-feira, abril 24, 2018

O império contra-ataca na guerra semiótica: Globo faz a Cinderela de esquerda no BBB18


Dentro da atual guerra semiótica, a Globo foi rápida após acusar o golpe da invasão tática do “tríplex do Lula” no Guarujá pelo MTST e Frente Povo Sem Medo. Três dias depois, a emissora simplesmente promoveu uma militante petista (Gleici Damasceno, a jovem acreana “feminista e militante”, como descreveu o programa) a nova milionária do BBB18. E de quebra, como vice, um refugiado sírio.  Resposta semiótica direta e incisiva: entrou no “controle de danos” após a prisão de Lula (compulsivamente a Globo tenta aparentar agora imparcialidade). Ao mesmo tempo em que utilizou a arma ideológica tão antiga quanto a própria televisão brasileira: narrativas da “Rainha por um Dia” e “Boa Noite Cinderela” do velho Silvio Santos desde décadas atrás – reciclar miseráveis (e agora também militantes de esquerda) em exemplos de imparcialidade e evidências do outro lado da moeda da meritocracia: a sorte e oportunidade. E a esquerda tenta pegar carona em Gleici: “Quando é no voto, a gente sempre ganha”, “Gleici campeã, deu PT” etc. Parece que a vitória da ocupação do triplex não ensinou nada...

Se na segunda-feira da semana passada a esquerda ganhou pontos na guerra semiótica com a ocupação do triplex do Guarujá (uma ação rápida que pegou de surpresa a grande mídia que sentiu o golpe através da guinada gramatical feita às pressas fez em sua narrativa – clique aqui), já na quinta à noite a poderosa Globo deu a resposta: a vitória da acreana “feminista e militante política” Gleici Damasceno no BBB 18.

E de quebra, o vice para um refugiado da guerra síria, morador da cidade de Curitiba (irônico e sincrônico!)...

Dentro do quadro atual no qual a Globo tenta lavar as mãos da lama psíquica que teve que remexer até o impeachment de 2016 (deu visibilidade aos discursos de ódio e intolerância para criar a atmosfera de crise política para desfechar o golpe), a vitória de Gleici, foi até previsível por dois simples motivos:

(a) Controle de danos: após a conquista do grande troféu cobiçado desde a crise do mensalão (a prisão de Lula), agora a mídia corporativa às pressas procura reverter sua explícita parcialidade com a narrativa da isenção e de que “a lei é para todos” – Aécio foi largado na estrada (capa da Veja em um tenebroso fundo negro). Principalmente a Globo (entre 2013-16 mandou às favas até os interesses comerciais no bombardeio semiótico contra a opinião pública) deu uma guinada na pauta do jornalismo e entretenimento: como um rolo compressor, o “politicamente correto” de repente invadiu o conteúdo dos programas – igualdade racial e de gênero, cidadania, tolerância, etc.

Depois de açodada pela emissora a sair da toca para ir às ruas, a direita sentiu-se traída e passou a acusar a emissora de “petista”...

Ocupação do triplex e Gleici no BBB18: ação e reação

A grande mídia tenta minimizar os danos após a prisão de Lula. Danos representados principalmente pelos protestos diante várias afiliadas da TV Globo pelo Brasil.

(b) Guerra Semiótica: era necessária uma reposta simbolicamente à altura da bem-sucedida invasão do triplex: colocar uma militante do PT acreana (que exibe fotos no seu perfil nas redes sociais posando ao lado de Lula e Dilma), mulher, negra, vivendo um conto de cinderela no moedor de carne que é o reality show da Globo.

Carona com Gleici


 Também como era de esperar (dada a inacreditável ingenuidade semiótica) muitos blogs de esquerda (com os devidos “entretantos” e “poréns”) comemoraram a vitória como um alento ou algum tipo de vitória simbólica ou moral (“a esquerda ganha eleição até no BBB”, ironizaram) diante da derrota da prisão de Lula – será isso algum tipo de “síndrome de Estocolmo”?

Por exemplo, Eduardo Suplicy postou em rede social desabafo de como a vitória da militante petista lhe deixou feliz e com uma boa noite de sono após tantas tristezas com o infortúnio de Lula...

Big Brother Brasil é um moedor de gente, seja no aspecto físico (chegando até a escândalos de supostos estupros sob os edredons), como ideológico – vender o conto de Cinderela do qual viveu Silvio Santos (do velho quadro “Boa Noite Cinderela” ao “Topa Tudo por Dinheiro”)e na atualidade Luciano Huck (quadro “Lata Velha”) como o outro lado da moeda da meritocracia: além do mérito, também na vida é necessário ter sorte! Gente que vive seu sonho de uma noite de verão no topo da sociedade, onde as pessoas estão lá supostamente por mérito... e alguns pela sorte.


Como um beijo roubado, os poucos segundos em que a jovem gritou “Lula Livre” na comemoração com a família já fora da casa do BBB foram festejados pela esquerda – talvez carente por tão parcas vitórias nos últimos anos.

Mas o que a Globo faturou simbolicamente em cima da vencedora superou em muito o indefectível wishiful thinking da esquerda. Principalmente nos posteriores programas de entretenimento. Até chegar ao ápice do massacre ideológico no Fantástico.

A bomba semiótica da Globo


(a) Mulheres e Guerra Híbrida


Assim como Marielle foi a executada mais conveniente (vítima escolhida a dedo por ser mulher, negra, homossexual, militante e esquerdista) também a jovem foi a vencedora mais esperada: mulher (sempre as mulheres! As táticas semióticas da guerra híbrida adoram personagens femininos, seja como vítimas ou militantes (da vítima iraniana Neda Agha-Soltan, da ativista blogueira cubana Yoani Sanchéz até às mulheres que salvaram cãezinhos de um laboratório em Cotia – clique aqui), admiradora de Lula, negra e militante de esquerda. Mulheres dão um ótimo rendimento simbólico nessa estratégia de redução de danos da emissora;

Mulheres: iscas perfeitas na Guerra Híbrida

(b) A arma da iconificação


logicamente a Globo não permitiria imagens da chegada da vencedora em Rio Branco, no Acre, trajando uma camiseta estampada “Lula Livre”. Como era até esperado depois de gritar a reivindicação ao vivo no BBB. Símbolos são mais perigosos do que ícones. Então, as imagens do Fantástico mostraram a jovem chegando com a bandeira do Acre e uma camiseta com a rosto de Frida Khalo estilizado.

Uma camiseta “Lula Livre” seria muito partidarizado (até mesmo para a obsessiva preocupação da emissora parecer isenta). Ponha-se no lugar um ícone do feminismo genérico: Frida Khalo, iconificada como um personagem pop. Ao lado das lutas contra a intolerância, ódio e racismo, discursos genéricos, agendas positivas contra a qual ninguém pode ser contra – apenas com a exceção da extrema direita que consegue enxergar uma Globo de esquerda.

Iconificação é uma arma semiótica poderosa para esvaziar simbolismos políticos. Veja o exemplo do destino de Che Guevara. De símbolo comunista virou ícone genérico do herói que morreu por ideais. Herói tão genérico que é possível ver sua foto estilizada em capas de estepes de caríssimas SUVs ou em baús de motoqueiros alheios a qualquer tema da política.

(c) Atual Modus operandis da Globo


Mostrar como seus apresentadores são humanos, e não máquinas de dar péssimas notícias. Principalmente para a esquerda. Depois do áudio “vazado” do Chico Pinheiro demonstrar sua consternação com a prisão de Lula e na bancada do JN aparentar “voz embargada”, agora foi a vez de Tiago Leifert.

Pois não é que, no programa Vídeo Show, o apresentador do BBB supostamente não conseguiu segurar as lágrimas ao ver o vídeo da vitória de Gleici Damasceno?


(d) Café da manhã com a musa do Golpe


O tour forçado de Gleici Damasceno para abençoar a nova “imparcialidade” da Globo não poderia terminar sem visitar, nada mais e nada menos, do que uma das musas do malsucedido movimento “Cansei!” de 2007 (ao lado de Beatriz Segall, Luana Piovani, Irene Ravachi, Regina Duarte et caterva...), ação proto-golpista articulada por João Dória Jr.

Ana Maria Braga, inesquecível protagonista do colar de tomates na campanha da Globo para provar que o País do governo Dilma vivia sob uma incontrolável inflação, recebeu  a vencedora do BBB18 no seu programa matinal.

Afinal, lá também foi imolada a própria presidenta Dilma Rousseff em um café da manhã na qual ensinaria a fazer uma inocente omelete de queijo em 2011. A omelete politicamente mais cara da História.

Toque de cruel ironia: a cinderela de esquerda com incontida alegria, num descontraído café da manhã, no programa de uma das protagonistas da guerra semiótica vitoriosa da emissora.

Cruel ironia

(e) Meritocracia, Sorte e Oportunidade


A piece de resistance da ideologia meritocrática que a TV Globo empurra diariamente na sua programação: a sorte. O outro lado da moeda do mérito – na competição generalizada que deve ser a sociedade (Darwinismo Social) sorte e oportunidade são a contraparte da meritocracia.

O Fantástico apresentou dados acachapantes sobre Gleici: servidora pública, deveria trabalhar até os 119 anos para poder juntar o que ganhou em alguns meses no BBB18: R$ 1,5 milhão. Ela era a única fonte de renda em uma família na qual todos estão desempregados.

Gleici chega a Rio Branco com visual repaginado e com um príncipe da corte do BBB – o ex-Big Brother Wagner Santiago.

É inacreditável que desde as duas seminais pesquisas de Sérgio Miceli e Muniz Sodré em 1972 (respectivamente, “A Noite da Madrinha” e “A Comunicação do Grotesco”), estudos pioneiros da sociologia da Indústria cultural brasileira, nada tenha mudado no cenário da comunicação de massas até hoje.

Nada mudou...

Para Muniz Sodré, a televisão brasileira da época promovia um “desfile de miseráveis” como em “Rainha por um Dia” de Sílvio Santos ou com Dercy Gonçalves e Raul Longras que exploravam a infelicidade humana, seja para o humor ou para o drama.

Nada mudou. Talvez a única diferença esteja nos objetivos: lá nos anos 1970, para transformar a miséria em show e esconder os horrores da ditadura militar. Aqui no século XXI, para reciclar os pobres do Brasil Profundo com BBBs e Latas Velhas do Huck em exemplos de sorte e mérito. Para ajudar os desempregados a engolir mais facilmente o discurso do empreendedorismo.

Além de tentar livrar a cara da Globo do seu protagonismo na atual guerra híbrida e do seu passado de ostensivo apoio à ditadura militar brasileira.

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