Pages

quinta-feira, abril 20, 2023

Série 'Devs': uma Big Tech em busca de um "Rosebud" quântico


Causalidade versus acaso; determinismo versus livre-arbítrio. O velho dilema da Filosofia resolvido deterministicamente por um supercomputador quântico que consiga processar todas as variáveis possíveis do Universo até se transformarem em informações quânticas computáveis, prevendo todas as causas e efeitos. Até o momento em que o mapa se confunda com o próprio território, lembrando o clássico conto de Jorge Luís Borges. É a série de Alex Garland “Devs” (2020), na qual o gênio dono de uma Big Tech está em busca de seu “Rosebud”: secretamente reencontrar a pequena filha falecida manipulando o mapa da linha do tempo de todas as causas e efeitos. E em torno de tudo isso, espionagem industrial, assassinatos e a Inteligência do governo.

Era uma vez um reino obcecado por cartografia, cujos cidadãos queriam fazer um mapa perfeito do seu território. Insatisfeitos com a exatidão de suas tentativas, passaram a criar mapas atrás de mapas em escalas cada vez maiores e com detalhes mais exatos.

Finalmente, chegaram ao mapa perfeito em uma escala 1:1 – era tão minucioso que replicava a própria paisagem. Ficou do tamanho do império, como um cobertor que cobria toda a terra.

Logo os cartógrafos perceberam quão inútil era esse mapa e o abandonaram nos desertos ocidentais do reino. Ainda seria possível ver antigos pedaços desse mapa agarrando-se à realidade.

Esse é um pequeno resumo do conto “Sobre o Rigor da Ciência” do escritor surrealista Jorge Luís Borges. Cuja lição é de que o mapa não é o território – confundir um com o outro é um delírio científico que pretende borrar as fronteiras entre a representação e a realidade; o virtual e o real.  

É a partir desse delírio Borgeano que podemos interpretar o argumento central da minissérie FX Devs(2020) sobre um magnata da tecnologia chamado Forest (Nick Offerman), uma espécie de Musk em busca do seu “Rosebud” – seu projeto é construir um gigantesco computador quântico que transforme cada átomo da realidade em uma informação quântica, processada de tal forma que passado, presente e futuro sejam virtualmente simulados em uma interface. 

Mais do que isso, assim como no conto de Borges, Forest acredita que se o mapa se igualar ao território, poderá deterministicamente entender todas as relações causais, prevendo o futuro e puxando o fio de Ariadne do passado. Uma empreitada paradoxal: mesmo sabendo que a física quântica é oposta ao determinismo newtoniano (princípios como incerteza, sobreposição, decoerência e entrelaçamento rompem com a física clássica), Forest acredita que se alcançar a escala cartográfica 1:1, terá alcançado a onisciência de Deus e o seu computador se tornará divino.

Forest acredita que realizará o sonho do filósofo e matemático Leibniz e construirá a “Central Infinita das Mônadas” – se cada mônada espelha o próprio universo, então um computador de cálculo infinitesimal compreenderia todas as simultâneas causas e efeitos do universo. 

Assim como no clássico Cidadão Kane, a série Devs é uma estória de perda: Forest perdeu sua pequena filha chamada Amaya. No universo de Forest não pode existir a incerteza, o acaso e o caos. Por isso, ele não consegue compreender por que sua filha morreu. E a resposta somente pode estar no supercomputador quântico chamado “Devs”, projeto ultrassecreto da sua empresa Big Tech chamada “Amaya” – seria como se o jornal de Charles Kane se chamasse “Rosebud”. O que faria o filme perder toda a graça.

O que não é o caso da série Devs, criada e dirigida por Alex Garland. Como roteirista e diretor, Garland é um ficcionista britânico que criou um tipo especial de cinema elegante e cerebral. Seus filmes sempre criam reviravoltas, inspiradas em uma ciência dura e de altos conceitos – aqui em Devs, Garland contrapõe a visão determinista de universo do protagonista com abordagens quânticas como a famosa interpretação de Copenhagen (o ato de observar altera o observado, criando aleatoriedade e incerteza), o teorema de Penrose (a consciência quântica) e a interpretação dos Muitos Mundos de Everett (o colapso da função de onda criaria infinitos mundos alternativos).



Em seus filmes como Ex Machina o alto conceito está na discussão da Inteligência Artificial e em Aniquilação no bio-horror. Em Devs, como sempre, Garland está preocupado em como os mortais dominariam forças macro ou como essas forças nos subjugariam. Na série, Garland parece retornar ao tema de cientistas enclausurados em bunkers mexendo com IA.

Mas esta é apenas a superfície. Em Devs, Garland foca em um protagonista que procura algo mais: fundir o mapa ao território, o micro quântico com o macro determinístico. O que, no fundo, é uma forma de expiar a culpa pela morte da pequena filha: se o universo for determinístico, não há escolhas e livre-arbítrio. Portanto, não haveria culpa. 

A Série

Devs se concentra em um gigante fictício da tecnologia chamado Amaya, dirigido pelo enigmático presidente-executivo, Forest. A Big Tech está instalada no centro de uma floresta exuberante no Vale do Silício e inspira a confiança e a obediência de seus muitos trabalhadores, incluindo o casal de programadores Lily (Sonoya Mizuno) e Sergei (Karl Glusman). 



O campus Amaya é uma maravilha visual, começando com sua característica mais proeminente: uma estátua assustadoramente hiper-realista da filha perdida de Forest, tão alta que sua cabeça e olhos inquisitivos pairam sobre as copas das árvores, visíveis a quilômetros de distância. Descendo um pouco mais vemos muitas das árvores foram transformadas em enormes lâmpadas fluorescentes que lembram cogumelos psicodélicos. 

O próprio edifício, no qual funciona o ultrassecreto projeto Devs, é flanqueado por obeliscos de ouro que parecem o monolito de 2001 de Kubrick. E a principal característica dentro do edifício é um cubo de ouro flutuante, mantido no alto por campos magnéticos - um design ao mesmo tempo bonito e assustadoramente precário: a cada cena achamos que tudo pode desabar a qualquer momento.

Sergei é promovido a trabalhar no ultrassecreto laboratório "Devs" e quando ele descobre a natureza do projeto que está sendo desenvolvido lá – uma super IA quântica – misteriosamente desaparece. Sua namorada Lily investigará o que aconteceu com ele. Confrontando os terríveis segredos de Forest - pelo seu projeto implicar inclusive em matar pessoas para protegê-lo, com a ajuda de um sinistro chefe da segurança chamado Kenton (Zach Grenier) e uma não menos sinistra assistente chamada Katie (Alison Pill) – ex-estudante de física e ex-orientanda de Forest que acabou caindo de cabeça no projeto Devs. 

Forest está preocupado que nenhum de seus funcionários e programadores do Devs compreenda totalmente a natureza ou as implicações do seu projeto de IA quântica. 

Ao longo dos oito episódios fica difícil para o espectador descobrir exatamente o que os desenvolvedores estão fazendo no interior daquele enorme cubo de ouro flutuante. Há algumas linhas de diálogo em que fica claro a tensão entre determinismo versus acaso, causalidade versus livre arbítrio. 



Forest não que ouvir falar em coisas como Interpretação de Copenhagen e Muitos Mundos de Everett – para ele, o macro determinístico se sobrepõe à incerteza do mundo quântico das micropartículas. Na verdade, o decaimento quântico (o colapso de onda) não existirá se ele descobrir todas as variáveis do Universo. Conseguindo visualizar a linha do tempo de todas as causas e de todos os efeitos.

Eliminando qualquer possibilidade de existirem mundo paralelos – o que implicaria escolha, livre-arbítrio. 

A primeira pista é o irônico sobrenome de Sergei: “Pavlov”. É um pequeno “Easter Egg” de Garland: Ivan Pavlov foi o fisiologista russo que descobriu o condicionamento comportamental clássico com a famosa experiência com cães em laboratório. Experiências empíricas que no século XX incluíram seres humanos e a reflexão de muitos pesquisadores, como o psicólogo Skinner, de que o livre-arbítrio é uma ilusão ou resquício do pensamento mágico – somos apenas o resultado de condicionamentos externos.

É isso que Forest tenta provar, ironicamente através de um supercomputador quântico. Se ele conseguir coincidir o mapa com o território.



“Isso muda tudo!” – Alerta de Spoilers à frente

Mas, como sempre nos filmes de Garland, há uma reviravolta que reflete o espírito de época atual da Guerra Fria 2.0: Sergei é um espião industrial russo, infiltrado na Big Tech Amaya para crackear e roubar os códigos do supercomputador Devs. E sua namorada Lily, uma chinesa radicada nos EUA.

E rondando o neo-hippie ambiente da empresa tecnológica, uma senadora (Janet Mock) que sutilmente ameaça Forrest com o inferno das leis e regulamentações se ele não compartilhar suas descobertas com a Inteligência do governo. Mais precisamente, com a NSA- Nacional Security Agency.

Garland consegue nos oito episódios lidar com uma variedade de temas que vão da Física e Filosofia para um thriller de espionagem, perseguição e assassinatos.

Em meio e essa variedade temática e o quebra-cabeça para o espectador entender a natureza do Projeto Devs, essa linha de diálogo é a chave de compreensão, quando Sergei compreende exatamente o que foi construído lá:

“Mas você vê”, Sergei se preocupa, “isso muda tudo. Se for verdade, literalmente muda tudo.”

“Não! Se for verdade, não muda absolutamente nada”, responde Forest em seu jeito lacônico tranquilizador. “De certa forma, esse é o ponto.”

 

 

 

Ficha Técnica

 

Título: Devs

 

Direção: Alex Garland

Roteiro: Alex Garland

Elenco:  Sonoya Mizuno, Nick Offerman, Karl Glusman, Alison Pill, Janet Mock, Zach Grenier

Produção: FX Productions, DNA Films

Distribuição: Disney +

Ano: 2020

País: Reino Unido, EUA

 

 

Postagens Relacionadas

 

Nietzsche se encontra com Inteligência Artificial no filme "Ex Machina"

 

 

 

Mulheres com testosterona demais para fazer Ciência em "Aniquilação"

 

 

A masculinidade tóxica e líquida no filme 'Men'

 

 

"Einstein's God Model": Relatividade Quântica contra Deus e a morte