domingo, fevereiro 20, 2022

Live desse domingo: The Cure: melancolia e revolta na cultura pop; Bigbug e IA; a canastríssima crise OTAN-Rússia


E continua a crônica desses tempos distópicos. Mais uma Live Cinegnose 360 nesse domingo, edição #43, às 18h, no YouTube. Diretamente do sótão desse humilde blogueiro, os vinis da banda The Cure: Charles Baudelaire de calças de couro – a recorrente revolta e melancolia na cultura pop. Em seguida, precisamos falar do filme brasileiro “A Nuvem Rosa”: profecia ou espírito do tempo? Para depois, discutirmos o filme francês “BigBug”: Inteligência Artificial e o rebaixamento do conceito de “inteligência”. Essa discussão se conectará com o documentário de Adam Curtis “HyperNormalisation” – como a ficção contaminou a política ou como as IAs nos fizeram viver em bolhas virtuais. Midiacentrismo e tautismo na cobertura midiática do encontro Bolsonaro-Putin e na crise Russia vs. OTAN. A crítica midiática da semana... venha participar da Live Cinegnose 360! 

sexta-feira, fevereiro 18, 2022

Midiacentrismo da cobertura Bolsonaro-Putin oculta digitais do hackeamento eleitoral do PMiG



O jornalismo corporativo é midiacêntrico e tautista: os fatos só acontecem para serem transmitidos e noticiados, numa espécie de auto lisonja do jornalismo corporativo. Disso decorre uma perigosa ingenuidade: acreditam que a verdade só pode estar no próprio fato que noticiam. Ignoram que muitas vezes os acontecimentos são diversionistas (simulações, não-acontecimentos, factoides etc.) para desviar a atenção de todos da verdadeira cena. A escalada da crise Rússia-OTAN-EUA e a visita de Bolsonaro ao líder russo Putin revelou tudo isso: como jornalistas e “colonistas” são capazes de acreditar em qualquer coisa. Até em canastrices. Dia da invasão na Ucrânia com data marcada? Uma operação de hackeamento russo das eleições brasileiras feito às vistas da imprensa num encontro oficial de presidentes? Como sempre, a operação psicológica da dobradinha PMiG (Partido Militar Golpista) e mídia corporativa (no modo Alarme!). Para ocultar as digitais que comprovariam que o PMiG já deu um golpe híbrido (por isso, a mídia não viu) e que as eleições já foram hackeadas, desde 2018 – mesmo com as “pontes” construídas entre militares e civis no STF e TSE para “as instituições funcionarem”...

quinta-feira, fevereiro 17, 2022

Filme 'A Nuvem Rosa' anteviu o presente capturando o espírito do tempo


De repente nuvens rosas tóxicas ocupam os céus e baixam à terra, envolvendo as grandes cidades do planeta – capazes de matar humanos após dez segundos de exposição. Todos ficam aprisionados onde quer que estejam: em casa, supermercados etc. Um jovem casal acorda em seu apartamento e toma pé da situação através da TV. O que deveria ser apenas um caso de uma noite, vira a única conexão humana por anos, numa espécie de prisão domiciliar. Escrito em 2017 e filmado em 2019, a produção brasileira “A Nuvem Rosa” (2021) é assustadoramente profética ao descrever com detalhes aquilo que hoje chamamos de “novo normal”. Após a estreia do Festival de Sundance em 2020, tornou-se um sucesso de crítica nos EUA pela forma como “A Nuvem Rosa” capturou o espírito do tempo: a coincidência da pandemia (ou a nuvem tóxica) acontecer quando a mediação tecnológica era possível; os processos psíquicos de negação e normalização; a apatia diante do desastre; e o quanto a nossa percepção do que chamamos por realidade pode ser moldável.

quarta-feira, fevereiro 16, 2022

Computadores, aplicativos e o rebaixamento da noção de inteligência no filme 'Bigbug'


Na comédia maluca de ficção científica “Bigbug” (2022, disponível na Netflix), estamos na França retrofuturista de 2045 na qual subúrbios de classe média alta vivem em conforto e cercados por conveniências com a ajuda de inúmeros assistentes robóticos, aplicativos e Inteligência Artificial que se tornam parte integrante do dia a dia. Todos tão imersos nas suas bolhas de facilidades e prazer que não percebem uma rebelião de androides contra o “homo ridiculus”. Presos na própria casa pelo protocolo de segurança de uma IA, para protegê-la do caos que toma conta nas ruas, uma família está tão idiotizada pela tecnologia que não consegue compreender o que passa ao redor. “Bigbug” é uma comédia burlesca que reflete uma tendência atual desde que as pesquisas em inteligência artificial deixaram de tentar emular a inteligência humana: o fenômeno da autoabdicação humana - o rebaixamento da noção de inteligência, permitindo-nos humanizar as máquinas e aplicativos.

domingo, fevereiro 13, 2022

Live Cinegnose 360: o protopunk Joelho de Porco, antivacina e Grande Reset Global e Retronazismo da guerra híbrida


Mais uma épica Live Cinegnose 360 #42, nesse domingo (13/02), às 18h no YouTube... mesmo que falte luz e caia a Internet! Vamos começar o programa com o protopunk nacional “Joelho de Porco”: o elo perdido do eterno retorno brasileiro. Em seguida, a animação Netflix “The House”: “todas as gerações mortas pesam como um pesadelo sobre o cérebro dos vivos” (Karl Marx). Discutiremos também o documentário “The Anti-Vax Conspiracy”: quem financia o movimento antivacina no Grande Reset do Capitalismo? Retronazismo de Monark e Adrilles Jorge: como funciona o piloto automático na guerra híbrida. E os drops de crítica midiática da semana. 

sexta-feira, fevereiro 11, 2022

Fusíveis queimados e estratégia militar de terra arrasada: PMiG e grande mídia no modo Alarme


A chamada “terceira via” não engrena, mais precisamente o ex-juiz Sérgio Moro. E junto vai embora a esperança de que o espinhoso tema da economia saísse de pauta, substituído pelo discurso moralista do combate a corrupção. Por isso a grande mídia está no modo Alarme: o “apito de cachorro” da polêmica do “racismo reverso” do artigo da Folha foi o alerta para a mudança da estratégia semiótica: sai corrupção, entra a “guerra cultural”. Colocando a guerra híbrida do PMiG (Partido Militar Golpista) no “Piloto Automático”, com os fusíveis pronto para serem queimados com figuras como Monark e a sub-celebridade ex-BBB Adrilles Jorge – fusíveis queimados para ocupar a pauta com lacradores de redes sociais, juristas de Twitter e a indefectível esquerda reativa pavloviana. Principalmente para ocultar a estratégia militar de “terra arrasada”: silenciosamente passar no Congresso pautas prioritárias que arrasem o País. Para deixar um eventual governo Lula prisioneiro da judicialização.

quinta-feira, fevereiro 10, 2022

Pais tautistas e crianças entre o espectro autista e a paranormalidade no filme 'The Innocents'


Pais tautistas e crianças autistas e paranormais. De um lado, pais tão absorvidos pelos seus problemas cotidianos que abdicaram do papel de transmissores de sabedoria e conhecimento. E do outro, filhos entre o autismo e poderes paranormais – na verdade, a metáfora do hiato geracional: sem conseguirem entender o mundo adulto, estendem a visão mágica e animista da primeira infância, numa espécie de infância estendida. O filme nórdico “The Innocents” (“De Uskyldige”, 2021) é um terror atmosférico e silencioso no qual deixa para trás toda a visão nostálgica adulta de uma suposta inocência infantil. Em um conjunto de apartamentos popular, crianças passam suas férias de verão descobrindo seus poderes telepáticos e telecinéticos, enquanto os pais estão alheios a tudo. Paradoxalmente a filha de espectro autista é a única que interage nessa rede psíquica, pressentindo uma ameaça entre as crianças.

quarta-feira, fevereiro 09, 2022

O fantasma do passado cancela o futuro na animação 'The House'


A animação em stop-motion (uma arte que se tornou um pequeno nicho) é perfeita para se criar atmosferas pela riqueza e intensidade de detalhes que a técnica pode oferecer. Principalmente em narrativas que envolvem claustrofobia e confinamento. A animação da Netflix “The House” (2022) faz o espectador mergulhar nessa atmosfera em seus três episódios, cujo casarão em estilo georgiano é o fio condutor. Mas a sensação claustrofóbica não vem da casa, mas dos fantasmas do passado que são capazes de aprisionar as mentes dos vivos, cancelando qualquer ideia de futuro pela repetição dos mesmos vícios e posturas. Um arquiteto misterioso constrói o casarão como um “presente” a um pai de família corroído pela frustração e ressentimento. Que descobrirá da pior maneira possível as verdadeiras intenções daquele Demiurgo. Será a gênesis e o pecado original gnósticos de uma recorrência que bloqueará o presente e cancelará o futuro. 

domingo, fevereiro 06, 2022

Nesse domingo: Dead Kennedys, guerrilha anti-mídia, a geopolítica da simulação e PMiG fez o frango com farofa



Você já sabe... domingo é dia de Live Cinegnose 360. Às 18h, no YouTube, a edição #41. Começando com os 42 anos do álbum “Fresh Fruit for Rotting Vegetables” do Dead Kennedys: do trítono do Diabo ao Zen-fascismo. Em seguida, uma conversa sobre a série dinamarquesa “Nada é o que Parece Ser” – por que somos todos Viajantes, Detetives e Estrangeiros? E a estranha premissa do filme “Mundo em Caos”: a derrota histórica do gênero feminino. Arte, política e guerrilha anti-mídia no documentário “Art of The Prank” com Joey Skaggs. OTAN, EUA e a geopolítica da simulação. O gênio da guerra híbrida do PMiG (Partido Militar Golpista): o frango com farofa do chefe do Executivo e o assassinato de Moïse. E drops da crítica midiática da semana. Venha participar e anime seu final de domingo!

sexta-feira, fevereiro 04, 2022

O frango com farofa e o assassinato de Moïse: guerra semiótica sem fronteiras


Como é possível mostrar a realidade, ao mesmo tempo em que a oculta? O vídeo “vazado” nas redes sociais mostrando os maus modos de Bolsonaro à mesa (ou à bandeja) comendo frango e espalhando farofa (e o seu “bônus track”, o making off do filho Carlos dirigindo a cena bizarra) e as imagens do assassinato cruel do congolês em um quiosque na praia da Barra, RJ, guardam uma perniciosa conexão: a guerra semiótica em um ano eleitoral. A “meta-simulação” do “bônus track” (análoga ao de Biden, denunciando que a Rússia estaria criando um vídeo de simulação de ataque da Ucrânia, antecipando os próprios vídeos falsos americanos) quer apagar os rastros do PMiG (Partido Militar Golpista) na construção do personagem manchuriano Bolsonaro. Enquanto a cobertura midiática do assassinato de Moïses oculta aquilo que pavimenta todo racismo, xenofobia e o domínio do comércio por milicianos: a reforma trabalhista.

quinta-feira, fevereiro 03, 2022

A derrota histórica do gênero feminino no filme 'Mundo em Caos'


Com uma premissa estranha e com sérios problemas nos bastidores, o filme “Mundo em Caos” (Chaos Walking, 2021, disponível na Amazon Prime) lembra até o subgênero “sci fi teen” iniciado por “Jogos Vorazes”. Colonizadores esquecidos num planeta distante têm que lidar com “O Ruído”: involuntariamente, somente os homens materializam seus pensamentos mais íntimos através de uma “nuvem” sobre as cabeças. As mulheres foram massacradas por nativos, resultando numa sociedade religiosa hipermasculinizada, armada, violenta, protofascista. E o “ruído” vira um instrumento de controle. “Mundo em Caos” é um filme peculiar, em que a premissa é melhor que o próprio filme: não só por fazer uma alusão à ideia teosófica das “formas-pensamento” como também suscita a tese central de Friedrich Engels em seu livro “Origem da Família, Propriedade Privada e Estado”: o “comunismo primitivo” cedeu lugar na História à opressão de classe e exploração do trabalho com a derrota histórica do gênero feminino. 

quarta-feira, fevereiro 02, 2022

Todo adolescente é um alien na série 'Nada é o que Parece Ser'


Quando nos deparamos com uma produção audiovisual nórdica sobre adolescentes, temos que prestar melhor atenção. Ao contrário dos congêneres hollywoodianos, centrados em dramas escolares com valentões, bullying e “losers” ansiando pela aceitação no grupo, filmes e séries nórdicas elevam os temas “teens” ao existencial e aos dramas da própria espécie humana. A série Netflix dinamarquesa “Nada É o que Parece Ser” ("Chosen", 2022- ) mantém esse tom ao se filiar ao sub-gênero indie “alt.sci-fi”: os temas da ficção científica são apenas pano de fundo para discutir as questões que cercam a adolescência: identidade, gênero, sexo, autoconhecimento etc. Um meteorito caiu numa pequena cidade há 17 anos e se transformou numa atração turística. Jovens acreditam que tudo é uma conspiração para esconder aliens que ali moram, confundindo-se com humanos. Jovens que encarnam a narrativa mítica de Detetives e Estrangeiros, tanto no cinema quanto na literatura. Afinal, todo adolescente já parece se sentir como um alienígena nesse mundo.

domingo, janeiro 30, 2022

Nesse domingo, a bela e a besta: Blondie, Gangrena Gasosa e o Oculto; canastrice, telecatch e PsyOp militar eleições 2022


BREAKING NEWS!  Live Cinegnose 360 #40, no YouTube nesse domingo, 30/01, às 18h. Nos vinis desse humilde blogueiro, a bela e a besta: Blondie e Gangrena Gasosa – rock, inconsciente coletivo e plano astral. Depois discutiremos o filme argentino “História do Oculto” (magia, ocultismo e mídia) e “Agnes” (exorcismo e a religião americana). A mitologia de Olavo de Carvalho como PsyOp militar. Alexandre Morais vs. Bolsonaro: canastrice na política e “telecatch”. O xadrez semiótico eleitoral: o fator Dilma, Relatório Transparência Internacional, Moro e o arquivamento do caso do tríplex. Crítica midiática da semana. Venha participar nesse domingo!

sexta-feira, janeiro 28, 2022

Operação psicológica militar: a construção da mitologia Olavo de Carvalho


Como uma biruta de aeroporto, Olavo de Carvalho, falecido esta semana aos 74 anos, sentiu a mudança dos ventos geopolíticos: o tour global das “primaveras” da guerra híbrida da dupla Obama-Biden. E o Brasil seria o próximo alvo. Estancado na periferia do conservadorismo brasileiro, Olavão viu a oportunidade de surfar na onda alt-right norte-americana e virar um elemento na psyOp do golpe militar híbrido: foi levado ao estrelato como o “guru de Bolsonaro” e “ideólogo da extrema-direita brasileira”. De início, incensado pela grande mídia como “brilhante pensador” e faixas “#Olavo tem razão” nas manifestações verde-amarelas. Para depois, passar para a fase “o guru da ala ideológica do Governo” para blindar uma suposta “ala técnica” das políticas neoliberais. Mesmo depois de morto, a operação psicológica continua: “Olavo de Carvalho deixou um legado”, para racionalizar (ou normalizar) as alopragens políticas de Bolsonaro e seus agregados. 

quinta-feira, janeiro 27, 2022

Exorcismo, gnosticismo e a religião americana no filme 'Agnes'


Um padre suspeito de pedofilia e alcoólatra, com um jovem diácono como assistente, é escalado pelo Vaticano para avaliar um caso de possessão em um convento de carmelitas e, ocasionalmente, praticar o exorcismo. “Agnes” (2021) começa como um típico filme sobre terror e exorcismo. Mas a metalinguagem irônica dos clichês do subgênero revela que o filme busca outras questões: tudo bem expulsar o demônio, mas e depois? Como fica a fé depois de uma experiência como essa? O que ocorrerá depois com a vida dos envolvidos? Por que Deus permite que demônios assediem a humanidade? Seria um teste arbitrário de Deus apenas para testar a fé Nele? Como produção norte-americana, “Agnes” desafia a Igreja e revela o núcleo da chamada “religião americana”: a busca da experiência direta com o Sagrado através da autodivinização gnóstica.

quarta-feira, janeiro 26, 2022

Meios de comunicação criam falsas realidades mágicas em 'História do Oculto'



No pôster promocional vemos um personagem emulando o célebre gesto Thelêmico do bruxo Aleister Crowley. E o título do filme argentino da Netflix, estreia em longas do diretor Cristian Ponce (conhecido pela web série “Frequência Kirlian”), é instigante: “A História do Oculto” (2020). Uma espécie de mix entre o clássico “Todos os Homens do Presidente” (1976) com bruxaria: um thriller de terror político-paranormal. Mas o filme vai além do clichê de sociedades secretas controlando candidatos manchurianos. Estende o conceito de magia à tecnologia e meios de comunicação, capazes de criar falsas realidades “mágicas”. Um grupo de jornalistas e produtores corre contra o tempo para colocar no ar, em um talk show, provas que podem derrubar o presidente da Argentina: as suas conexões com uma confraria de bruxos e fundadores de uma corporação beneficiada pelo governo. 

domingo, janeiro 23, 2022

Live Cinegnose 360: o OVNI Belchior; doc: comunistas fazem sexo melhor?; grande mídia liga o modo alarme


Mais uma Live Cinegnose 360 para os sobreviventes dessa distopia chamada Brasil... é a edição #39, nesse domingo (23/01), às 18h, no YouTube. Vamos começar falando de um OVNI que passou pela MPB: Belchior e o álbum “Alucinação” – como a mídia tentou enquadrá-lo no estereótipo do “maluco beleza”. Filme “Círculo Vicioso” (o fenômeno serial killer e efeito Heisenberg midiático), o terror invisível do filme espanhol “O Páramo” (medo, culpa e dominação política). E depois, sexo em um país dividido: documentário “Comunistas Fazem Sexo Melhor?”. Grande mídia e o Brasil Profundo: nós sabemos o que fizeram no verão passado. Jornalismo corporativo no “modo alarme” em ano eleitoral: BBB22, racismo reverso e o Caso Celso Daniel strikes again! A crítica midiática da semana. Tenha um final de domingo trepidante participando da Live Cinegnose 360! 

sábado, janeiro 22, 2022

BBB22, racismo reverso e minissérie 'Caso Celso Daniel': grande mídia liga o modo Alarme



Nessa semana a grande mídia entrou no modo “alarme”: eleições, tudo bem! Mas não mexam na política econômica! Afinal, foi necessário muito jornalismo de guerra para fazer o País entrar na periferia do Grande Reset Global: o capitalismo de plataforma, o neocolonialismo high-tech. Por isso, o jornalismo corporativo sente a urgência de sumir com a pauta econômica em ano eleitoral, apesar da “recessão técnica” – eufemismo para falar de desemprego, inflação etc. BBB22 na Globo, a polêmica identitária do racismo reverso da Folha, o indefectível caso Celso Daniel sempre requentado num ano eleitoral, agora em minissérie da Globoplay. E, fechando a semana, o segredo de polichinelo da rachadinha com “depoimento-bomba” da Veja. Bater na tecla diária de que a pandemia e as “mudanças climáticas” conspiram contra a economia não é o suficiente. É necessário tentar dominar a pauta com os temas alt-right das guerras culturais e o moralismo do combate à corrupção – estratégia semiótica para criar convenientes polarizações.

quinta-feira, janeiro 20, 2022

O medo e a culpa alimentam o terror demasiado humano no filme 'O Páramo'



Chegamos a esse mundo fisicamente dependentes dos nossos pais e cercados por terrores reais e imaginários que reforçam os nossos laços familiares, tanto pelo amor, medo e culpa. Essa é a matriz edipiana que será replicada da família até a sociedade, na qual o medo se transforma em matéria-prima da dominação. O terror espanhol Netflix “O Páramo” (El Páramo, 2021) re-encena esse drama atávico ao acompanharmos uma pequena família isolada em uma extensa planície desértica, vivendo em exílio para fugir dos horrores da guerra. Mas a distância não é o suficiente para o horror deixar de acompanhá-los. Um horror invisível de alguma besta que está à espreita. Que parece surgir de algo demasiado humano que alimenta todo o terror.

quarta-feira, janeiro 19, 2022

Serial killer, mídia e efeito Heisenberg no filme 'Círculo Vicioso'



Bem diferente do vitoriano Jack O Estripador, hoje o serial killer é um fenômeno midiático: não só se utilizam da mídia para obter a atenção como aprendem nas séries e filmes as técnicas de investigação policiais e o modus operandi de outros assassinos para se safarem. É o chamado “efeito Heisenberg” midiático. A comédia “Círculo Vicioso” (Vicious Fun, 2020), em um retrô (celebra os clichês de terror dos anos 1980) e slasher estilosos, faz uma metalinguagem desse paradoxo midiático. Um escritor e aspirante a roteirista de filmes de terror conhece, da pior maneira possível, a realidade muito além dos clichês daqueles filmes clássicos de terror dos anos 1980: ele acaba caindo numa espécie de grupo de autoajuda de assassinos seriais. E descobre como a sua cinefilia volta-se contra ele: os assassinos são tão autoabsorvidos que viraram clichês fílmicos vivos que matam de verdade.

domingo, janeiro 16, 2022

Nesse domingo: Raul Seixas e Ocultismo, OVNIs e Guerra dos Mundos e a PsyOp da simulação da "crise militar"


Venha participar da Live Cinegnose 360 #38, 16/01, às 18h no YouTube. Vamos conversar com os vinis de Raul Seixas: Ocultismo e OVNIs na ditadura militar – a construção do estereótipo do “maluco beleza”. Depois vamos conversar sobre a série “Estação Onze” (Bíblia, histórias em quadrinhos e Shakespeare) e o novo filme de Woody Allen “O Festival do Amor”. A histórica transmissão radiofônica de Guerra dos Mundos de Orson Welles - análise de trechos do áudio e a dúvida: ouvintes entraram mesmo em pânico ou foi apenas lenda urbana? Partido Militar Golpista (PMiG) e a nota da Anvisa: a PsyOp da simulação da crise militar. A crítica midiática da semana: “Operação Ômicron”: como tirar a recessão econômica da pauta em ano eleitoral.

sexta-feira, janeiro 14, 2022

Partido Militar Golpista (PMiG): nota da Anvisa é bomba semiótica da simulação de crise militar



A nota do militar e dublê de Diretor Presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, contra as insinuações de que agência reguladora teria interesses escusos por trás da aprovação da vacinação infantil Covid-19, é mais um flagrante da operação psicológica da simulação de uma suposta “crise militar”. A canastrice retórica dessa bomba semiótica é tão evidente que deveria arrancar risadas e não análises sérias daqueles que conseguem encontrar verossimilhança num conflito tão fabricado. É também uma evidência de como, desde o golpe de 2016, o PIG (Partido da Imprensa Golpista – apud Paulo Henrique Amorim) saiu do modo “alarme” para entrar no modo “reprodução” para monitorar as reformas neoliberais, enquanto as Forças Armadas se assumiram como PMiG (Partido Militar Golpista), com todas as características de um verdadeiro partido político: Memória histórica e vocação institucional, Base ideológica, Pautas corporativas, Formação contínua de lideranças, Base eleitoral e militante etc.

quinta-feira, janeiro 13, 2022

'Festival do Amor': Woody Allen implacável com o cinema e com ele mesmo


"
Festival do Amor" (Rifkin’s Festival, 2020), 49longa-metragem de Woody Allen, à primeira vista parece uma comédia leve, romântica e nostálgica. Mas, na verdade, é a produção mais cáustica, melancólica e implacável de Woody Allen dos tempos recentes, não só com o cinema, mas, principalmente, com ele próprio. O dublê da vez do diretor é o ator Wallace Shawn, que faz um escritor com bloqueio criativo e ex-professor de cinema, velho chato vestindo um típico jeans de vovô e que fica tagarelando sobre os mestres do cinema, enquanto sua vida real está desmoronando. Um filme metalinguístico com inúmeras citações dos clássicos, de Orson Welles, Godard a Fellini e Lelouch. Para provar, com o autodistanciamento irônico de sempre, que o cinema abandonou suas questões simbólicas e filosóficas para mergulhar no realismo raso do ativismo midiático.

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