sábado, junho 01, 2024

Condenação de Trump revela natureza da mídia brasileira; Marcha para Jesus e Parada LGBT: esfera pública fascista e aversão à Política


A condenação do ex-presidente Donald Trump nos ensina bastante não só sobre a estratégia alt-right de implodir a democracia liberal como também a natureza do jornalismo da grande mídia brasileira. Esse é apenas um dos temas da Live Cinegnose 360 # 158, nesse domingo (02/06), às 18h, no YouTube e Facebook. Começamos com o punk rock brasileiro da banda “Inocentes”: o punk contra a ditadura militar. Logo depois dos sempre trepidantes Comentários Aleatórios, vamos discutir os filmes “O Podcast” (McGuffin, luta de classes e paranoia viral audível) e o filme que abriu as portas de Hollywood para o Ocultismo: “Incubus”. Nas sessão dos livros, do desmanche à liquefação da Modernidade. E na Crítica Midiática: Marcha para Jesus e Parada LGBT: porque discussão do conceito de “esfera pública” é importante para a esquerda; PCC e Exército: todo mundo quer matar o Xandão! Derrotas de Lula no Congresso: relembrando anomalias das eleições de 2022; Tarcisão é a aposta da grande mídia: foi a enchente no RS! E outras bombinhas semióticas.

sexta-feira, maio 31, 2024

Marcha para Jesus, escola cívico-militar... extrema direita faz esfera pública fascista. E a esquerda?


Da Marcha para Jesus, passando por templos religiosos dando “assistência espiritual” a PMs e chegando a sanção da lei em SP que institui escolas cívico-militares, acompanhamos a estratégia da construção de uma esfera pública fascista. Para entendermos a gravidade política disso, precisamos compreender o conceito de “esfera pública”, sempre confundida com a noção de “opinião pública”. Sobrevalorizamos o expertise digital da extrema direita nas redes sociais e Internet: o seu timing, a velocidade na produção de recortes, memes e a linguagem da lacração. O que fez os progressistas partirem para a militância digital, enquanto a esfera pública de esquerda se fregmentou em “progressismos”e as ruas foram abandonadas. Qual a importância da esfera pública na comunicação? Não importa a linguagem ou o poder midiático. A esfera pública vai além da propaganda. Sem uma esfera pública de relações face a face, nenhum conteúdo midiático é sancionado.

quinta-feira, maio 30, 2024

'O Podcast': MacGuffin, luta de classes e paranoia viral audível



Uma jornalista perde a credibilidade e o emprego depois de uma reportagem catastrófica.  Tenta salvar sua carreira aceitando uma tarefa ignóbil e humilhante: começar um podcast. Um “podcast click bait” sobre mistérios e conspirações. Até que acaba tropeçando em um e-mail com um número de telefone que será a descida na toca do coelho de uma suposta conspiração global sobre “tijolos pretos” que surgem do nada, governos ou, quem sabe, aliens.  Esse é o filme australiano “O Podcast” (Monolith, 2022, disponível no Max) que utiliza o célebre recurso narrativo de Hitchcock: o “objeto McGuffin”- os “tijolos pretos” são apenas pretextos para evidenciar a ansiosa e paranoica viralidade audível podcast e a intrusão dos ressentimentos da luta de classes na bolha digital.  

terça-feira, maio 28, 2024

Tarcisão toca música "SP na Direção Certa" para mídia; privatizar praias: Lula entre a banca financeira, lobby da jogatina e crime organizado


“Cortes”, “redução de gastos”, “equilíbrio fiscal”, “modernização da gestão”... isso soa como música para a grande mídia, que começa a bombar o “Programa SP Direção Certa” do Tarcísio “bandeirante-frankenstein” de Freitas para presidente. Foi esse o plano no jantar do “Sextão do Huck”? Esse é um dos temas da Live Extra Cinegnose 360 #51 dessa quarta-feira (29/05), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois dos Comentários Aleatório que irão de Xuxa a Einstein, vamos de Crítica Midiática do meio da semana: o que Ronnie Lessa não disse no Fantástico; Projeto Gaza 2035: qual o ponto comum entre Faixa de Gaza e Porto Alegre? Programa “SP na Direção Certa” de SP: para mídia Tarcisão faz o que Lula nunca fez; a sutil ameaça da Chefe do Comando Sul dos EUA; “Controle Total de Espectro”: Chambriand quer acelerar exportação de petróleo e mídia progressista não gosta; Flávio Bolsonaro não quer privatizar praias: é a “Cancun Brasileira”, estúpido! E outras bombinhas semióticas...

sábado, maio 25, 2024

Beethoven protopunk; Globo e a irrealidade cotidiana no RS; Boletim Focus, BC e Mídia: como se constrói uma crise


Jornalistas corporativos só pensam nisso: “e o equilíbrio fiscal?”. Em qualquer situação, mesmo no fim do mundo! Preocupação que está na relação direta com um jornalismo desequilibrado, com um lado só. Mas esse Cinegnose só pensa numa coisa: desconstruir semioticamente a mídia. É o que continuaremos a fazer na Live Cinegnose 360 #157, nesse domingo, às 18h, no YouTube e Facebook. Começamos com a música de Bethoveen, o protopunk. E após os movimentados Comentários Aleatórios, duas séries inspiradas no mundo quântico do gato de Schrödinger: “Matéria Escura” (por que o século XXI estáo bcecado pelo multiverso?) e “Constelação” (“Alice Através do Espelho” de Carroll vai ao multiverso). Na sessão dos livros, a Modernidade que se desmancha e liquidifica. Na Crítica Midiática da Semana: Boletim Focus, BC e mídia: como se constrói uma crise; General do Comando Sul dos EUA, com porta-aviões na Costa brasileira, manda recado: não se metam com a China! Mídia pressiona Itamaraty: o refém “brasileiro” morto pelo Hamas; Só chove no RS? É o agropop do Sudeste-Centro-Oeste, estúpido! Globo e a irrealidade cotidiana no RS; Estadão com medo de Janja... e outras bombinhas semióticas.

quinta-feira, maio 23, 2024

'Alice Através do Espelho' de Lewis Carroll vai ao multiverso quântico na série 'Constelação'


Vários efeitos colaterais da viagem ao espaço são estudados, dos efeitos da radiação cósmica na cognição e visão dos astronautas, à perda de massa óssea, muscular e alto risco de câncer. Além de misteriosos relatos de visões de luzes cegantes provenientes de aparições no espaço semelhantes a anjos. A série Apple TV+ “Constelação” (2024-) dá a sua interpretação para tudo isso. E na atual onda de produções sci-fi, somente pode ser dentro do campo dos multiversos quânticos. Mas aqui, a “sobreposição quântica” na verdade é a sobreposição da ficção-científica com o conto de fadas: a Alice de “Alice Através do Espelho” de Lewis Carroll encontra-se com o experimento imaginário de Schödinger do gato numa caixa ao mesmo tempo morto e vivo.

terça-feira, maio 21, 2024

A agenda política de Luciano Huck; "Direita Sensata": manual para tirar o PT do governo; para Globo, só civil salva civil no RS


Enquanto os “técnicos” e “isentos” fazem jantares jurando que são apenas “amigos que querem fugir da polarização”, este humilde blogueiro, nada isento, apresenta a Live Extra Cinegnose 360 #50, nessa quarta-feira, às 18h, no YouTube e Facebook. Depois de “técnicos” Comentários Aleatórios, vem a polarizada Crítica Midiática do meio da semana: do artigo “ambidestro” de O Globo ao “Futebol Solidário no Domingão”: Empreendedorismo na tragádia: para Globo, civil salva civil; a agenda política de Luciano Huck; Folha e a agenda de Eduardo Leite: para Capitalismo, crise é oportunidade; como a paranoia lavajatista prejudica ações no RS; agoraé a “Direita Sensata”: um manual para tirar o PT do poder; com mulheres e presidiários na linha de frente de Zelensky, OTAN vai entrar na guerra; Conspiração Boeing: estranhos acontecimentos envolvendo a fabricante de aviões... e outras bombinhas semióticas.

sábado, maio 18, 2024

O Jazz-rock de Stanley Clarke; entrevista com o economista Nildo Ouriques; mídia no modo alarme: pânico fiscal e cromático



O pânico pela cor vermelha está de volta no jornalismo corporativo. Das feitiçarias subliminares dos porões do PT, ei que emergiu Paulo Pimenta com seu sinistro casaco vermelho! Para o pânico das “colonistas” Ana Flor e Daniela Lima. Esse é um dos múltiplos temas que discutiremos na Live Cinegnose 360 #156, nesse domingo (19/05), às 18h, no YouTube e Facebook. Uma Live especial, porque conversaremos com o professor do Departamento de Economia e Relaçoes Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina, Nildo Ouriques. Mas antes, vamos falar do baixista Stanley Clarke: do jazz-rock fusion às trilhas para cinema. E depois dos Comentários Aleatórios e da entrevista com Nildo Ouriques, vamos discutir a série “Matéria Escura”: por que o século XXI está tão obcecado pelo multiverso? E na Crítica Midiática da semana: uma semana de pânicos fiscal e cromático; PSDB reage contra PT para defender pièce de résistance do RS; por que Temer ressuscitou na grande mídia? Copa do Mundo de Futebol Feminino no Brasil: começa o recall anti-PT da Copa de 2014. E outras bombinhas semióticas.

Pânico cromático: por que jornalistas corporativos têm tanto medo da cor vermelha?

O pânico cromático provocado pela cor vermelha está de volta. Dessa vez, para tentar salvar das enchentes o governador do RS, Eduardo Leite. Depois do pânico das ciclofaixas pintadas de vermelho em SP, do pavor de símbolos vermelhos entrarem na bandeira brasileira e de a Folha exaltar a retirada da cor vermelha dos pilares do MASP, agora o pânico cromático retorna na politização da catástrofe ambiental que o jornalismo corporativo diz que não deve ser feito. A jaqueta vermelha do ministro da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, provocou pavor semiótico na Globo News. O apalermado Eduardo Leite estaria de cara amarrada por estar diante de uma propaganda política explícita do PT. Segundo a Globo News, ao contrário, o jovem ativo político midiático estaria “neutro”, com colete da Defesa Civil. Grande mídia diz combater as fake news da extrema direita. Mas continua alimentando com pautas, imagens etc. as redes bolsonaristas. “Eritrofobia” é termo psiquiátrico dado ao pavor irracional pela cor vermelha... será que os jornalistas corporativos sofrem disso? 

quinta-feira, maio 16, 2024

Série 'Matéria Escura': por que o século XXI está tão obcecado pelo multiverso?


A vida é feita de escolhas que fazemos em momentos cruciais que irão nos definir para sempre. Desde que os paradoxos da mecânica quântica, o experimento imaginário do gato de Schrödinger e a sua interpretação de Hugh Everett que abriu a possibilidade da existência de muitos mundos com diferentes versões de nós mesmos, parece que a angústia do “para sempre” ficou ainda maior, na literatura e no cinema: será que fiz a escolha certa? E se fosse possível ver a escolha da minha outra versão? Poderia ter uma segunda chance? A série Apple TV “Matéria Escura” (Dark Matter, 2024-) é mais uma produção na onda atual de filmes sobre multiverso. Embora o impacto cultural dos enigmas quânticos esteja no século XX, é nesse século que a angústia da escolha é ampliada, no estranho zeitgeist que domina a atualidade. Um gênio da física bem-sucedido cria uma maneira de viajar pelo multiverso para trocar de lugar com o sua outra versão menos bem-sucedida, invertendo a premissa tradicional do gênero.

Essa não é minha linda casa/Essa não é minha linda esposa
Meu Deus! O que eu fiz?
(“Once a Lifetime”, Talking Heads)

terça-feira, maio 14, 2024

Comunistas dos BRICS ajudam o liberal RS; BC: falácia da crise Política X Economia; "cidade-esponja: como mudar para deixar tudo na mesma

Dilma Rousseff anuncia ajuda bilionária dos BRICS para o Rio Grande do Sul... é muita ironia: agora “comunistas” estão ajudando o Estado. Entre outros temas, vamos falar sobre essa “saia justa” do governador Eduardo Leite na Live Extra Cinegnose 360 #49, nessa quarta-feira (15/05), às 18h, no YouTube e Facebook. Como sempre, depois dos Comentários Aleatórios vem a Crítica Midiática do Meio da Semana: a falácia da suposta crise Economia X Política na Ata do Copom do Banco Central; Grande mídia continua tentando dar pernas à crise autorrealizável do desabastecimento; “Cidade-esponja”: como sempre, o Capitalismo quer mudar para manter tudo na mesma; o fenômeno dos “comunistas liberais” é um Efeito Heisenberg midiático em RS? Bonner foge para o navio da Marinha: porque Globo é hostilizada em Porto Alegre; pesquisa Quaest: quem quer politizar a catástrofe? Antony Blinken na Ucrânia: por que essa guerra é diferente de todas as outras? Venha participar!

sábado, maio 11, 2024

Chopin dândi; jornalismo profissional alimenta fake news; armadilha no RS para impeachment de Lula; "comunistas liberais" ajudam o RS


MALDITAS FAKE NEWS! Começa a cruzada do Governo e do jornalismo corporativo contra as fake news... jornalismo que, secretamente, as alimenta. Essa é a estratégia midiática de salvamento do governador Eduardo Leite. É o que vamos descobrir na Live Cinegnose 360 #155, nesse domingo (12/05/2024), às 18h, no YouTube e Facebook. Que começa com os vinis de Chopin: dandismo e o surgimento da esfera pública na música clássica. Depois, vamos discutir o horror japonês “Exte: Hair Extensions” (no J-Horror os cabelos querem se vingar do Capitalismo) e o filme brasileiro “Os Famosos e os Duendes da Morte” (uma das raras incursões do cinema brasileiro na mitologia gnóstica). Na sessão dos livros do humilde blogueiro, futebol e futebytes. E na Crítica Midiática: as armadilhas que a grande mídia está armando no RS para um hipotético impeachment de Lula; novidade semiótica: o jornalismo metonímico de recorte alimenta fake news da extrema-direita; o “alívio cômico” do cavalo “Caramelo” e do “funil” da Lagoa dos Patos no RS; Desabastecimento: mídia tenta criar profecia autorrealizável. Os “comunistas liberais” e as ações de caridade das celebridades; por que a guerra na Ucrânia é diferente de todas as outras guerras? Netanyahu está terminando a terraplenagem de Gaza. E outras bombinhas semióticas!

sexta-feira, maio 10, 2024

Jornalismo metonímico da grande mídia dá munição às fake news de olho no impeachment


Vivemos mais um hype na grande mídia sobre as chamadas “fake news”. Que agora miram a calamidade ambiental no Rio Grande do Sul. Os “colonistas” do jornalismo corporativo mostram todo o seu repertório de indignação moral e amaldiçoam essa praga supostamente exclusiva das redes sociais. Mais uma vez, o hype midiático sobre fake news ocorre como estratégia diversionista para esconder algo. Dessa vez, a forma inovadora pela qual o chamado “jornalismo profissional” está fornecendo munição para algo que vai muito além das “fake news”: uma estratégia ampla de contrainformação com dois objetivos: tirar o protagonismo de Lula e espalhar cascas de bananas orçamentárias (sob a lupa do TCU) para, quem sabe, servir de álibi para um processo de impeachment. A novidade semiótica é o “jornalismo metonímico para recorte”: como passar munição para a extrema-direita por baixo da mesa. 

quinta-feira, maio 09, 2024

'Exte: Hair Extensions': no J-Horror os cabelos querem vingar sua mercantilização


O sucesso do J-Horror (o horror japonês) foi trazer na virada de milênio uma abordagem do gênero distante do Ocidente: ao invés da tradicional matriz edipiana, histórias de fantasmas prisioneiros no mundo físico em busca de vingança devido a traumas ou fortes emoções que não lhes permitem passar para um outro plano. Um fantasma conhecido como “onryō”, uma jovem que foi muito injustiçada por um homem na vida e agora busca vingança sobre os vivos. Marcada pela figura icônica dos cabelos pretos longos e pegajosos.  “Exte: Hair Extensions” (Ekusute, 2007), de Sion Sono (Suicide Club), parece ser uma síntese desse gênero japonês, ao mesmo tempo em que faz uma piada interna contra o próprio J-Horror: os cabelos se transformam numa entidade com vida própria, em busca de vingança... em salões de beleza que vendem apliques feitos com fios de cabelos humanos. Sion Sono faz uma crítica social: a mercantilização do próprio corpo humano.

terça-feira, maio 07, 2024

Madonna agora salva o RS... e Eduardo Leite; Mídia entre Estado Mínimo e o socorro máximo; uma semana sincromística


Madonna salva o PIB brasileiro e ainda doa R$10 milhões para o Rio Grande do Sul... Depois do guarda-chuva da Globo, Eduardo Leite ganha apoio da Madonna/Itaú... enquanto desaparece nas águas midiáticas. Esse é um dos temas da Live Extra Cinegnose 360 #48, nessa quarta-feira (08/05), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois dos sempre polêmicos Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: jornalismo corporativo diz que calamidade no Rio Grande do Sul não é para ser politizada... mas, como sempre, Lula deixou de fazer alguma coisa! Grande mídia não sabe o que fazer com Eduardo Leite: as guinadas narrativas da mídia; “Colonistas” na corda bamba: querem Estado Mínimo com socorro máximo; porque a semana passada (com Madonna, Primeiro de Maio e calamidade ambiental no RS) foi um evento sincromístico; CEOs falam em agenda ESG. Mas esquecem disso nas suas casas no Litoral Norte SP. E outras bombas semióticas que eventualmente explodam até as 18h.

Celebração de Madonna, fiasco do 1º de Maio e calamidade pública no RS: espasmos da realidade


O escritor Norman Mailer dizia que no despertar de grandes acontecimentos ocorrem estranhas coincidências, como fossem espasmos da realidade. A semana passada ocorreu um fenômeno sincrônico com três coincidências significativas num mesmo espaço de tempo: começou com o fiasco do Primeiro de Maio na quarta-feira, encerrando com a simultaneidade da calamidade pública no Rio Grande do Sul enquanto Copacabana fervia com o show gratuito de Madonna para mais de um milhão de pessoas. Eventos sincrônicos revelam a ironia das causas-efeitos: enquanto um banco comemorava 100 anos celebrando em um megashow a sua concepção de projeto de Nação imposto ao País pela hegemonia do financismo, os efeitos desse projeto repercutiram – a precarização de uma força de trabalho dessindicalizada e a catástrofe ambiental que veio depois do comemorado superavit fiscal dos ajustes das contas públicas do RS. 

sábado, maio 04, 2024

Robert Cray; lançamento do livro 'Borogodança' de Nelson Job; Mídia dá guarda-chuva para Eduardo Leite; Madonna salva PIB brasileiro


Calamidade pública no Rio Grande do Sul. Mas o guarda-chuva protetor da grande mídia vai para o governador Eduardo Leite... que sai pela direita... como fazia o velho Leão da Montanha da Hanna-Barbera. Esse é um dos temas da Live Cinegnose 360 #154, nesse domingo (05/05), às 18h, no YouTube e Facebook. Live Especial: entrevista com o psicólogo e pesquisador do Coletivo Transaberes, Nelson Job que está lançando o livro “Borogodança” na Sessão dos Livros do Cinegnose. Mas antes, na sessão dos vinis, o guitarrista Robert Cray: MTV e a linguagem Crossover. Depois vamos analisar os filmes “Stopmotion” (se somos modelos de animação, quem nos controla?) e “Track 29” (a Europa é a consciência de culpa da América). E na Crítica Midiática da Semana: como grande mídia protege Eduardo Leite da tempestade no RS, que sobra para Lula; para economistas, Madonna salvará o PIB brasileiro; porta-aviões nuclear americano na costa brasileira: é o dólar, estúpido! Jornalismo corporativo comemora fracasso do Primeiro de Maio: ficha caiu para a esquerda? Denunciantes da Boeing morrem misteriosamente, dois mil estudantes presos, Tik Tok pode ser banida: é a “Democracia” nos EUA. Tudo nesse domingo!

sexta-feira, maio 03, 2024

Em 'Track 29' a Europa é a consciência de culpa da América



Nos anos 1980 um curioso subgênero prosperou em Hollywood: o “desconstruindo o Yuppie”: um protagonista certinho, careta e financeiramente bem-sucedido que tem a sua rotina quebrada por uma figura disruptiva ou sequência de eventos descontrolados que o desorienta e o desconstrói. “Track 29” (1988), do britânico Nicolas Roeg e produzido pelo ex-Beatle George Harrison, trouxe novidades: um olhar europeu para a América profunda a partir do olhar de um estrangeiro que chega a uma pequena cidade para literalmente fazer tudo sair dos trilhos: uma dona de casa entediada e frustrada é casada com um médico bem-sucedido e respeitável que só tem olhares para sua amante dominatrix e o ferromodelismo como uma metáfora nostálgica de uma América que deve “voltar aos trilhos”. “Track 29” é a Europa como consciência de culpa da América.

quinta-feira, maio 02, 2024

'Stopmotion': se somos modelos de animação, quem nos controla?


O século XXI está testemunhando o despertar da antiga e trabalhosa técnica de animação chamada “stop-motion”. De simples efeito especial no século XX, agora se torna uma expressão animada em longa-metragem. Por um lado, o páthos da stop-motion reside em dar vida àquilo que é inanimado, como no mito de Golem e Pigmaleão. Mas também se conecta com a simbologia de bonecos e fantoches como expressão da condição gnóstica nesse mundo. O filme britânico “Stopmotion” (2023) é uma espécie de terror metalinguístico que tem como atração principal a fusão de live action com a stop-motion na qual inocentes fantoches sem vida passam a ganhar propriedades sobrenaturais que começam a invadir a vida de uma animadora que fica à mercê das suas criaturas artesanais. Um filme PsicoGnóstico no qual não é o mundo onírico e alucinações que borram as fronteiras com a realidade: é a stop-motion que invade a vida cotidiana, sugerindo que todos nós poderíamos ser meros modelos de animação. Mas controlados por quem?

terça-feira, abril 30, 2024

O Globo escolhe seu "bolsonarista moderado"; Quarta Frota dos EUA no Brasil! Esquerda parlamentar nos EUA em outro spin-off do 8/1


Diretamente das profundezas de um laboratório midiático carioca, é lançada a criatura carioca-bandeirante-frankenstein, o Anti-Lula ungido pela mais sofisticada ciência semiótico-cognitiva disponível por essas plagas onde a Rainha Madonna colocou seus pés. Venha saber mais na Live Extra Cinegnose 360 #47, nessa quarta-feira (01/05), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois dos Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: O Globo aposta no seu Anti-Lula: Tarcisão; Folha declara que precisa do “bolsonarismo moderado”; “Secom paga a TV Globo... mas quem aparece é a extrema-direita; Mais um “spin-off” do 8/1: Comitiva Parlamentar brasileira convidada pela CPI do Capitólio; Grande mídia fecha os olhos: Quarta Frota da Marinha dos EUA está nas costas brasileiras - o que isso tem a ver com a ameaça recente de Trump com blocos que ameaçarem abandonar o dólar? “Joca Presente!”: protestos contra morte do cão transportado pela Gol revela como os “progressismos” fragmentaram a esquerda. E outras bombinhas semióticas... 

sábado, abril 27, 2024

Vivaldi: do barroco ao muzak; toda escravidão será indenizada: o mercado invade a História; o telecatch Lira X Felipe Neto: eles se merecem...


Agora o mercado quer invadir a História: mercado de indenizações por reparações históricas. Portugal vai indenizar pela escravidão? Que tal pagar para deixar tudo na mesma? Rapara o passado e mantém o presente que tem o mesmo sistema do passado. Esses saltos imprevisíveis do Capitalismo serão discutidos na Live Cinegnose 360 #153, nesse domingo (28/04), às 18h, no YouTube e Facebook. Que começa com o “Padre Ruivo” Antonio Vivaldi: esquecido e as obras perdidas por mais de um século, por que virou “Muzak” e símbolo da felicidade barroca no século XX? Logo depois dos sempre surpreendente Comentários Aleatórios, vamos discutir dois filmes: “Guerra Civil” (Grande Reset Global do Capitalismo quer mandar democracia às favas) e “Tarde da Noite com o Demônio” (a TV misteriosa e oculta dos anos 1970-80). Alfabetização audiovisual e letramento midiático da sessão dos livros. E na Crítica Midiática da Semana: Por que Portugal agora assume reponsabilidade pela escravidão? O telecatch Arthur Lira X Felipe Neto: eles se merecem! Controvérsia da desoneração da folha e pânico fiscal: aspectos da “anorexia econômica”; Mais de 500 estudantes presos em protestos e Tik Tok banido nos EUA: por que Biden se esforça tanto para perder as eleições? E outras bombinhas semióticas..

sexta-feira, abril 26, 2024

'Tarde da Noite Com o Diabo': a TV oculta e misteriosa dos anos 1970-80


"Tarde da Noite com o Diabo” (Late Night With The Devil, 2023) é outra produção ao lado de “Poltergeist”, “Videodrome” ou “Ring: O Chamado”: o imaginário da TV dos anos 1970-80 que criou uma aura misteriosa e oculta em torno dela. Uma época que a TV terminava a programação e saia do ar, deixando ruídos na tela. Para onde vai o mundo quando a TV sai do ar? Nos EUA fez crescer o “cinema da meia noite”, para insones em busca de filmes bizarros e experimentais. As TV abertas responderam com os talk shows da meia-noite. “Tarde da Noite com o Diabo” é um mockumentary em torno de um programa chamado “Night Owls With Jack Delroy" estamos prestes a assistir às imagens historicamente infames de uma noite que “chocou toda uma nação”. Um programa especial de Halloween de 1977 com uma perigosa combinação: médiuns, parapsicólogos e... uma garota possuída pelo demônio. O filme é uma deliciosa combinação de simbolismos que vão do parapolítico ao gnóstico: um acordo faustiano entre o programa, a simbologia da Coruja e a infame irmandade secreta californiana conhecida como “Bohemian Grove” e o simbolismo do “Abraxas” na cosmogonia gnóstica. 

terça-feira, abril 23, 2024

'Guerra Civil' alinha-se a agenda do Grande Reset Global e manda democracia às favas



Há uma urgência da destruição no cinema americano: aliens, terroristas, asteroides, zumbis etc. Mas “Guerra Civil” (Civil War, 2024), ironicamente dirigido por um britânico, Alex Garland, foi diabolicamente inteligente: dessa vez o espetáculo não é ver edifícios icônicos de Washington DC indo pelos ares. O que principalmente está indo pelos ares é a própria ideia da democracia burguesa. Mais do que isso, o que está em questão em “Guerra Civil” é o próprio fim da ilusão que perpetrou o mito da democracia americana. “Guerra Civil” é uma distopia política que faz todo o sentido Hollywood irradiar para todo o planeta. Porque reforça a mitologia da polarização política como motivo para a crise da democracia – o álibi para justificar a escalada da extrema-direita por todo o mundo no contexto do chamado Grande Reset Global do Capitalismo. 

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