quinta-feira, dezembro 30, 2021

'Matrix Resurrections' faz narrativa cyberpunk em abismo respondendo a crítica e extrema-direita


Três coisas incomodaram as irmãs Wachowski após a “Trilogia Matrix” (1999-2003): a crítica frontal do pensador francês Jean Baudrillard (uma das fontes de inspiração da Trilogia) de que “Matrix é o filme que a Matriz teria sido capaz de produzir”; a apropriação da extrema-direita dos simbolismos de “Matrix”; e as intromissões da Warner Bros na produção do filme. Por isso, Lana Wachowski retomou para si a narrativa de Matrix na continuação “Matrix Resurrections” (2021), não só recriando o clássico universo cyberpunk, mas tornando-o ainda mais complexo na chamada "narrativa em abismo": muita metalinguagem e autorreferências: um filme dentro de um game de computador criado pela empresa que na verdade é o estúdio que produziu o filme que assistimos. Além de atualizar a mitologia gnóstica original (do CosmoGnóstico ao PsicoGnóstico), Lana fugiu da crueza esquemática de 1999 (Matrix versus deserto do real) para mergulhar na complexidade do mix hiper-real da ficção com a realidade. Incorporou as críticas de Baudrillard, além de tentar blindar o filme de quaisquer apropriações reacionárias através de uma narrativa ambígua. 

terça-feira, dezembro 28, 2021

O irônico destino media life do filme 'Não Olhe para Cima'


O diretor e roteirista Adam MacKay é considerado o “profeta da raiva”: seu tema preferido é sobre pessoas que parecem estar anestesiadas ou indiferentes a catástrofes que se aproximam, como nos filmes “A Grande Aposta” e a série “Sucession”. A corrosiva sátira de “Não Olhe para Cima” (2021) retorna ao tema: um grande cometa destruidor de planetas aproximando-se da Terra é descoberto acidentalmente por uma dupla de astrônomos que, desesperados, procuram a presidenta e a mídia para alertar o mundo. Mas tudo que encontram é “media life”: um mundo tautista tão absorvido pela mídias que a realidade exterior evaporou, filtrada por memes, polarizações e lacrações que produziram a pós-verdade e a derrota da verdade científica no mar turbulento de vieses e opiniões. Ironicamente, os protagonistas do filme viraram memes também na não-ficção – as redes sociais veem neles representações de Bolsonaro, Carluxo e demais personagens da nossa tragédia política negacionista. Porém, não foram Trump, Steve Bannon, Bolsonaro e Olavo de Carvalho que criaram a pós-verdade. Foi a cibercultura originada nas tecnologias de convergência, o verdadeiro objeto da crítica de Adam MacKay. Esses personagens da extrema-direita alt-right apenas se aproveitaram desse contexto tecnológico para criarem as fake news.

domingo, dezembro 26, 2021

Nesse domingo, segredos da trilha de 'Laranja Mecânica', sincronismos na vitória de Boric no Chile, comunicação e política


A Live Cinegnose 360 fecha o ano com a edição #35, neste domingo (26/12) no YouTube, às 18h. Começamos na sessão dos vinis mergulhando nos segredos na trilha musical eletrônica de Wendy Carlos composta para o filme “Laranja Mecânica” de Stanley Kubrick. Com a série “Invasion” (2021- ) discutiremos a incomunicabilidade humana: o beco sem saída semiótico com uma possível tentativa de comunicação com ETs. E com o filme “O Declínio” (2020), como a extrema-direita tornou-se a expressão política da cultura sobrevivencialista pós-moderna. Por que a vitória de Boric no Chile, o jantar com Lula e Alckmin e a aprovação do bilionário Fundo Eleitoral foram eventos sincrônicos? A estratégia de comunicação política da vitória de Boric. Jornalismo comparado: como a grande mídia narrou o final de ano do governo Dilma e do governo Bolsonaro. A crítica midiática da semana.

sexta-feira, dezembro 24, 2021

Vitória de Boric, jantar Lula-Alckmin, fundo eleitoral: eventos sincrônicos da despolitização


Lula e Alckmin se reúnem em jantar de fim de ano do Grupo Prerrogativas em São Paulo; o ex-líder estudantil Gabriel Boric vence eleições no Chile, dois anos depois da onda de protestos que varreu o país e abriu as portas para uma nova Constituição; sob escândalo moralista da grande mídia, Congresso aprova o bilionário Fundo Eleitoral. Esses três eventos dessa semana podem estar distantes no tempo ou no espaço. Mas são significativamente sincrônicos: a vitória de Boric no Chile é o contraste com o desenrolar dos efeitos da guerra híbrida no Brasil - judicialização e despolitização do sistema partidário com a crise da representação política e a emergência dos “partidos-Estado” mantidos por fundões partidários e eleitorais. Desconectados da sociedade que, bestificada, assiste às “concertações” e “freios de arrumação”.  Enquanto isso, a estratégia comunicacional vitoriosa de Boric no segundo turno “Un millón de puertas” ecoa divisores de água da história das teorias de comunicação... algo fora dos propósitos dos partidos-Estado brasileiros.

quarta-feira, dezembro 22, 2021

Extrema-direita é a tradução política da ética sobrevivencialista em 'O Declínio'




Antoine vive a obsessão de salvar a si mesmo e sua família de algum tipo de catástrofe que virá: crise econômica, invasão de refugiados climáticos, tirania de algum governo totalitário comunista ou do “Estado profundo” etc. Assiste a um canal de um youtuber ultradireitista que faz vídeos que são tutoriais de técnicas de sobrevivência para uma futura catástrofe. Decide fazer um curso de final de semana com o youtuber em um remoto centro de treinamento nas montanhas geladas do Quebec com uma meia dúzia de participantes, todos armados até os dentes. Essa é a produção franco-canadense Netflix “O Declínio” ("Jusqu'au Déclin", 2020), que é mais do que um olhar irônico ao fetiche por armas e autodefesa. Mas, principalmente, como a atual extrema-direita tornou-se a tradução política da chamada “ética do sobrevivencialismo”, forma de resignação em relação futuro através do individualismo e despolitização.

terça-feira, dezembro 21, 2021

Série 'Invasão': a incomunicabilidade humana faz visita alien terminar nada bem


A primeira temporada inteira da série Apple TV + “Invasão” (“Invasion”, 2021- ) parece mais o primeiro capítulo de um épico de ficção científica. Mas não um épico hollywoodiano de invasões, mais preocupado em mostrar aliens, destruição em massa e terror. Acompanhamos os dez episódios concentrando-se em dramas humanos diferentes espalhados pelo mundo que acabam se conectando na medida em que os alienígenas pouco a pouco começam a dar as caras. Na verdade, toda a temporada é a configuração de algo maior que está por vir, tangenciando com o tema do filme de Dennis Villeneuve, “A Chegada” (2016): quando finalmente encontrarmos alienígenas, estaremos numa situação de total incomunicabilidade – sequer será aplicável a noção de "inteligência" a nossos visitantes. E, o pior como alertou o físico Stephen Hawking, estaríamos numa situação análoga a Colombo encontrando os índios no Novo Mundo... e que terminou nada bem.

sábado, dezembro 18, 2021

Nesse sábado, Live Cinegnose 360: Disco Music, o Papai Noel pagão, eleições e bombas semióticas silenciosas


Excepcionalmente nesse SÁBADO (18/12) teremos a Live Cinegnose 360 #34, às 18h... nos embalos de sábado à noite de Natal! Como não poderia deixar de ser, na sessão dos vinis desse humilde blogueiro, o álbum “Os Embalos de Sábado à Noite”: Drogas, Sobrevivencialismo e Minimalismo na cultura Disco Music e reflexos políticos no Brasil. Depois, o filme “Rare Exports” (2010): Papai Noel, modo seguro de usar; e “Ataque dos Cães” (2021): a desconstrução da mitologia masculina e política do cowboy. Bombas semióticas silenciosas: Excel e PowerPoint e efeitos cognitivos nos usuários.O xadrez semiótico eleitoral: o que aconteceu com a esquerda na região Sul-Sudeste? Pesquisas eleitorais DataFolha e Ipec: Lula precisa criar uma profecia autorrealizável. Grande mídia adota estratégia James Carville. Crítica midiática da semana. 

sexta-feira, dezembro 17, 2021

A desconstrução da mitologia política e masculina do cowboy em 'Ataque dos Cães'


Um homem coberto de sujeira da cabeça aos pés que encarna um personagem em crise masculina. Ele tem uma necessidade constante de provar que é o líder mais rude e duro dentro de uma estufa masculina de cowboys. Provavelmente para ocultar sua adoração e afeição pelo homem que o ensinou muito mais do que montar um cavalo. “Ataque dos Cães” ("The Power of the Dog", 2021, disponível na Netflix), de Jane Campion, mostra a melhor atuação de Benedicte Cumberbatch na sua carreira representando um personagem que desconstrói não apenas a si mesmo. Mas toda a mitologia do cowboy e do Western cinematográfico. O filme começa com todos os ingredientes do gênero, para lentamente se transformar em um gótico americano sombrio, ecoando a atmosfera hitchcokiana de “Psicose”. 

quinta-feira, dezembro 16, 2021

Excel e PowerPoint: as bombas semióticas silenciosas da guerra híbrida


Há uma bomba semiótica que, até aqui, passou desapercebida pelos estudiosos da guerra híbrida, uma bomba silenciosa ocultada pela inocência utilitária: a bomba informática - programas e aplicativos que invadem a nossa estrutura mental, a cognição, compreensão da realidade e, por fim, nossas decisões. Não é por acaso que a ascensão do neoliberalismo e Globalização vieram acompanhadas por planilhas Excel e slides de PowerPoint: dão a ilusão de racionalidade e controle individual, mas na escala macro geram disfunções exponenciais. O Lawfare encontrou toda uma geração de jovens concurseiros do Judiciário com um discurso contaminado pela linguagem powerpointiana: ilusão, simplificação, distração e anestesia. Linguagem quase religiosa que gera mais convicções do que evidências. No ato de filiação do ex-procurador Dallagnol no Podemos mais uma vez ficou evidente essa “cultura PowerPoint”. 

terça-feira, dezembro 14, 2021

'Histórias que Nosso Cinema (não) Contava' e 'Os Motéis e o Poder': militares, sexo, poder ontem e hoje


Dois eventos sincronicamente ligados marcaram a ditadura militar brasileira: a criação da Embratur e o seu projeto de investimentos em motéis e a Embrafilme impulsionando os filmes da pornochanchada. Essa aparente contradição entre o discurso moralizante da defesa dos valores da família e de Deus e o estímulo ao erotismo e pornografia na verdade revela o “sadismo de potência” clássico dos governos totalitários. O documentário “Histórias Que o Nosso Cinema (Não) Contava” (2017) e o lançamento do livro “Motéis e o Poder”, de Ciça Guedes e Murilo Fiuza de Melo revelam essa peculiar relação entre sexo, poder e sociedade. Mas também nos fazem pensar numa comparação com a atualidade: diferente do golpe militar “old school” de 1964, hoje vivemos o golpe militar híbrido. Qual seria a atual relação entre sexo e poder? Acompanhando o psicanalista Erich Fromm, poderíamos responder: o “sadismo necrófilo de destruição”, forma de sadismo “frio” no qual a destruição se sobrepõe ao prazer da excitação pelo controle do outro. 

domingo, dezembro 12, 2021

Live Cinegnose 360: Tom Waits, sexo e poder na ditadura militar e mais xadrez semiótico eleições 2022



O final do ano se aproxima, mas a Live Cinegnose 360 não para... neste domingo (12/12), edição #33, às 18h no YouTube. Começamos com Tom Waits e o vinil “One From The Heart” - da sarjeta à redenção: como ser autêntico numa sociedade inautêntica? Depois, o documentário “Twas The Fight Before Christmas”: Lawfare e o Natal alt-right; o Filme “Nine Days”: o livre-arbítrio das almas em um mundo material. Sexo e Poder: motéis e a ditadura militar brasileira. Manipulações midiáticas: telejornais não estão suportando mais as “más notícias”. Projeto “Banana Plantation” e Grande Reset do Capitalismo: Polícia Militar fora do controle e a destruição do INEP e ENEM. O xadrez Semiótico Eleições 2022: uma psyOp militar? Um conto distópico e identitário de Natal. A crítica midiática da semana... impossível começar a próxima semana sem a Live Cinegnose 360! 

sexta-feira, dezembro 10, 2021

'Nine Days': por que as almas precisam nascer na Terra?



Por que as almas precisam nascer na Terra, e iniciar a jornada do berço ao túmulo? O diretor e roteirista brasileiro Edson Oda faz um drama metafísico e humanista, que lida com a pré-existência da alma no seu filme “Nine Days” (2020). Um seletor de almas minucioso tem a difícil tarefa de, em nove dias, entrevistar diversos candidatos num processo seletivo: uma delas preencherá a “vaga”: uma vida na Terra. Através de diversos jogos mentais, dilemas morais e situações hipotéticas, os candidatos passarão por rígidos testes. O que significa estar vivo? Como podemos apreciar a vida enquanto estamos aqui? É mesmo possível? São questões que para o próprio entrevistador são difíceis, enquanto observa por monitores de TV as vidas das almas selecionadas na Terra. 

quinta-feira, dezembro 09, 2021

A operação psicológica Lula-Alckmin e um conto identitário de Natal


Se para o PT a chapa Lula-Alckmin está ainda em discussão, para a grande mídia já é realidade: “pode definir a eleição”, diz colunista de “O Globo”. Por que a grande mídia está tão entusiasmada com a aliança? A primeira pista está no destaque midiático dado pelo arquivamento pelo MPF da acusação contra Lula no caso do Triplex, após a grande mídia ficar em silêncio em todas as vitórias judiciais anteriores do ex-presidente. Há uma típica psyOp militar em andamento: dissonância cognitiva – é mais fácil enganar alguém convencendo-o de que está certo, ao invés de dizer que está errado. “Lula-Alckmin” legitima estratégia de Moro para fugir dos incômodos temas econômicos que deveriam ser discutidos no campo da economia política. E não sob o discurso do justiçamento moralista da corrupção. Também o ex-juiz conta com o discurso do identitarismo, apropriado pela grande mídia, como demonstra um verdadeiro conto de Natal distópico e identitário narrado pelo jornalismo corporativo nessa semana.

terça-feira, dezembro 07, 2021

'A disputa de Natal': documentário sobre o Natal 'alt-right' do passado que jamais existiu


Jeremy Morris acredita que tem uma missão: compartilhar o “espírito do Natal” com o maior número de pessoas possível. Por isso, todo ano transforma sua casa num enorme presépio com camelo, coral de 35 vozes, milhares de lâmpadas e inúmeras bugigangas festivas que atrai milhares de turistas. Nem que seja ao custo de uma batalha judicial (marcada pelo "lawfare" de Jeremy Morris - ele é advogado) contra a Associação de Moradores que viu um subúrbio residencial pacato virar uma caótica atração das festas de final de ano. Uma batalha que atraiu a simpatia de grupos de extrema-direita que viram em Morris um herói que lutava contra a intolerância religiosa de... comunistas e ateus! Esse é o documentário Apple TV+ “A Disputa de Natal” (“Twas The Fight Before Christmas”, 2021), um microcosmo que mostra como a América Profunda fez emergir o fenômeno alt-right do Trumpismo, depois irradiado para todo o planeta. Principalmente pela hiper-realidade midiática que enxerta a nostalgia de um passado que jamais existiu.

domingo, dezembro 05, 2021

Live: Sex Pistols e engenharia social, perigos da hiperrealidade do Natal e guerra semiótica eleições 2022


Mais um “tijolaço” de domingo (05/12): a Live Cinegnose 360 #32, no YouTube, às 18h. Começamos com o clássico “Never Mind The Bollocks” do Sex Pistols discutindo o Punk: entre a engenharia social, Magia do Caos e Gnosticismo. Depois vamos abordar os temas levantados por dois filmes: “Perdidos na Escuridão” (o “airbag emocional” do pós-morte) e “The Feast” (o simbolismo do mal-estar da civilização nas representações da reunião-jantar no cinema). E depois... precisamos falar sobre Natal: as consequências políticas e psicológicas da construção hiper-real do Natal na mídia. O xadrez semiótico Eleições 2022: a bomba semiótica isomórfica e as armadilhas para a esquerda. O caso “noivinha do Aristides”: a esquerda deve lutar no mesmo campo simbólico da direita. E a crítica midiática da semana.

sexta-feira, dezembro 03, 2021

O Mal se alia com a Natureza para vingar-se da civilização em 'The Feast'


Família e convidados reunidos num jantar pode ser um momento de alegria e festa. Mas não no cinema: é o momento em que a polidez e o verniz da educação se desfazem para revelar toda a hipocrisia e mentiras por trás das aparências. E tudo piora exponencialmente se foi permitida a entrada do Mal: ele irá explorar todas essas fraquezas como uma espécie de anjo da vingança do mal-estar contra a civilização. “The Feast” (2021) acompanha um jantar chique em uma fazenda no interior rural do País de Gales. Propriedade de família rica de um parlamentar que enriqueceu com relações promíscuas com empresas de prospecção de óleo e gás que profanam terras sagradas da mitologia galesa. E a Natureza, destituída dos seus mitos e magia, prepara uma vingança.

quinta-feira, dezembro 02, 2021

Guerra semiótica eleição 2022: microtargeting, marketing invisível e armadilhas para esquerda

O bem-sucedido encontro de Lula com lideranças europeias forçou a grande mídia a antecipar a campanha eleitoral 2022. Não sem antes encontrar um plot no qual pudesse encaixar o “tour” do ex-presidente, depois do orquestrado silêncio midiático. Um plot composto por uma narrativa, uma futura bomba semiótica guardada no bolso do colete, e uma armadilha que poderá custar caro para a esquerda – primeiro, forçar o “isomorfismo semiótico” Bolsonaro/Lula (os dois seriam os dois lados de uma mesma moeda) para transformar o ex-juiz Moro no candidato antissistema que enfrenta ex-condenados e ex-indiciados da Lava Jato (a dobradinha Lula/Alckmin cairia como uma luva para Moro...). Segundo, a armadilha: fazer a esquerda acreditar que Moro vai dividir votos da direita. Errado! O ex-juiz visa a “maioria silenciosa” por meio do corpo a corpo digital e presencial (microtargeting e marketing invisível) já em atividade, que vai muito além do primarismo dos “disparos de massa” investigados tanto pelo STF quanto pelo STE.

terça-feira, novembro 30, 2021

A gnose na tela mental pós-morte no filme "Perdidos na Escuridão"



Muitos falam que no momento da morte a vida passa diante de nossos olhos. Isso pode ser mais do que uma metáfora: e se nos perdermos em nossas próprias memórias através de um mecanismo de negação, confundindo alucinação com realidade, memórias falsas e vívidas? O filme “Perdidos na Escuridão” (Wander Darkly, 2020) aborda esse tema PsicoGnóstico de como a morte pode se tornar uma matrix que nos aprisiona em uma tela mental de cacos de memórias que não conseguimos mais juntá-las. Depois de um acidente de carro, um jovem casal que vivia um relacionamento em crise, tenta reconstituir a verdadeira linha do tempo das suas memórias. Uma viagem através de todos os estágios do luto – negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

segunda-feira, novembro 29, 2021

Alusões e plágios do panteão nerd no universo 'League of Legends', por Claudio Siqueira


Dia 6 de novembro estreou a animação Arcane, ambientada no universo de League of Legends, o mais importante jogo MMO (sigla para Massively Multiplayer Online) da atualidade. O Cinegnose vem falar não do anime, mas mostrar alguns dos personagens do jogo, além dos personagens de HQs, cinema e RPG  e até históricos  que lhes serviram de inspiração. A alusão do personagem Ryze ao monge russo Rasputin é justa, mas certas influências, se não são alusões, são verdadeiros plágios de personagens já conhecidos do panteão nerd.

domingo, novembro 28, 2021

Live do domingo: Beatles como experimento social; ideologia Black Friday e a antecipação da guerra semiótica eleitoral


Tirem os beatlemaníacos da sala! Na Live Cinegnose 360 #31 desse domingo (28/11), às 18h no YouTube, vamos começar discutindo vinis dos Beatles: Aleister Crowley e Sargent Pepper – será que os Beatles foram uma experiência de engenharia social? Também na Live o filme “Noite Passada em Soho” (a nostalgia pós-moderna) e a nova série sul-coreana “Profecia do Inferno” (o medo e o pecado como a matrix do totalitarismo Ocidental). Também vamos discutir a histeria da Black Friday: sociedade de consumo e “lógica do Papai Noel”. O início antecipado da guerra semiótica das eleições 2021: a entrevista “limited hangout” com um ex-agente da CIA ajuda Moro; novos formatos de guerra semiótica digitais e presenciais da direita. E a crítica midiática da semana.

sexta-feira, novembro 26, 2021

Medo e pecado são a matrix de todo totalitarismo na série 'Profecia do Inferno'


Milícias fundamentalistas, líderes de seitas e crentes cegos começam a girar em torno de um fenômeno inexplicável: de repente, um ser celestial visita uma pessoa para anunciar a data e hora da morte da vítima. No momento marcado surgem três imensas bestas peludas cinzentas que implacavelmente a perseguem até matá-la com crueldade, incinerá-la e levar embora a alma. Para o Inferno? Uma nova igreja se impõe racionalizando o fenômeno como a ira divina contra a humanidade pecadora. Aliado às mídias sociais cria um sistema totalitário sob a tolerância da polícia e Estado. A nova série sul-coreana da Netflix, “Profecia do Inferno” (Hellbound, 2021- ) mostra como o medo, pecado, delação, confissão e punição são a matrix imaginária que sustenta todos os regimes políticos ocidentais, sejam seculares ou religiosos. Porém, no século XXI, essa ancestralidade é turbinada pela desinformação espalhada pela Internet.  

quinta-feira, novembro 25, 2021

Entrevista com ex-agente da CIA: um 'limited hangout' para Moro



No momento em que se lança candidato à presidência, além da voz de “marreco de Maringá” (que uma fonoaudióloga da Globo está tratando), a grande dificuldade do ex-juiz Moro será lidar com uma verdade repercutida pela imprensa internacional, em veículos como o “Le Monde”: um magistrado parcial que conspirou, junto com a CIA, para destruir a Odebrecht e prender o “rei” Lula. Então, nada como lançar mão de uma velha estratégia conhecida pelas comunidades de inteligência: o “limited hangout”. Principalmente quando é feita por um ex-agente da CIA. Em uma “bombástica” entrevista ao DCM, John Kiriakou (condenado em 2013 por vazar informações sobre torturas de prisioneiros da Al Qaeda) afirmou que “ódio e dinheiro” alimentaram a parceria CIA-Lava Jato. Assim como Edward Snowden, revelou verdades de polichinelo. Para ocultar as verdades mais sensíveis: uma estrutura de inteligência e guerra híbrida que vai muito além de “acordos laterais”.

quarta-feira, novembro 24, 2021

"Noite Passada em Soho": por que temos saudades de épocas que não vivemos?



Por que a nostalgia pós-moderna nos domina? Cada geração sempre tem saudades de épocas que não foram vividas, como se para obtermos alguma sensação de futuro precisássemos roubá-la do passado. “Noite Passada em Soho” (“Last Night in Soho”, 2021) até parece se alinhar a outros filmes que desconstruíram essa nostalgia do “futuro do passado” como “Meia Noite em Paris” (2011), de Woody Allen, ou “La Belle Époque” (2019) ao acompanhar uma jovem interiorana obcecada pela “swinging London” dos anos 1960 e que vai para Londres estudar design de Moda. Na medida em que o drama romântico começa a mergulhar no terror (sonhos lúcidos de viagem no tempo ao Soho dos 60’s começam a se fundir com a realidade trazendo seus fantasmas), o filme acaba caindo no plot do conto de amadurecimento por transgressão e punição – quebra-da-ordem-e-retorno-a-ordem.

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