Pages

segunda-feira, abril 05, 2021

Presidente argentino com Covid após vacina Sputnik V desperta o escorpião da grande mídia


O leitor deve certamente conhecer a fábula do escorpião e do sapo: um escorpião que pede para o sapo levá-lo nas costas através do rio e acaba picando-o, afogando a ambos. Eis que, em meio ao discurso da defesa da Ciência, da variedade de vacinas, da empatia e da compaixão, num rompante a grande mídia revela a sua natureza análoga a daquele aracnídeo que picou o pobre sapo. Depois que o presidente da Argentina, Alberto Fernández (já vacinado pela Sputnik V), anunciou nas redes que testou positivo num teste de Covid-19, a grande mídia não aguentou. O alvo era irresistível! Uma vacina russa e um presidente peronista! Mandou o discurso da Ciência às favas e politizou a pandemia, assim como faz o seu suposto rival, o negacionista Bolsonaro. Um pequeno vislumbre do que ocorreria, em um universo paralelo, se em 2018 o candidato Fernando Haddad tivesse ganho as eleições. 

Durante o auge da guerra híbrida brasileira, cujo desfecho foi o golpe de 2016 e o mergulho do País no caos com método das operações psicológicas das Forças Armadas (em particular do Exército), falava-se muito que estava sendo chocado o ovo da serpente: o açodamento de um Brasil profundo (de uma massa até então envergonhada da sua própria ignorância e boçalidade) para engrossar o caldo das camisetas amarelas da CBF que exigiam de tudo – de “intervenção militar constitucional” ao assassinato da presidenta Dilma. Seja por quem fosse ou por qual doença fosse.

Mas além de ovos e serpentes, havia também a fábula do sapo e do escorpião como imagem que explicava o porquê de a grande mídia ter se transformado num verdadeiro partido político, incitando o Brasil profundo a sair de suas tocas. Apesar de estar faturando muito com o boom econômico da classe C e megaeventos como Jogos Panamericanos, Copa do Mundo e Olimpíadas.

  Para aqueles que não conhecem a fábula, é sobre um escorpião que pede a um sapo que o leve nas suas costas através de um rio. Temeroso de ser picado no meio do caminho, o sapo se recusa. Mas, o escorpião argumenta que jamais faria isso porque se afogaria junto com ele. Convencido, o sapo carrega o escorpião nas suas costas. Porém, no meio do caminho, o sapo sente a ferroada, condenando ambos à morte. “Por que fez isso?”, pergunta o sapo atônito. E o escorpião responde de que essa é a sua natureza, e nada poderia fazer mudar o seu destino.

O escorpião seria a grande mídia que, mesmo surfando no neodesenvolvimentismo dos governos petistas, partiu para a aventura do golpe político e implosão econômica e política – cujo custo da conta está batendo agora nas portas dos grupos midiáticos.



Desde o início da crise sanitária da pandemia no País, nunca o escorpião, digo, a grande mídia, falou tanto em Ciência, compaixão, empatia, defesa da racionalidade diante de um cenário sombrio de boçalidade e caos diligentemente atiçado pela engenharia do caos do atual Governo através da guerra semiótica – bombas semióticas diárias, estratégias de guerra criptografada, estímulo à judicialização da pandemia etc.

Todavia... é da natureza do escorpião ferroar. Bastou o presidente peronista do nosso país vizinho, Alberto Fernández (derrotou o “campeão branco” neoliberal argentino Maurício Macri nas eleições presidenciais), vir às redes sociais anunciar que testou positivo para Covid-19 para despertar o espírito aracnídeo adormecido pelo discurso supostamente “humanista namastê”.



A arma gramatical

E a picada veio através de uma das principais armas do seu arsenal semiótico: o adjunto adverbial de concessão (apesar de, embora, mesmo que etc.) nas suas manchetes e primeiros parágrafos das matérias, sejam explícitos ou ocultos. Observe abaixo alguns exemplos:

1. Zero Hora: “Presidente argentino testa positivo para covid-19, após ter sido vacinado”.

2. Correio Braziliense: “Presidente argentino testa positivo para covid-19, após ter sido vacinado”

3. UOL: “Vacinado com Sputnik V, presidente argentino é infectado por coronavírus”

4. Portal G1 (Globo): “Mesmo vacinado, Álberto Fernández, presidente da Argentina, testa positivo para Covid-19 em exame rápido”

5. R7: “Presidente argentino anuncia teste positivo para covid-19 após vacina”.

6. SBTNews: “Febril e isolado, Alberto Fernández testa positivo para covid-19 - Presidente argentino informou que está bem e isolado; ele já foi vacinado”

7. Jornal da Cultura (TV Cultura): O presidente da Argentina, Alberto Fernández, testou positivo para Covid-19 quase três meses depois de ser vacinado.

8. Band News: “Recebeu primeira dose da Sputnik: Alberto Fernández testa positivo para Covid-19”.

Em uníssono, toda a grande mídia dá o sentido adverbial de concessão, seja oculto ou explícito: “Mesmo” ou “apesar” de ter sido vacinado, o presidente argentino foi “contaminado e isolado”, num tom mais impactante dado pelo SBT.

O sentido metonímico das manchetes é evidente: a vacina não foi suficiente para impedir a “contaminação” e o “isolamento” (expressões assustadoras), de repente colocando em suspeição a imunização.




Mas... espera aí! O discurso midiático não está sendo o do “quanto mais vacinas melhor”? E que não interessa sua “procedência” ou “ideologia”, desde que aprovada pelos órgãos de regulação sanitária? 

É claro que se continuarmos a ler essas matérias, os textos posteriores com atualizações ou mesmos assistirmos aos vídeos, o sentido metonímico dado pela manchete e primeiros parágrafos desaparece: relatam que o Instituto Gamaleya informa que o imunizante tem 91,6% de eficácia em casos sintomáticos de Covid-19. Isto é, se infectado, a pessoa imunizada vai apresentar sintomas amenizados.

O escorpião midiático tem dois grandes motivos para ter despertado sua natureza aracnídea, mandando às favas Ciência, empatia etc.: temos uma vacina russa que foi aplicada num presidente de “esquerda” que ameaça a hegemonia neoliberal no continente.

Um conjunto de propriedades irresistíveis: de repente, o discurso da ciência foi substituído pela politização da pandemia – principal crítica do jornalismo corporativo contra Bolsonaro e governadores como João Doria Jr. que transforma em show de marketing político cada chegada de imunizantes no aeroporto. 

É claro que nas horas posteriores, essa ferroada foi diluída pelas falas de cientistas alertando que a vacinação deve também ser acompanhada por medidas de distanciamento social e uso de máscaras, diante das novas cepas que estão surgindo. Mas, os imunizantes seriam decisivos para amenizar os sintomas do vírus.

Porém, o impacto já foi alcançado: jornalismo metonímico visa a percepção e não a cognição.



Em um universo alternativo

Estamos diante de um pequeno vislumbre do que teria ocorrido de não fosse Bolsonaro, mas Fernando Haddad (PT) o vencedor das eleições em 2018. Pense num universo alternativo  com a pandemia chegando a um país com um governo de “esquerda” – ou, pelo menos, que pense numa agenda diferente da ortodoxia neoliberal do Big Money. 

Certamente, milhares de vida seriam poupadas com uma política de Governo que seguiria a Ciência e as orientações da OMS. A compra de imunizantes e logística da vacinação já teria sido organizada no ano passado e hoje teríamos um cenário sob controle.

E também é certo que o contra-ataque viria: a grande mídia politizaria a pandemia, a aquisição de vacinas e o programa nacional de imunização. Faria a narrativa oposta da atual de que quem politiza a pandemia é o Bolsonaro negacionista.

Imagine em primeiro lugar uma CPI no Congresso para apurar denúncias de corrupção nas compras de insumos para a fabricação nacional dos imunizantes. Imagine também Ministério Público e Judiciário e Polícia Federal mobilizados, colocando policiais nas ruas para cumprir mandatos de busca e apreensão de lotes de vacinas na Fiocruz. 

Contaminações, ou mesmo mortes, de pessoas já vacinadas seriam repercutidas de formas adverbias e metonímicas na grande mídia. Escândalo em torno de vacinas sem efeito. Crise na Anvisa. Outro “quadrilhão do PT” se locupletando com aquisição de insumos para a Saúde – seringas, p.ex. 

O SUS seria demonizado pela sua ineficiência e núcleo de corrupção. Privatização do sistema de saúde e do programa de imunização seriam exigências de analistas como Miriam Leitão – afinal, a iniciativa privada por si só é mais eficiente do que um governo corrupto.

Mais uma vez, o escorpião picaria as costas do sapo. Porém, milhares de vidas seriam salvas.

 

Postagens Relacionadas


O que nos conta o sismógrafo gramatical da TV Globo?



Virada gramatical tenta curar tiro no pé da grande mídia



Crise militar de Bolsonaro é a bomba semiótica do não-acontecimento



“Trem do Funk”: bomba semiótica expõe hipocrisia da cobertura midiática da pandemia